Como Cancelar Impressão

93 Comentários

Sabe quando quer cancelar um documento e ele fica horas para desaparecer da fila de impressão? Depois de reiniciar ele continua lá até lhe dar vontade de chutar a impressora? Apresento aqui uma solução para isso. Aplicável apenas ao Windows XP.

Vá ao Iniciar / Executar, escreva cmd e tecle Enter, com este comando abrirá uma janela/Prompt do DOS. Agora escreva os comandos na sequência demonstrada abaixo:

1. net stop spooler <Enter>
2. cd %systemroot%\system32\spool\PRINTERS <Enter>
3. del /f /s *.shd <Enter>
4. del /f /s *.spl<Enter>
5. net start spooler <Enter>
6. exit <Enter>


Pronto, desta forma excluiu todos os documento que estão na fila de impressão (spool). Se desejar pode criar um ficheiro de lote para fazer isso, basta abrir o Bloco de Notas, copiar o código acima e salvar como .bat, assim, basta executar o ficheiro de lote para ter todas as impressões canceladas instantaneamente.

Apenas tenhas cuidado, pois isso apaga TODOS os documento de TODAS as impressoras que tem no computador.

Comentários

93

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de renatobarbosa
    renatobarbosa

    fogo!!! só em escrever esse codigo todo mais vale esperar que a impressora se lembre de cancelar os documentos!! lol

    mas poderá sempre ser util

    1. Avatar de Lisa Santos
      Lisa Santos

      Meeeeeeeeeeeeeee! Durante anos isso me perseguia!
      Mto boa a sua ajuda!
      Totalmente aproveitável!!!
      Parabéns!
      E obrigada!
      Ñ terei problemas, pois sóh tenho uma impressora.

      Bjão

    2. Avatar de Beto
      Beto

      Não precisa digitar isso, pow! basta fazer a segunda opção. cria o bloco de notas conforme ele disse, sem o (é só a ação). Depois q criar, dá 2 cliques e pronto. NO meu caso aq, ñ cancelou. Simplesmente reiniciou todas as impressões.
      valeu, cara!

    3. Avatar de José Vieira dos Santos

      Como faço para ser ecologicamente correto e tirar a ultima folha inútil da hp 3845 que é impressa depois de cada arquivo?

  2. Avatar de iv@n
    iv@n

    E eu pensava que era só com minha HP que acontecia isso….
    ” Se desejar pode criar um ficheiro…” Mais fácil que isso??

    Obrigado pela dica Evandro.

    Abraço

    Iv@n

  3. Avatar de Nelson
    Nelson

    Bela dica. Vou experimentar.
    Obrigado!

  4. Avatar de Zethus

    Xiii!!! Grandes stresses que apanhei com esta cena… Obrigado pela excelente dica.

  5. Avatar de Bruno
    Bruno

    optimo! com a batch file e um atalho e acabaram-se os reboot e trocas de cabo. obrigado!!

  6. Avatar de Covenant
    Covenant

    Ahhh cá esta o Evandro, onde anda o capitulo III do projecto open source do pplware ? 😀

    (Tente incluir nesse capitulo ou no proximo, como operar com uma base de dados postgresql com o VB.NET… 😀 )

  7. Avatar de Kely
    Kely

    D + Evandro!
    Dica espetacular!
    Adorei, deu certo!

    HP(0) X Kely (1) 🙂

    Bjus

  8. Avatar de Daniel

    não é preciso escrever este codigo sempre k kerem fazer isto.

    basta pegarem no bloco de notas e poe o codigo todos em numeros atras:

    net stop spooler
    cd %systemroot%\system32\spool\PRINTERS
    del /f /s *.shd
    del /f /s *.spl
    net start spooler
    exit

    e gravam como: “nomeficheiro.bat”

    e sempre que quiserem fazer isso…em principio, vai funcionar…

  9. Avatar de Evandro
    Evandro

    @Covenant, o capitulo III está no forno, crescendo :D! Em breve publicaremos!
    Não conheço muito de VB.net, então acho que não será possivel escrever um artigo sobre, mas a conexão com o postgresql é a mesma que faz com outros bancos, podes usar ODBC 😉

  10. Avatar de R3volution
    R3volution

    e não é que funciona!!! 😀

    para não terem de escrever sempre isso à mão, basta copiar para o bloco de notas, tirar os “enter” e gravar com a extensão .bat et voilá!

    cump

  11. Avatar de Agarrados

    e para quem nao conseguir ver TVCabo ou Digital+ ja andam ai umas chaves novas em http://www.agarrados.org
    😉

  12. Avatar de D. Sousa
    D. Sousa

    Ou então e muito mais simples, copiem:

    net stop spooler
    cd %systemroot%\system32\spool\PRINTERS
    del /f /s *.shd
    del /f /s *.spl
    net start spooler
    exit

    e colem num ficheiro txt. Depois alterem a extenção para .bat

    e voilà, é só executar

  13. Avatar de Pedro
    Pedro

    @Agarrados

    E se fosses fazer publicidade para outro lado?

  14. Avatar de leonardo

    gratz!
    isso vai resolver minha vida aqui com uma impressora chata pra caramba!

  15. Avatar de ismael
    ismael

    nao seria mais facil tirar cabo de ligação da impressora???

    abraços

    1. Avatar de maria luzia
      maria luzia

      nao consigo exlui doc ,demora muiiiito ate q exlui ,o q faço?

  16. Avatar de Pedro
    Pedro

    @ismael

    não.

    até porque isso é um problem do windows, provavelmente, desligar o cabo não resolveria a situação.

  17. Avatar de Evandro
    Evandro

    @ismael, nem sempre tirar o cabo resolve! Esses dias fiquei 2 dias com uma impressão na fila e nada de sair, desligava o computador e ligava novamente e nada, quando de repente a impressão saiu da fila. Do nada!

  18. Avatar de ppinto
    ppinto

    … e mais fácil ainda (Aqui)

    Boa dica Evandro

  19. Avatar de ismael
    ismael

    Mesmo assim existe um serviço no pc que se chama spooler de impressao, algo assim, poderemos sempre desliga lo e voltar a ligar.

    abraços e bgd pla informação

  20. Avatar de Felipe'Corvo
    Felipe’Corvo

    Deus do céu!

    Eu pensei que ninguém mais reclamava disso… Aqui também ocorre direto esse problema…

    Obrigado mesmo…. Meu .bat já ta feito! =D~~

    Abraços

  21. Avatar de hg
    hg

    Ainda hoje tive este problema, e só após 2 reboot’s é que consegui. Para a próxima, experimento desta maneira.

    Cumps,
    hg

  22. Avatar de _Planax_
    _Planax_

    A minha HP Deskjet 610C também faz o mesmo. O que faço é bem mais rápido que escrever comandos… Simplesmente desligo a impressora a meio da impressão (no botão de ligar desligar) e ela automaticamente para a impressão e cospe o resto da folha e desliga-se. Depois vou ao iconezinho da barra de sistema e cancelo o que quero. Depois, assim que voltar a ligar a impressora o que mandei eliminar da lista de impressão desaparece. Faço isto no Windows XP e é bem rápido. Não sei se funciona com outros modelos mas neste aqui é o melhor que há a fazer.

    Abraço

  23. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    @Evandro
    Muito bom esse tutorial, por vezes a minha filha mandava imprimir vários documentos que ficavam pendentes e era uma trabalheira para os eliminar.
    @ppinto
    esse teu método já está nas minhas aplicações úteis, assim não dá trabalho, obrigado.

  24. Avatar de Diogo O.
    Diogo O.

    Boas
    Já conhecia este método, e como gosto sempre de ajudar aqui está o ficheiro batch.

  25. Avatar de Diogo O.
    Diogo O.

    Acho que o link acima está incorrecto, mas aqui está:
    http://clientes.netvisao.pt/diogo5f/Cancelar impressão.rar

  26. Avatar de BisMarques

    @Diogo O.
    Vê lá se acertas, os dois links estão off.

  27. Avatar de Carlos
    Carlos

    Ainda ontem apanhei uma pilha de nervos com a merda da HP psc 1315 lá de casa, é pena este artigo vir com 20h d atraso mas mais vale tarde que nunca, de extrema utilidade .
    Bem Haja
    Carlos

  28. Avatar de Diogo O.
    Diogo O.

    Peço imensa desculpa
    O link acima está certo, mas não podem clicar têm que copiar e colar na barra de endereços
    Mas mesmo assim aqui está:
    http://clientes.netvisao.pt/diogo5f/Cancelar%20impress%E3o.rar

  29. Avatar de zégato
  30. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    @Carlos
    A minha também é essa, por vezes ao fazer uma limpeza ao registo dá-lhe a breca.

  31. Avatar de Evandro
    Evandro

    @ismael , o comando net stop spool para esse serviço que você comentou!
    Nem sempre parar o serviço e voltar limpa a fila de impressão, as vezes é necessário mandar um delete

    @Carlos, tenho uma impressora igual, e descobri isso qdo tive omesmo problema que você 😀

  32. Avatar de Carlos
    Carlos

    @Anibal Ferreira
    Podes crer Amigo dá-lhe mesmo o “amoque”

    Bem Haja e Abraço
    Carlos

  33. Avatar de Carlos
    Carlos

    @Evandro

    Por vezes nem assim Amigo penso que ela tem é vontade propria hehehe

    Abraço e Bem Haja
    Carlos

  34. Avatar de Carlos
    Carlos

    @Evandro

    Mas há 2 horas experimentei o teu tutorial e resulta na perfeição em nome de todos os possuidores desse exemplar de impressora merdosa que é a HP psc 1315 te Agradeço .

    Um Enorme Bem Haja para ti
    Carlos

  35. Avatar de Daniel

    Essa solução funciona exclusivamente em impressoras instaladas localmente ou também em impressoras instaladas via rede?

  36. Avatar de Danilo
    Danilo

    MUITO BOM!!!!

    Trabalho prestando serviço a empresas e escritórios, e muitas vezes me chamaram por causa dessa m*** de documentos na fila de impressão, e perdia um bom tempo para cancelar pois por telefone a pessoa não entendia direito ou ele não exclua mesmo.

    RECOMENDO e dou a minha nota que é 10 !!!!!

  37. Avatar de Andrew
    Andrew

    A melhor dica sobre impressora de todos os tempos!!!
    Obrigado!

  38. Avatar de ANT
    ANT

    Nossa cara, genial…………..Estou com esse problema h

  39. Avatar de Bruno silva
    Bruno silva

    cara tirou onda neste pequeno tutorial show

  40. Avatar de Everton Felix
    Everton Felix

    Cara Parabens!
    mto bom…

    ja aproveitei e criei um batizinho…e so rodar qdo der o pau…rsrs
    abraxxxx
    intél mais

  41. Avatar de MINHA IMPRESSORA FOI TRO CADA O CARTUCHO E  JÁ ALINHEI UMAS 05 X ESTÁ IMPRIMINDO MUITO LENTO O QUE FAÇO?
    MINHA IMPRESSORA FOI TRO CADA O CARTUCHO E JÁ ALINHEI UMAS 05 X ESTÁ IMPRIMINDO MUITO LENTO O QUE FAÇO?

    MINHA IMPRESSORA FOI TROCADA O CARTUCHO E JÁ ALINHEI UMAS 05 X ESTÁ IMPRIMINDO MUITO LENTO O QUE FAÇO?

  42. Avatar de roberto
    roberto

    Valeu!!!!

    Gostaria de saber qual o comando no prompt para visualizar a fila de impressão?

  43. Avatar de Daniela
    Daniela

    Fiz tudo da forma que falou so q agora a minha impressora nao imprime mais nada…o q sera q aconteceu????

  44. Avatar de julio
    julio

    o tutorial é bem explicativo… mas nao funcionou na minha hp 1315, a p**** do documento ainda ta na fila de impressão. Mas de qualquer forma parabens pela iniciativa de ajudar a galera.

  45. Avatar de Naldo
    Naldo

    Muito util melhor do que desligar o equipamento

  46. Avatar de Celio Murakami
    Celio Murakami

    Muito bom. Faz tempo q encontro problemas desse naipe e sempre aguardava a impressao sumir sozinha… no começo ate desinstalava a impressora. Agora… rapidinho esse problema é solucionado. Parabéns pela dica!

  47. Avatar de PhOmix
    PhOmix

    Cara, resolveu um grande problema de muitas pessoas.

    Agradeesço muito, antes fazia o stop e start do spooler pelos serviços do windows, painel de controle, e com o servico em stop ia na pasta de impressoras e dava um f5 para altulizar, então iniciava novamente o spooler e ai sim sumia os arquivos da fila. Agora vou fazer tudo isso em um ínico clique.

    Fenomenal…… Manda a dica pra microsoft, para eles colocarem a rotina no ” Cancelar todos os Documentos”…. Vai ter mais efeito que a solução deles…rsrsrrs

    Abraços.

  48. Avatar de SAMIR
    SAMIR

    Muito perfeito arquivo bat, para minha lexmark z645 funcionou legal.
    Obrigado e abraços pela dica.

  49. Avatar de Geude
    Geude

    Parabéns, uma dica muito boa, há tempos procuro uma solução para esse problema.

  50. Avatar de Clau
    Clau

    Evandro tu é show de bola..
    vlw a dica..
    mto boa, só faltava eu arranca os cabelos por causa dessa bosta..
    eu ia perder meu emprego por causa dessa porra..
    vlw!!
    EU TE AMOO!!!!

  51. Avatar de Raphael

    Xiii!!! Grandes stresses que apanhei com esta cena… Obrigado pela excelente dica.

  52. Avatar de PotHix

    Æ!!

    Parabens cara!
    Precisei disso e encontrei aqui no seu Blog!

    O documento não excluía nem quando reiniciava, e enquanto isso o computador ficava inutilizável…

    Agora aproveitei e fiz um script simples em Ruby para acabar com o problema.

    Há braços

  53. Avatar de Diego Matias
  54. Avatar de Saulo
    Saulo

    Valeu cara aqui rolou bacana.

  55. Avatar de Rogeer
    Rogeer

    Obrigado sempre no pplware para resolver,já me estava a passar com a impressora cá de casa uso o vista premiun e resultou mais uma vez obrigado..fiquem bem

  56. Avatar de Carlinhos
    Carlinhos

    Funcionou na HP 1315…Valeu pela dica!!!

  57. Avatar de Bruno
    Bruno

    O cara é fera!!

  58. Avatar de ADEMIR FERRAZ
    ADEMIR FERRAZ

    Este seria o *.bat para parar a impressão…Mas não funciona.

    @echo on
    net stop spooler
    cd %systemroot%\system32\spool\PRINTERS
    del /f /s *.shd
    del /f /s *.spl
    net start spooler
    exit

  59. Avatar de Italo Bruno
    Italo Bruno

    “ADEMIR FERRAZ diz:
    2 de Agosto de 2008 às 12:40 am

    Este seria o *.bat para parar a impressão…Mas não funciona.

    @echo on
    net stop spooler
    cd %systemroot%\system32\spool\PRINTERS
    del /f /s *.shd
    del /f /s *.spl
    net start spooler
    exit”

    É simples apenas abra o bloco de notas copie os codigos abaixo e cole dentro do documento em branco.

    net stop spooler
    cd %systemroot%\system32\spool\PRINTERS
    del /f /s *.shd
    del /f /s *.spl
    net start spooler
    exit

    Obs: Quando for salvar use “qualuquenome.bat”
    pode ser o nome que você preferir mais é obrigatorio no final ter .bat
    assim sera um executavel do DOS.

    1. Avatar de Rubem
      Rubem

      tentei mas não consigo executar, como faço? Da outra maneira consegui mas é demorada, queria fazer como ficheiro só que não sei executar.

      Obrigado.

  60. Avatar de Nathan
    Nathan

    Pôh cara adorei mesmo ótima dica…

    mas e no caso de eu estar em rede com outros computadores????
    posso fazer isso tranquilo??Só vou excluir os baratos que eu mandei imprimir????

    obrigadão aí tchê…

  61. Avatar de Edinei
    Edinei

    ola! funciona q uma beleza valeu
    cara.

  62. Avatar de Marciano
    Marciano

    Grande dica! Já sofri muito com essa m****. Agora os problemas acabaram. Muito obrigado!

  63. Avatar de Vinícius
    Vinícius

    Caraa, vc acabou de salvar meu dia, rsrs.Tava com esse problema agora mesmo, resolvi procurar nos tutoriais da vida e encontrei isso aqui. Funcionou muito bem.

  64. Avatar de Felipe
    Felipe

    Puxa, funcionou bem!
    Muito obrigado, grande dica! 🙂

  65. Avatar de William
    William

    Excelente!! Resolve o problema mesmo. Melhor do que ter que reiniciar o computador e as vezes perder um download que estava fazendo ou outro tipo de serviço. Muito Obrigado.

  66. Avatar de Felipe
    Felipe

    Meu irmão vlw aê
    sofri de mais com esse problema
    mas agora sei como resolver
    obrigado véi

  67. Avatar de Edilson
    Edilson

    Shol de Bola!!!! Me ajudou sempre apanhava com isso, eu tinha que
    remover a impressora no registro do windows porque nem excluido a impressora adiantava.Parabens pelo Tutorial.

  68. Avatar de Luana
    Luana

    Brigadão heim !Comecei trabalhar de secretária esses tempos e a impressora começou a imprimir mtas vezes um negócio só!Que ódiooo !
    Agora sim !Simplificou tudooo !kk

  69. Avatar de jair neto
    jair neto

    Valeu mesmo pela ajuda
    ; )

  70. Avatar de Bruno Pontes
    Bruno Pontes

    Meu cara sou seu fã a partir de hoje, muito obrigado pela dica, essa vale um milhão!

  71. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Simples, rápido e eficiente. Meus parabéns pela sua informação tão útil e necessária. Obrigado pela ajuda!

  72. Avatar de Rita

    Voce é um ANJO!!!
    Salvo nos favoritos, no delicious… twittei!! Caramba!!! Valeu!

  73. Avatar de Jorge Henríque Colluço
    Jorge Henríque Colluço

    Muito boa dica. Muito útil.

    Grato!

  74. Avatar de george
    george

    fez o meu word para de imprimir
    issu é euma bosta
    eu coloco pra imprimir mais nao aparece

    1. Avatar de Vítor M.

      Ó… usa isso em condições e não inventes. Isso apenas para o sistema parar de carregar o spool.

      Logo que mandas imprimir o sistema volta a carregar o serviço.

  75. Avatar de george
    george

    nao deu certo
    tivi q restaurar o sistema
    mi ajoda emtao uai
    minha impresora so fica piscando e nao imprime
    ela é d1500
    valeu desde ja

    1. Avatar de Vítor M.

      Ok.

      Primeiro, qual é o teu sistema operativo?
      Segundo: Remove a tua impressora, vai a este link e descarrega os drivers actualizados para o teu sistema operativo.

      A seguir reinicia o teu sistema e experimenta ligar a impressora e imprime algo.

  76. Avatar de guto
    guto

    muito obrigado, me ajudou bastante
    vlw!!

  77. Avatar de Gustavo
    Gustavo

    boa dica, me ajudou bastante com esse problema qe eu enfrenta há muito tempo !

  78. Avatar de Alexandre Alves

    Sou técnico de informática, mas como ninguém sabe tudo essa eu não sabia. Eu reiniciava o PC meu ou do cliente e pronto, a impressão estava cancelada. Mas esse método é incrível. Obrigado por compartilhar essa sabedoria conosco! Abraços e obrigado!

  79. Avatar de Marcio
    Marcio

    Fiz tudo que foi pedido. Só que a minha impressora hp 3535 desistalou.
    E agora? que fazer, perdi o drive de instalação.

  80. Avatar de nadjanara
    nadjanara

    Nooooossaaaaaa muiitoo útil, me tirou de uma pior !!

  81. Avatar de Danilo Santos

    OwW Parabéns ferá ajudou e bastante eu tinha mto trabalho pra conseguir cancelar os documentos de erro na fila de impressão eu tinha reinicar o pc e muito mais.
    vlw mesmo nós aqui agradece!

  82. Avatar de Fer
    Fer

    LOL sou um ninja da impressão!

  83. Avatar de Chico Banga
    Chico Banga

    Um negócio desse tem mais utilidade que bombril!!!! Valeu pela dica!

  84. Avatar de Vadja Jacob
    Vadja Jacob

    Muitíssimo obrigada, você salvou a minha vida, acho que o pessoal tá com dificuldade na hora de salvar com extensão .Bat, eu fui em “Ferramentas/opções de pasta/Modo de exibição/(desmarquei a opção)”ocultar as extensões dos tipos de arquivo conhecidos”, fazendo isso a extensão do arquivo aparece e é só renomear (qualquernome.Bat).

  85. Avatar de andre
    andre

    Muito obrigado! funcionou direitinho!
    Deus o abençoe.

  86. Avatar de cacauau
    cacauau

    vlw mesmo pela dica!