Como alterar a tecla Caps Lock para Esc no macOS Sierra

16 Comentários

Já fez correr muita tinta a decisão da Apple em “banir” a tecla Esc do teclado físico e colocar a mesma na nova barra Touch Bar. Há muitos programadores, criativos, profissionais das mais variadas áreas que sentem uma tremenda necessidade de ter esta tecla.

No macOS algumas tarefas são muitos simples de fazer, o alterar a acção de algumas teclas está ao alcance de dois ou três cliques. Vamos mostrar como se faz.

Tecla Esc. física no MacBook


Alterar o mapeamento das teclas no seu macOS Sierra

A tecla que vai ser a sacrificada é das menos usadas, pelo menos para um vasto leque de pessoas de muitas áreas com quem fizemos um pequeno e rápido questionário. O Caps Lock pode perfeitamente deixar de existir e passar, em seu lugar, a existir a tecla física do Esc.

 

Primeiro passo:

Vá ao menu Apple, à maçã na barra de menus e selecione a opção Preferências do Sistema.

 

Segundo passo:

Dentro o menu das Preferências do Sistema escolha a opção Teclado.

 

Terceiro passo:

Neste menu será onde a magia irá acontecer. Clique então no botão ao canto inferior direito Teclas modificadoras…

 

Quarto passo:

Agora, logo nessa primeira linha de opções de teclas para o Caps Lock escolha Esc.

 

Quinto passo:

Feito isso, já com a opção escolhida, basta apenas confirmar em baixo no botão OK.

E pronto, agora verá que a tecla Caps Lock já tem um comportamento diferente e o LED indicador de ativa já nem liga, sinal que a tecla tem uma função diferente, neste caso o Esc escolhido para o efeito.

Simples verdade? Mas explorem mais esta área que mesmo não sendo o “convencional” pode ser adaptado às vossas necessidades e as teclas terem novas acções a desempenhar.

Já alguma vez usaram esta opção para vos facilitar a vida?

 

Leia também:

Aprenda a configurar a Touch Bar do seu novo MacBook Pro

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sossego
    Sossego

    OFFTOPIC: Desculpem utilizar este espaço, mas estou a deseperar.
    Encomendei um telemovel pela IGOGO (Oukitel U13 após análise do Pplware), que até é um bom equipamento fora a bateria, mas entretanto o display parace que ganho vida propria e deixou de ser possivel utiliza-lo no dia-a-dia.
    Como faço para reclamar a troca ou devolução do dinheiro?
    Já enviei mails para lá, mas até a data sem resposta.
    Já aconteceu com alguem?
    Agradeço ajuda da comunidade.

    Obrigado

    1. Avatar de NuvemBranca
      NuvemBranca

      é o que faz comprar nessas lojas, assim como a gearbest que só tem queixas

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        Isso pode acontecer com qualuer loja…
        Compro muitas coisas pela Gearbest e zero problemas até ao momento…

      2. Avatar de Echo
        Echo

        Nessas e noutras, como nas fisicas.

  2. Avatar de André
    André

    O MacBook deveria trazer a tecla ESC e o restante espaço ser ocupado pela Touch Bar. Não faz qualquer sentido remover a tecla ESC.

    1. Avatar de Nhó
      Nhó

      Mas se a tecla ESC está na touchbar, sempre no mesmo sitio, à esquerda, qual é a dificuldade mesmo?

      1. Avatar de Echo
        Echo

        Uma tecla é bem diferente de um desenho no ecrã (touch).

      2. Avatar de André
        André

        Carregares numa tecla ou carregares num ecrã touch é bem diferente.

        1. Avatar de Nhó
          Nhó

          Mas vocês sabem do que falam? Já puseram os dedos na touchbar de um MacBook?
          Eu uso todos os dias. Não há qualquer dificuldade com o ESC na touchbar. Quando forem a uma loja experimentem.

  3. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Teclas ‘universais’ deviam ter a sua posição normalizada para que não fosse permitida a sua alteração. Para quem trabalha o dia com equipamentos diferentes acredito que fique com a vida infernizada por causa de uma alteração destas. Felizmente existe uma alternativa fácil, mas parece-me que não sacrificava o Caps Lock

  4. Avatar de Pllz
    Pllz

    Como corrigir a parvoíce nada user friendly da apple.
    Façam aí o artigo do displaymate sobre o melhor display

  5. Avatar de Pedro Ricardo
    Pedro Ricardo

    Uso todos os dias o Mac com a touch bar e não me sinto afetado na questão da teca ESC ela está lá sempre que preciso dela! sinto é falta da tecla DELETE do windows, essa sim, sinto falta!

    1. Avatar de EC
      EC

      Utilizo um freeware chamado Karabiner que permite uma configuração bastante avançada e completa do teclado, tal como substituição de teclas, macros, combinações, velocidade, rato virtual, etc. É tão bom que devia ser pago! Como tenho um MacBookPro de 2011 com leitor dvd (substituí por uma 2ª unidade de disco), eu utilizo a tecla de Ejectar (última tecla do canto superior direito) para ser meu DELETE. O único senão é que ainda não funciona no macOS Sierra – este é um dos motivos porque ainda estou no el Captain.
      Para os Macs para recentes, existe um outro software chamado PowerKey que possibilita a alteração da tecla Power para uma outra tecla especial como por exemplo o Delete. Eu nunca testei-o e nem sem se funciona no Sierra ou nos novos MBP com painel touch .

      1. Avatar de Nhó
        Nhó

        backspace apaga parta a esquerda
        fn + backspace apaga para a direita (=DELETE)
        Qual é a dificuldade mesmo? 😉

      2. Avatar de Joao
        Joao

        Era mesmo isso que andava à procura! Pk é que n funciona no Sierra?

  6. Avatar de Echo
    Echo

    Os outros “têm de andar a trocar ROMs”, mas estes têm de andar a inventar para remediar os erros da Apple, como este e o do telemóvel vermelho com frente branca, ou o iPhone sem jack e com um penduricalho de acessorio para quem não quer uns auriculares a emitir radiações na cabeça e a precisarem de ser carregados.