Como activar/desactivar a conta Administrador no Windows 8.1

31 Comentários

Os pressupostos de segurança indicam que devemos usar a conta de administração o mínimo possível, para que possamos estar protegidos. O Windows 8.1 segue essa linha e tem por omissão esta conta desactivada.

Mas porque por vezes necessitamos de a usar, podemos colocá-la disponível de forma manual, garantindo assim que apenas pode ser usada quando queremos.

Hoje vamos mostrar como podemos activar e desactivar essa conta, usando um simples comando de DOS.

admin_win_8_1_0

A utilização de uma conta de administrador, ou uma que tenha estas permissões, é desaconselhada em qualquer sistema operativo. É a forma mais simples e rápida de podermos ter a nossa máquina comprometida e exposta a problemas.

Por essa razão o Windows tem a conta de administrador desabilitada, devendo o utilizador activá-la apenas quando realmente necessita, quer seja para efectuar alterações no sistema operativo ou para instalar software.

É uma situação pouco cómoda para os utilizadores mais exigentes, mas o retorno de segurança que nos traz compensa de sobremaneira esta situação.

Mas activar ou desactivar a conta de administrador num Windows 8.1 é uma tarefa simples e que requer apenas um comando de DOS.

Hoje vamos explicar como podem activar ou desactivar esta conta, de forma simples e muito rápida.

Activar/desactivar a conta Administrador no Windows 8.1

O processo de activação e de desactivação da conta de administrador no Windows pressupõe que tenham acesso a uma conta já com permissões de administrador, pois os comandos que vão executar requerem essas permissões.

Comecem por chamar uma janela de DOS com permissões de Admin. Para isso devem escrever no Start Screen a palavra “cmd“.

Vai ser mostrado na Charm Bar as aplicações que correspondem a essa palavra. Entre elas deverá estar o Command Prompt.
admin_win_8_1_1

Para o chamarem com permissões de Admin devem clicar com o botão direito do rato em cima da aplicação e escolher a opção “Run as administrator“.

A janela que for aberta tem então essas permissões e está pronta para ser usada para activar ou desactivar a conta de Admin.

admin_win_8_1_2

Activar a conta de Administrador

O processo de activação da conta de Administrador passo pelo execução de um simples comando de DOS.

O comando deve ser copiado e colado na janela de DOS com permissões de administrador.

net user administrator /active:yes

admin_win_8_1_3

Depois de activarem a conta, caso acedam à interface de login do Windows, vão ser de imediato a presença de mais uma conta disponível.

Desactivar a conta de Administrador

Depois de realizarem todas as operações necessárias com essa conta, podem desabilitá-la para que estejam mais protegidos.

Para isso apenas necessitam de aceder ao terminal de DOS e copiar o comando que apresentamos abaixo.

net user administrator /active:no

admin_win_8_1_4

Após a sua execução a conta de Administrador fica de imediato bloqueada e sem possibilidade de acesso.

Este processo, como podem ver, é simples e rápido. Permite que evitem estar a usar contas com permissões de Administração e garante-vos uma segurança adicional.

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Curioso
    Curioso

    Uma dica util, mas para quê?
    Não tenho maneira de activar o win 8.1 de forma legal e limpa.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      “Activar”?
      Já experimentaste comprar o windows?

  2. Avatar de Curioso
    Curioso

    não sei, é caro…
    se fosse para comprar, o que me sugerem?

  3. Avatar de Francisco
    Francisco

    Concordo que a aquisição do Microsoft Windows é “pesada”, razão pela qual desde há muitos anos trabalho maioritariamente com Linux.

    No entanto, e por sempre ter criticado os abusivos preços de comercialização das licenças, e aquando do lançamento do Microsoft Windows 8.0, eis que tinha a oportunidade de adquirir uma licença a um preço atrativo.

    Durante “x” dias (não me recordo quanto tempo), a Microsoft comercializou as licenças do Windows 8.0 Professional a 29,99 EUR… era impensável para mim, que sempre critiquei a empresa pelas razões indicadas, não aproveitar e adquirir uma licença genuína. Comprei nas últimas horas da Campanha.

    Na manhã seguinte fui espreitar, e a mesma licença era agora comercializada a 279,99 EUR. Foi uma poupança de 250 EUR, e também a única forma que a Microsoft me convenceu a adquirir uma licença.

    Porque não é comercializado o Windows a preços mais atrativos? Mesmo versões anteriores do Windows são vendidas a preços proibitivos… não faz sentido, na minha opinião.

    1. Avatar de Nuno Fernandes
      Nuno Fernandes

      Eu é que não soube disso…. Senão era certinho!
      Assim sendo tenho de me aguentar com “outras soluções”, pois dar 300€ por um SO é impensável para quem ganha tão pouco.. 🙁

      1. Avatar de Rochita
        Rochita

        Não sei desde quando é que precisas de pagar 300€… precisas do profissional? E mesmo assim uma licensa profissional custa 130€. Não sei do que se queixam. A Apple vende os portáteis ao preço que lhes apetece e ninguém reclama.

        1. Avatar de Nuno F.
          Nuno F.

          Em primeiro lugar, não tens nada a ver com o que precisou ou não preciso, e muito menos com o que as pessoas se queixam ou não.
          Consegues o último SO Windows e o último Office (profissionais) completos por menos de 300€? É favor então linkar, terei todo o prazer em os adquirir, ao invés de adiar o upgrade.
          Quanto ao resto, não compreendo a debilidade mental de trazer os portáteis da Apple para uma discussão para SO’s MS… Faz um favor, cala-te.

      2. Avatar de Manel GT
        1. Avatar de Nuno F.
          Nuno F.

          Desculpas..?
          Do quê? De usar Linux quando preciso de Win? Citando um Asterix adaptado… “Mas estes comentadores estão todos malucos?”

  4. Avatar de Miguel Lázaro
    Miguel Lázaro

    Aparece-me o erro” nome de utilizador não encontrado”

    1. Avatar de Nuno Fernandes
      Nuno Fernandes

      Atenção ao Português e ao Inglês…
      O comando é dado conforme a língua do SO.
      Se for em Inglês é “administrator”, se for em Português é “administrador”.

  5. Avatar de sakura
    sakura

    A conta de administrador deve estar presente no Windows com um passe forte.
    Nunca se deve desalivar porque em caso haver problemas pode ser a única solução, não devem é dar direitos de adiem aos use e ter sempre uma passe forte na conta de administrador
    Nota: um sistema com mais de 2 contas de administrador é considerado em risco.
    http://technet.microsoft.com/pt-br/security/cc184923.aspx

  6. Avatar de sakura
    sakura

    ok jp – pt . tradutor….

  7. Avatar de Filipe Santos
    Filipe Santos

    Mas podia haver forma de activar a versão pirata para activar o 8.1, mas não vejo jeito disso, mantenho sempre o 8 até ter a certeza que fica activado.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Se não queres pagar pelo sistema operativo, tens alternativas gratuitas. Ao instalar uma versão pirata, estás basicamente a roubar. E, na minha opinião, os ladrões deveriam de ser castigados com crises de diarreia durante 2 semanas todos os meses.

      1. Avatar de Complex
        Complex

        Pedro roubar e clonar são coisas completamente diferentes.

      2. Avatar de Nuno F.
        Nuno F.

        Não estás bom dessa cabeça, de certeza…
        Onde é que uma cópia é o mesmo que um roubo?
        Cura-te..

  8. Avatar de sakura
    sakura

    @@forma de activar a versão pirata@@
    olha tive o windows pirata…….. e nao vele a pena a ms dia 12 faz o update em todos os systemas e e o hell.

    tenho office + xp que nao sao formatados a mais de 10 anos. so mudam os hd pq dam erros
    e e tipo gosht troca e update. mirror bak. depois comprare mais um hd, para bak. *rid* 10 min.

  9. Avatar de Miranda
    Miranda

    Funciona também no windows 8 , sem ser o 8.1?

  10. Avatar de Saulo

    FAço tudo certo mas não estou conseguindo habilitar a conta de administrador. Aparece a seguinte frase: “não foi possível localizar o nome de usuário”

    Alguém poderia me ajudar???

    Desde já agradeço!!!

  11. Avatar de Nuno Dinis
    Nuno Dinis

    C:\WINDOWS\system32>net user administrator /active:no
    Não foi possivel encontrar o nome do utilizadr.

    Para mais ajuda, escreva NET HELPMSG 2221.

    Alguêm pode me explicar o que se passa com isso?

    1. Avatar de Gonçalves
      Gonçalves

      Tenta administrador em português. é so substituir um t por um d

      1. Avatar de HIRCUS ABRUPTUM
        HIRCUS ABRUPTUM

        ALGUMAS LETRAS FIZERAM TODA a DIFERENÇA!!! (y)

      2. Avatar de HIRCUS ABRUPTUM
        HIRCUS ABRUPTUM

        ALGUMAS LETRAS FIZERAM TODA a DIFERENÇA!!! (y)

        1. Avatar de HIRCUS ABRUPTUM
          HIRCUS ABRUPTUM

          OPS… :/

  12. Avatar de Gilberto Duarte Djacari
    Gilberto Duarte Djacari

    tentei desativar o meu conta administrador do Windows 8 mas não aceitou não porquê ajuda-me.

  13. Avatar de administrador de tareas windows 8
    administrador de tareas windows 8

    Deberiais hacer mas trabajos como esta. Gracias Saludos