Como ter a meteorologia no ecrã de bloqueio do iPhone com iOS 12

33 Comentários

Um dos recursos que estava na lista de desejos de muitos utilizadores para o iOS 12 era os widgets do ecrã bloqueado. Em especial podermos ter um desses widgets com a meteorologia.

Na verdade é um recurso que, dado haver há tanto tempo noutros sistemas, parecia estranho não existir no iOS. Finalmente parece que será uma realidade e hoje mostramos como o fazer.

Como ter a meteorologia no ecrã de bloqueio do iPhone com iOS 12


O que as pessoas pedem são funcionalidades úteis para aproveitar os dispositivos o máximo possível, visto que não são propriamente baratos. Na lista de desejos que é elaborada a cada nova versão do iOS, aparecem funções que trazem melhorias à utilização, por exemplo, ter a informação do tempo quando o ecrã está bloqueado.

A Apple não colocou para já nada simples e direto (e permanente), mas deixou uma porta aberta para que possamos “dar a volta ao texto” e colocar a meteorologia junto ao relógio quando o ecrã do iPhone está bloqueado após a pausa para dormir.

Vamos mostrar como ativar esta pequena pérola e explicamos depois porque razão ainda é um recurso pobre.

 

Ativar sempre localização para o serviço Meteorologia

Para que este recurso funcione e mostre a informação no ecrã bloqueado do iPhone com iOS 12 é necessário permitir sempre que esta ferramenta tenha acesso à sua localização.

Para isso vá a Definições > Privacidade > Serviços de localização > Meteorologia e permitir SEMPRE o acesso à localização.

 

Configurar agendamento Não incomodar

O widget aparece apenas no final de uma sessão Não incomodar. Não aparecerá sempre, tenha isso em atenção e, por isso, é que dizemos que o recurso é “pobre”. Para ativá-lo precisamos de aceder à opção Não incomodar e colocar o horário em que temos essa opção ativa.

Muitas pessoas não conhecem esta opção e, garantidamente, não tiram proveito dela. É uma opção muito interessante e que permite paz de espírito pelo menos no período de descanso.

Vamos aproveitar para ensinar como ativar esta opção, até porque precisa dela para o recurso da meteorologia.

Vamos a Definições > Não incomodar. Agora, dentro deste menu ative Não incomodar. Com esta opção ligada, o recurso estará sempre ativo e não terá as chamadas, mensagens e notificações a chamar a sua atenção. Este é um método manual, que também pode ser invocado na Central de controlo.

Sugerimos, como mostra as imagens em cima, que pode usar antes o modo Agendado. Assim, vá à parte inferior, selecione a hora de início e a hora de término. O tempo final aqui é importante. Defina-o para a hora em que normalmente acorda ou está apto a receber as notificações, mensagens e chamadas. Quando o horário de término for atingido, o widget do tempo será exibido.

Esta funcionalidade é muito interessante para o ajudar a ter um pouco de paz e poder, mesmo assim, estar contactável durante a sua hora de sono. Isto porque poderá usar a opção Permitir chamadas de Favoritos para filtrar quem lhe poderá ligar. A partir daqui só os contactos que tem definidos nos seus Favoritos poderão “interromper” o seu descanso.

Em seguida, ative a opção Modo hora de deitar. Este é o recurso mágico nos trará o presente do widget da meteorologia.

 

Veja em ação da meteorologia no ecrã bloqueado do iPhone

Esta é a aparência da informação quando acorda e vê que o seu iPhone já não está debaixo do modo Não incomodar. É como se acordasse e recebesse logo a informação do tempo que faz lá fora.

Agora já pode aproveitar este widget e esperar que a Apple encontre uma forma de colocar esta opção mais útil, permanente e conveniente.

 

Leiam também:

Tempo de Ecrã – a nova funcionalidade do iOS 12 que surpreendeu Tim Cook

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marco
    Marco

    Acho muito bem a Apple começar a admitir que afinal existem funcionalidades úteis dos outros sistemas, desde que não venham dizer que estão a inovar e que foram eles que as criaram.
    Apesar de tudo qualquer utilizador de qualquer sistema ou marca merece, dada a confiança que depositou ao adquirir o equipamento.

    1. Avatar de The SSilva
      The SSilva

      Começar? Pelo menos nos iOS 11 já teve muita coisa de Android, devias andar mais atento antes de dizer isso…

      1. Avatar de Vítor M.

        E o Android que bebeu muita coisa de novidades boas que apareceram nos repositórios Cydia 😉 vocês têm de conhecer a história, porque o mundo não começou com o aparecimento do Google 😀 e a magia é hoje cada um optar pelo que gosta e esse sistema escolhido ter o melhor de cada mundo. Isso é o importante.

        1. Avatar de Marco
          Marco

          Vítor, chamou-me a atenção esta notícia porque inúmeros amigos meus que tinham Apple gozavam comigo ha uns anos atrás porque o Android tinha widgets e apesar de lhes explicar que tinham as suas vantagens, eles o negavam e diziam que não servia para nada…
          Isto para mim demonstra a evolução para melhor do que já é da Apple, dando aos seus utilizadores cada vez mais funcionalidades apesar de não serem os criadores originais destas, que na realidade nem importa…o utilizador sai sempre a ganhar!

          1. Avatar de Bruno
            Bruno

            a questao nao é ter widgets mas sim bem implementados como no ios. no android os widgets serviam para sugar ram e bateria e causar instabilidade no sistema. No IOS estão como deveriam ser sempre. A Apple pode copiar muita coisa é verdade, mas quando o faz implementa bem, ja o resto basta lembrar me do primeiro smartwatch da samsung, que tanto quis ser primeiro e dps foi a desgraca e chacota que se viu.

          2. Avatar de Vítor M.

            Os widgets no Android são muito confusos porque são um “sistema dentro do sistema”, embora que um ou outro ajudam a ter á mão várias opções de uso corrente. A Apple não quis fazer esse caminho das pedras.

            Sabes que os teus amigos que têm Android gozam porque desconhecem que o Android é um sistema muito mais complexo em termos de menus e de folhas de opções que o iOS. E foi por esse motivo que apareceram os widgets no Android, para descomplicar.

            Basta ver por exemplo a app do Android que gere os contactos, é uma cena pré-histórica, não faz qualquer sentido ser atualmente tão completa como os Nokia com Symbian tinham em 2005.

            Mas, por outro lado, foram perspicazes no que toca às notificações e vários bons widgets ajudaram a perceber o caminho certo.

            Hoje, o bem que temos no iOS é que temos o melhor da Apple, da Google, da Microsoft, da Adobe e de tantas outras que fazem o bolo completo e ganha o utilizador. 😉

          3. Avatar de Filipe F.
            Filipe F.

            É pena é tambem perceber que as vezes há pessoas que parece que viveram só o Android 2.x 3.x etc.
            Era interessante ler antes de falar, mas não é ler a história, é ler o atual. Todas tendem a copiar o melhor da concorrencia, para servir melhor os clientes. Tal como diz o Vitor que a Apple tem no iOS o melhor da Apple, MS, Google etc, também o Android tem o melhor da Apple, da propria Google, da MS etc. A regra é a mesma, basta ver que o novo Android virá com os ditos gestures que tem o iOS no iPhone X, uma ideia brutal, tal como a Apple há uns anos colocou as notificações deslizantes como no Android, e ainda recentemente finalmente agrupou as notificações que antes pareciam do tempo da pedra e era tao simples.

            Agora é verdade que antes, digo ha uns 4 ou 5 anos os widgets eram na maioria maus, tornavam o proprio home screen lento, etc. Hoje em dia parecem parte do home screen, nota-se que já não são uma ”peça colada” ali por cima, mas parece uma ”peça integrada”. Funcionam bem, permitem aquilo que a Apple nunca deu mas a pouco tenta dar que é a liberdade de personalizar o nosso dispositivo ao nosso gosto das mais variadas formas, etc.

            Acima de tudo, aconselha-se a testar o Android atual, e não ficar com a ideia de velho do Android de há 5 anos. Claro que a idade pesa e a capacidade de uma pessoa conseguir aceitar e perceber 2 sistemas distintos é pouca, então fica-se com a ideia do passado naquilo que não se tem interesse em testar atualmente.

          4. Avatar de Ricardo Neto
            Ricardo Neto

            Filipe, ainda são maus e deixam o sistema lento.

            Funciona tudo bem nas stock nas outras é uma questão de tempo.

      2. Avatar de Marco
        Marco

        Sim, tens razão…também não estou assim tão dentro do ecossistema Apple.
        Continua a ser uma mais valia para os utilizadores da Apple.

  2. Avatar de Cortano
    Cortano

    Mas se isto é só para o iOS 12, não será um bocado cedo darem já as instruções de como fazer isto?!
    Quando chegar o Outono já ninguém se lembra.

    1. Avatar de Vítor M.

      Não deixas de ter aqui 15% de razão e por isso vários guias ainda não os lancei, mas neste caso vou-te explicar porque é pertinente esta apresentação.

      Primeiro a Apple já lançou as primeiras versões beta públicas dos novos sistemas operativos, o que em poucas horas permitiu a milhões de utilizadores instalar o iOS 12. Segundo, esta é apenas uma dica de uma função que apenas está a começar a aparecer e que vai ser melhorada e lançada de forma mais extensa.

      Em terceiro lugar, para fazer esta dica as pessoas passam por pelo menos 3 outras opções muito úteis e atualmente em atividade, permitindo que conheçam ferramentas interessantes no dia a dia. 😉

      1. Avatar de Cortano
        Cortano

        ” o que em poucas horas permitiu a milhões de utilizadores instalar o iOS 12.”
        Nem todos podem, mesmo que quisessem, instalar versões beta.

        Basicamente, a minha posta nem foi numa de criticar de borla. Sou novo utilizador de iOS e, p.ex., esta função é uma coisa que até sentia falta, portanto, vai ser uma boa feature para mim.
        Não vou instalar versões beta porque mesmo que pudesse, não o fazia – já não o fazia no WM com o Insider, muito menos vou fazer com o iOS (so instalo betas em tlm secundários, que não é o caso).
        OU seja, agora meteste esta dica que até é muito boa… mas quando o iOS 12 sair eu já não me vou lembrar dela de certeza.

        1. Avatar de Vítor M.

          Não te vais lembrar dela porque seguramente ela irá evoluir e nessa altura teremos essa dica explicada com os novos métodos 😉 tenho feito isso em todos as versões desde o iOS 4. Além disso, de x em x tempo faço compilações de dicas, para não acontecer isso que referes.

          1. Avatar de Cortano
            Cortano

            É verdade, a nova forma de gestão das notificações já é visível na Beta? Já estão divididas por grupos?

            As notificações precisam mesmo de uma grande mudança. Hoje é o caos.

          2. Avatar de Vítor M.

            Sem dúvida, a beta traz essa fantástica inclusão quer no iOS 12 quer no watchOS. Realmente aqui é mesmo um salto enorme da Apple que os outros já usam há anos e era uma crítica forte que se fazia ao iOS, principalmente. Há várias novidades, como referi há dias no post do Tempo de ecrã. A Apple foi beber á concorrência em algumas coisas boas, sem dúvida, mas fez também algum trabalho de casa em agregar tecnologias e funcionalidades que já tinha para compor algo mais completo, esse exemplo, o Tempo de ecrã é só por si um exemplo perfeito.

            Com esta união de funções e esforços dos seus sistemas, conseguiu uma ferramenta precisa e, pese o facto do Android ter algo parecido, esta é sobejamente mais completa e com muito mais margem de progressão porque a Apple tinha já vários dos sistemas dispersos no iOS.

            Como também já referi, a Apple tem um fantástico berço de funcionalidades dentro de uma área que podes pesquisar no teu iOS, chama-se Acessibilidade. É uma espécie de maternidade para tanto que foi aparecendo desde 2007 no mundo mobile.

      2. Avatar de somewhereovertherainbow
        somewhereovertherainbow

        …mas podiam conhecer também…no Outono…! 😉

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      Por essa ordem de ideias só vale anunciar as coisas do Android P em 2021

  3. Avatar de nkp
    nkp

    depois queixam-se que a bateria não dura nada. apps tempo para quê? vasta ir ao google e escrever tempo que aparece logo. apps tempo para gastar bateria etc…

  4. Avatar de TechMan99
    TechMan99

    Só de pensar que em 2013, bastava passar a mão sobre o meu Lumia com o écran desligado (em stand-by portanto), para ver horas, metereologia e notificações…

    1. Avatar de Rodrigo Da Silva
      Rodrigo Da Silva

      e?

      1. Avatar de José Carlos da Silva
        José Carlos da Silva

        E é parvo ter tantos workarounds para uma funcionalidade tão simples, que já poderia ter sido implementada há anos. É só isso.

  5. Avatar de Bruno
    Bruno

    o IOS tem inumeras novidades que me agradam, as notificacoes agrupadas sao excelentes mas o melhor é finalmente os updates deixarem de ser automaticos como no windows10. É preferivel ter updates manuais pois com esta treta do automático o ios 11.4 no iphone SE drena bateria que é um disparate e eu não queria atualizar e sozinho aconteceu. Felizmente a Apple tem um suporte largo e continuo a aparelhos antigos algo que no android é para esquecer!
    No android quem compra um tlm novo, n tem updates por mais de 1-2anos e mesmo esses chegam muito atrasados e cheios de problemas

    1. Avatar de nkp
      nkp

      “No android quem compra um tlm novo, n tem updates por mais de 1-2anos e mesmo esses chegam muito atrasados e cheios de problemas”

      muitos como tu por aqui andam. conversa seca todos os dias eu vejo

      1. Avatar de piri_vm
        piri_vm

        Mesmo, sempre como a mesma história… Tipo o Bruno de Carvalho e a “Maior potência desportiva”… Dá para enganar a carneirada (iSheep).

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          diz lá um android que tenha actualizacoes por mais de 2anos oficiais.

    2. Avatar de Filipe F.
      Filipe F.

      Ai está um cego, que mete tudo no mesmo saco. Queres comparar telemoveis Android com iOS, limita-te a comparaar o que de mais parecido existe: iPhone com Pixel, ou seja fabricante do SO e do Dispositivo, e vem-me falar de updates atrasados ou demorados, de so acontecerem durante 1 ano ou 2.
      É que quando queres comparar um sistema fechado e proprietario, com um sistema de distribuição livre, estás a cometer logo ai um grande erro, mas felizmente tens os Pixel que usam a politica de um sistema fechado apesar de terem um sistema aberto.

      1. Avatar de Rodrigo Da Silva
        Rodrigo Da Silva

        E isso interessa como ao utilizador final??

        Esta-se a comparar telemoveis e os seus SOs e nao propriamente a marca. iOS actualiza quase todos os seus dispositivos e Andriod nao.

        A verdade ‘e que android em termos de actualizacoes fica mt aquem.

  6. Avatar de Carlos
    Carlos

    Seria bom um comparativo ios 12 ios 11 para equipamentos mais antigos. Em termos bateria e performance

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Parece-me que isso é muito cedo para ser feito. Aliás, acho que nunca pode ser feito antes de sair oficialmente.
      As versões beta não servem para validar consumos de energia.

  7. Avatar de Tiago Ferreira
    Tiago Ferreira

    A pplware só se esqueceu de informar de um detalhe. Essa informação da meteorologia no ecrã de bloqueio só vai funcionar nos modelos do iPhone X ou superior, do X para baixo essa função não funciona, pelo menos eu tenho um iPhone 8 e já uso versões beta aos anos, o iOS 12 não iria ser diferente, e nunca funcionou até hoje comigo no iPhone 8.

    1. Avatar de Miguel Maio
      Miguel Maio

      No iPhone 7 iOs 12 está funcionar na perfeição.