Chegou o OpenWrt 18.06 – O seu router vai ter funcionalidades especiais

16 Comentários

Os routers wireless atualmente são equipamentos que estão presentes na maioria das habitações e edifícios. Como sabemos, um router wireless permite distribuir o sinal sem a necessidade de cabos, oferecendo a mobilidade aos utilizadores numa área limitada.

Neste segmento de equipamentos existem várias marcas, modelos, características e funcionalidades. Assim, tal como em outros dispositivos, é possível mudar o “sistema operativo/firmware” do seu router e dotá-lo de novas funcionalidades. Vamos saber o que traz o novo OpenWrt 18.06 final, este vem carregadinho de novidades.


Quando se fala em alteração de firmware dos routers wireless, os nomes mais sonantes são o projecto projecto DD-WRT e OpenWrt .

Para quem não conhece, o OpenWrt é um firmware, baseado em GNU/Linux e sob os termos da licença GPLv2, que adiciona novas funcionalidades aos nossos routers permitindo tirar a melhor performance dos mesmos.

Novidades do OpenWrt 18.06

  • Vulnerabilidades Spectre e Meltdown resolvidas
  • Bugs ao nível do IPv6 e DHCPv6 resolvidas
  • Linux kernel 4.9.111 ou 4.14.5, dependendo da arquitetura do seu router
  • Auto rollback  (Para reverter as configurações caso necessite)

A equipa responsável por este projeto retirou suporte a algumas plataformas e drivers. Por exemplo o Netgear R6100, no standard 802.11ac, não tem suporte na gama de frequências dos 5Ghz. A equipa espera resolver tal problema com o OpenWrt 18.06.1.

Todas as novidades desta versão podem ser encontradas aqui. O código fonte pode ser analisado aqui. Toda a documentação deste firware pode ser consultadas na página oficial do projeto.

Download

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de arc
    arc

    Espero, que todos os que criticam o Open Source, o Kernel do Linux e as Distribuições de Linux, NÃO INSTALEM este belo pedaço de firmware.

    Sejam nisso também…COERENTES!!

    1. Avatar de miguel
      miguel

      Pela boca morres isto serve para perdemos um tempinho a brincar, pois a nível profissional nunca podíamos usar isto.
      Cada versão nova trás uma carrada de novos bugs, e até acho melhor o DDWRT mas como disse nunca a nível profissional.

      1. Avatar de arc
        arc

        O artigo em causa, faz alguma referencia ao uso PROFISSIONAL do OpenWrt?
        Velho esquema, de se atirarem para o precipício, NUNCA se pautando pelo que é vertido nos artigos.
        Você nem sabe do que fala, então NÃO diga BARBARIDADES!
        Informe-se BEM, e depois volte a informa-se ainda MELHOR!

        E se tem duvidas, coloque todas elas no Consultório do Pplware.

        1. Avatar de abaptista
          abaptista

          Perdão Sr. arc…, estou a tratá-lo com a máxima delicadeza para V. Exa não ser tão ríspido para mim parecendo roçar a indelicadeza.
          Assim gostaria de lhe dizer que no artigo em causa não está nada “vertido” que não é para nível profissional.
          Duas frases a recordar: ” um estúpido é mais perigoso que um bandido” in: Carlo M. Cipolla (As Leis Fundamentais da Estupidez Humana).
          e uma muito minha: ” A liberdade de expressão não é a liberdade de ser idiota”

          1. Avatar de Romero
            Romero

            Perfeito!

      2. Avatar de Xinuo
        Xinuo

        Mas porquê não a nível profissional? Bugs, todo software terá.

        O problema estará com aquele que vai administrar, certamente será alguém que deve entender da coisa, talvez tenha até algum programa extra que simplifique a administração.

        Certamente o DDWRT é bem mais amigável, para os utilizadores mais comuns, e que eu saiba é usado comercialmente também.

        Tenho um colega que usa há anos um roteador com DDWRT, as vezes é até confuso pois têm muitas opções.

        Tenho outro colega que prefere o OpenWRT, que deve ter as mesmas possibilidades, com interface texto, mas que requer menos espaço e processamento, mas certamente espantará muitos utilizadores, mas que não necessariamente seja algo não profissional.

        1. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          “Roteador” que é como quem diz um “distribuidor. Se vais falar em português, que seja correto.

        2. Avatar de Spoky
          Spoky

          Amigo tens de te decidir, ou és BR ou és PT. “Roteador” não existe em PT. O correto que se designa é “Router”

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            Quem fala assim não é gago

      3. Avatar de Miguel Porto
        Miguel Porto

        Claro, a nível profissional não há bugs, não é? 😉

  2. Avatar de AAA
    AAA

    Pfsense dá 10-0!!

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Que rica oportunidade para não teres escrito nada.

      Consegues meter PFSense em Broadcom ?

      #Useless

    2. Avatar de darkvoid
      darkvoid

      Sim dá mas instalas Pfsense na maioria destes routers?

  3. Avatar de Carlos costa
    Carlos costa

    Só compro routers que sejam compativeis com OpenWRT. Aliás, uso a tabela deles para me basear na minha compra, onde é descriminado a potencia do CPU e a RAM. Altamente recomendado!

  4. Avatar de Fernando soares
    Fernando soares

    Não se pode utilizar nos router’s dos ISP’s correto? Ainda mais se for com ONT Integrado, diz-me o raciocínio… não sei…