Dica: Não usa o Assistente da Google? Então o melhor é mesmo desligá-lo já

21 Comentários

A chegada do assistente da Google a Portugal veio mudar a forma como usamos o smartphone. Estes estão mais simples de usar, com uma interação apurada. Basta dar um comando de voz e este trata do pedido que foi feito.

Como muitos gostam de se manter afastados das ofertas da gigante das pesquisas, este assistente pode ser desligado. Não é um processo simples, mas qualquer um pode fazê-lo rapidamente e sem complicações. Veja como este processo se faz.

Assistente Google Android smartphone voz

O adeus ao Assistente da Google

Mesmo sendo um ajudante único, o Assistente da Google recolhe muita informação sobre os utilizadores. Esta é captada de forma quase permanente, gravando tudo o que é dito para o smartphone e para as pesquisas que são feitas.

Quem não o quer usar, pode simplesmente desligá-lo a qualquer momento. Comecem por aceder às Definições e encontrem a área Google. Esta existe em todas as versões mais recentes do Android, agrupando tudo destes serviços. Aí dentro devem encontrar a opção Serviços da conta.

Desligue esta opção em qualquer smartphone

Depois de escolherem a opção anterior, devem por fim escolher a opção Pesquisa, Assistente e Voice. Será aí dentro que vão começar a encontrar as opções associadas ao assistente da Google e às suas funcionalidades.

Sigam depois com a escolha da opção Assistente Google e avancem. Já nas definições de conta, devem escolher o separador Assistente. Avancem, escolhendo o dispositivo onde querem alterar o comportamento do Assistente da Google. Deverá ser o smartphone.

Deixa de poder dar comandos de voz

Por fim, e aqui termina este processo, devem desativar a opção Assistente Google. Todas as restantes opções são colocadas no estado de inatividade de imediato, não podendo por isso ser usadas pelo utilizador ou o Assistente.

Pode não ser um processo simples e direto, mas é o que devem usar para desligar o Assistente da Google. Desse momento em diante, este deixa de estar disponível e de responder ao utilizador, em qualquer idioma que o smartphone esteja.

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de whatever
    whatever

    Obrigado, Pplware.
    Há já algum tempo que pretendia desativar esta funcionalidade.

  2. Avatar de Casimiro
    Casimiro

    o design da interface já está diferente dos vossos prints

    1. Avatar de Tugabolado
      Tugabolado

      O resultado é o mesmo

  3. Avatar de Zorro
    Zorro

    Só tenho que agradecer estas dicas que me ajudam a não ser espiado por estas empresas que parasitam os utilizadores. Eu desde que tive conhecimento da existência da MOZILLA FIREFOX, nunca mais utilizei o crome da google ou Edge da Microsoft.

      1. Avatar de Zorro
        Zorro

        Até pode ser ilusão, mas o que é certo é que em janela privada do Firefox, nada fica no histórico, e por vezes sou informado por este que bloqueou uma rede social que queria monitorizar-me. Vou ao triangulo ao lado do cadeado ver quem é que fez a tentativa. Normalmente é o facebook.

        1. Avatar de SonicReducer
          SonicReducer

          O Chrome também tem modo privado .. e se do que Firefox existe antes do Chrome… Como já alguém disse ilusão … Neste momento a única maneira e .. não usar a internet e usar um telemóvel ao invés de smartphone .. de resto todos somos datapoints para enriquecer algoritmos

          1. Avatar de Jorge
            Jorge

            A diferença é a quantidade de informação fornecida, caso contrário não haveriam tracking cookie, JSON script injections, conteúdo de terceiros e muitos outros malabarismos da Google, Facebook em todas as páginas que as este tipo de compromissos, mas que são mostrados e filtrados pelo Firefox.

            Não existe privacidade total na Internet, tal como não existe na vida “real”, mas não é por isso que deixamos de guardar informação privada com alguns cuidados especiais.

            Por exemplo, não se revelam, por norma hábitos, tempos de estadia em casa, ou rendimentos com desconhecidos (ou apenas intrometidos), portanto, para quê partilhá-los com desconhecidos através de navegação na Internet com browsers como o Chrome, e navegação não filtradas por tracker blockers (i.e. adblockers)?

        2. Avatar de Tuaregue
          Tuaregue

          então experimenta o Brave.

          1. Avatar de Douglas Charles Cunha
            Douglas Charles Cunha

            Outro iludido. Não existe nada no mundo da internet que não o rastreie. Não quer ser rastreado? Não use internet.

        3. Avatar de Douglas Charles Cunha
          Douglas Charles Cunha

          E você acredita que o Firefox não colhe dados…, pobre homem.

          1. Avatar de José
            José

            Gosto imenso do Firefox, mas não tenho ilusões, todos espiam. Os nosso dados valem ouro.

    1. Avatar de marc
      marc

      Tens que deixar de usar telefone, ir viver para um mosteiro e assim tens tranquilidade.

      A publicidade deixa de ser um problema quando nao vamos atras dela.

  4. Avatar de Ricardo Saraiva
    Ricardo Saraiva

    Continua a aparecer tipo pop up mesmo desligado. Interrompe o que faço várias vezes, sempre a perguntar se quero ativar outra vez.

    Sabem como tirar essa opção?

    1. Avatar de Toder
      Toder

      Vais as apps, Google e bloqueias as notificações

  5. Avatar de José Araújo
    José Araújo

    Hoje em dia se vive nessa paranóia, se é de uma forma é de outra ou aceitamos ou não usámos Internet. Pior é os médias fazerem de isso assunto, vira o disco e toca o mesmo!

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Todas as escolhas dos utilizadores são como votos na sociedade que temos. Se as pessoas optam por solução mais “privacy friendly”, mesmo que não privadas, estão a fazer com que o no seu futuro a seu privacidade seja tratada com mais respeito.
      Os que tratam a sua vida privada como lixo, tem a sua privacidade tratada como tal por todos aqueles que tiram proveito disso.

  6. Avatar de Maike
    Maike

    O microfone continua ligado na mesma. Tentem dizer a frase que ainda te pergunta se quer ativar o assistente.

    1. Avatar de Rui Neves
      Rui Neves

      Só se clicares no botão!

  7. Avatar de Génio
    Génio

    Qualquer pessoa que saiba ler, sabe desligar a assiste, não precisa de um turtorial

  8. Avatar de Éverdade
    Éverdade

    Ninguém percebe? Desativar essa função significa não usar os recursos que ela pode oferecer, não que a Gigante não vai continuar captando seus áudios nem acessando as câmeras sem sua permissão.
    Ou será que algum inocente leu “desativando essa opção nós paramos de ouvir o que você fala”. Experimenta então desativar e começar a falar de um objeto específico repetidas vezes. Se ligue nos anúncios que virão…