Alterar pesquisa na barra de endereço do Firefox

83 Comentários

Cada vez mais as barras de endereço dos browsers deixam de ser o local onde vamos escrever o endereço a aceder para se tornarem um verdadeiro centro de acção de onde se pode fazer uma miríade de acções.

Desde aceder ao endereço que pretendemos, e que é a sua principal função, até à pesquisa em motores de busca, passando pela navegação no histórico. Como seria de esperar, não nos devemos limitar às opções padrão e devemos por isso, poder alterar, neste caso, qual o motor de busca que pretendemos usar.

Hoje vou explicar-vos como alterar o motor de busca que a barra de endereço do Firefox usa. Até porque existem aplicações que alteram o motor de busca sem pedir a autorização ao utilizador.


E foi precisamente isso que me aconteceu. Passei de uma pesquisa no Google para uma pesquisa no Yahoo sem ninguém me ter pedido autorização! Foi também isso que me levou a descobrir como alterar esta pesquisa.

Mas e como dar a volta a isso? Nada que o Google não resolva. Mas não pude pesquisar via barra de endereço. Até porque foi para isso que ela foi criada.

Depressa encontrei a solução e vi que bastava alterar um parâmetro da configuração do Firefox.

E eis como o fazer. Basta na barra de endereço colocar famoso about:config seguido de um Enter.

Leiam com atenção o aviso para que entendam os riscos inerentes ao que estão prestes a fazer e que se devem limitar ao essencial. Carreguem então no botão “Serei cuidadoso, prometo!“.

Coloquem então a palavra keyword.URL no filtro.

Devem ficar com a entrada referente ao keyword.URL. Façam duplo clique para poder editar essa entrada.

Na nova caixa que vos aparece alterem o endereço lá colocado para o endereço pretendido. Eis alguns exemplos

Cliquem em OK e fechem esse separador.

Para testar basta abrir um novo separador e escrever o que se pretende pesquisar. No final, carreguem na tecla Enter e deverá aparecer a página do vosso motor de busca preferido, com a pesquisa pretendida.

Deixo-vos aqui o endereço que é enviado pelo Firefox quando o tiram da caixa e começam a usar. Serve para reverterem o processo caso se arrependam:

http://www.google.com/search?ie=UTF-8&oe=UTF-8&sourceid=navclient&gfns=1&q=

Artigos relacionados:

Partilhar:
Tags:

Comentários

83

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago Sá

    Esta função é A FUNÇÃO que mais acelera a minha exploração da net. Seja porque não tenho que meter www ou .com à frente, tipo, quero ir ao youtube, basta escrever youtube. Por exemplo. Seja porque funciona como busca normal se não encontrar. Claro que o google é também o meu motor de pesquisa principal na barra de pesquisa, acompanhado por wikipedia, letras de músicas, youtube, thesaurus e montes de outros 😀

    1. Avatar de mateus pontes
      mateus pontes

      manolo, e conseguí recuperar o motor de peskisa, faz o seguinte:

      digite o novo motor de peskisa q vc tá sendo obrigado a usar lá nakela página mesmo ( about config ) daí tudo q tiver relacionado a ele, vc clica com o botão direito do mouse e coloca ” restaurar padrão ” , pronto, vai voltar tudo ao normal

  2. Avatar de Sky
    Sky

    Lamento a minha ignorância mas não percebi o que isto faz…. nem o que altera.
    Alterei isto e se meter na barra de endereços “matrix” nao pesquisa nada….

    1. Avatar de AirCrack

      Pelo que eu entendi, em vez de procurares na barra de endereço com o Google, podes pesquisar com outro motor de busca da tua preferência….

  3. Avatar de Nuno Jorge
    Nuno Jorge

    Costumo usar parar alterar para o google.pt

    E como já aqui disseram, o escrever apenas o nome do site sem www ou .com e ir directamente para o site pretendido é muito bom. No IE vai sempre para o resultado de pesquisa e é uma chatice…

    1. Avatar de Tiago Sá

      Mas isso é normal. O IE é uma chatice.

  4. Avatar de pedro j.
    pedro j.

    Dica: Ctrl+Enter coloca automaticamente o “www.” antes e o “.com” no fim do que escreverem.

    1. Avatar de Nuno Jorge
      Nuno Jorge

      Sim, mas aí ao escrever “sapo” vou parar ao http://www.sapo.com

      Ao escrever sapo no url e carregando no enter ele faz a pesquisa pelo google e envia-me directamente para o http://www.sapo.pt

      É como carregar no “Sinto-me com sorte”

      1. Avatar de Sky
        Sky

        hunm, ja percebi. isso comigo não funciona apesar de ter feito a alteração como está acima

    2. Avatar de OnePiece
      OnePiece

      Exacto, eu costumo usar esta dica aqui mencionada e é muito útil e rápida, mas só funcionam para “.com”, bastando escrever por exemplo google e depois Ctrl+Enter

      1. Avatar de spyderboy

        Ctrl+Enter = .com

        Shift+Enter = .net

        Ctrl+Shift+Enter = .org

        É de realçar que na versão PT-BR do Firefox, Ctrl+Enter = .com.br

        Talvez noutras versões localizadas também funcione assim…

  5. Avatar de Computed Life

    Dá tanto jeito poder pesquisar ali é tão mais rápido mesmo tendo o google como homepage assim é muito mais rápido.

    Cumps

  6. Avatar de Raicuparta
    Raicuparta

    Duas extensões que adoro: “Omnibar” e “Add to Search Bar”.
    O Omnibar faz com que possam remover por completo a barra de pesquisa, no fim da barra de endereços aparece o ícone de uma pesquisa (por defeito o do Google) e se clicarem nesse ícone aparece a lista de motores de pesquisa, e podem escolher qualquer um. O único problema é que assim não podem fazer o “truque” de escrever só “youtube” para abriri o youtube.com, mas pelo menos para mim isso é inútil, tenho a barra de marcadores.
    O Add to search bar faz com que possam adicionar qualquer campo de pesquisa à barra de pesquisas (que sinceramente não percebo porque é que o Firefox não faz por defeito), tal como no Opera.

    1. Avatar de BigLord

      “Add to search bar”? Mas… mas o firefox faz mesmo isso por defeito, tenho imensas search bars no meu FF, entre as quais GameFAQs, Uncyclopedia, Wikipedia (PT & EN), Urban Dictionary…

      O que tu disseste, para mim, não faz sentido.

      1. Avatar de Overlord
        Overlord

        Também não entendi o artigo.

        É só acessar o site do projeto Mycroft lá no mozdev:

        http://mycroft.mozdev.org/

        e encher a barra de endereços do FF com milhares de mecanismos de pesquisa em qualquer língua!

        1. Avatar de Pedro Simões

          Eu no artigo refiro-me à pesquisa na barra de endereço e não na caixa de pesquisa.

          Se afinarem esta pesquisa para o vosso “gosto” podem remover a caixa de pesquisa e ganhar mais uns centímetros no vosso ecrã. Isto para quem tem netbooks é excelente.

          1. Avatar de odpt

            pt num fala pt

  7. Avatar de Magno Campos

    Isto Vai-me dar mesmo muito jeito… quantas e quantas vezes eu n tento fazer isto e sai salsada lool

    Uma coisa que podia ser aqui postada é como mudar a pagina que abre quando se dá enter na barra do motor de busca sem escrever nada…

    por exemplo no firefox dá-se enter sem nada e se o motor de busca for o google ele abre http://www.google.pt/firefox

    e eu queria mudar para http://www.google.pt

    sera que da??

    1. Avatar de ajbadboy
      ajbadboy

      Se der diz pq tb prefiro o google.pt em vez do google.pt/firefox

    2. Avatar de ajbadboy
      ajbadboy

      Esquece, eu experimentei e não funciona.

  8. Avatar de Nuno Carvalho
    Nuno Carvalho

    Muito Obrigado, deu me jeito…
    5 *

    Cumprimentos

  9. Avatar de David
    David

    Eu já fiz isto e colei o link do google que está em cima mas ele têm lá isto escrito “http://us.yhs.search.yahoo.com/avg/search?fr=yhs-avg&type=yahoo_avg_hs2-tb-web_us&p=” e não muda nem por mais uma. Escreva o que escrever ele não muda.
    Alguém me sabe dizer o porque?

  10. Avatar de 3rd Word

    Boa dica.

    Instalei um software qualquer que me instalou, mesmo tendo recusado essa opção, um “Ask Toolbar” bem irritante que, volta meia volta, aparecia em vez da busca do Google.
    Depois de seguir esta dica, voltou tudo ao normal.
    Gracias!

  11. Avatar de TiagoKito
    TiagoKito

    Muito obrigado por mais uma dica ppl 😉

    so n consegui pôr o meu ff a entrar directamente no youtube quando digito na barra apenas “youtube”.. vai sempre para os resultados de pesquiza google :\

    Abraço

  12. Avatar de Mário
    Mário

    Isso aconteceu-me uma vez, googlei e vi essa dica de alterar através do “about:config”.
    Eu alterava a chave do “keyword.url”, mas aquilo continuava a pesquisar com a Yahoo…
    Acabei por apagar o perfil e instalar novamente as extensões, pq não conseguia descobrir o que causava aquilo.

  13. Avatar de Rui Santos
    Rui Santos

    Boas,

    Estava com o mesmo problema no FF e já o consegui resolver.

    Contudo, até há uns tempos atrás, bastava-me escrever (por exemplo) sapo no endereço que reencaminhava directamente para http://www.sapo.pt

    Como posso recuperar esta função?

    Obrigado, cumprimentos,

    Rui Santos

  14. Avatar de Dany
    Dany

    Instalei um programa qualquer que fez me o favor de instalar uma toolbar qualquer do Yahoo =/…
    Agora quando escrevo sapo na barra de endereços ele mostra me os resultados de pesquisa no Yahoo…
    Já tentei isto e nada
    Alguém me sabe explicar o que se passa?

    1. Avatar de Marcos
      Marcos

      Fazes o que diz o Post…

      A mim aconteceu-me o mesmo e este post veio mesmo a calhar…

      Obrigado

  15. Avatar de Tiago
    Tiago

    bom, aqui no Brasil não posso colocar

    http://www.google.pt/search?&q=

    por que a pesquisa não fica em pt/br… tem que ser

    http://www.google.com.br/search?rlz=1C1GGLS_pt-BRBR343BR344&sourceid=chrome&ie=UTF-8&q=

    gostei, o meu Firefox ficou igual ao Chrome!!

  16. Avatar de Aurélio Pita

    Por acaso isto veio mesmo a calhar, nao sei como mas a minha pesquisa no FF alterou-se para o yahoo.

    Aproveitei para fazer umas pesquisas nele mas fiquei nada satisfeito com o resultado das pesquisas.

    Google lidera!

  17. Avatar de Max Cruz
    Max Cruz

    valeu cara… deu certo aki, eu tava com o problema que o bing, suposto motor de pesquisa da microsoft, tinha adicionado essa função ao meu firefox, e n sabia como tirar… vc salvou minha vida, valeu mesmo!

  18. Avatar de Adriana
    Adriana

    Obrigada!!! que alívio..
    Já estava a desesperar!!! é que a mim calhou-me o “ask”, que deve ser simplesmente o pior motor de busca de sempre…
    Google, bem-vindo de volta! 🙂

  19. Avatar de Kenia Anjo

    Antes o meu também funcionava além de como pesquisar com ‘estou com sorte’ agora só pesquisa.. Como faço pra fazer com que volte a fazer os dois???? grata

  20. Avatar de Rangel

    Muito boa a dica, meu Firefox nem estava pesquisando, hehehe, Bem vindo GOOGLE!!

  21. Avatar de Benneh Carvalho

    Instale a Search Engine Google BR – páginas do Brasil dessa página:

    http://mycroft.mozdev.org/google-search-plugins.html

    Um abraço e boa sorte!

    Benneh Carvalho
    sempirataria.wordpress.com

  22. Avatar de Humberto

    Maravilha, já tava aperriado aqui sem conseguir fazer as pesquisas pela barra!!

  23. Avatar de deivison
    deivison

    parabéns Cara, Ótimo post ! ajudou muito aqui !

  24. Avatar de Tiago
    Tiago

    há uns tempos atrás, bastava-me escrever orkut no endereço que reencaminhava directamente para http://www.orkut.com

    Como posso recuperar esta função?
    Obrigado!

  25. Avatar de cristiano
    cristiano

    Tiago says:
    10 de Abril de 2010 at 2:41 am

    há uns tempos atrás, bastava-me escrever orkut no endereço que reencaminhava directamente para http://www.orkut.com

    Como posso recuperar esta função?
    Obrigado!

    digitie about:config no seu firefox e pesquise keyword deve aparecer 2 resultados:
    keyword.URL
    nesse voce define o motor de busca, se quiser o google ponha de 2 cliques e ponha isso : http://www.google.pt/search?&q=

    o segundo resutado é esse: keyword.enabled;true
    de 2 cliques e irar mudar para isso : keyword.enabled;false

    agora quando voce digitar orkut será direcionado para http://www.orkut.com/

    espero ter ajudado

  26. Avatar de andrei
    andrei

    da mesmo VALEU!!!

  27. Avatar de Daniel Marnet
    Daniel Marnet

    Só gostaria de agradecê-lo! =)

  28. Avatar de Richard
    Richard

    Perfeito, vc não sabe como isso me ajudou. Obrigado.

  29. Avatar de bota binho

    5* parabens pelo post

  30. Avatar de Fabio
    Fabio

    Obrigado!!

  31. Avatar de Caroline
    Caroline

    Valeu!!! Muito bom, parabéns!

  32. Avatar de Adilson Guimarães
    Adilson Guimarães

    Realmente essa mudança de sistema de pesquisa me atormentou durante alguns meses, depois de várias pesquisas não consegui nada que me ajudasse a resolver e colocar de volta o google. Hoje consegui graças ao seu post, parabéns pela página. Um Abraço!

  33. Avatar de Cezar
    Cezar

    VAlew!! O 4shared mudou minha busca e não estava conseguindo mudar de forma alguma =/

    Muito Obrigado.

  34. Avatar de Vinicius
    Vinicius

    PERFEITO!!!!

  35. Avatar de é Facil resolver o pt
    é Facil resolver o pt
  36. Avatar de José
    José

    Muito Obrigado!!!!!!

  37. Avatar de Mario
    Mario

    Alguem instalo o ASK BAR aqui.. não conseguia mais usar o firefox pq soh usava a busca do ASK. VLW resolveu tudo aqui.

  38. Avatar de Gene
    Gene

    Muito obrigado =] Algum programa mudou tudo para o Ask e eu sou mais do Google x) Tutorial ajudou bastante

  39. Avatar de Rafael
    Rafael

    Muito obrigado, essa babylon invadiu aqui e isso resolveu o meu problema, valeu!

  40. Avatar de Rafael
    Rafael

    baw.. vlw cara… essa babylon tb invadiu o meu firefox sem permissão ¬¬ valeu!! abração

  41. Avatar de Diogo
    Diogo

    Boa dica, mas… A mim não me faz nada! 😡

    Eu passo a explicar: o meu firefox sempre mostrou os resultados do google, mas de um momento para o outro, mostrou resultados do facemoods, que é coisa que eu nunca instalei. Eu bem mudo para a opçao do google, e nada 😡

    Do que será? É que eu mudo como “manda” o tutorial e nada! 😡

    Alguém me pode ajudar?

    Obrigado 🙂

  42. Avatar de KyX
    KyX

    Yeah! Good! Thanks!

  43. Avatar de D@nil.B

    Muito obrigado pelo esclarecimento! Foi-me muito útil essas informações! ;D

  44. Avatar de 5*****
    5*****

    Caro amigo, excelente…

    Já andava a procura disto há muito tempo…

    5***** E OS MEUS SINCEROS PARABÉNS!

    ÓPTIMO TRABALHO!

  45. Avatar de Japa Gato

    muito obrigado pela dica ajudou bastante : )

  46. Avatar de Douglas³
    Douglas³

    Muito bom post. Obrigado por compartilhar, estava algum tempo precisando mudar isso. valew!

  47. Avatar de Eu
    Eu

    Nossa!!! Ajudou demais!!!!
    Instalei um programa e eles desconfiguraram isso na minha internet e eu nao sabia como voltar ao que era antes!
    Muito obrigadaaa!!!

  48. Avatar de Mariana
    Mariana

    MUITO OBRIGADA!

  49. Avatar de Bruno
    Bruno

    Gostei.
    Irrita-me quando me alteram as coisas automaticamente.
    Toolbars já ganhei a guerra, mas uma coisa destas andava-me a irritar.
    Obrigado

  50. Avatar de André
    André

    no google chrome dá para escolher o motor de busca nas opçoes, mas aqui no firefox eu nao sabia, e isto ate tinha o google como motor de busca, mas nao estava no PT

  51. Avatar de Klaus

    perfeito! me ajudou bastante! Abraço

  52. Avatar de Catarina
    Catarina

    Nossa cara, muito boa a explicação!Sussinta e prática.
    Obrigada!!

  53. Avatar de Luiz - Lucas Irmão de Akasha

    Gostaria de agradecer à mente brilhante por trás deste post. Graças a ela não irei parar mais no Bayblon toda vez que buscar pela barra de endereços.

    Agradecido, Sr. Pedro
    o/

  54. Avatar de Cosme $ Damião
    Cosme $ Damião

    Cara, ta de parabéns, ótima explicação! nota 10

  55. Avatar de genilson
    genilson

    thanks, man. helped me a lot.

  56. Avatar de Ilton Leitão

    Muito bom o post. Foi bastante útil!
    O babylon se meteu como busca padrão.
    Falta de respeito isso.

  57. Avatar de Wilson
    Wilson

    Parabens, tirei a encrenca do Yahoo e substitui pelo GOOGLE.

  58. Avatar de Tiesco

    Foi de muita ajuda, cara!! Valeu!

  59. Avatar de Marcaos

    Muito bom o artigo de 2009 e ainda continua a dar muito jeito. Instalei o FF no Debian a partir de um repositório do Linux Mint e por padrão vem sem nenhum endereço de pesquisa na barra de endereço, e com o hábito e velocidade que se ganha ao utilizar a barra de endereços para pesquisas, dificilmente queremos voltar aos métodos antigos para pesquisas.

    Grande Abraço.

  60. Avatar de Artur
    Artur

    Muito bom mas na home page do firefox, aquela que aparece com a casa para escrever a busca pequena continua no yahoo e essa é a que eu gostava de alterar, alias queria alterar tudo o que fassa referencia ao yahoo!!!

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      fácil: vais a preferencias, geral, página inicial e escreves “http://www.google.com”

  61. Avatar de ema
    ema

    boa …………..

  62. Avatar de Johny
    Johny

    muito boa a dica

  63. Avatar de Luan
    Luan

    Muito bom! Era isso mesmo que eu estava procurando!
    No computador do meu serviço, as pesquisas já são feitas direto na barra de endereços. Mas agora, no conforto do meu lar, tbm! \o/ kkk

  64. Avatar de Flávio
    Flávio

    A pesquisa pela barra de endereços tinha parado de funcionar aqui. Com essa dica, problema resolvido. Obrigado!

  65. Avatar de Cristiane
    Cristiane

    Achei ótima a explicação, porém qdo coloco a palavra ‘keyword.URL’ no filtro, não aparece nenhuma entrada.
    Alguem pode me ajudar> Não aguento mais abrir o Firefox e aparecer: http://websearch.oversearch.info/?r=2013/09/22 como meu motor de busca.

    1. Avatar de Fernando Campos
      Fernando Campos

      Também estou com o mesmo problema da Cristiane. Não aparece mais a keyword.url na lista. E agora estou tendo que me conformar com o bing como buscador. Alguém tem alguma ideia de como resolver isso no Firefox?