Alterar Funções do teclado

6 Comentários

Será possível alterar a configuração das teclas, ou apenas as teclas de funções (F1-F12)?

Nas versões anteriores ao Windows 2000 não era possível alterar as características de cada tecla, mas desde esta versão, e portanto também no Windows XP, foi introduzida uma nova ‘chave’ nos ficheiros de controlo (registry) do Windows, a qual possibilita redefinir qualquer tecla. Isto mesmo é explicado nesta página da Microsoft.

Também é disponibilizada informação aqui sobre os códigos programáveis de cada tecla, e podemos recolher em extenso documento do Word com toda a informação necessária.

Mas a programação das teclas ‘á mão’ é desnecessária. Com o Key Tweaker basta primir a tecla a alterar e depois a tecla ou o código pretendido e temos esse serviço feito. Para conhecer o código de qualquer tecla utilize a opção ‘Teach Remapping’, com a qual basta primir uma tecla para conhecer o respectivo código.

Sugestão: Façam uma tecla só para o simbolo’@’, neste momento deve ser o mais usado!

Licença: Freeware
Download: Keyboard Remapper v2.2.0
Homepage: KeyTweak

Por outro lado, se o que pretende não é alterar as teclas mas sim atribuir-lhes determinadas funções (abrir aplicações, executar tarefas simples, etc.) nesse caso a solução é um programa que o permita fazer, embora tenhamos de relacionar diversos conjuntos de teclas (por ex. ‘Shift – F10’) com as operações que pretenda.

Deixo-vos esta aplicação, o HotKeyControl XP.

Obs. Este programa requer Microsoft .Net Framework 2.0 instalado.

Licença: Trialware
Download: HotKeyControl XP 5.1
Homepage: InchWest

Partilhar:
Tags:

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de 1/2Kg de Broa

    Obrigado, estava mesmo a precisar disto porque o portátil que comprei recentemente tem uma configuração um pouco diferente do anterior ao qual já estava habituado.
    Bom serviço público! 😉

  2. Avatar de Elizeu
    Elizeu

    Bom dia, meu notebook não funciona a tecala i, tem como configurar em outra tecla? como por ex coloacar no F8>>

  3. Avatar de zeus
    zeus

    como mudo numero 1 para numpad 1?

  4. Avatar de Rafael
    Rafael

    comigo ñ da certo eu coloco as teclas q kero mais qndo reinicio o PC ainda tah tudo do msmo jeito 🙁

  5. Avatar de diogo
    diogo

    uma ajuda, por favor.
    tenho teclas de iniciação rápida no portátil (asus z92j), quatro teclas: correio, internet, desligar touchpad e outra que não sei (tem um homem a correr xD), porém só a do correio é que funciona. alguém tem alguma dica de como por as outras a funcionar, principalmente a do touchpad (dava-me imenso jeito), com windows 7
    Obrigado,
    diogo

  6. Avatar de diogo
    diogo

    peço desculpa por vir comentar a um artigo tão antigo, mas foi dos poucos que encontrei “sobre” o assunto e confio no site