Acesso ao VMware(NAT) de outro computador

7 Comentários

Recorro frequentemente ao VMware para criar máquinas virtuais e configurar alguns serviços e só depois os coloco em produção. Muita das vezes tenho necessidade de aceder a esses serviços a partir de outras máquinas físicas.

Imaginando que têm o Xubuntu numa máquina virtual a correr o servidor de HTTP (Lighttp) e pretendem aceder ao serviço de qualquer computador. O que fazer?

VMware_ESX_host

Supondo que estão a usar NAT (Network address Translation) na configuração de rede, e que a vossa máquina virtual (Xubuntu) tem o endereço 192.168.221.128.


Para iniciar vamos às configurações da nossa máquina virtual e verificamos se no Network Adapter está configurado para NAT.

sshot-1

Em seguida vamos a Start—> Programs –> VMware –> Virtual Network Editor e carregamos no separador NAT. Feito este passo carregar em Edit

sshot-2

Escolher Port Forwarding

sshot-3

Aqui é onde vamos definir o “encaminhamento” para dentro da nossa máquina virtual.

No Host port, definimos o porto da nossa máquina física onde temos a máquina virtual a correr (Xubuntu). No exemplo escolhemos o porto 8081.

Virtual Machine IP Address: indicamos o endereço IP da nossa máquina virtual e no Port o porto associado ao nosso serviços web (normalmente porto 80 para HTTP).

Description: Fica à vossa vontade

sshot-4

Não se esqueçam de fazer restart ao serviço e depois apply

Para testarem, basta abrirem um browser da vossa máquina física e escrever:

http://localhost:8081 .

sshot-5

Basicamente, os pedidos feitos à vossa máquina física para o porto 8081 são “encaminhados” para a máquina 192.168.211.128 (Xubuntu) para o porto 80.

Se pretenderem aceder de uma máquina fora da vossa máquina física basta escreverem no browser dessa máquina:

http://<ip_máquina_fisica_onde_esta_maquina_vitual>:8081

Exemplo: se a vossa máquina física tem o IP 192.168.10.1 devem meter no browser de uma outra máquina: http://192.168.10.1:8081

Nota: Como é óbvio devem ter conectividade entre outras máquinas e a máquina física.

Partilhar:
Tags:

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bob

    Muito boa dica!
    virtualização rocks 😀

  2. Avatar de Blizard

    Hoje em dia… é só máquinas virtuais em tudo 🙂

    http://truquestelemoveis.blogspot.com/

  3. Avatar de Daniel Ferreira
    Daniel Ferreira

    VirtualPC e Hyper-V Rulexxx

  4. Avatar de Danilo
    Danilo

    Poderia lançar um tutorial de como usar o NAT para aceder a internet de uma maquina virtual, usando a net do hospedeiro?

    Tentei com o Vmware, mas não está dando certo.
    grato

  5. Avatar de Hugo Correia
    Hugo Correia

    E porque não usar também Bridge… Acrescentar um Microsoft Loopback Adapter (http://support.microsoft.com/kb/839013)… e ligar uma VMNet do VMWare (com Bridge para o Loopback Adapter) a uma Ligação de Rede do Virtual PC (associada ao mesmo Loopback Adapter)…

    Para produção não há grandes vantagens, mas sempre podemos usar um XP fornecido pela Microsoft a correr no Virtual PC (http://www.microsoft.com/Downloads/details.aspx?FamilyID=21eabb90-958f-4b64-b5f1-73d0a413c8ef&displaylang=en) e testar com um servidor em Linux a funcionar no VMWare.

    São só algumas ideias! Virtualizar é preciso!!! Menos máquinas menos consumo energético e menor “Total Cost of Ownership”…

  6. Avatar de Leandro
    Leandro

    Galera alguem pode me ajuda fis tudo certinho igual a dica acima ,mas o meu NAT naum da Start fika do em Stop , eu coloko la pra das start e clico em aplicar mas so fika em stop algume sabe pq e pode me ajuda?

    Obrigado desde ja !!!!