Aceda e use a consola escondida da janela de login do OSX

12 Comentários

Existem pequenos truques e funcionalidades a que apenas damos valor depois de necessitarmos deles. São funções que entendemos não precisarmos e que um dia acabamos por ter de usar e passamos a tomá-las como essenciais e extremamente úteis.

Hoje deixamos aos nossos leitores uma simples e pequena dica que podem usar no OSX. Sabia que o ecrã de Login deste sistema operativo tem uma consola que pode ser usada por qualquer utilizador?

osx_consola_1

A Apple sempre foi conhecida por dar aos seus sistemas operativos funcionalidades excelentes e por incluir ferramentas adequadas à maioria das situações. É também conhecida por colocar nos locais certos o acesso a tudo o que os utilizadores necessitam.

É precisamente uma dessas situações que vos vamos hoje revelar. Vamos mostrar como num local onde não seria de esperar, na janela de login do OSX, podem ter acesso a uma consola com todas as funcionalidades que podem ter dentro do sistema operativo, depois de autenticados.

O acesso a essa consola permite que possam gerir serviços, criar editar ou eliminar ficheiros ou simplesmente, criar novos utilizadores ou alterar os actuais, sem que para isso tenham de estar a fazer a autenticação através da interface gráfica do OSX. Limitam assim o consumo de recursos e têm acesso às mesmas funções.

Para acederem a essa consola apenas precisam de colocar na caixa do Nome do Utilizador o simples código >console e de imediato vão encaminhados para a consola do OSX.

osx_consola_2
O ecrã de login onde deve colocar o código

Nessa consola, para a qual continuam a necessitar de um nome de utilizador e de uma palavra passe que esteja criada no OSX, podem realizar a maioria das tarefas que fazem dentro do próprio sistema.

A sua utilização continuar a respeitar as regras de segurança que têm dentro do OSX, havendo zonas e comandos que requerem uma autenticação de administrador para dar acesso.

osx_consola_3
A consola escondida do ecrã de login

Para retornarem à janela inicial de login do OSX apenas necessitam de carregar simultaneamente nas teclas Eject e Ctrl. A partir dai podem voltar à consola, colocando novamente o código, ou fazer login com os vossos dados de utilizador.

Fica assim apresentado mais um segredo do OSX, que na verdade pode e deve ser usado por todos. Pode não encontrar uma utilização para ele agora, mas com certeza que num futuro próximo irá necessitar de o usar, nem que seja para poder resolver eventuais problemas com o OSX ou com a sua conta de utilizador.

Quantos dos nossos leitores já conheciam esta consola escondida?

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Toni Filmes
    Toni Filmes

    Não conhecida, altamente!

  2. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    E para quem tem os users diretos na janela de login (sem possibilidade de escrever)?

    1. Avatar de Zé Kalanga
      Zé Kalanga

      Provavelmente haverá um botão de “Use another account” ou algo do género.

      é uma questão de googlar um bocadinho, ué! 😀

      1. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        Não tenho other account afinal. Tenho o Guest User, a minha conta e uma de Admin que criei para admin da maquina (tenho um disco SSD + um HDD onde o meu user está neste último)

    2. Avatar de Diogo
      Diogo

      Nesse caso é necessário configurar o ecrã de login da seguinte forma:
      “System Preferences…” -> “Users & Groups” -> “Login Options” -> “Display login window as:” -> “Name and password”

      1. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        A minha finalidade é não mudar as definições. ja vou testar o other account que não testei porque normalmente uso o other account para ligação ao diretório

      2. Avatar de António
        António

        Obrigado Diogo. 😀

  3. Avatar de José Pedro Marques
    José Pedro Marques

    E para macs sem tecla eject? Como sair?

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Pode-se utilizar o comando “logout” para voltar à janela inicial de login do OS X

  4. Avatar de irlm
    irlm

    é parecido com crtl+atl+F1 no linux.

  5. Avatar de irlm
    irlm

    *** Ctrl+Alt+F2

  6. Avatar de Vondutch
    Vondutch

    Consola/terminal em linux: “ai o que é isto, ter que andar aqui a escrever coisas para o pc funcionar, deus me livre!!!”
    Consola em OSX: “Brutal!!!vou já comprar um Mac”