Abrir um diretório diretamente no Terminal do macOS? Há uma app para isso

13 Comentários

O macOS tem o seu grande foco na produtividade e é um dos sistemas operativos mais completos nesse sentido. Algumas dessas soluções dão mais funcionalidades ao Terminal, uma ferramenta por si só bastante poderosa. Apesar disso, nem todas as funcionalidades estão disponíveis nativamente.

Conheça uma app que lhe permitirá, de forma simples e orgânica, abrir diretamente um diretório no Terminal através do Finder.


Paralelamente aos desenvolvimentos da própria Apple, um conjunto de programadores desenvolvem software que leva as capacidades de produtividade do macOS ainda mais além.

Ao usar o Terminal para navegar pelos vários diretórios do seu Mac, o utilizador tem de percorrer várias pastas até chegar ao ficheiro pretendido. Ora, o processo podia ser mais célere caso pudesse ir diretamente para o diretório que deseja, de forma simples. É esse o objetivo do OpenInTerminal, submetido no GitHub pelo programador Ji4n1ng, com uma licença MIT.

O OpenInTerminal cria uma ponte entre a navegação usando o Finder e a navegação no Terminal. Depois de transferir o software e proceder à sua instalação, terá de aceder às Preferências do Sistema, Extensões, e em Extensões do Finder terá de ativar o OpenInTerminalFinderExtension.

A partir do momento em que realiza a ativação, poderá conferir que tem um novo ícone no cabeçalho da janela do Finder. É usando esse ícone que poderá aceder facilmente ao respetivo diretório, no Terminal.

Está assim criada a ponte entre o Terminal e o Finder. Ao clicar sobre uma pasta ou ficheiro terá as mesmas opções, podendo abrir também no Editor ou então copiar o caminho do diretório para o Clipboard.

anterior próxima

Para personalizar as opções do OpenInTerminal, poderá usar a barra superior do seu Mac. Basta clicar no ícone do programa, abrir as Preferências e tem uma panóplia de opções à sua disposição.

Caso o deseje fazer nativamente…

OSX: Como abrir uma Shell directamente de uma pasta do Finder

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gabriel Allon
    Gabriel Allon

    Boa dica, usava uma outra (cd to), mas esta é mais porreira, mais clean e um ícone mais à onda do SO.

    1. Avatar de Eduardo Mota

      Não conheço essa alternativa, mas realmente o que mais gostei no OpenInTerminal foi a simplicidade e a integração com o macOS!

      1. Avatar de Aprendiz
        Aprendiz

        Sabes há quanto tempo isso já existe em ambientes gráficos no Linux (em vários)?
        Bem, tbm ainda não vai há muitos dias que tínhamos o seguinte “problema”, e isto em 2019: https://pplware.sitedev.pt/apple/mac/definir-tamanho-janela-terminal-macos/
        Eduardo, eu até gosto dos teus posts sobre criptocoins e assuntos relacionados, mas estas tretas do melhor sistema de produtividade… Que produtividade?
        Será que só é produtivo quem trabalha em edição de imagem?
        O macOS é tudo menos um pináculo da produtividade, principalmente para toda a gente que não use apenas o dito cujo para ir á NET ou editar umas imagens.

        1. Avatar de Eduardo Mota

          Aprendiz, eu não afirmo que o macOS é o melhor SO para produtividade! Não fiz nenhum estudo para o poder afirmar, mas é inegável que o macOS é bastante usado para tarefas de produtividade. Os motivos para ser tão usado são vários, apesar de estar longe da perfeição, como se vê nesse artigo do tamanho da janela do Terminal.
          Quanto às distribuições Linux, tenho alguma experiência com Ubuntu mas é algo que ainda irei aprofundar mais no futuro. Mas não duvido das ferramentas de produtividade em Linux, sei bem que é um excelente SO para trabalhar!
          Continua a acompanhar os artigos! Cumprimentos.

          1. Avatar de jose
            jose

            Lol.. ter experiência com ubuntu é o mesmo que dizer que não sabes nada de linux.
            Seja como for Aprendiz, há 16/17 anos era slack guy, depois quis comprar o meu primeiro portátil e ter linux num portátil era o mesmo que ter 30 minutos de bateria e sérios problemas com drivers, então assumi o meu primeiro PPC, PBG4 com OSX 10.1 Puma, para mim foi um novo mundo, fazia praticamente tudo que fazia em linux com o bonus de ter uma boa máquina, com bateria superior a 3h e com um SO estável.
            Hoje isso ainda não se perdeu e há muito linux user a fazer o shift para mac pelos mesmos motivos, embora o x86 não seja tão apelativo como o PPC.

  2. Avatar de Nuno
    Nuno

    Com o Alfred também é possível.

  3. Avatar de Lourenço
    Lourenço

    O mac já permite fazer isto sem instalar software. Basta ir a definições -> teclado -> serviços -> checkar: novo terminal na pasta

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Exacto.

      Abc

    2. Avatar de Eduardo Mota

      Obrigado pela informação, Lourenço. O OpenInTerminal acaba por ter mais funcionalidades, mas é verdade que abrir pastas diretamente no Terminal é possível nativamente!

  4. Avatar de Sílvio Pinto
    Sílvio Pinto

    mkdir

    1. Avatar de HUgo
      HUgo

      parabéns! conseguiste criar uma pasta…

  5. Avatar de Rodrigo Alves
    Rodrigo Alves

    No Brasil tá impraticável ter um MacOS. Muito caro ter e manter o produto da marca. Uma pena. Talvez um dia quando não tiver tanto imposto embutido. Importar também não é uma opção mais em conta.