5 ferramentas para o ajudar a migrar do Windows XP

22 Comentários

O fim do Windows XP aproxima-se a passos largos. Falta já menos de uma semana para que a Microsoft termine o suporte a este sistema operativo e para que os utilizadores passem a ficar expostos a problemas e a falhas de segurança.

Há já muito tempo que as indicações passam por actualizar o XP para uma versão mais recente ou para abraçar outro sistema operativo, mais recente e mais seguro.

Um dos problemas recorrentes dessa actualização é a migração dos dados dos utilizadores para a nova plataforma. Hoje vamos ajudar-vos a ultrapassar essa tarefa, mostrando 5 ferramentas que podem usar.

migrar_xp_0

O principal receio que os utilizadores têm antes de fazer a migração para uma nova plataforma é se os seus dados vão ser correctamente migrados, garantindo que nada se perde e, principalmente, que ficam de imediato prontos a utilizar.

Não existem sistemas perfeitos nem soluções milagrosas, mas felizmente existem soluções já largamente testadas e com provas de que funcionam de forma quase infalível.

As ferramentas e os serviços que vamos hoje deixar permitem ajudar-vos no processo de migração, mas requerem que tenham presente quais os dados que querem migrar.

É por isso necessário que, antes de avançarem com o processo de migração, identifiquem as pastas e os locais dos vossos discos que querem transferir.

Não nos pretendemos cingir apenas ao Windows, mas vamos deixar a porta aberta a outras plataformas e OS’s que podem ser usados para substituir o velhinho Windows XP.
 

PCmover Express

migrar_xp_1

O PCmover Express for Windows XP, nome da ferramenta que a Microsoft criou em conjunto com a Laplink, será gratuita e está disponível em vários idiomas.

Pretende dar aos utilizadores do Windows XP uma forma simples e rápida de transferir os seus dados de um Windows XP para um Windows 7, 8 ou 8.1.

Infelizmente não vai transferir aplicações e dados associados, pelo que necessitam de reinstalar as aplicações no novo sistema.

Para facilitar a transferência dos dados, o PCmover Express usa a rede para evitar que tenham de estar a ligar cabos ou outros periféricos.

Homepage: PCmover Express

 

Windows Easy Transfer

migrar_xp_2

O Windows Easy Transfer é a segunda ferramenta que a Microsoft disponibiliza. Não foi criada para a migração do Windows XP, mas poderá ser usada para o mesmo efeito.

A sua origem assenta na necessidade de migração do Windows 7 para o 8, tratando da transferência dos dados dos utilizadores, documentos e outros ficheiros importantes.

De notar que o Windows Easy Transfer deixou de ser actualizado, mas não deixa de ser uma alternativa viável para o processo de migração do Windows XP.

Homepage: Windows Easy Transfer

 

Mac Migration Assistant

migrar_xp_4

Porque nem todos os utilizadores do Windows XP vão migrar para uma versão mais actual do Windows e existe a possibilidade de transitarem para o OSX, deixamos uma ferramenta que vai permitir essa transferência de dados.

O Mac Migration Assistant é uma ferramenta desenvolvida pela Apple e que, de forma simples, consegue criar um pacote que pode ser depois transferido e importado para o OSX.

Mais uma vez foca-se na passagem dos documentos e outros ficheiros importantes, garantindo uma migração o mais transparente possível.

A transferência dos dados é feita pela rede e do lado do OSX não necessitam de qualquer aplicação. Pode ser usado em Macs novos ou que já estejam a ser usados.

Homepage: Mac Migration Assistant

 

Qualquer ferramenta de backups

migrar_xp_3

Uma vez que a transferência de dados vai ser feita para um sistema provavelmente novo, não existe a necessidade obrigatória de serem usadas ferramentas de transferência de dados.

Na verdade, os sistemas de backups conseguem dar aos utilizadores uma maior granularidade no momento de fazer a escolha dos dados a serem passados. Todas as ferramentas até agora indicadas estão de alguma forma “fechadas” a um conjunto de áreas do Windows e por isso não permitem que seleccionemos outras pastas ou áreas que queiramos transferir.

Cobian Backup é apenas um exemplo de uma ferramenta de backups que podem usar para transferir os vossos dados. Existem muitas outras, todas com as suas funcionalidades particulares, mas lembrem-se que o pretendido é a simplicidade e a confiança nessa cópia dos dados.

Podem usar estas ferramentas para complementar as anteriores se tiverem zonas do vosso disco que queiram também transferir.

Homepage: Ferramentas de backups

 

Qualquer serviço Cloud

migrar_xp_5

Por fim deixamos uma opção que por norma não é tida em conta mas que pode ser muito útil no momento de transferir os dados entre máquinas. Os serviços Cloud estão hoje presentes em quase todos os sistemas operativos, independentemente de serem Windows, Linux ou OSX.

Apenas necessitam de criar uma conta para este efeito, ou aproveitar uma que tenham já criada e enviar para lá os ficheiros que querem transferir entre máquinas.

Caso vão migrar para o Windows, lembrem-se que o OneDrive está já nativamente integrado com o Windows 8.1, mas que existem soluções transversais como o Dropbox ou o Box.

É também uma solução que pode ser usada em complemento a todas as outras, evitando estar a transferir ficheiros dentro da rede, obrigando a configurações adicionais, ou a copiar dados em pens, CD’s ou DVD’s.

Homepage: Serviços Cloud

Independentemente da forma ou do método que escolherem para essa migração, lembrem-se que ela é necessária. O Fim do Windows XP está marcado para a próxima semana, dia 08, e a partir desse dia a Microsoft deixa de ter qualquer actualização para este SO, passando os utilizadores a estarem expostos e vulneráveis a problemas de segurança ou outros que entretanto surjam.

As hipóteses de migração são várias e não obrigam a que seja usado o Windows. O importante mesmo é que escolham um SO mais actualizado e que consigam fazer a migração dos vossos dados de forma o mais directa possível e sem qualquer problema.

Que outros métodos conhecem ou utilizaram para a migração do Windows XP?

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ADEUS XP
    ADEUS XP

    O outro método que utilizei foi copiar os dados (ctrl+c e ctrl+v) formatar o disco e instalar linux. Problema resolvido.

    1. Avatar de Só um gajo
      Só um gajo

      Que rei dos sistemas informáticos!! Quero aprender contigo…
      Sabes atalhos do teclado, consegues instalar Linux, és seguramente um senhor da informática!

      És tão bravo tão bravo que me sinto uma formiga à tua beira.

    2. Avatar de jorjão
      jorjão

      Mai nada +1 e converti mais 4, rsrsrs
      Abraço

  2. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Grande XP. Sem dúvida o melhor sistema operativo lançado na sua época para o público em geral. Claro que está ultrapassado, mas ainda não houve nenhum sistema operativo com tão impacto como o XP.

    1. Avatar de Carlos Silva

      se calhar não és do tempo do 98 SE…

  3. Avatar de FOAD
    FOAD

    Eu utilizei o Ubuntu para a migração.

    1. Avatar de Tobias
      Tobias

      Eu utilizei o rato e o teclado. E um cabo de rede! 🙂

      OT: Amanhã vão ser apresentados pela Nokia dois novos Lumia no evento BUILD, o 630 e o canhão 930! Venham eles!

    2. Avatar de okapi
      okapi

      Deixa lá ficaste tão seguro como antes. Podias ter escolhido outra Distro Linux que em segurança ficavas mais protegido.

  4. Avatar de Daniel
    Daniel

    Sempre se pode usar o Acronis 😛

  5. Avatar de alforreca
    alforreca

    podiam apontar um outro método, especialmente para quem está mesmo dependente de software que apenas corre em 2K/XP, e há muitos casos assim

    1. virtualizar o XP, com o disk2VHD ou similar
    (http://technet.microsoft.com/en-us/sysinternals/ee656415.aspx)

    2. instalar uma distro de Linux com boa comunidade e suporte (ubuntu, mint, etc)

    3. virtualbox…

    4. é preciso mais ?

  6. Avatar de Graziano
    Graziano

    Tenho mudado para Ubuntu, Lubuntu, Mint etc etc
    mas nunca consigo pôr a funcionar a webcam dos
    portáteis.Tem sido apenas a minha menos valia associada à mudança do XP.
    Cumprimentos

    1. Avatar de Carlos Silva

      Qual é a camara/portatil que tens? pode ser que te ajude…

  7. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    Boa tarde, queria pôr uma questão….

    É assim tão perigoso manter o xp no pc? Não incluo as empresas pois isso já é uma história diferente, mas para quem tem em casa pc’s que mesmo com xp instalado arrastam um bocado.
    A minha mãe está a tirar um curso básico de computadores, e parece que andam a trabalhar com xp penso, e tenho um pc cá emc asa onde ela pratica e tal, e só tem 512Mb de ram, vou meter uma de 1gb mas o sucesso de meter o 7 naquilo vai ser difícil por causa dos drivers, e colocar linux, fora de questão.

    Por isso é que pergunto, é assim tão arriscado manter XP mesmo que não acha mais actualizações?

    1. Avatar de Fernando
      Fernando

      Se não se ligar à internet pode utilizar à vontade toda a vida…se ligar…há “meninos” para tudo…

  8. Avatar de Glitchmaker
    Glitchmaker

    Esta solução é para quase ninguém mas cá vai…. Microsoft System Center Configuration Manager. Cria-se uma imagem do sistema operativo novo e faz-se deploy para as maquinas XP. Onde trabalho convertemos cerca de 300 de 500 maquinas com este método com uma taxa de sucesso superior a 90%. Deu algum (bastante!!) trabalho mas depois é simples. Tem a vantagem de automaticamente preservar os perfis de utilizador. Claro que fazemos sempre backup preventivo dos dados de utilizador, não vá a Microsoft tecê-las…

  9. Avatar de Rui
    Rui

    Eu nunca usei xp… xD

  10. Avatar de Nelson
    Nelson

    A melhor é a terceria, lol.

  11. Avatar de Natália
    Natália

    Se alguém me puder ajudar!

    Tenho o XP instalado na empresa em que esta mesma vai optar pelo Win 8.1.
    Como gestor de mails é o Outlook Express com três contas distintas, em que em cada uma delas tem “n” pastas. Alguém me pode informar como transferir para o Outlook ou outro gestor idêntico? Pois já tentei com o thunderbird, só que me vai buscar (importa) a conta principal, mas as outras duas não.

    Obrigado.

    1. Avatar de Glitchmaker
      Glitchmaker

      Não tenho a certeza que funcione com o Outlook Express, mas com o Outlook, pode-se criar arquivos PST (talvez um para cada conta) e de seguida importa-os para o thunderbird, como se pode ver aqui: http://terminaldeinformacao.com/2012/10/02/tutorial-importando-arquivos-pst-no-thunderbird/.
      É sempre boa política criar arquivos e guardar uma copia fora do PC.

      1. Avatar de Natalia
        Natalia

        Glitchmaker, infelizmente não funciona. Quando peço para importar, selecciono tudo, pois tenho interesse nas mensagens, configurações, filtros, etc… de cada conta, pois como disse são três contas, cada uma delas com regras e configurações distintas, só que no final a única que importa é sempre a conta principal. Até já fiz um backup da conta principal e eliminei-a, de seguida tentei importar uma das outras duas, só que acaba por “misturar” tudo numa única, neste caso na principal.

        Obrigada pelo apoio e tentativa de me ajudar, mas continuo na mesma.

    2. Avatar de Alberto

      Natália, tente estes passos indicados pela Microsoft. Segundo o que lá está descrito, migram tudo, mas para Outlook:
      http://support.microsoft.com/kb/291602

      1. Avatar de Natália
        Natália

        Alberto, tentei e funcionou, mas infelizmente só dá com a identidade principal, o que eu pretendia era as duas contas e não só uma, mesmo eliminando depois a principal e tentando de novo também não resulta.

        Obrigada pelo esforço!