yLend 1.0.8 – Empreste sem perder o rasto…

30 Comentários

Não sei se vos acontece, mas a mim é constantemente… emprestar algo e perder o rasto do que foi emprestado.

Há dias estava a arrumar uma gaveta onde se acumularam papeis de anos seguidos. Fui encontrar um post it com uma anotação “emprestei o álbum dos 10000 Maniacs ao tinoco no dia 16 de Maio de 2007“. Não admira que eu não saiba dele. Não há uma formula mágica para controlar estas coisas, falei com o homem e ele tinha-o para lá encostado e nunca mais se lembrou de o devolver, estava longe dos olhos e longe da lembrança. Se não aparece este papel, lá se ia mais um CD.

Digo mais um porque nos tempos de “teenager” tinha o bom hábito de coleccionar os meus CD’s preferidos. Originais que ia comprando com as poucas economias que ia fazendo, isto ainda no tempo do secundário. Tinha uma colecção de Cd’s muito interessante… engraçado como hoje não sei de dezenas deles! É algo que me irrita fortemente.

Mas devo encontrar muitos na casa dos meus mais próximos amigos e familiares… enfim, a culpa é minha que não aponto ou se aponto não sei onde guardo esse rascunhos de memória.

Lembrei-me do yLend, uma pequena ferramenta que pode ajudar. Esta permite que sejam criadas listas para podermos imprimir… até fazer um PDF que esteja sempre num local perto dos olhos e assim controlamos o que foi emprestado, quando o fizemos e principalmente a quem emprestamos.

É uma forma de gerir o pequeno movimento de saídas e entradas de material emprestado. CD’s de música, software, DVD’s de filmes, discos, livros e tudo o que entender fazer memória futura, pode ser colocado nesta lista e ir gerindo, “riscando”, o que for devolvido à procedência.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: yLend 1.0.8 [1.63MB]
Homepage: yLend

Partilhar:
Tags:

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de rsl
    rsl

    Bom post mas nada que uma folha excel não resolva! 🙂

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim sim, sem dúvida. Este atalha caminho, mas o que é que não se faz no excel? 😉

  2. Avatar de Ace
    Ace

    Porreiro! Eu faço algo do género numa folha de Excel…

  3. Avatar de Jorge
    Jorge

    Concordo. O Calc ou o Excel servem perfeitamente para o efeito com a vantagem do Calc poder ser usado em Linux.

  4. Avatar de Filipe Antunes
    Filipe Antunes

    O Excel também pode ser usado no Linux 😛

  5. Avatar de R
    R

    Há uns valentes anos atrás lembrei-me de fazer uma coisa destas em access… e fiquei-me pela “lembrança”.
    Mas a verdade é que hoje em dia, não costumo emprestar muita coisa (normalmente música e filmes), por causa da “loja do tio torrent”.
    Mas não deixa de ser interessante. É preciso é não se esquecer de apontar. 🙂

    1. Avatar de Hugo Cura

      Aí é que está o problema: apontar!
      Tenho uma vasta colecção de medias e, mesmo com uma folha excel para os empréstimos, a intenção de apontar arrefece e vai parar ao mesmo… são às dezenas que tenho “por aí” :/

      1. Avatar de Vítor M.

        Pois, mas pelo menos podemos ter isso num local “perto dos olhos” e frequentemente vamos lembrar que recentemente emprestamos algo.

  6. Avatar de Zasuk
    Zasuk

    é uma aplicação bastante básica…numas horinhas fazia algo bem superior 😀

    1. Avatar de Martins
      Martins

      bahhhhhhhhhhhhh, bla bla bla..

    2. Avatar de Jorge Rodrigues
      Jorge Rodrigues

      então faz e partilha com o pessoal

    3. Avatar de Miguel Pereira

      Realmente parece-me bastante básica. Acho que numas horinhas fazia uma aplicação web do género, com alertas de email (dependendo dos prazos) aos indivíduos para devolverem aquilo que não lhes pertence 🙂

      1. Avatar de Hugo Cura

        hehe, boa ideia essa dos alertas “aos calotes”

      2. Avatar de Vítor M.

        Ora faz e vamos publicar aqui… tratas disso?

        1. Avatar de Miguel Pereira

          Quem me dera ter tempo livre para desenvolver coisas para a “comunidade”.
          Mas um dia que faça algo, prometo que o pplware ficará a saber em primeira mão 🙂

  7. Avatar de M.Manuelito

    Para isto ter utilidade para mim, teria ainda que ser criado um programa que me lembrasse que tinha que registar o empréstimo no yLend 🙂

  8. Avatar de Edgar
    Edgar

    E para MAC não haverá nada do género???

  9. Avatar de Gilmar Coimbra
    Gilmar Coimbra

    Simpleszinho, mas jeitoso!

  10. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Também uso o excel colocado no dropbox, assim mesmo que não esteja no computador edito no telemóvel.

  11. Avatar de kwimerA
    kwimerA

    Eu normalmente empresto o meu disco para passar músicas e filmes. Seria muito estúpido da minha parte esquecer-me disso.
    CD’s originais é sagrado e nunca empresto. Prefiro sacar a versão pirata para dar à pessoa.

  12. Avatar de Carlos
    Carlos

    Gostei daquela do “mas o que é que não se faz no excel? ;)”

    🙂 É que é mesmo verdade.

    Em gestão de projectos, em SCRUM, em vez de softwares marados, uso o Excel. 😀 ahaha…e não é que tem todas as funcionalidades dos softwares? 🙂

  13. Avatar de Leandro
    Leandro

    O melhor mesmo é não emprestar nada! Já experimentei e conclui que não dá. Se me emprestam, eu devolvo o mais breve possível. É que mesmo com pessoas amigas… têm a tendência de esquecerem-se.
    Há muito deixei de emprestar para não ficar desiludido com as pessoas.

    1. Avatar de Vítor M.

      Também não deixo de concordar contigo, mas… nem sempre é fácil dizer que não :S

    2. Avatar de André
      André

      Também há a solução do “traz um CD/DVD que eu gravo-te”, que funciona em (quase) tudo o que seja suporte digital. O problema são as questões legais nalguns casos…

      Infelizmente também fiquei de pé atrás com algumas coisas que emprestei, algumas ficaram mesmo inutilizadas. :'(

      1. Avatar de Vítor M.

        Pois, isso ainda é outro problemas… as coisas virem como foram…

      2. Avatar de R
        R

        LOL.
        Já me aconteceu em 1000 9 e carqueja de emprestar uma k7 a uma tipa e estava tão fixe que ela me disse de lata: “Não te devolvo a k7, vai ficar para mim.”. A P#%@!!!
        Escusado será dizer que nunca mais lhe falei.
        Numa outra vez, emprestei um estimadissimo cd. Quando o cd voltou, parecia que tinha ido à guerra. Dasss!!!
        XDDD

        1. Avatar de Leandro
          Leandro

          Viram, eu tinha razão!
          Isto de emprestar, faz-me lembrar a relação de vizinhos entre Homer Simpson e Ned Flanders. A brincar a brincar… vai-se dizendo as verdades.

  14. Avatar de André
    André

    A aplicação em si é básica, como já disseram, mas parece-me suficiente; não tens os extras como alertas, etc, mas também são apenas isso: extras.

    Curiosamente, também tentei fazer algumas coisas em Access, quando ainda percebia quase nada de programação, e ainda consegui fazer uma aplicaçãozita porreira. Infelizmente, com os anos, e com imagens que ia acrescentando àquilo, corrompi o ficheiro e nunca mais o consegui recuperar… Mas diga-se de passagem que a base de dados tinha tudo menos de relacional 😀

    Cumps.

  15. Avatar de Karlus
    Karlus

    O meu problema é mais sobre livros…
    Há um ditado em Catalão que diz assim:
    “No deixis els teus llibres, llença’ls tu mateix”
    Que significa algo assim:
    Não emprestes os teus livros, deita-os ao lixo tu mesmo.

  16. Avatar de Jaime
    Jaime

    tem utilidade sim

    mas para quem quer inserir mais dados como faz?

    concordo com a opinião dos colegas a cima, o excel é mais poderoso para fazer quase tudo.