XPLite 1.9.0319

34 Comentários

Já em tempos recomendei esta aplicação; além de emagrecer o Windows XP, esta ferramenta procedia a um “quase milagre” de optimização.

Esta dica serve para emagrecer a pasta Windows e remover ficheiros inúteis que se alojam na nossa máquina. É do conhecimento comum que depois de cada actualização, o Windows guarda os ficheiros pretensamente necessários para reverter a actualização se preciso for. Reverter o processo de actualização, que me lembre nunca fiz, e penso que são raríssimos os casos que existem.


Seja como for os ficheiros continuarão “In aeternum” na nossa máquina ocupando bastante espaço. Como não queremos esse lixo no nosso computador, apaguemos então esses ficheiros. Podemos fazer de duas formas, manual ou automático! Fácil é usar o XP-Lite.

Como não é de instalar, abra o XPLite.

Clique no separador ‘Shrink’, depois em ‘Analyse’

Finalmente, com os ficheiros identificados clique em ‘Delete’

Com três cliques recuperamos centenas de megas, ocupados sem utilidade. Esta sugestão terá mais impacto em máquinas com poucos recursos, verá a diferença no funcionamento do PC. Nas outras máquinas com mais recursos, nunca é demais aproveitar decentemente o espaço. Embora seja uma versão trial, as funções principais são de uso gratuito!

ATENÇÃO: Não funciona sobre o Windows XP SP3

Licença: Trialware
Sistemas Operativos: Windows XP
Download: XPLite 1.9.0319 [719.47KB]
Homepage: LitePC

Partilhar:
Tags:

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Não suporta é o XP SP3 😛

  2. Avatar de Vítor M.

    Ricardo é verdade, mas a versão 2000 beta, que não tem versão trialware já suporta. Esperemos que em breve a versão trial desta aplicação já suporte o SP3.

  3. Avatar de BB
    BB

    Quando for freeware eu instalo, quer dizer, enchem isto de “lixo” e depois paga para tirar… realmente…

    cumprimentos

  4. Avatar de S. Costa

    Quem quiser a versão 1.9.0316 free pode fazer aqui o download:
    h t t p://rapidshare.com/files/55260688/XPlite_Professional_1.9.0316.rar

  5. Avatar de cambralenta

    Alguém sabe se existe alguma ferramenta idêntica para o Vista?

  6. Avatar de Radnor
    Radnor

    @cambralenta

    Existe sim. Executas o MSconfig, diverte-te. Depois de desligares todo o lodo que atulha o teu computador (reiniciares mais umas vezes).
    Depois, Executas services.msc e toca a desabilitar lixo !!! Aí sim, o nivel de limpeza ainda é maior.

    E deve ficar bem mais rapidinho, e se desligares o superfetch deves liberter imenso espaco em disco, e RAM tb.

  7. Avatar de iL caPo
    iL caPo

    e com xp 64 bits, funciona??

  8. Avatar de Jardel

    Já utilizo a muito este programa, é muito porreiro mesmo.
    Mas normalmente essa pasta c:\windows\softwaredistribution, fica muito grande. Quero dizer, ele não consegue apagar esses ficheiros que estão lá.
    Será que se podem remover manualmente esses ficheiros?

    Obrigado.

  9. Avatar de Ruffles
    Ruffles

    Desculpa… mas axo desnecessario este programa, alem de ser trial para obter uma performace completa tem que pagar.
    Aconselho o CCleaner que é gratiz:

    Limpa componentes de:

    Internet Explorer
    – Temporary File Cache
    – URL History
    – Cookies
    – Hidden Index.dat files
    – Last download file location

    Firefox
    – Temporary File Cache
    – URL History
    – Cookies
    – Download manager
    Recycle Bin
    Clipboard
    Windows Temporary files
    Windows Log files
    Recent Documents (on the Start Menu)
    Run history (on the Start Menu)
    Windows XP Search Assistant history
    Windows XP old Prefetch data
    Windows memory dumps after crashes
    Chkdsk file fragments
    Advanced Options allow cleaning of:Menu Order cache
    Tray Notifications Cache
    Window Size and Location Cache
    User Assist history
    IIS Log Files
    Custom Folders
    Application Cleaning:As well as cleaning up old files and settings left by standard Windows components, CCleaner also cleans temporary files and recent file lists for many applications. Including:

    Firefox, Opera, Safari, Media Player, eMule, Kazaa, Google Toolbar, Netscape, Microsoft Office, Nero, Adobe Acrobat Reader, WinRAR, WinAce, WinZip and more…
    Registry Cleaning:CCleaner uses an advanced Registry Cleaner to check for problems and inconsistencies. It can check the following:
    File Extensions
    ActiveX Controls
    ClassIDs
    ProgIDs
    —-> Uninstallers
    Shared DLLs
    Fonts
    Help File references
    Application Paths
    Icons
    Invalid Shortcuts and more…

    abraço e bom aproveito

  10. Avatar de Fernando
    Fernando

    Já tive problemas e não recomendo este programa.

    Ele arrancou coisas que não devia, precisei formatar a máquina

    Quem quiser assumir o risco, use com MUITO cuidado

  11. Avatar de himem

    ya, aqui tb nao funca 😐

  12. Avatar de Victor
    Victor

    Isso não um programa genero glary tools? Qual a diferença funadamental?

  13. Avatar de Cambralenta

    @ Randor
    Obrigado! Acho que vou acabar por meter o Ubuntu ou Fedora… é mais fácil e fico melhor servido! Penso eu…

  14. Avatar de Cambralenta

    @ Radnor
    Desculpa-me pela troca de identidade!… os reflexos foram-me traiçoeiros!!!

  15. Avatar de Vítor M.

    Não concordo com as opiniões que esta aplicação arranca ficheiros que podem comprometer a estabilidade do Windows, nada disso, este processo apenas vai apagar para a reciclagem os pacotes de instalação as actualizações, tudo o que não seja ficheiros com determinada característica nem é tocado pelo XPLite.

    Depois a forma e o método como o faz, permite recuperar algo que se queira de volta, caso queiram fazer um downgrade, depois o CCleaner não consegue apagar este tipo de “lixo”, nem o vê sequer.

  16. Avatar de mpf
    mpf

    já agora, como consigo remover o que se encontra na pasta c:\windows\softwaredistribution? o xplite sinaliza que a pasta tem x megas, mas não consegue apagar nada…

  17. Avatar de RW
    RW

    Caro Vítor, mas se há utilizadores que já usaram e viram-se na necessidade de formatar a máquina, então é porque há que ter cuidado com tal ferramenta. Digo eu, pois não uso XP. Portanto não me vejo nessa necessidade.

    É como quase todas as aplicações de manutenção do sistema. Há que ter muito cuidado.

  18. Avatar de IceCube
    IceCube

    Quem gosta de andar a instalar a máquina, ou ter programas a pedir para instalar funcionalidades apaga coisas da pasta c:\windows\softwaredistribution

    Quem não gosta, e NÃO SABE, não mexe !

    Esta pasta é utilizada pela tecnologia Windows installer, e que sempre que um programa é instalado, são colocados partes nesta pasta. O remover de ficheiros desta pasta vai tornar a utilização de alguns softwares impossível, como por exemplo o MS Office.

  19. Avatar de Nuno
    Nuno

    Bolas logo agora que instalei o SP3 … devia ter feito isto antes de actualizar

  20. Avatar de RwR
    RwR

    Parece interessante, não se esqueçam de fazer um postezito a anunciar a versão para o SP3 😀

  21. Avatar de ZeX
    ZeX

    Vítor M. diz:
    “Não concordo com as opiniões que esta aplicação arranca ficheiros que podem comprometer a estabilidade do Windows(…)”

    Não compromete a estabilidade do windows mas apaga mais do que devia.

    Depois de o usar há sempre varias aplicações que ficam sem o uninstall, embora este efeito colateral não seja nada que não se resolva depois com, p. ex., o Revo Uninstaller.
    Mesmo assim, e para maquinas com instalações algo antigas onde existam uns kilos de patches aplicadas, o espaço que a app liberta compensa, a meu ver, esse inconveniente. 😉

  22. Avatar de FNP.PT
    FNP.PT

    Mas eu utilizo o XPLite no Sp3…. 🙂
    Um simples “reg” resolve o problema!

    ….

    Windows Registry Editor Version 5.00

    [HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion]
    “CSDVersion”=”Service Pack 2”

    [HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Windows]
    “CSDVersion”=dword:00000200

  23. Avatar de FNP.PT
    FNP.PT

    Para reverter a situação, substituam:
    “Service Pack 2” para “Service Pack 3”
    dword:000000200 para 000000300

    😉

  24. Avatar de Vítor M.

    FNP.PT grande dica 😉

    Está visto, tens de começar a fazer uns posts no Peopleware 😉

  25. Avatar de FNP.PT
    FNP.PT

    Correcção:
    Para reverter a situação, substituam:
    dword:00000200 para 00000300 (8 dígitos e não 9)

  26. Avatar de orlando
    orlando

    executei o programinha , me achou 1,2 gb , mandei deletar … e tudo certo … sem problemas … win xp …

  27. Avatar de aaboavida
    aaboavida

    @ S.Costa, este endereço está errado. Tentei aqui e consegui…
    http://rapidshare.com/files/55260688/XPlite_Professional_1.9.0316.rar

  28. Avatar de silvacunha
    silvacunha

    gostei do programa ja utilizei em duas maquinas minhas e sem duvida ficaram bem mais rapidas sem qualquer problema

  29. Avatar de Akedo
    Akedo

    olá..
    olha não consegui usar esse progra aqui não…
    fiz o que o @FNP.PT sugeriu só que não funcionou.
    isso só por que eu atualizei o sp2 para sp3…snif…snif..snif!!
    se puderem me ajudar eu agradeço!!

  30. Avatar de Adital.com.br

    Já saiu a versão que suporta o XP SP3??

    E como, não conseguir essa coisa aí de mudar o REG – FNP.PT

    Tem de reiniciar a máquina? Fui no Regedit e mudei conforme os dados e NÃO REINICIEI, e dá erro. Que não suporta.

    Abraços

  31. Avatar de FNP.PT
    FNP.PT

    Depois de executar o “reg” tem de reiniciar a maquina.

  32. Avatar de Adital.com.br

    Vem cá… onde encontra essa versão .319 😉 🙂 completa!!??

  33. Avatar de Robin Van Perky
    Robin Van Perky

    A todos os interessados informo que já saiu a versão XpLite versão SP3.

    Versão trial aqui: http://www.litepc.com/xptrial_lic.html

  34. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Devo formatar o PC e instalar o arquivo disponibilizado para download ou rodar esse arquivo no meu XP completo?

    Grato.