XAMPP for Windows 1.6.8 Beta 2

20 Comentários

Quando se desenvolve conteúdos web, as diversas tecnologias usadas exigem determinados programas para as correr.

Para construir os suportes temos de ter uma base de teste, base essa que terá todo o interesse em possuir o mesmo ambiente que o servidor onde o projecto web será alojado (mesmo que num sistema operativo diferente).

20-xampp-logo-trio.jpg

Para recriarmos um espaço típico de um servidor web temos de instalar algumas ferramentas. E é aqui que entra o XAMPP.

Este programa permite instalar de uma só vez o Apache, o PHP e o MySQL. Isto tudo num único processo de instalação, de forma rápida. E tanto em sistemas Linux, Windows, Mac OSX como em Solaris.

Existem diversos pacotes de aplicações como este, que instalam tudo o que precisamos para iniciar a programação em PHP.

Ao instalar o XAMPP estará a instalar simultaneamente os seguintes pacotes:

  • Apache HTTPD 2.2.8 + Openssl 0.9.8g
  • MySQL 5.0.51
  • PHP 5.2.5
  • PHP 4.4.8 (RC2)
  • phpMyAdmin 2.11.4
  • FileZilla FTP Server 0.9.25
  • Mercury Mail Transport System 4.52

Basicamente temos um servidor web, temos uma base de dados, temos um servidor FTP, um servidor de correio electrónico, um …, vocês sabem ao que me refiro.

Naturalmente que estes pacotes podem ser instalados ou não, dependendo do cenário que pretendemos. E mesmo assim, caso os instalemos eles só arrancam como serviço se o pretendermos e quando pretendermos.

Na prática a simplicidade de instalação desta ferramenta resume-se a dois pontos: onde quer instalar e o que quer instalar. Nada mais é pedido.

Após a instalação somos presenteados com uma aplicação que é um verdadeiro painel de controlo do XAMPP, onde definimos que serviço queremos arrancar, se o queremos a arrancar como serviço do Windows, entre outras coisas.

Basta então ordenarmos ao nosso XAMPP que arranque o SQL e o Apache (se isso vos bastar!). Quando a indicação de “Running” aparecer a verde está tudo feito!

Abram o vosso browser, coloquem o endereço http://localhost na barra de endereço do vosso browser de eleição e comecem a explorar o vosso novo Webserver.

Dentro do que foi iniciado têm um conjunto de ferramentas e exemplos que podem usar para começar a mexer e a afinar o vosso webserver de bolso.

E claro, é uma excelente base de trabalho para aplicarem os conhecimentos que vos forem sendo passados sobre PHP.

Apenas uma dica que é util. Usem a aplicação xampp-portcheck.exe para verificarem se não existe uma outra aplicação a usar os portos que precisam para o XAMPP. tipicamente os portos 80 (HTTP), 81 (WebDAV), 443 (HTTPS), 3306 (MySQL), 21 (FTP), 25 (SMTP), 110 (POP3) e 143 (IMAP). Dou-vos esta dica porque, no meu caso o Skype estava-me a “roubar” a porta 80 e foi necessário alterar essa configuração no Skype.

Eu uso e gosto, agora é a vossa vez!

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac/
Download: XAMPP 1.6.8 Beta 2 [37.53MB]
Homepage: XAMPP

Partilhar:
Tags:

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel

    Velhos tempos em que se tinha que se instalar tudo manualmente 😛

    ______________
    http://www.otal.pt.vu

  2. Avatar de Pedro

    Eu uso EasyPhp e estou contente.

    Esse ja cheguei a instalar mas achei complicado, e quando voltei a tentar, recomendaram-me e ajudaram me no EasyPHP

  3. Avatar de Miguel Guerra
    Miguel Guerra

    Segundo dizem os entendidos, é melhor instalar tudo manualmente…
    Será mesmo assim como dizem?

  4. Avatar de Nuno Santos
    Nuno Santos

    Boas pessoal,

    Utilizo o WampServer e tb e muito agradável.

    http://www.wampserver.com/en/

    Cumptz

  5. Avatar de Fernando
    Fernando

    O grande problema do xampp é não trazer o phppgadmin, e para além disso ser complicado de o instalar.

  6. Avatar de revy
    revy

    Complicado? Se chamam complicado carregar num ficheiro e carregar basicamente em 2 botões que dizem “start”…

  7. Avatar de ^^Corvo^^
    ^^Corvo^^

    Sem duvida a ferramenta que mais jeito me deu nos ultimos tempos. Muito facil de instalar e utilizar = )

  8. Avatar de Ninguem
    Ninguem

    Para MAC podem procurar por MAMP (http://www.mamp.info), mais frendly user mas tambem mais básico.

  9. Avatar de Miguel Guerra
    Miguel Guerra

    @Ninguem

    O Leopard já trás o Apache e o PHP. Não sei se trás o mySQL…

  10. Avatar de Vítor M.

    De facto esta ferramenta vem facilitar bastante. De complicado não tem nada, é uma verdade e que jeito faz!!!

  11. Avatar de Miguel Guerra
    Miguel Guerra

    Para que tem Mac com Leopard, basta activar o Apache em 3 cliques:

    Preferências do sistema -> Partilha: Pôr um visto em “Partilha Web”

    Digitar “localhost” no browser e… Apache a bombar! 🙂

  12. Avatar de Ninguem
    Ninguem

    @Miguel Guerra: O Tiger já tinha isso também… mas não tem MySql nem me parece muito “configurável”…

  13. Avatar de RubeMicheL
    RubeMicheL

    não me querendo armar em chico esperto, para Linux não existem o XAMPP, mas sim o LAMPP (Linux + Apache + MySQL + PHP + Perl).
    abraço
    keep up da good work

  14. Avatar de RubeMicheL
    RubeMicheL

    peço desculpa, mas afinal o nome é mesmo XAMPP para todas as plataformas… na informática basta parar umas semanas para se começar a dizer barbaridades…
    :$

  15. Avatar de Nastase

    Tenho a versão portátil na pen e, em conjunto com o eclipse PHP, tenho o meu ambiente de desenvolvimento em qualquer computador que pegue. Uma verdadeira maravilha. Não quero outra coisa!

    ————————————-
    http://www.revolucaodigital.net

  16. Avatar de Malamen
    Malamen

    Também prefiro o WampServer.

  17. Avatar de António
    António

    Nastase, onde se arranja a versão portátil?????

    Obrigado

  18. Avatar de Nastase

    @António

    No próprio site do Xampp 🙂 No fundo é só descarregar o xampp na versão zip e descompactar tudo na pen, numa pasta xampp na raíz da pen. Está tudo explicado aqui: http://www.apachefriends.org/en/xampp-windows.html#521

    É só seguir as instruções. Eu quando quero correr alguma coisa, ponho a pen e corro o xampp-control.exe e depois é só lançar os serviços de que necessito. Atenção que para isto não é preciso correr o .bat de instalação e os ficheiros têm mesmo de estar numa pasta xampp que se encontra na raiz da pen.

    ————————————–
    http://www.revolucaodigital.net

  19. Avatar de Rui
    Rui

    O xampp não traz phpmyadmin ???
    O xampp é complicado de instalar ???

    No comments…..

  20. Avatar de António
    António

    já agora, alguém me sabe dizer como ultrapassar este erro???

    Access denied for user ‘ODBC’@’localhost’ (using password: NO)

    Mais uma vez agracecido