XAMPP 1.6.7 Beta 1

18 Comentários

Quando se desenvolve conteúdos web, as diversas tecnologias usadas exigem determinados programas para as correr.

Para construir os suportes temos de ter uma base de teste, base essa que terá todo o interesse em possuir o mesmo ambiente que o servidor onde o projecto web será alojado (mesmo que num sistema operativo diferente).

20-xampp-logo-trio.jpg

Para recriarmos um espaço típico de um servidor web temos de instalar algumas ferramentas. E é aqui que entra o XAMPP.

Este programa permite instalar de uma só vez o Apache, o PHP e o MySQL. Isto tudo num único processo de instalação, de forma rápida. E tanto em sistemas Linux, Windows, Mac OSX como em Solaris.

Existem diversos pacotes de aplicações como este, que instalam tudo o que precisamos para iniciar a programação em PHP.

Ao instalar o XAMPP estará a instalar simultaneamente os seguintes pacotes:

  • Apache HTTPD 2.2.8 + Openssl 0.9.8g
  • MySQL 5.0.51
  • PHP 5.2.5
  • PHP 4.4.8 (RC2)
  • phpMyAdmin 2.11.4
  • FileZilla FTP Server 0.9.25
  • Mercury Mail Transport System 4.52

Basicamente temos um servidor web, temos uma base de dados, temos um servidor FTP, um servidor de correio electrónico, um …, vocês sabem ao que me refiro.

Naturalmente que estes pacotes podem ser instalados ou não, dependendo do cenário que pretendemos. E mesmo assim, caso os instalemos eles só arrancam como serviço se o pretendermos e quando pretendermos.

Na pratica a simplicidade de instalação desta ferramenta resume-se a dois pontos. Onde quer instalar e o que quer instalar. Nada mais é pedido.

Após a instalação somos presentados com uma aplicação que é um verdadeiro painel de controlo do XAMPP. Onde definimos que serviço queremos arrancar, se o queremos a arrancar como serviço do Windows, entre outras coisas.

Basta então ordenarmos ao nosso XAMPP que arranque o SQL e o Apache (se isso vos bastar!). Quando a indicação de “Running” aparecer a verde está tudo feito!

Abram o vosso browser, coloquem o endereço http://localhost na barra de endereço do vosso browser de eleição e comecem a explorar o vosso novo Webserver.

Dentro do que foi iniciado têm um conjunto de ferramentas e exemplos que podem usar para começar a mexer e a afinar o vosso webserver de bolso.

E claro, é uma excelente base de trabalho para aplicarem os conhecimentos que vos forem sendo passados sobre PHP.

Apenas uma dica que é util. Usem a aplicação xampp-portcheck.exe para verificarem se não existe uma outra aplicação a usar os portos que precisam para o XAMPP. tipicamente os portos 80 (HTTP), 81 (WebDAV), 443 (HTTPS), 3306 (MySQL), 21 (FTP), 25 (SMTP), 110 (POP3) e 143 (IMAP). Dou-vos esta dica porque, no meu caso o Skype estava-me a “roubar” a porta 80 e foi necessário alterar essa configuração no Skype.

Eu uso e gosto, agora é a vossa vez!

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac/
Download: XAMPP 1.6.7 Beta 1 [31.18MB]
Homepage: XAMPP

Partilhar:
Tags:

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Covenant
    Covenant

    Estou a estranhar ainda nada sobre o Firefox 3 Download Day ….

  2. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    @Covenant
    Faltam 2 min

  3. Avatar de Covenant
    Covenant

    2 minutos?! em que fuso horário estás? Aqui já passa das 18h (aliás os servidores da Mozilla já estão entupidos 😛 já não abre nada)

  4. Avatar de V4sk0

    Gosto muito deste tipo de ferramentas. Vou testar esta que mencionas uma vez que tem a vertente linux. Já agora existe alguma build para Ubuntu?

    Deixo aqui também a que actulamente utilizo no meu portátil XP: Wampserver para Windows. Também não é nada má: http://www.en.wampserver.com/. Tem um control panel “à la apache” com facididade de acesso a ficheiros de logs e configuração.

  5. Avatar de Bruno Bernardino

    ya, os servidores da mozilla já estoiraram LOL!!! e não conseguem subir!!!

    Eu já actualizei para o firefox 3 mas tava era mm a tentar instalar uns addons loool

  6. Avatar de Covenant
    Covenant

    @Bruno conseguis-te sacar?

  7. Avatar de a2502485
    a2502485

    @bruno

    Onde fizeste download ? não consigo ainda ?

    cmps

  8. Avatar de Francisco Costa

    A versão oficial já anda no Filehippo.com.
    Tentem lá!

  9. Avatar de a2502485
    a2502485

    Parece-me estar tudo muito entupido ! Não sei se os servidores vão aguentar !

    @ bruno

    Tens em PT ou EN ?

  10. Avatar de a2502485
    a2502485

    @ F. Costa

    assim não conta para o Firefox 3 Download Day ?

  11. Avatar de a2502485
    a2502485

    Essa versão no fillehipo é a RC3 do firefox 3.

    A lançada hj é a Final.

    Cumps

  12. Avatar de Shogun
    Shogun

    Era msm de uma coisa destas k estava a precisar,sabem-me dizer ja agora se esta versao beta é uma versao beta mais para o alpha ou para a final?Obrigado

  13. Avatar de Francisco Costa

    @a2502485
    deixa de ser tótó.. não é nada RC é final.. e desde hoje de manha que está lá!

  14. Avatar de Edu
    Edu

    Parece-me muito interessante, era mesmo disto que eu estava à procura. Thanks!

  15. Avatar de Edu
    Edu

    Já agora… sabem dizer-me qual é melhor? XAMPP ou WAMP?
    Claro que pode ser subjectivo, mas pode haver objectivamente alguma coisa num que torna o outro melhor (ou pior).
    Obrigado