Wire: Uma alternativa ao Skype, segura e sem anúncios

33 Comentários

O Wire é um software open source de mensagens instantâneas, voz e vídeo, disponível para as plataformas Windows, MacOS, Linux, Android, iOS e Web, desenvolvido pela empresa suíça Wire Swiss GmbH, que integra uma equipa de engenheiros com uma vasta experiência em empresas como a Nokia, Apple e Microsoft.

O destaque vai para a preocupação que a empresa tem para com as questões de segurança e privacidade das comunicações, uma vez que todas elas são criptografadas, quer texto, áudio e vídeo. Em termos de design, apresenta um visual bastante moderno, simples e arejado, sem quaisquer anúncios publicitários pelo meio, cumprindo o que seria de esperar num software deste tipo.



Encriptação

O Wire oferece criptografia de ponta-a-ponta (E2EE), através do protocolo Proteus, que é baseado no utilizado pela aplicação Signal, totalmente auditado e seguro pela organização de software Open Whisper Systems. As chamadas de vídeo e áudio são protegidas por SRTP (Secure Real-time Transport Protocol) que fornece confidencialidade, autenticação de mensagens, proteção contra retransmissão fraudulenta (replay), e por DTLS (Datagram Transport Layer Security), cujo objetivo é prevenir que a comunicação cliente/servidor seja manipulada, alvo de escuta, e que as mensagens possam ser falsificadas.

O DTLS tem como base o TLS (Transport Layer Security), sendo utilizado em toda e qualquer comunicação com o servidor garantindo, portanto, uma ligação segura. Ainda assim, este software utiliza impressões digitais criptográficas que os utilizadores podem comparar para garantir que a comunicação a realizar é segura e não foi intercetada.

Privacidade

Até 23 de março de 2017, o Wire armazenava informações geradas pelos utilizadores durante 72 horas, cujos logs eram destruídos findo esse tempo. A partir dessa data, a empresa anunciou ter deixado de guardar dados sobre as atividades dos utilizadores (comunicações realizadas) evitando que alguém possa aceder a essas mesmas. No entanto, a lista de contatos do utilizador fica associada ao utilizador.

Ao contrário do Signal, o Wire não requer um número de telefone para efeitos de registo, mas é necessário um endereço de e-mail.

Desempenho

Depois de posto em prática, notou-se que é bastante fluído, o envio/receção de texto, imagens e documentos funcionou como seria de esperar, bem como as comunicações áudio e vídeo, atribuindo uma avaliação mais positiva ao áudio pela nitidez do som, embora a qualidade possa oscilar, dependendo das condições de rede. Uma vez que é utilizado o codec Opus no modo CBR (constant bit rate), pode ser este o responsável por isso mesmo, dado proporcionar excelente qualidade, mesmo em condições de rede limitadas.

O software para desktop foi desenvolvido com base na framework Electron, e por isso, pode eventualmente consumir um pouco mais dos recursos do processador. Verdade será dizer que isso notou-se quando comparado com o Skype.

Funcionalidades

As imagens abaixo foram captadas durante uma comunicação via wireless entre a aplicação para Windows e Android. O idioma da interface encontra-se em português do Brasil, não existindo de momento português de Portugal.

Percorra a galeria para observar algumas das funcionalidades do Wire

Figura 1 – Ao executar o Wire, tem a possibilidade de criar e recuperar uma conta através do e-mail ou telefone, bem como iniciar sessão.

Figura 2 – Notificação após um contacto ter sido adicionado por intermédio da opção delimitada a vermelho.

Figura 3 – Janela de conversão, onde é possível enviar anexos, imagens, mensagens temporizadas e até mesmo um toque. Cada envio pode ser “gostado”, editado, apagado para quem envia ou para os intervenientes. No canto superior direito encontram-se os botões para iniciar uma chamada de vídeo ou áudio.

Figura 4 – Comunicação vídeo via wireless, cuja imagem ao centro foi captada por um dispositivo Android, e a situada no canto superior direito pela webcam de um desktop.

Figura 5 – Os ícones, situados no centro inferior, e da esquerda para a direita, têm as seguintes funções: retornar à janela conversação texto, ativar/desativar o som do microfone, imagem do ecrã (em uso), imagem da webcam, terminar chamada.

Figura 6 – Notou-se que a imagem, do ecrã partilhado pelo desktop, não era totalmente visível no Android. A aplicação não suporta landscape, e tanto em modo vídeo como áudio não é possível aceder à janela de conversação [testado no Android versão 6.0.1].

Percorra agora a galeria das preferências de configuração.

Figura 7 – No separador “Conta” é visível o nome de utilizador e e-mail de registo. Em termos de funcionalidades é possível alterar a imagem de apresentação, o nome utilizado nas conversas “Diogo Gaspar”, alterar a senha de login e eliminar a conta.

Figura 8 – No separador “Dispositivos” consegue visualizar a plataforma, data, hora, localidade e país do inicio da sessão, sendo um ID atribuído a ela. O Wire atribui uma impressão digital única a cada dispositivo.

Figura 9 – Em “Opções” pode importar contactos através do Gmail, bem como definir parâmetros de alertas de som, notificações, e outros.

Figura 10 – A opção “Áudio e Vídeo” permite selecionar os dispositivos de captação de som e vídeo, saída de som, bem como testá-los.

Figura 11 – Através do menu “Wire” -> “Sair”, é-lhe perguntado se deseja eliminar todos e quaisquer dados armazenados no dispositivo utilizado.

Figura 12 – Repare que no Android, o modo CBR (constant bit rate) está ativo por omissão.

O Wire integra uma biblioteca de GIF’s que são sugeridos através de palavras, isto é, se digitar “LOL” e posteriormente clicar no botão “GIF”, poderá percorrer uma série de GIF’s relacionados. Também pode partilhar e reproduzir links do Spotify e SoundCloud sem ter que abrir o respetivo site. Uma ultima característica, e não menos importante, é o facto de este software possibilitar conversas de grupo.

Em termos financeiros, é suportado por um grupo de designers, engenheiros e executivos da Iconical. Não é sabido ao certo quantos utilizadores ativos existem, uma vez que o grupo se recusou a fornecer esses dados, no entanto, sabe-se a partir da Play Store, que a aplicação para o Android foi descarregada entre um a cinco milhões de vezes.

Para terminar, realçar ainda que todo o protocolo de criptografia e programação implementado nas plataformas em que o Wire está disponível, foi alvo de uma auditoria paga pela própria, levada a cabo pela empresa Kudelski Security. Foram encontrados alguns bugs que rapidamente foram resolvidos pela equipa. Para os mais curiosos, pode ler-se aqui o relatório.

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luís Rato
    Luís Rato

    Uso o skype diariamente no iphone e ipad e n vejo anúncios…todas as empresas usam skype logo artigo de encher

    1. Avatar de Pedro Simões

      Tens noção que isso resulta de teres o Skype for business?

      E do que entendo, como tu estás servido, os outros não precisam e como tal o artigo é para encher… Sim Sr, bela filosofia. Umbigo cheio, o resto que se lixe.

      Mas depois, quando chegares a casa e não tiveres de usar a tua conta business e tiveres de ver publicidade, nós conversamos.

      1. Avatar de Samu
        Samu

        Também não tenho publicidade no Skype normal e penso que seja por ter crédito no mesmo. Há uns 5 anos recebi um email do Skype com um cupão de 2.5€ e ainda não o gastei… Quando ficamos muito tempo sem usar esse crédito, acaba por ficar inactivo e aí sim a publicidade volta. Apenas é necessário voltar a activar na página do Skype e fica tudo bem.
        Quanto ao Wire já tive muitas vezes para experimentar, mas depois não tenho contactos que o usem :/

      2. Avatar de Álvaro Campos
        Álvaro Campos

        Curioso que nunca vi publicidade no Skype pessoal e não tenho qualquer crédito.
        Será por ter o Office completo instalado pois o Skype Business vem lá?
        Não tenho nada a ver com o Luís Rato mas não me parece que o comentário dele merecesse “Sim Sr, bela filosofia. Umbigo cheio, o resto que se lixe.” mas vocês lá sabem…. E ele também não disse que tinha a versão Business ou disse?

        1. Avatar de Pedro Simões

          Há versões com e versões sem publicidade, como deves saber.

          O problema do comentários dele foi a forma como o terminou.

          Mesmo que não lhe sirva, não tem é nem deve usar frases como “logo artigo de encher”.

          Se não gosta, não lê. Só não tem é de dizer mal.

          1. Avatar de João Cardoso
            João Cardoso

            Andava esquecido porque já tinha deixado de vir a este site.

            Mesmo não concordando e tendo tirado as minhas conclusões (erradas ou não) acerca da pessoa que criticou o artigo, o autor/autores têm que se aguentar com a opinião do dito e não podem responder com 3 pedras na mão.

            Isso sim, é aceitar e respeitar a opinião dos outros, mesmo que eles não passem de uns ….

          2. Avatar de Pedro Simões

            Ou seja, dizem o que querem é lhes apetece e nós só temos de aceitar.

            Não parece lógico e de certeza que não é assim em mais lado nenhum.

          3. Avatar de Toder
            Toder

            Mas tu nao tens de aceitar nada, podes simplesmente nao responder e pronto, aquela foi a opinião dele, boa ou errada é dele, mas tu e o senhor vitor sempre criticam o pessoal com pedras nas maos como o outro disse. Assim so perdem clientes, nao é que eles sejam muitos

          4. Avatar de Álvaro Campos
            Álvaro Campos

            Sim, terás a tua razão mas não a estarás a perder respondendo na mesma moeda?

          5. Avatar de Pedro Simões

            A perder? Isto não é um passatempo ou um concurso.

          6. Avatar de anonimo
            anonimo

            @Pedro Simões
            Críticas são bem-vindas, mas com tacto. Eu pessoalmente sou contra o uso da ironia/sarcasmo, considerando que há formas mais construtivas de responder.
            @João Cardoso
            Critica as 3 pedras e acaba lançando a sua própria? :-/

          7. Avatar de Pedro Simões

            E dizes isso escondido atrás desse nome… 😉

          8. Avatar de anonimo
            anonimo

            @Pedro Simões
            ‘You made a point’.
            Digamos que não desejo ser facilmente ‘profiled’ por qualquer entidade. Se eu fosse um grande orador e estivesse em discussões de profunda importância acho que sim, que seria melhor usar o meu nome. Mas pelo menos não atirei nenhuma pedra, não foi?
            (Desculpem-me o meu abuso do inglês, tive dificuldade em encontrar equivalentes em Português.)

          9. Avatar de Pedro Simões

            Estava apenas a brincar com o teu nome, mas como a brincar as verdades são ditas 🙂

          10. Avatar de Alvaro Campos
            Alvaro Campos

            @Pedro Simões
            Não é passatempo mas quando escrevemos algo que publicamos publicamente devemos saber “encaixar” algumas coisas e não cair no erros dos outros que nos acusam.
            Temos sempre razão até a perdermos e, possivelmente, poderás tê-la perdido quando entraste no “jogo” dele.

          11. Avatar de Pedro Simões

            Lá está, ele não tem de vir dizer o que quer e lhe apetece. Qualquer dia está a ofender os restantes leitores e nos temos de saber encaixar…

        2. Avatar de Diogo Gaspar
          Diogo Gaspar

          Viva,
          Observem o seguinte print que tirei agora mesmo, e para que não restem dúvidas.
          http://i.imgur.com/Dy5jVzP.png

          1. Avatar de Alvaro Campos
            Alvaro Campos

            Tenho a versão UWP e nunca vi publicidade
            Na versão 7, assim como na versão web, haverá.
            Como disse eu não tenho publicidade no Skype e está aberto das 9H00 às 18H00 e sempre que necessário no telemóvel.
            Se calhar está na altura de usarem a UWP e assim escapam à publicidade (para já…)

    2. Avatar de Ozono
      Ozono

      Todas as empresas que tu conheces. Pela lógica também não se faziam artigos sobre linux já a maioria das pessoas usa Windows :/

  2. Avatar de Joao ptt
    Joao ptt

    Já experimentei o Wire há algum tempo e gostei. Em termos de segurança parece bastante razoável. As chamadas de voz com boa qualidade e o vídeo bastante razoável.

    Infelizmente eles decidiram ir pelo caminho de ter de se ter um e-mail e/ ou telefone, o que cria a oportunidade de infiltração de terceiros através das famosas recuperações de senha para o e-mail ou suponho que para o número de telefone que pode ser comprometido de inúmeras maneiras já que o número não é de facto controlado pela pessoa (mas sim pelas operadoras que muitas vezes o dão com demasiada facilidade a qualquer outra pessoa que o peça, já para não falar nos problemas de segurança da rede telefónica pública, protocolo: “SS7”).

    Deveriam ter seguido o caminho da Threema que tem o seu próprio identificador, se perder os dados de acesso tem de criar um identificador novo… pelo menos terceiros tem de ter acesso ao equipamento onde o Threema está instalado para comprometer a identidade, que sempre é mais complicado e reduz os pontos de infiltração ao mínimo possível.

    É verdade que podem subscrever ao Wire sem dar o número de telefone móvel, mas o Wire de todas as vezes que actualizava tentava forçar-me a colocar um número de telefone móvel para iniciar a sessão… era muito irritante! Tinha de iniciar a sessão manualmente a meter a senha e tudo se bem me lembro de todas as vezes. Eles realmente querem ter o número de telefone móvel. Na Threema também pode colocar o e-mail e o número de telefone para ajudá-lo a encontrar pessoas já nos contactos, mas é completamente opcional e só é sugerido durante a criação da nova identidade (embora a pessoa possa ir às opções acrescentar essa informação mais tarde se quiser).

  3. Avatar de bola
    bola

    O Skype para UWP não tem nenhum anúncio… E é bem melhor que para desktop na minha opinião….

    1. Avatar de Álvaro Campos
      Álvaro Campos

      Pois é, sem publicidade.

  4. Avatar de Luís
    Luís

    Se existe para Linux, gostava de experimentar. Será que dá para ligar entre utilizadores de Skype-> WIre e Wire->Skype?

  5. Avatar de João
    João

    @Pedro: e que tal qTox?

  6. Avatar de anonimo
    anonimo

    Concordo com o João, seria interessante ver nessa tabela comparativa o qTox.

  7. Avatar de Kimossab
    Kimossab

    Eu costumo usar o Discord. Uma aplicaçao de chat feita para gamers em especifico, mas é bastante usavel para qualquer utilizador. Com canais de texto e voz separados, mensagens privadas, mensagens de grupo privadas, chamadas, em breve chamadas de video e partilha de ecrã. É uma otima alternativa ao skype e team speak.

    1. Avatar de Toder
      Toder

      Discord é mais competição para teamspeak e nao propriamente ao skype.

  8. Avatar de António Graça
    António Graça

    Sabem se o Wire dá para partilhar ecrã como o Skype?

  9. Avatar de Toder
    Toder

    Eu lembro de alguns anos atras ter usado o oovoo que deixava ter videos com ate 10 pessoas ou isso enquanto o skype precisava pagar para isso, agora ja esta gratuito claro, mas o problema é sempre a mesma coisa, tipo o WhatsApp ou viber, tudo depende do que os outros utilizam, pois se utilizas algo differente, vais estar sozinho, mesmo que seja melhor

  10. Avatar de Toder
    Toder

    O mais interessante é voces mencionarem o wire como uma alternative ao skype, enquanto o wire na diagrama deles, parece estarem a competir com o fb messenger, WhatsApp telegram etc e nada de skype

    1. Avatar de LOL
      LOL

      E não pode ser uma alternativa porque…não consta no diagrama? Rdidiculo.

      1. Avatar de LOL
        LOL

        Achei bastante curioso o seu comentário:
        (Clientes) – “….nao é que eles sejam muitos”
        Edward Snowden, és tu?!

  11. Avatar de Carlos costa
    Carlos costa

    De onde veio a tabela de comparação?