Wipe 2.33

21 Comentários

Vou voltar a falar neste tipo de ferramentas. O que acontece quando vende um computador ou o entrega para dar “à troca” na compra de um novo?

Limpa a caixa, tira o pó acumulado no interior e formata o disco… deve ser pouco mais que isto certo?


Claro que se um disco vier formatado, o utilizador que o for usar aplica-lhe uma instalação logo de imediato por cima. O pior são os curiosos!

Se enviar um disco e este for colocado, por exemplo, nas mãos de uma aplicação do tipo GetDataBack Data Recovery, ficamos com muitos dados que aquele disco já guardou… mesmo achando o utilizador que o formatou e tudo o que lá havia tinha sido apagado.

Claro que se não tiver nada de importante, não há motivo para se preocupar, mas muitas vezes a nossa vida passa fortemente pelos dados guardados no nosso disco: são informações bancárias, é o nosso mail com muita informação privada, são as fotos das nossas férias e dos nossos momentos familiares, são informações profissionais sigilosas… enfim o que não faltam são exemplos.

O ideal será passar o seu disco por um processo de limpeza radical!

Wipe

Wipe é uma ferramenta gratuita, fácil e poderosa para limpar o historial de navegação do utilizador, para limpar os ficheiros index.dat, eliminar os cookies, limpar a cache, limpar os logs, eliminar os ficheiros temporários da Internet, apagar o histórico do auto-complete de pesquisas e quaisquer outros caminhos que o utilizador digitou e que lá ficaram impregnados no seu disco.

Mas não se ficam por aqui as limpezas! Tudo o que recolher dados, será limpo de forma eficaz e permanente.

Métodos de limpeza:

Existem 5 métodos de limpeza, no entanto na versão gratuita apenas 2 estão disponíveis:

  • Standard delete – Este métodos permite limpar os dado, no entanto estes podem ser recuperados, digamos que é óptimo para usar de vem em quando para nossa manutenção programada.
  • One Pass anti-recovery – Este método aplica uma passagem extra quando os ficheiros são assinalados como apagados, indicando so sistema que os locais de armazenamento estão prontos a receber novos dados. O disco será uma única vez re-apagado. Bom, já não é fácil recuperar dados com este métodos, mas ainda é possível.

Os seguintes métodos aplicam algoritmos avançados. Estes métodos depois de aplicados tornam impossível a recuperação lógica dos dados existentes. O preço para licenciar estes métodos é de aproximadamente 7 euros.

  • DODD 5220.22 – Método definido pelo Departamento de Defesa Americano. Sobrescreve os locais endereçáveis do disco primeiro com um caractere, depois com o seu complemento e por fim com um caractere aleatório. Definem esse procedimento como de limpeza do disco.
  • Gutmann Anti-recovery – Mecanismo de remoção de dados usufruindo do método de codificação usado pela drive. Depois de partidos e removidos, jamais será possível criar partes lógicas dos dados separados.
  • Russian GOST P50739-95 anti-recovery – Método que apenas faz uma passagem para remoção de dados. Altamente seguro e usado por forças militares.

Agora não tem desculpa para sofrer uma quebra de segurança ou uma evasão de privacidade por dados involuntariamente entregues a terceiros.

Alternativas:

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: Wipe 2.33 [2.75MB]
Homepage: Wipe

Partilhar:
Tags:

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de dajosova

    ESPECTÁCULOOOOOOOOOOOOO !!!!!!!!!!

    Desculpem lá o esterismo, mas comprei pc novo e vinha à procura desta ferramenta que já tinha ouvido falar aqui. Qual o meu espanto ao ver que é logo o primeiro post !! 😮

    Nunca vos aconteceu isto? A mim já não é a primeira vez. É por isso que cada vez mais gosto do Pplware, pela sua utilidade.

    Os meus renovados PARABÉNS que nunca são de mais 😉

    1. Avatar de dajosova

      P.S.: Já agora, qual o método que recomendam quando o que eu quero é vender o meu disco de 120GB e não deixar lá nada?

      Já agora, se alguém quiser comprá-lo.. aproveitem eheh
      mandem mail para “dajosova AT gmail . com”

      Gracias

      1. Avatar de P Cruz
        P Cruz

        Use o DBAN live cd (Darik’s Boot and Nuke)

      2. Avatar de dajosova

        Sou capaz de ter aqui esse Livd CD.
        Obg pela sugestão também! 😉

    2. Avatar de LPPT_fly
      LPPT_fly

      Boas tardes!Não há qualquer dúvida que o pplware, está cada vez melhor, tenho aprendido muita coisa.Este site está de parabéns.Obrigado pelas dicas!Cumprimentos

  2. Avatar de popular
    popular

    atenção aos erros de português

    1. Avatar de Vítor M.

      falhas técnicas 😉 nada que 4 horas de sono não curem.

      Teclados manhosos!!!

  3. Avatar de Rui
    Rui

    Ora viva,

    É sempre bom relembrar estas “curiosidades”. Ontem li uma entrevista no tek.sapo.pt sobre este tema (desculpem a publicidade mas penso que será de interesse: http://tek.sapo.pt/opiniao/opiniao_eliminar_dados_de_forma_segura_990577.html )

    Na empresa onde trabalho, temos alguns “monos” que hoje iam para a sucata, mas já não foram, não antes de eu retirar os discos e ficar com eles para efectuar uma limpeza a seco às informações que lá estarão.

    Por isso digo que este site é de interesse público, digo até:
    Amigo Público Nº 1

    Bom trabalho

    ———————————-
    http://www.fibrosom.com

  4. Avatar de nome
    nome

    dd if=/dev/random of=/dev/sda

  5. Avatar de tagravado.com

    tava a pensar formatar a maquina, isto vai ajudar 😀

  6. Avatar de Gilberto
    Gilberto

    O que me dizem do PREVENT RESTORE?
    Não será tão eficaz quanto?
    gbkosta38@gmail.com

  7. Avatar de Davidslv
    Davidslv

    Boas, estas aplicações são bonitas e são de fácil utilização.

    Mas para os mais desatentos pelo menos a Seagate e a Western Digital têm ferramentas próprias para apagar o disco como se viesse de fábrica… por outras palavras são aplicações que enchem o disco de zeros.

    1. Avatar de carlos rajas
      carlos rajas

      esta certo, sim. Eu diria que quase todas as marcas tem em seus respectivos sites, as ferramentas para tal fim.

      http://www.delaorden9.com

  8. Avatar de metal_master
    metal_master

    Post interessante, continuem assim, já agora parabéns pelo novo layout da página e por fazerem anos tb.

    Pergunta que me parece pertinente (especialmente depois de ter lido alguns comentários). Isto não formata o disco certo???
    Portanto, eu posso usar isto para limpar o meu disco de informação não desejada, sem correr o risco de nenhum programa deixar de funcionar. Já agora, será que demora muito a limpar um dico com o método DOD?

    1. Avatar de carlos rajas
      carlos rajas

      amigo, o proggie limpa os dados e portanto não são recuperáveis, ou seja, formata sim…..

  9. Avatar de Helguera
    Helguera

    Eu quero é que o pessoal não use isto! xD

  10. Avatar de Shogun
    Shogun

    Low format penso que seja a melhor solucao como alg disse, colocar os bits todos do disco a 0.

  11. Avatar de Rui Costa
    Rui Costa

    Boa tarde,

    Segundo uma dica de um colega de profissão, é conveniente codificar os dados utilizando este género de programa, formatar a baixo nível, e repetir este processo 3/4 vezes para tornar 99% impossível a recuperação dos dados. Alguém confirma / não confirma este processo?

    1. Avatar de Shogun
      Shogun

      Basta fazeres 1 vez , ao meteres os bits todos a 0 como e k keres recuperar dados? Mas sim formatar a baixo nivel e o melhor.

  12. Avatar de R. Campachi

    Vamos esclarecer algumas coisas:

    1- Em primeiro lugar, os atuais discos IDE/SATA, não são e não poderiam ser formatados fisicamente. A formatação física é feita na fábrica e dura o resto da vida do disco rígido.

    2- Método ZeroFill: O seu objetivo é apagar completamente qualquer tipo de informação que o disco contenha, desde a tabela de partição até o último arquivo oculto. Ele começa pelo primeiro setor do disco, preenchendo todo o seu conteúdo com bits equivalentes ao “0” na linguagem binária, e prossegue preenchendo todos os outros setores, até o último. Cada fabricante de HD tem seu programinha específico para esse fim.

    3- Método DoD 5220.22-M: Método definido pelo Departamento de Defesa Americano. Sobrescreve os locais endereçáveis do disco primeiro com um caractere, depois com o seu complemento e por fim com um caractere aleatório. Definem esse procedimento como de limpeza e sanitarização do disco.

    4- Todo disco magnético sofre o efeito da memória magnética (histerese) ou seja, existem métodos de recuperação de dados para recuperar informação até terceira escrita no mesmo lugar (e mais além), creio que o método DoD de 3 passadas resolva o problema (use o DBAN, aviso, vai levar umas 3 horas).

    5- Tudo em segurança da informação é relativo e está intrinsecamente ligada ao seu nível de paranóia (procurem um vídeo no Youtube de uma máquina de moer HD! [reciclar HD]).

    Links úteis:
    http://www.gdhpress.com.br/hmc/leia/index.php?p=cap5-10
    http://www.gta.ufrj.br/grad/08_1/forense/index.html
    http://palazzo.pro.br/disco.htm
    http://www.dban.org/

  13. Avatar de Karyne
    Karyne

    Este não tem opção p formatar disco externo pois não?

    Cumps,
    Karyne