WinUHA 2.0 RC1 – Compactar 1,5gb em 170mb

45 Comentários

P – Será possível compactar um ficheiro de 1,5Gb em apenas 170Mb??
R – Sim, é possível!

Debaixo deste GUI existe um compactador chamado UHarc que consegue compactar ficheiros bastante grandes, em algo bastante pequeno, mas claro que tem um sacrifício, este processo não é rápido, devido aos algoritmos e à taxa de compressão utilizada.

“UHarc é um compactador de ficheiros razoável, desenvolvido por Uwe Herklotz, sendo utilizado mais frequentemente com ficheiros multimédia devido a sua incrível taxa de compressão optimizada. Facto que comprova a sua utilização mesmo nos dias de hoje, o programa está ainda muito actual pois não é actualizado desde Outubro de 2005. Para se ter uma ideia, 1,5G (1524Mb) ao serem compactados, adquirem um tamanho aproximado dos 170MB.

Este usa algoritmos de compressão ALZ, PPM e LZP. Tem capacidade de criar ficheiros auto-extraíveis com simplicidade e facilidade. Existem algumas versões que utilizam esta ferramenta com uma “roupagem” diferente. Os mais populares são UHARC GUI e o WinUHA.”

Fonte: Wikipedia

Vamos então falar do WinUHA.
Este GUI tem integração na shell do Windows, para facilitar a compressão e descompressão de ficheiros e permite criar um ficheiros auto-estraível “self-extractor” para facilitar a descompressão.

Volto a frisar que o seu grande problema, quando está a compactar ou descompactar grande volumes. é a velocidade. O algoritmo utilizado necessita de extensos cálculos o que exige dos processador velocidade e dinâmica e quanto melhor for o processador mais rápido se torna a tarefa.

NOTA: Este artigo foi escrito por Francisco Aragão para o Pplware.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista
Download: WinUHA 2.0 RC1 [1.37MB]
HomePage: WinUHA

Partilhar:
Tags:

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro

    a descompressão também demora muito ou já é mais rápida ?

  2. Avatar de JJLC
    JJLC

    Boas, testei em comprimir 4,4Gb ficou em 229Mb mas, quando fui a descompactar o ficheiro ficou corrompido…

  3. Avatar de Vítor M.

    Pedro depende da tua máquina, mas normalmente não é muito diferente da compressão.

    JJLC não é uma situação anormal acontecer isso.

  4. Avatar de Nastase

    Com uma taxa de compressão tão elevada é natural que aconteçam alguns precalços… Mesmo assim, quando funciona, este é um algoritmo deveras notável!

    [ http://www.revolucaodigital.net ]

  5. Avatar de MegaLord
    MegaLord

    Também cheguei a testar este software há já algum tempo.

    O resultado foi idêntico ao JJLC, compactou aparentemente sem problemas, e quando fui descompactar… ficheiro corrompido.

  6. Avatar de viperbruno
    viperbruno

    Ja vi um 1,5mb dar a volta de 700 mb e so demorou assim tanto. O programa que falo e o KGB compressor. Para mim e melhor que esse pois questuma nao corromper os ficheiros.

  7. Avatar de Nandozs
    Nandozs

    Boas, penso que a ideia é generalizada…ao descompactar fica-se com os ficheiros corrompidos.

  8. Avatar de viperbruno
    viperbruno

    Onde se le: “Ja vi um 1,5mb dar a volta de 700 mb e so demorou assim tanto. ” deve-se ler: Ja vi um arquivo compactado com 1,5 mb que quando foi a descompactar deu 700 mb e nao demorou muito tempo a descompactar.

  9. Avatar de Rui Carneiro
    Rui Carneiro

    Depende muito também do tipo de ficheiro que estiverem a comprimir.

  10. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    Não é muito diferente de outros algoritmos como os do 7zip ou rar.

  11. Avatar de Pedro Lino
    Pedro Lino

    Comentário do Vítor M. “JJLC não é uma situação anormal acontecer isso.”

    Isso mostra que este programa não serve para nada no estado actual. Um programa de compressão em que não se sabe se se vai conseguir extrair o ficheiro completo é um absurdo. Não pode haver incerteza. Tem de haver mecanismos de verificação à priori.

    É o mesmo que ter um sistema de backup em que as tapes (ou outro suporte) umas vezes funciona e outras não…

  12. Avatar de ricardo
    ricardo

    parecem o socrates a vender o magalhaes! Talvez compactem de 1.5G a 170M algumas coisas, mas acredito que sejam mt poucas, texto talvez… Agora quero ver fazerem isso a jpeg ou mp3 que ja sao formatos compactados por sim mm

  13. Avatar de viperbruno
    viperbruno

    offtopic

    Alguem sabe um descompactador compativel com o modolo UPX?

  14. Avatar de Nuno
    Nuno

    Tentem fazer um ficheiro com 1GB de texto sempre com o mesmo caracter e depois comprimam-no com a vossa ferramenta habitual

  15. Avatar de Paulo Ribeiro

    algoritmos pouco conservadores e exibissionistas costumam dar problemas, no entanto quem sabe o que é um RIP por exemplo dum jogo sabe que estes algoritmos eram e ainda são utilizados pelos meninos da “CORE” entre outros grupos que eu adoro e metem jogos de 4gb em 700mb

    isto era lindo se desse para compactar video, isso é k era… meter dvd’s em ficheiros de 500mb e saca-los num apice sem compresão… upa upa 🙂

  16. Avatar de Vítor M.

    Pedro Lino esta RC1 (por isso é que é uma RC1…) não está finalizada, poderá obviamente ter comportamentos instáveis durante o processo e dar origem a um ficheiro descompactado corrompido. As causas podem ser de vária ordem atenção. Muitas delas partem da instabilidade da nossa máquina no processo de compactação/descompactação!

    Assim como outro programa do género pode causar este tipo de resultados… ou é novidade descompactarem um .rar e este estar corrompido?

    Mas e retirando alguma das intenções que o Pedro Lino provavelmente quereria iluminar, é ainda prematuro confiar nesta ferramenta para trabalhos sensíveis.

  17. Avatar de N. Sousa
    N. Sousa

    Sem dúvida impressionante, mas não tem utilidade real para quem na verdade precisa de compactar ficheiros, pois está adjacente à utilização do programa um grande risco de perdermos o conteudo.

  18. Avatar de Pedro Lino
    Pedro Lino

    Vítor M. era precisamente essa a intenção. Chamar a atenção que esta versão não pode ser utilizada para ficheiros importantes.
    Por exemplo: Não vale a pena compactarem um ficheiro de trabalho para enviar a um colega apenas porque com este programa já fica do tamanho admitido pelo vosso email, para ele chegar ao outro lado e estar corrompido. É pura perda de tempo.

    Quanto aos ficheiros rar. A resposta é não. Se o ficheiro tiver o tamanho correcto (não for um download incompleto) funciona sempre. Pelo menos é essa a minha experiência. Além disso o rar pode gerar um ficheiro tipo MD5 para verificação da integridade dos ficheiros. Nunca utilizei, mas sei que existe.

  19. Avatar de Filipe Lourenço
    Filipe Lourenço

    Como disse o Ricardo no comment #12, também queria ver isso a compactar 1.5GB de MP3 e ficar com menos de, vá lá, 1.4GB… 😛 Quem um dia conseguir isso, ganhará muito dinheiro! Porque até aos dias de hoje é impossível 😀

  20. Avatar de viperbruno
    viperbruno

    @Filipe Lourenco

    O que dizes e compactar 1,5 gb de musicas MP3 para que no fim fique 1,4gb (ou perto disso) ? Se for isso acho que e possivel de se fazer.

  21. Avatar de Filipe Lourenço
    Filipe Lourenço

    @viperbruno, tenta e depois posta aqui se conseguiste! 🙂

  22. Avatar de Felipe Rei
    Felipe Rei

    Já testei o KGB, que tem a mesma proposta, e o resultado foi corrupção. Penso que seja melhor trabalhar com o HJSplit e dividir o arquivo em partes. Este nunca me deu problemas.

  23. Avatar de aver
    aver

    Quando se comprime ficheiros num arquivo grande, que se divide (split) em partes, é para se enviar para algum lado.

    No processo compressão / divisão / gravação (por exemplo numa pen) / extracção para outro computador, também é frequente corromperem-se ficheiros, usando o WinRar. Fujo o mais possível a usar a compressão e divisão ao mesmo tempo.

  24. Avatar de viperbruno
    viperbruno

    Experimentei compactar 541 mb de musicas.

    Em zip depois de compactado ficou em 535 mb.
    Em 7-zip depois de compactado ficou em 536 mb.
    Em rar nem exprimentei pois a m**** ia ser a mesma

    Ou seja @Filipe Lourenco e impossivel compactar 1,5 gb para ficar 1,4 gb. Tens razao.

  25. Avatar de viperbruno
    viperbruno

    Ja agora se alguem conseguir fazer isto avisem:

    Comentario feito por @Filipe Lourenco:

    “Como disse o Ricardo no comment #12, também queria ver isso a compactar 1.5GB de MP3 e ficar com menos de, vá lá, 1.4GB… 😛 Quem um dia conseguir isso, ganhará muito dinheiro! Porque até aos dias de hoje é impossível :D”

  26. Avatar de R3volution
    R3volution

    man.. se o gajo te dissesse para te atirares para dentro de um poço, tou a ver que te atiravas… Não percebestes que ele estava a ironizar?! E ainda fostes experimentar a ver se dava 😡
    Esses formatos são por si só algo compactado, comprimir mais que isso, nos dias que correm, é impossível.

  27. Avatar de Lokier
    Lokier

    “questuma” ? :O

    O KGB faz umas compactações fantásticas, eu próprio não acreditava quando me falavam do programa. Pena um pc comum demorar eternidades a comprimir/descomprimir qualquer coisa no KGB em compactação máxima, mas que é fantástico é. Talvez daqui a uns anos.

  28. Avatar de ricardo
    ricardo

    n sei como ainda podem dizer que isto faz compactações fantásticas… entoa de que vale compactar se corrompe os dados?

    Para isso eu mm sou um compactador fabuloso, deem_me 1Tera em 1000 ficheiros, eu compacto isso para 1Mega, apenas preciso de apagar 999 ficheiros. Querem mais compacto que isto?

  29. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    @ Nuno #14

    lol Nuno 🙂 Entropia = 0 😉

    Quanto menor for a entropia da informação do ficheiro em questão, maior será a percentagem de de compactação… No caso, dos mp3 e mpeg4 e afins a entropia desses ficheiros já é por si só elevadíssima, por isso é que se torna difícil conseguir comprimir esses ficheiros. Esses formatos já se baseiam em algoritmos de compressão, mas ao contrário dos .zip .rar e afins, esses não são lossless.

    cumps

  30. Avatar de viperbruno
    viperbruno

    @R3volution

    Eu nao tentei um 1,5 gb, so tentei 541 mb para ver se existia uma hipotesse de chegar perto desse valor…
    So a tentar e que se aprende.

  31. Avatar de Magnata
    Magnata

    Qual a novidade eu já compactei uma ficheiro de 2000GB no WinRAR e ele ficou com 100 MB !!!!
    A pergunta é ele consegue essa media para todos os ficheiros !!

  32. Avatar de Alain

    Vou testar…espero que não corrompa nada 😀

  33. Avatar de legnakrad
    legnakrad

    boas,

    (em background) usei um mp3 c\ 6,58 MB (6.904.951 bytes);
    algoritmo PAQ8O
    gui PeaZip

    resultado:
    Input 6904951 B
    Output 6699036 B (97%)
    Time 2138281 ms (3000B/s)

    em comparação directa:

    1.5GB * .97 = 1.455 GB

    é claro q demorava quase 6 dias (~138,54 horas) a compactar !!!

    😛

    s/ +

    l

  34. Avatar de viperbruno
    viperbruno

    Tenta quando tiveres tempo mais musicas s.f.f

  35. Avatar de ASilva78
    ASilva78

    Existe um programa bastante poderoso para compactar que é o KGB, que comprime alguns gb’s em mb’s sem deixar os ficheiros corrompidos…

  36. Avatar de Mário
    Mário

    “mas claro que tem um sacrifício, este processo não é rápido”

    “é um compactador de ficheiros razoavelmente rápido”

    É só qualidade nestes artigos.

  37. Avatar de Vítor M.

    Mário… quem desdenha quer comprar… dassss

  38. Avatar de vector
    vector

    se fosse assim tao bom nao se usava ainda o winrar.

  39. Avatar de OneBullet

    Victor eu procuro isso a muito tempo, muito obrigado meu velho 🙂
    Adorei o post

  40. Avatar de leitor assíduo
    leitor assíduo

    Bem resumindo e concluindo é melhor perguntar-mos ao skullptura como é que ele consegue…..alguém aqui sabe do que estou a falar.

  41. Avatar de vector
    vector

    leitor assíduo nao tem nada a ver, essa ripa as cenas pra elas ficar mais pekenas depois para comprimir utiliza o winrar na mesma, tas um bocado baralhado nao mistures as cenas!! nao tem nada a ver o cu com as calças…

  42. Avatar de Crescencio Lacerda
    Crescencio Lacerda

    Coloquei 2.3gigas pra compactar mas da erro.. por q?? deu erro tando no Uharc Gui como no WinHha.

  43. Avatar de rafinha
    rafinha

    puts tava procurando isso e fiz o teste deu tudo certo de um jogo de quase 6G foi pra 1,5G perfeito!

  44. Avatar de josean
    josean

    porfavo me encinem como vcs compactam para ficar tão pequeno posta um video aula encinando ou escreve ai passo a passo como vcs fizerão meu email josean.20@hotmail.com.br manda para meu email ai falando como vcs fazem isso