Windroplr – Droplr no Windows!

24 Comentários

Cada vez mais temos os nossos conteúdos alojados na Internet. É uma consequência natural da evolução que os PC’s e a nossa forma de trabalhar com a Internet. Temos no entanto de optimizar a forma como enviamos e/ou acedemos a esses conteúdos.

Existem já algumas ferramentas que permitem essa optimização, quebrando a barreira da necessidade constante de acesso via browser a esses serviços. São clientes que estão nos nossos PC’s e que fazem a ponto entre estes e a Internet. O Windroplr é um excelente exemplo desses clientes, tendo ainda uma particularidade adicional.


O Windroplr é uma ferramenta que permite facilitar o processo de envio dos nossos ficheiros ou texto para o serviço de alojamento Droplr. Este serviço surgiu inicialmente como um serviço exclusivo para possuidores de computadores Mac e apenas existia um cliente nativo para esses sistema operativo. Com a disponibilização do Windroplr passa a estar aberto ao Windows e a muitos mais utilizadores.

A outra grande particularidade do Windroplr é ter sido desenvolvido por um português, o Bruno Carvalho, que assim conseguiu trazer para o universo Windows uma grande ferramenta/serviço que era exclusivo dos utilizadores Mac.

Esta é uma ferramenta muito simples de utilizar. Depois de instalada no vosso Windows é apresentada uma caixa a requerer os dados de acesso à vossa conta de Twitter. Esta é a forma de autenticação do próprio serviço e não uma imposição do próprio Windroplr. Terminado esse passo é colocado um ícone na Área de Notificação e um ícone no vosso Ambiente de Trabalho. É através deste último que vão ser feitos os envios para o serviço Droplr.

É tão simples como largar um ficheiro em cima desse ícone e já está. Podem colocar todo e qualquer tipo de ficheiros. Podem ainda enviar para o Droplr o conteúdo do vosso clipboard, texto ou uma captura de ecrã. Para estes dois últimos existem ferramentas específicas no Windroplr, podendo inclusive diferenciar o tipo de texto (texto simples, markdown – texto para HTML – ou código) que será armazenado atendendo a essa formatação.

Após o envio com sucesso é apresentado no canto inferior direito do vosso o link de acesso ao conteúdo que acabaram de submeter. Se clicarem nesse link o vosso browser mostra-vos esse conteúdo na página do Droplr. Têm ainda um símbolo do Twitter que permite publicarem esse link nesse serviço.

Ao clicarem com o botão direito do rato no ícone da área de notificação é-vos apresento um menu onde podem interagir de forma mais pormenorizada com o Windroplr. Podem ai aceder aos últimos drops enviados, ao site do Droplr, à ferramenta de envio de texto, à captura do ecrã ou o conteúdo do clipboard. Podem ainda ajustar a posição do ícone do Windroplr ou aceder às definições.

Essas definições estão divididas em duas zonas distintas. Uma primeira onde podem escolher e configurar o comportamento da janela do Windroplr e do próprio Windroplr. A zona avançada é onde definem a opacidade do ícone e alteram as teclas de atalho definidas.

Deixamos aqui um vídeo para que possam ver a facilidade de utilização do Windroplr e do próprio Droplr. Chamamos apenas à atenção que neste vídeo foi usada a versão 1.0 do Windroplr. A versão 1.2 é muito mais completa e tem muitas mais funcionalidades.

O Windroplr veio trazer para todos os utilizadores do Windows mais um grande serviço de alojamento de conteúdos na Internet. É simples de configurar e muito fácil de usar. O facto de ser uma ferramenta desenvolvida por um português dá ainda mais gozo de usar pois foi mostrado que ainda se fazem muitas e boas coisas neste país.

Testem-no e vão de certeza ficar adeptos desta ferramenta e, por consequência directa, deste serviço.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7
Download: Windroplr 1.2 [767.32KB]
Homepage: Windroplr

Partilhar:
Tags:

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de bruno
    bruno

    totalmente inútil depois da carrada de serviços desse género que já andam praí

  2. Avatar de Baltazar
    Baltazar

    O DropBox podia ter isto … 🙂

  3. Avatar de Xico Bandito
    Xico Bandito

    bruno, inútil é o teu comentário.

    1. Avatar de Bruno de Carvalho

      Xico, em boa verdade o comentário dele é bastante útil!

      É sinal que nem eu nem a equipa do Droplr estamos a conseguir passar bem a mensagem sobre o quão diferente este serviço é do DropBox e demais serviços de storage online.

      O objectivo do Droplr (e consequentemente do windroplr) é partilha no menor número de interacções possível – algo que penso termos conseguido bem. Se há malta que continua a ver o Droplr como um clone do DropBox, então a culpa é nossa!

      1. Avatar de bruno
        bruno

        mas quais são as vantagens disso em comparação com o Sugar sync etc para quem precisa de ter pelo menos 3 gigas de partilha … ?

        1. Avatar de Bruno de Carvalho

          File SYNC vs file SHARE. São dois conceitos completamente diferentes.

          1. Avatar de Bugs
            Bugs

            Dou o exemplo do Live Mesh, partilho e sincronizo pastas no win com ele.

            O que faz mais ou melhor este programa?

          2. Avatar de Pedro Simões

            @Bugs,

            A resposta à tua pergunta é simples. Tudo e nada…

            São conceitos diferentes. O Live Mesh permite-te fazer backup de ficheiros. O Windroplr permite-te enviar para um serviço, o Droplr, ficheiros, screenshots, texto e tudo mais que te lembres para posterior partilha com terceiros.

            Como podes ver os conceitos são diferentes e não podem ser comparados.

            Ao escrever o artigo penso que deixei claro qual o intuito do Windroplr.

            O Bruno, como autor da ferramenta pode avalizar da clareza do artigo.

            Mas repito, são conceitos diferentes e não podem/devem ser comparados.

          3. Avatar de buuzz
            buuzz

            @Pedro Simões

            Lá está a minha confusão, não entendo a diferença que explicas…

            O Live Mesh permite partilha dos mesmos ficheiros/fotos/etc.. dos quais fizeste upload/backup para quem tu quiseres, é só dares o mail da pessoa(s).

          4. Avatar de Bruno de Carvalho

            @Pedro

            O artigo é bastante claro e descreve perfeitamente a ferramenta e o feature set dela.

            Acredito que a questão seja o facto de, com uma leitura diagonal e sem experimentar, isto possa a alguns parecer o mesmo que o DropBox (ou serviços semelhantes de sincronização).

            É algo que o próprio Droplr para Mac também já sofreu e não é nada que eu não estivesse à espera 🙂

          5. Avatar de Pedro Simões

            @Bugs,

            Repara na diferença de trabalho que tens de ter para partilhares um ficheiro… Teres de adicionar emails, escolher o ficheiro e etc…

            Com o Windroplr é só drag e copy ao link e podes enviar a quem quiseres sem qualquer restrição ou complicação.

            Mas se entendes que i LiveMesh te satisfaz não somos nós que te vamos obrigar a trocar…

  4. Avatar de rofl
    rofl

    Baltazar tens razão, Xico Bandito tens ainda mais razão.

  5. Avatar de Bugs
    Bugs

    … :/ continuo a preferir o Live Mesh
    (não vejo grandes diferenças, além da passagem do texto automática…)

  6. Avatar de Lu Parhan
    Lu Parhan

    O Windroplr está para o Droplr, assim como, o FluffyApp está para o CloudApp. E o Windroplr é semelhante ao FluffyApp. É isto?

  7. Avatar de João Duarte
    João Duarte

    Parabéns pelo Programa. Vai-me dar bastante geito para enviar ficheiros de uma maneira rápida e eficaz. ^^

  8. Avatar de delaorden

    Ola pessoal.Às vezes fico a pensar se não seria mais inteligente dar os parabens ao criador e simplesmente testar a ferramenta.

    Parabens Bruno, vamos testar…

  9. Avatar de STP
    STP

    Parabéns Bruno! Como sempre , o que é nacional é bom.

    Li muitos coments que pareciam mais inveja do que sei la o que.

    Já agora, qual a capacidade de alojamento?

    1. Avatar de STP
      STP

      “Pena” necessitar o twitter, já que não possui-o nenhum serviço social.

    2. Avatar de Bruno de Carvalho

      Obrigado 😉

      1GB no total; máximo por ficheiro é 32MB.

      É “pouco”, mas o alvo do Droplr é precisamente partilha de ficheiros pequenos – coisas que tipicamente colocas como anexos em emails ou que envias através do MSN.

      A gestão dos ficheiros disponíveis tem que ser feita no site do Droplr (http://droplr.com/)

      Algo que não ficou muito claro é que isto também pode ser usado como URL shortener. Basta arrastar para o drop target texto que comece com “http(s)://”.
      Os links gerados são sempre http://d.pr/xxxx

  10. Avatar de Celso Azevedo

    Boa ferramenta, ainda por cima é feita por um português… é obrigatório testar 😉 Thanks Bruno!

  11. Avatar de dajosova
    dajosova

    Inicialmente não me chamou muito a atenção… mas como o Vitor disse que era tuga, fui parar aos teus sites, Linkedin… e voltei aqui para ler os comentários e sem dúvida que vou usar.

    Os meus parabéns ao Bruno C. (sobretudo pela criação, humildade nos comentários e visão da necessidade perceber o quão a comunicação é fundamental… seja ela a partilhar ficheiros ou a fazer passar a mensagem do seu produto/serviço).

    …e parabéns (pela enésima e uma 😀 vez em nos dar conhecimento destas iniciativas)

    Bom FDS !! 😉

  12. Avatar de cool-man

    O principal problema é ser proprietário. Se fosse open source até usava.

    1. Avatar de Bruno de Carvalho

      Perdoa-me a curiosidade mas… Em que versão Open Source do Windows é que ias correr o windroplr?

      1. Avatar de Joao
        Joao

        Bruno, ele não quer é usar isto… se quisesse já tinha instalado 😉