Windows RT já corre algumas aplicações x86

20 Comentários

O Windows RT já dá cartas e o seu funcionamento exclusivamente em dispositivos com processadores ARM é uma excelente novidade e uma boa forma de aproveitar todas as vantagens inerentes a essa arquitectura. Infelizmente também há desvantagens e a maior delas é, claramente, a impossibilidade de correr aplicações Windows “normais”, aquelas utilizadas em PCs e preparadas para os mais vulgares processadores de arquitecturas x86 ou x64.

Mas há boas notícias! A comunidade é algo bastante forte quando se trata de unir esforços na implementação de soluções não oficiais e, como não podia deixar de ser, no fórum XDA-developers já surgiu uma versão beta de uma ferramenta capaz de correr aplicações x86 no Windows RT em processadores ARM.

winrt_x86_0_540


É claro que esta novidade não agradará a todos, essencialmente porque um dos trunfos da Microsoft inerentes ao Surface Pro, é a possibilidade de correr qualquer tipo de aplicação, já que está equipado com um processador x86_64 (Intel Core i5) que é utilizado em PCs normais.

Este tipo de limitações, mesmo que relacionadas com a arquitectura, não é bem-vindo para os utilizadores e, no fórum XDA-developers, o membro mamaich disponibiliza uma ferramenta que permite correr (para já, algumas) aplicações x86 para Windows. É claro que um processador ARM é limitado em termos de desempenho e o suporte para aplicações mais pesadas está fora de questão.

winrt_x86_1_540

Como aplicações mais pesadas entenda-se aplicações que necessitem de algo que não é suposto estes equipamentos fornecerem, tal como muito poder de processamento, funcionalidades de D3D9 ou OpenGL (que foram retiradas do Windows RT), drivers ou serviços específicos, utilização da Framework .NET, aplicações x86 Metro e aplicações Windows para 16 bits ou 64 bits.

Esta ferramenta não é mais que um emulador x86 que, ainda num estágio muito verde, é já capaz de correr algumas aplicações como 7Zip, Winrar ou até o velhinho Heroes of Might and Magic 3.

Para testar este emulador não basta pegar e instalar. Dada a protecção inerente ao Windows RT, é necessário fazer Jailbreak para que este emulador possa ser instalado e utilizado.

O procedimento para o Jailbreak é simples, no entanto tenha em mente que é um procedimento não oficial. O Jailbreak não persiste após um reinício do sistema mas pode ser configurado para um início automático após o arranque do sistema.

Para o fazer deve consultar o procedimento no nosso artigo Saiba como fazer Jailbreak no Windows RT.

Depois disso já poderá instalar o emulador x86 no Windows RT. Deverá apenas abrir o executável .msi (link no final do artigo) e seguir as instruções. Uma vez instalado, basta abrir a aplicação Run x86 Program e seleccionar o executável correspondente à aplicação pretendida.

winrt_x86_2

O procedimento não é, ainda, muito “amigo do utilizador” e é de compatibilidade muito limitada, mas o objectivo do programador é melhorar a aplicação ao ponto de o processo ser completamente automático: abrir uma aplicação e o sistema decidir se é ou não necessário recorrer ao emulador x86.

winrt_x86_3_540

De uma forma mais técnica, esta ferramenta emula instruções x86 e passa as chamadas da API do Windows para o kernel do WinRT, com as devidas modificações para que seja possível a sua execução. É assim que todo o processo se torna possível. O autor desta ferramenta convida-o a testar o funcionamento deste emulador e a colaborar com a sua melhoria, reportando aqui aplicações que funcionam ou não.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows RT
Download: Win86Emu 0.2 beta [8.15 MB]
Homepage: Fórum XDA-developers

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Dna
    Dna

    Eu pergunto-me é quanto irá custar o surface PRO, depois de ver os preços do RT..

    1. Avatar de rand
      rand

      Custará demais para o seu hardware e bateria, isso é certo

      1. Avatar de Fábio
        Fábio

        huuuuummm…. não. Ficará +- ao mesmo preço de um ultrabook (Podes ir ver as características de um macbook air). Mas tem touchscreen, maior resolução, caneta e pode ser utilizado como um tablet.

    2. Avatar de bernardo
      bernardo

      custa nos usa 1100 euros

  2. Avatar de Ana Narciso

    Vamos agora ver a resposta da Microsoft…

  3. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    O wine fará melhor serviço… em linux o faz.

    1. Avatar de Hugo Cura

      O que tem o Wine a ver com um emulador x86 para Windows ARM?

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        O Facto de já estar ser portado para Arm?

        Em breve estará disponível, oficialmente, Wine para arm, que será capaz de emular apps windows em arm.

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    Não obrigado. Não entendo o porquê de estar a instalar “tralha” num tabler. O conceito do RT é ser um tablet e estar otimizado para tal, não estar a correr milhentas aplicações, para isso tenho o meu laptop.

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    P.s: O meu Surface RT é para ficar “limpinho” de *exe’s, já muito tempo perco a fazer com que o meu laptop não seja inundado de lixo que as cenas “free” trazem atras.

  6. Avatar de tabonitota
    tabonitota

    Incrivél ver o que se pode fzr no mundo digital. Parabéns ao criador.

  7. Avatar de Zé

    LOL Era só o que faltava… instalar o wine para correr exes. em windows LOOOOLLL

    1. Avatar de Marco Pinheiro

      Não percebes nada do assunto, só pode. Se percebesses tinhas ficado calado e entendido que linux em ARM tambem não corre as aplicações de x86.

      1. Avatar de Nosferatu Arucard
        Nosferatu Arucard

        O Linux ARM pode correr qualquer programa Linux x86, MIPS, etc ou ate´ vice-versa se instalar o pacote qemu-user que e´ um emulator de uma CPU para outra de alto nivel.
        No caso particular ARM(host) para x86(guest), e so´ usar o comando qemu-i386 , e corres o binario incompativel da melhor forma possivel.

        1. Avatar de Marco Pinheiro

          Pronto, acredito que tenha razão. Mas de qualquer das maneiras, a situação é a mesma, tanto no windows como no linux: são necessárias aplicações/bibliotecas adicionais.

  8. Avatar de Tiago Carvalho
    Tiago Carvalho

    Excelente app!
    Mas, uma vez que não há uncionalidade openGL ou DirectX não é possível emular o bluestacks, correto?

    Cumps.

    1. Avatar de Tiago Carvalho
      Tiago Carvalho

      *funcionalidades

  9. Avatar de rita
    rita

    já tenho o Jailbreak, como intalo o x86?

  10. Avatar de pedro
    pedro

    alguem me esplica como instalo pokerstar no meu tablet surfece microssoft rt.