Windows 1.0 – Por mares nunca antes navegados!

39 Comentários

De forma a celebrar o 3º aniversário do Peopleware, mesmo com a falta de tempo que me atormenta, apresento-vos o Windows 1.0.

O Windows 1.0, como o próprio nome diz, foi a primeira versão final do Windows que na época foi vendida por $99. Este Windows na realidade não era um sistema operativo próprio mas sim um interface que fazia a ligação entre o DOS e o utilizador.


Este sistema operativo, que foi lançado a 20 de Novembro de 1985, necessitava como recursos mínimos o MS-DOS 2.01 256 KB de RAM e claro um disco rígido. O MS-DOS da altura só conseguía suportar 1 MB de aplicações tentando mesmo assim criar um sistema multi tarefa.

Os computadores dessa década (XTs) tinham apenas 512Kb de memória.

Primariamente este Windows foi lançado em 4 disquetes de 360KB cada, uma contendo o famoso jogo Reversi, um calendário, um bloco de notas, uma calculadora, um relógio, o “command prompt”, o Write, o Painel de Controlo, o paint, além de programas de comunicação.

Nesta altura já permitia a utilização do rato, o sistema de janelas e de ícones. Como ainda era a versão 1.0 não suportava a sobreposição de janelas.

Uma coisa que ficou também na história, foi a publicidade televisiva por parte da Microsoft com Steve Ballmer. Se olharmos agora para esta publicidade faz-nos lembrar a venda de artigos nas feiras ou nalgum leilão… o que faz a época!!!

Na publicidade, se repararem, aparece uma imagem de um Pontiac Trans-Am que nos anos 80 estava muito na moda devido à série Knight Rider (O Justiceiro em Portugal).

Licença: Freeware
Download: Windows 1.o [708.32KB]
Homepage: Microsoft

Partilhar:
Tags:

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo Ferreira

    99 dólares? Em 1985?

    Estou a ver que já na altura era vendido a preço d’ouro.

  2. Avatar de Aurèlio Pita

    LoL o visual é atractivo! 😀
    Até hoje em dia 99 dolares é caro quando temos linux sem pagar um tostão!

  3. Avatar de Machadix
    Machadix

    o Balmer já tinha aquele estilo inconfundivel

  4. Avatar de Hugo Cunha
    Hugo Cunha

    Esse video é mais parecido com a mais rasca das televendas que passam a vida a chatear-nos a cabeça.

  5. Avatar de Jeff Silva

    É uma relíquia. Usei muito o Windows 3.1. Bons tempos aqueles…não tinha internet mas tinha BBS. Abraços!

  6. Avatar de Shogun
    Shogun

    Link para sacar,quebrado 🙁

  7. Avatar de Kasakas
    Kasakas

    404 no download, é pena, queria ver isto 😀

  8. Avatar de Tuga
    Tuga

    É “olharmos” e não “olhar-mos”…

  9. Avatar de Joao Henriques
    Joao Henriques

    AHAH, parecem as televendas xD

  10. Avatar de Majesticskull

    E já naquele tempo começou com a famosa ‘Tela Azul’…

  11. Avatar de André
    André

    Ainda bem que gostam do artigo. Em relação à cor azul, a Microsoft sempre gostou muito dela. 😛
    Já agora, “Tuga”, se quiseres escrever um artigo para o Pplware está à vontade, já que es tão atento aos erros dos outros. 😉

  12. Avatar de Carlos MC
    Carlos MC

    A certa altura pensei que ele ia dizer 99 cêntimos, mas quem iria ser assim tão honesto…

  13. Avatar de P
    P

    O português está péssimo: erros de gramática e ortográficos! Não podias ter um mínimo de cuidado?

  14. Avatar de Nuno
    Nuno

    A ver o anuncio vem-me logo á memoria o estridentismo da vendilhice de banhas da cobra que os americanos tanto gostam. O capitalismo puro e duro

  15. Avatar de Vítor M.

    P não estarás a exagerar? O artigo apresenta um texto simples, a métrica está boa, o verso rima e a melodia salta no tom jocoso de um rendilhado literário.

    Mas e em relação ao artigo dizias que…..

  16. Avatar de Vitor Maceteiro
    Vitor Maceteiro

    Eu não sei escrever. Não sei apresentar um produto. Não sei usar a vírgula. No entanto, tenho um blog feito por novatos para novatos que explora o trabalho de programadores capazes e agrega notícias copiadas. Sou, portanto, o maior do blogging.

  17. Avatar de KaiserSoze
    KaiserSoze

    O título deveria ser “mares” e não “mar”

  18. Avatar de André
    André

    Penso que existe muita dor de cotovelo por parte de alguns utilizadores…
    Uma coisa será apontarem os erros que eventualmente possa ter dado e avaliarem o artigo, outra coisa é só tentar inventar algo para desvalorizar o trabalho de outrem.
    Eu a essas pessoas só lhes digo uma coisa. Se eventualmente acham que podem fazer melhor, porque não escrevem artigos para o Pplware? O Vitor com certeza que iría agradecer e os publicava se tivessem o minimo de qualidade aceitável.

  19. Avatar de Miguel Guerreiro

    Então o Windows 1.0 não era um Sistema Operativo era só uma interface, isso explica tudo, ainda hoje não é um SO 😀

    Quanto ao vídeo, que tal arranjar um do género mas com publicidade ao Vista?…

  20. Avatar de P
    P

    Como se pode ver por este “artigo”, o pplware publica mesmo sem o “mínimo de qualidade aceitável” (relativamente ao português).

  21. Avatar de André
    André

    “P”, então força. Mete-te ao trabalho e mostra do que es capaz que publicamos.
    Se achas que o Pplware que é assim tão mau, porque o frequentas?

    Ás vezes não percebo sinceramente não percebo certo pessoal…

  22. Avatar de André
    André

    Eu admito que existam erros no artigo mas foi como escrevi… foi a falta de tempo… além que outros erros, foi o vitor que os fez. 😛
    Mas não me interessa o que os outros invejosos dizem, só me interessa o que a maioria diz.

  23. Avatar de Vítor M.

    André deixa o P escrever mal… ele visita porque gosta do que vê. Temos de corrigir sim, e fazemos-lo porque reconhecemos e aceitamos a nossa falha, como as tem qualquer ser humano.

    O tempo é nosso inimigo, é um facto, mas como pessoas inteligentes tentamos melhorar, aceitamos a critica mas não aceitamos a idiotice da opinião vazia.

    Seja como for, agradeço as correcções e prometemos ser melhores.

  24. Avatar de Joao.c
    Joao.c

    como é que isto se instala

  25. Avatar de Duke
    Duke

    Cara você deve ter uns 20 anos ou menos para não saber que o win era uma GUI rodando no DOS. Acorda isso só é novidade para usuários leigos e pessoal novato na área. Até parece que nunca viu o win98 ….

  26. Avatar de P
    P

    Eu “escrever mal”? Vocês é que publicam erros ortográficos! Transformaram uma crítica construtiva (atenção à língua portuguesa!) numa ofensa pessoal: RIDÍCULO! “Idiotices de opinião vazia”??? “Inveja”??? Ai, tanto pedantismo em ASCII…

  27. Avatar de Claudio Osorio - Brasil
    Claudio Osorio – Brasil

    Senhores,

    Esta questão de se escrever mal ou falar errado está sendo aculturada principalmente pelo uso massivo da Internet. As pessoas passaram a abreviar palavras e a engulir o acentos pois é muito mais fácil assim.
    Porem, muitas vezes, falta mesmo é leitura, redação, ditado, etc. Acho que o português está realmente sendo deixado de lado como uma coisa importante e motivo de orgulho. Tínhamos vergonha quando percebíamos que escrevemos uma palavra errada ou erramos uma concordância verbal.
    Acho que o tempo escasso da vida moderna nos impede de irmos a fundo no preciosismo de um “falar perfeito”. Para piorar, a língua inglesa é muito fácil e a usamos todo o tempo na Internet, e muitas vezes me confundo: será que tem um H inicial ou não?
    Eu não sou tão jovem quanto vocês. Peguei desde o DOS 2.0. Escrevi controle de processos industriais usando assembler de PC-XT e atravessei o tempo das mudanças das controladoras de vídeo desde a CGA. Escrevi bibliotecas de uso gráfico para todas que saíram usando o núcleo do DOS 3.3, que foi uma maravilha de estabilidade.
    Quando surgiu o Windows, olhei aquilo e achei que era uma coisa imprestável já que era uma interface de baixa qualidade para o DOS. Usava quase toda a memória da máquina e a deixava lenta. Travava o tempo todo. Cheguei a dizer que aquilo nunca iria vender pois usava recursos demasiados. Não sobrava nada para os programas.
    Daí, apareceram os primeiros vírus, o Windows 3.1 e o resto da história vocês já sabem.
    Quanto ao português, seria maravilhoso que pudéssemos falar e escrever corretamente. Sei que cometo muitos erros também e considero uma das línguas mais difíceis tendo estudado inglês, alemão e francês. Apesar de ser importante, não considero que este seja o lugar correto para se fazer críticas às outras pessoas pois isto vai tirar o foco do que é importante e vai deixar algumas pessoas inibidas a dar sua opinião e trazer informações ao blog. Procurem escrever com zelo e esqueçam as críticas.
    Um abraço para todos do grupo,

    Claudio Osorio

  28. Avatar de Ricardo Silva
    Ricardo Silva

    boas eu tenho o vmware no portatil e gostava de saber como instalo este sistema operativo la.

  29. Avatar de prx
    prx

    Muito bom, só me lembro de apanhar o windows 3.11, este não é do meu tempo, pelo menos não do tempo em que eu me lembro de alguma coisa e muito menos do tempo em que ter um computador em casa era uma coisa banal LOL

    Só um reparo, e atenção não é uma correção de mandar a baixo, apenas para manter coerente aquela curiosidade final depois do video. O carro que aparece não é um trans am, mas sim um ferrari (penso que o gto, também ele dos anos 80). Mas ele também faz outra referência que ilustra bem a epóca, que é a referência a Miami Vice, julgo que ligado à famosa serie da época com este nome 🙂

    Bom artigo, bom trabalho, cumprimentos

  30. Avatar de Lokier
    Lokier

    Estou ctg Claudio Osorio. Será que posso abreviar ? :p

  31. Avatar de IceBurn
    IceBurn

    Vejam só como instalar o windows Vista em apenas 2 minutos!!
    I
    ncrivel!

    http://www.youtube.com/watch?v=FVbf9tOGwno

    lol

  32. Avatar de Luiz
    Luiz

    Não estou conseguindo baixar. Por favor arrumem o link

    Alguém tem os Windows 2.x, 3.x e NT? Estou atrás deles pra completar a coleção. Já tenho do 95 até o Vista.

    Obrigado

  33. Avatar de Elven
    Elven

    O link está quebrado 🙁
    Alguém poderia colocar algum mirror?

  34. Avatar de pÜnDriCH

    E ai galera, gostei muitísisimo de tudo o q encontrei aki.
    mas faltou o link pro download do windows 1.0..esta quebrado o ai de cima!
    eu estou a semanas atras dele e quero fazer um trabalho em cima dele..preciso mesmo muito dele!!
    alguem pode me ajudar????????
    obrgd desde ja. valeu!

  35. Avatar de Paulo Muffato

    Éh! Uma relíquia esse Windows, mt old mesmo x3 Meu pai me fala as vezes desses Windows.. Mas foi apartir daí q surgiu hoje a tecnologia dos Windows 🙂

  36. Avatar de Jefersson
    Jefersson

    Como instalar?