Wikileaks: Tem uma smartTV Samsung série F? Há más notícias…

20 Comentários

Há cerca de um mês a WikiLeaks revelou ferramentas que a CIA usa para espiar smartphones, computadores e até televisões. Relativamente as televisões, mais concretamente às smart Tvs da Samsung, a WikiLeaks disponibilizou hoje um documento que mostra como é possível espiar utilizadores através destes equipamentos.


No total são 31 páginas onde é mostrado passo a passo como é possível espiar através de uma smartTv Samsung. Este userguide, com o nome Weeping Angel, foi elaborado inicialmente pelo grupo MI5 do Reino Unido e a Birmingham Trainee Solicitors’ Society (BTSS), sendo depois partilhado com a CIA.

Este documento está a partir de hoje disponível publicamente no site da WikiLeaks (ver aqui). As instruções são direccionadas para as smartTv da série F, da marca coreana, para as quais foi desenvolvido um exploit que tem a capacidade de aceder ao audio do microfone embutido e também aos dados internos.

A “injeção” deste exploit numa TV Samsung terá de ser realizado através de uma pen/disco USB. A extração da informação pode ser para a própria pen/disco USB ou então acedendo remotamente aos conteúdos, através de uma ferramenta denominada Live
Listen Tool. 

 

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jose
    Jose

    Se têm que aceder primeiro fisicamente à TV já é diferente

    1. Avatar de RuiZ
      RuiZ

      Se isto é possível com uma pen USB, é literalmente meio caminho andado para fazerem mais um exploit que seja remoto.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Isso já está feito, mas tem de se meter o código lá dentro.

        PP

        1. Avatar de RuiZ
          RuiZ

          Essas televisões todas usam WebKit, muito provavelmente desactualizado, e na Samsung, flash também, há-de ter um exploit para chegar a execução de código remoto.

    2. Avatar de Douglas Ferreira
      Douglas Ferreira

      Para as pessoas “normais” essa notícia não é tão relevante. Mas imagine que a CIA estivesse espionando alguém, e essa pessoa fez a compra de uma dessas TVs; eles podem interceptar o produto antes mesmo de ser entregue ao cliente/investigado e implantar o exploit.

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      Obviamente é quase tudo hackeado com acesso físico. O que para eles não deve ser difícil entrar em casa das pessoas sem ninguém dar com é meter lá uma pen por 2 minutos.

  2. Avatar de RuiZ
    RuiZ

    Samsung é uma grande marca, faz tanques e tudo!

  3. Avatar de António Pereira
    António Pereira

    Série F … F de …

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Fortitude.

  4. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Tizen tem mais buracos que um queijo suíço.
    Não estou nada surpreendido com isto.

  5. Avatar de José
    José

    Depois do que o Snowden revelou, não tenho dúvidas que tenham acesso a quase todos equipamentos com acesso à internet

  6. Avatar de Pedro Dinis
    Pedro Dinis

    Mas que situação tão dramática…
    Mas o que é que isto interessa?
    Vão nos ouvir a comentar a novela?
    Preocupante só se formos terroristas , criminosos de qualquer espécie, a que segredos tao terríveis terão eles acesso para o utilizador comum?
    Teorias da conspiração em tudo, o medo de tudo é o que se consegue com a propagação deste tipo de notícias.
    Às vezes parece que querem que as pessoas voltem ao tempo das cavernas.
    O progresso tem coisas boas e más. É uma chatice, mas é o que é!

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Essa ideia está completamente correta, porém apenas tem um detalhe…
      Não achamos isto um “problema” muito relevante porque estamos a falar dos EUA, se a CIA fosse uma agência Russa já ninguém teria esta opinião.
      Temos aqui uma outra questão que é a intrusão. Uma coisa é acesso aos e-mail ou eventualmente acesso à localização do meu smartphone. Outra coisa é utilizar métodos mais intrusivos como ter um “olho” e uns “ouvidos” dentro de casa.
      Acho muito bem que pela segurança de todos alguns dados possam ser coleccionados, mas nunca ao chegar ao ponto de cada um de nós entrar involuntariamente num Big Brother.

      1. Avatar de rbnrdgz
        rbnrdgz

        exactamemte o que eu penso… tudo normal pela evolucao e pelo bem e seguranca da sociedade…. mas ha limites… nao quero hoje estar no soda a decidir com a minha mulher a compra de um novo carro e amanha recebeŕ emails e telefonemas das concessionárias com orcamentos para os modelos e cores discutidas

    2. Avatar de Nitro
      Nitro

      Eu percebi que és mais um que nada tem a temer. Isso é óptimo mas pessoas que assim pensavam pagaram caro por isso num passado não muito distante. Ainda que vivas em democracia, há sempre um risco de que aquilo que fazes ou dizes seja utilizado contra ti. Muitas vezes para outros motivos que nada têm a ver com justiça é verdade.

    3. Avatar de Alves
      Alves

      Direitos humanos
      Artigo 12º
      Ninguém sofrerá intromissões arbitrárias na sua vida privada, na sua família, no seu domicílio ou na sua correspondência, nem ataques à sua honra e reputação. Contra tais intromissões ou ataques toda a pessoa tem direito à protecção da lei.
      Para além de ser uma clara violação dos direitos humanos, uma violação da privacidade, uma privação da liberdade como pessoa, nem todos os Estados são democráticos, nem todas as sociedades são liberais, etc., mesmo que uma pessoa não cometa nenhuma ilegalidade, não quer dizer que no país onde vive, não cause embaraço à sua vida pessoal determinadas informações.
      Lembra-te que não está em causa apenas a tua vida pessoal, mas de todos os cidadãos, não olhes apenas para o teu umbigo, o facto de pensares que não tens nada a esconder, não se aplica necessariamente a todos.
      Para pensares um pouco mais sobre o assunto, deixo aqui uma reportagem:
      http://pt.euronews.com/2017/01/27/os-britanicos-perderam-o-direito-a-privacidade

      1. Avatar de bola
        bola

        É raro alguém comentar aqui com este grau de ponderação e atitude social (a maioria são fanáticos e etc), deixo já o meu agradecimento pela correta exposição do tema e a minha completa concordância.

      2. Avatar de Nitro
        Nitro

        Verdade, Alves. Temos uma Constituição legalmente aprovada e em vigor mas isso não basta. Há que exigir que seja aplicada e respeitada por todos, inclusivamente pelo Governo. Sabemos que nem sempre foi o caso nos últimos anos. Agora temos a vantagem de ter um especialista em Direito Constitucional como garante da aplicação da mesma – e espero que o meu professor se recandidatura o cargo – mas temos que ficar vigilantes e reividicar e exigir o cumprimento da nossa constituição. Quantos atropelos diários não sofre a nossa lei fundamental todos os dias, por vezes por parte de quem tem a missão de fazer respeitar e garantir os direitos nela consagrados? Há que continuar vigilante, e exigir que se cumpra. Todos os dias da nossa vida.

        1. Avatar de Alves
          Alves

          Exatamente, é dever de todos nós, fazer valer os nossos direitos, e acima de tudo não deixar que o trabalho árduo de centenas de pessoas, ao longo de séculos, seja esquecido, como é o caso dos direitos mais básicos dos seres humanos, declarações como; “que segredos tao terríveis terão eles acesso para o utilizador comum?”, ou “O progresso tem coisas boas e más.”, é de uma leviandade, e de uma falta de consideração para com as inúmeras pessoas que trabalharam, e continuam a trabalhar, para que sejamos livres, e se viva em democracia, os avanços tecnológicos não são sinónimo de perda/limitação dos nossos direitos/liberdade, nem nunca deverão ser. Quando os nossos direitos fundamentais, ou outros, não estão a ser respeitados, mesmo que seja pelo governo, podemos, e devemos, contestar, para que estes sejam garantidos, e isso depende de todos nós. Neste caso específico (notícia da TV da Samsung) os proprietários deviam exigir uma solução à marca, se ninguém reclamar, esta questão, não será um problema a ser resolvido, visto que, tal como diz o ditado; “quem cala consente”.

    4. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Pedro, se há pessoas que como tu não se importam tudo bem. Mas há pessoas como eu que se preocupam porque vêm o outro lado da moeda.

      A notícia está apenas a informar-te. Se não achas relevante, compra e cede a tua liberdade como achas justo. Mas não tentes convencer os outros a ir no mesmo barco porque lutou-se muito para se ter direitos, de privacidade e de escolha.