WiFi Profile Manager 8 – Gerir redes sem fios no Windows 8

30 Comentários

A gestão de redes sem fios era, até ao Windows 7, simples e de fácil execução. Tudo estava acessível numa simples janela onde podíamos adicionar, remover ou prioritizar as redes.

Com a chegada do Windows 8 e um suposto sistema mais inteligente de gestão, o acesso a essas redes foi retirado e agora não temos forma de as gerir através do sistema.

Mas graças ao WiFi Profile Manager 8 esta situação foi alterada e passamos a poder gerir as redes sem fios de forma livre e sem restrições.



A mudança que se deu no Windows 8 foi fruto da introdução de um sistema de gestão das redes sem fios mais inteligente e que recorre a métricas de ligação para verificar quais as redes que mais vezes nos ligamos e coloca-as no topo das preferências.

Ao aplicar este sistema, a Microsoft tirou o acesso à gestão das redes sem fios, deixando apenas disponível a capacidade de adicionarmos redes que necessitemos.

Com o recurso ao WiFi Profile Manager 8 vão poder ter de volta esses controlos adicionais que tanto jeito nos davam no Windows 7 e versões anteriores.

A interface do WiFi Profile Manager 8 concentra em si todas as informações disponíveis, não havendo qualquer botão de acção ou de configuração.

A informação que o WiFi Profile Manager 8 mostra o nome das redes configuradas, o modo de ligação, o tipo de ligação e a segurança dessa mesma rede.

Para cada uma das redes apresentadas podem ver o seu detalhe. Para isso apenas necessitam de clicar duas vezes em cima da sua linha e uma nova janela será mostrada.

Nessa janela será apresentada a mesma informação que a interface principal mostra, mas complementada com outra relativa à rede em causa.

O menu de contexto do WiFi Profile Manager 8 permite terem acesso a um vasto leque de funções adicionais. Podem definir qualqier uma das redes presentes como a default, reordenar cada uma delas na lista, removê-la, exportar ou importar por XML, ver as propriedades dessa rede ou simplesmente sair.

Usem o WiFi Profile Manager 8 para gerir as vossas redes sem fios no Windows 8. As opções que a Microsoft removeu estão presentes com esta ferramenta e a gestão destas redes fica assim facilitada.

Apesar de ser uma ferramenta criada para o Windows 8, o WiFi Profile Manager 8 é capaz de correr no Windows 7 e dar-vos as mesmas opções e funções.

Se usam com grande frequência as redes sem fios e necessitam de as alterar esta é uma ferramenta a ter presente.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 7/ 8
Download: WiFi Profile Manager 8 [51KB]
Homepage: WiFi Profile Manager 8

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de HP
    HP

    Por que é que as redes WIFI “WEP Shared” não são compatíveis com Windows 8 ?!?!?!

    Alguém sabe como contornar este problema?

    1. Avatar de HP
      HP

      Estou fulo!!!!!!!!! Atualizei para o Windows 8, perdi horas a otimizar o sistema de acordo com as minhas necessidades de trabalho e agora não tenho acesso à rede WIFI do trabalho… porque está configurada como WEP partilhada!

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Boas,

        Isso é transparente…ligas-te à rede e colocas a respectiva chave WEP:

        PP

    2. Avatar de Pedro Simões

      Já liguei o meu a várias e não tive qualquer problema.
      Onde te foi dada essa informação?

      1. Avatar de HP
        HP

        WEP “Shared” ou “Open”… WEP Open consigo ligar. A shared é que não!

  2. Avatar de João Marques
    João Marques

    Já tenho o windows 8 instalado à alguns dias e só por ter visto este post é que verifiquei que agora com o Win 8 já não é possível ver as redes às quais nos ligámos.

    Excelente trabalho Pplware por nos informarem 🙂

  3. Avatar de hendrix
    hendrix

    porque não dá para criar redes addhoc com o windows8?

  4. Avatar de Alexandre Ferreira
    Alexandre Ferreira

    Olha a famosa Eduroam… =D Iscte!

  5. Avatar de Ruben
    Ruben

    Alguém tem problemas em conectar à eduroam em WPA2? Na ESTG ipleiria ninguém anda a conseguir ligar-se.

    1. Avatar de rand
      rand

      Eu ligo-me sem problema algum

      1. Avatar de famontPT
        famontPT

        No meu também não dá de maneira nenhuma!

  6. Avatar de Alexandre Ferreira
    Alexandre Ferreira

    Eu já consegui no ISCTE, tive foi de esquecer a rede e definições antigas que tinha migrado do Windows 7 e fazer a configuração novamente…

  7. Avatar de Ricardo Oliveira
    Ricardo Oliveira

    Eu não consigo ligar à eduroam. Alguém me consegue dizer o que fazer? Diz que não identifica a rede…

    1. Avatar de rand
      rand

      instalar o certificado e (talvez, já não em recordo muito bem) reiniciar o computador

  8. Avatar de jedi
    jedi

    boa dica/ artigo. vocês podiam era fazer uma artigo de como montar um ISO/VHD no windows 8, não é muito fácil e para acho que uma das melhores funcionalidades que windows tem mas nao é muita transparenete. brigado 😉

    1. Avatar de João Gouveia
      João Gouveia

      Não é facil? sobre qualquer ficheiro de imagem (.iso por exemplo) clicas com o botão direito e aparece logo a opção de montar imagem…simples

  9. Avatar de jedi
    jedi

    boa dica/ artigo. vocês podiam era fazer uma artigo de como montar um ISO/VHD no windows 8, não é muito fácil e para acho que uma das melhores funcionalidades que windows tem mas nao é muito fácil. brigado 😉

    1. Avatar de Gustavo Marques
      Gustavo Marques

      jedi o mount dos ISO/VHD é extremamente fácil, basta carregar com o botão direito do rato em cima do ISO/VHD e escolher “Mount” (não tenho a certeza qual será a expressão em PT).

      Para fazer o unmount, temos que expandir a ribbon e tens lá a opção “Drive” e fazes “Eject”

  10. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    Não dá para criar redes ad-hoc no Win8?!?

    1. Avatar de Gustavo Marques
      Gustavo Marques

      Isto sim é bem mais tricky do que a parte dos ISO’s…

      Não dá para fazer por gui como antigamente, tens que usar a ferramente netsh através da linha de comandos do Win

      Mas é qualquer coisa como (numa linha de comandos)

      Criar a ligação:
      netsh wlan set hostednetwork mode=allow ssid=LigacaoAdHoc key=password

      Iniciar a ligação:
      netsh wlan start hostednetwork

      Parar:
      netsh wlan stop hostednetwork

      não…não é mto prático não…

  11. Avatar de Nelson
    Nelson

    Como me ligo a minedu da minha escola? tenho tido problemas na ligação

  12. Avatar de Stephanny Martins
    Stephanny Martins

    Comprei um note esses dias com Windows 8, porem a internet nele esta péssima! Mesmo com sinal bom, ele demora muito a carregar, ou então nem carrega.. o face nem abre! Será alguma configuração? Me ajude por favooor!

  13. Avatar de Miguel Batista
    Miguel Batista

    Desculpe, lá desenterrar isto mas estive a testar e não funciona. O meu Windows 7 não guarda as definições IP das redes sem fios. Passo a explicar na empresa tenho uma rede com IP fixo, e em casa com IP automático. Sempre que preciso de me ligar a uma rede sem fios à qual já me liguei e configurei tenho que andar a alterar manualmente os IP’s, ou para automático ou para manual.
    Este software não deveria fazer esta gestão?

  14. Avatar de Vlademir brito
    Vlademir brito

    Alguém sabe me explicar como posso ligar o WEP “Shared” no Windows 8 ?

  15. Avatar de everton
    everton

    ei cara pq n atualiza eu fecho abro de novo e fica as mesmas redes pq em responde pfv agradeço :/

  16. Avatar de everton

    como reseta? tipo fica sempre as mesmas redes o que faço ajuda pfvvv.agradeço :/

  17. Avatar de Cláudio Gutierres
    Cláudio Gutierres

    Não consigo criar ou ver redes had oc no windows 8, este programa resolve o problema?