Vuze 4.2.0.4

19 Comentários

Por Pedro Soares para o Pplware
O cenário é simples de perceber, provavelmente até é comum a muitos dos que me estão a ler. Há uns dias estava a “tentar” organizar uma colecção que pessoalmente prezo bastante… ora deixa cá ver, aquele álbum, fulano pediu, eu emprestei o outro foi o beltrano que pediu e eu emprestei e os dois que faltam aqui… não me lembro ou já não estou com a pessoa há algum tempo!  Solução?

Lá vou eu aos torrents. Então comecei por abrir o µTorrent… mas dei por mim a pensar no Vuze. Bom daí para a frente uma relação duradoura. Propus ao Vítor uma chamadinha a este software, visto já há anos não se fala nele. O Vítor contrapôs com o convite a apresentar o post. Aceite!

O que é o Vuze?
Este nome provavelmente é estranho a muitos, mas se vos falar de Azureus, trará muitas recordações a muitos de vocês correcto?

No “longínquo” ano de 2003, onde tudo era muito mais simples do que agora, o Azureus era o Cliente Bittorrent de excelência, no entanto a sua construção em Java davam-lhe um ar pesado e balofo mas continuava a ser muito utilizado. Veio o ano de 2007 , o seu nome mudou definitivamente para Vuze e a partir daí foi esquecido por muitos.  Eu como gosto de por vezes dar uma olhada em software que já não uso há muito tempo, dei o braço a torcer e decidi usá-lo.

Antes de mais, deixo o aviso que ao instalarem devem fazê-lo com cuidado, isto porque não devem instalar aquelas barras no browsers, enfim, um pouco do que se passa também com o µTorrent, que é por vezes aborrecido.

Comecei por achar o programa bastante interesante gráficamente e reparei que era uma aplicação que tentava tornar tudo aquilo numa comunidade all-in-one do mundo dos P2P.

Além da capacidade de pesquisar por torrents, nos mais conhecidos trackers, este descarrega-os automaticamente e ainda beneficiamos da denominada Vuze HD Content. Temos acesso a vídeos de alta qualidade, que qualquer um pode inserir, usando-a como sistema de partilha, o vídeo é descarregado para o nosso computador e partilhado depois com outros utilizadores que também o desejem, é engraçado saber que os grandes estúdios colocam os trailers dos seus filmes nesta rede

E a lei do dar para receber? Aí entra o bom senso de cada um. Tambem podem colocar o vosso conteúdo e ter algum lucro com ele. Consultem o site do Vuze para mais informações.

Tem a capacidade de criar o vosso próprio tracker para distribuírem conteúdos de grande dimensão para os amigos e familiares, por exemplo. Eu esta função ainda não explorei, portanto não me posso alargar muito, mas será útil a muita gente, digo eu.

Uma funcionalidade que achei também interessante foi o das subscrições, que nos permite ser informados quando surja novo conteúdo nos trackers. Para quem gosta de series, este recurso pareceu-me muito interessante.

Mas o que mais me chamou atenção foi uma tab que dizia Devices, pelo que eu percebi, está agora a ser implementado um sistema que permite converter os filmes e afins descarregados pelo vuze, para formatos compatíveis com vários dispositivos: iPod, iPhone, TV, etc…, no entanto não possuindo estas ferramentas não consegui testar a sua qualidade. Certo é que ainda está em fase beta, algo de novo será de esperar nos próximos tempos.

Resta-me referir que tem suporte a um grande leque de plugins tudo a vontade do freguês. Creio que já muito foi dito, deixo o resto para explorarem, sem esquecer de dizer que este programa de certo modo é um “papão de recursos”.

Deixo em baixo as suas características:

  • Capacidade de partilhar torrents com os amigos e receber «friend boosts»
  • Download de conteúdo de alta qualidade e oficial da Vuze Network.
  • Chatting entre amigos
  • Comentários classificações avançados
  • Busca de conteúdo
  • Publicação de conteúdo
  • Exportar media para dispositivos externos
  • Entre muitas outras características deste tipo de programa

Agora é a vossa vez, deixem a vossa opinião, principalmente de todos os que utilizam este software.

Licença: GNU General Public License
Sistemas operativos: Windows/Mac/Linux
Download [win]: Vuze 4.2.0.4 [9.67MB]
Download [mac]: Vuze 4.2.0.4 [10.39MB]
Download [linux]: Vuze 4.2.0.4 [13.25MB]
Homepage: Vuze

Partilhar:
Tags:

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de carlos rajas
    carlos rajas

    Ok, ja usei e gostei embora seja bastante pesado… valeu !

    delaorden9.com

  2. Avatar de Miguel Pinho
    Miguel Pinho

    Vou experimentar 🙂

    P.S.: HARRY POTTER! lol

  3. Avatar de RAphaeli
    RAphaeli

    Já usei, um pouco pesado. Mas muito bom.

  4. Avatar de Carlos Oliveira
    Carlos Oliveira

    Uso normalmente, é excelente. Aprovo e recomendo.

  5. Avatar de Sidnei
    Sidnei

    O uTorrent atente a minha necessidade, mas esse programa parece ser muito bom.

  6. Avatar de ajbadboy
    ajbadboy

    Quando estiver finalizado dá aqui uma apitadela. Parece interessante. é pena é esse género de p2p serem geralmente muito pesados e é nisso que o utorrents ganha, a sua simplicidade deixa-o leve.

  7. Avatar de Darth vader

    Não tenho menor duvida de que o Vuze seja ótimo bittorrent client mas estou usando o qBittorrent e satisfaz minhas necessidades.

  8. Avatar de Kekes

    Bem, é um aplicação que me supreendeu pois a ultima versão que eu tinha testado não estava assim nada de especial, só peca por ser pesado, mas hoje em dia toda gente tem montes de ram, creio que o facto de ser leve ou pesado em termos de ram muitas vezes não é importante. Tem muita função que muita gente não usa mas se não a tiver é que não usa mesmo 😉

    PS: Por acaso quando andei a procura dos links para linux, não me aparecia o do Vuze, só do engine azureus, o que eu extranhei por ser em java, mas estava a ver no sitio errado.

  9. Avatar de Demon
    Demon

    é o meu cliente de torrent preferido, não o troco por nada.

  10. Avatar de CarlosMC
    CarlosMC

    Que acham do Shareaza como substituto do utorrent e do emule?

  11. Avatar de Cosme Benito
    Cosme Benito

    Eu sou um dos que usava o bom velho Azureus. Sempre foi fiável e a performance não era tão pesada quanto isso. Quando se mudou para o Vuze perdeu o interesse, para mim. É verdade que é extremamente completo, versátil e satisfaz com certeza todas as necessidades dos seus utilizadores mas não preciso nem de metade das suas funcionalidade prefiro o “levezinho” uTorrent.

  12. Avatar de Kodiak
    Kodiak

    O que se passa com o emule? a pesquisa agora é uma porcaria.
    Quais os sites onde posso encontrar o torrents organizados como nos sites com links ed2k?
    Kodiak

  13. Avatar de sonoro
    sonoro

    Kodiak

    http://sharereactor.com/
    sharetuga
    tugashare
    donkeyheaven
    scarymule.
    dvd ed2k

    etc..

  14. Avatar de Kodiak
    Kodiak

    Obrigado Sonoro.
    Só não conhecia o sharereactor.
    Queria era mais de torrents e não de ed2k
    Kodiak

  15. Avatar de mythic
    mythic

    ja uso ha uns anitos o vuse e estou satisfeito testei varios ,o problema do “peso” entrei num site que falavam dele e de como o configurar tornando-o mais rapido na interface e nos donwloads e upload lembro-me de ter feito isso no meu e resultou ,pois estou com download muito mais rapidos ,tentem usar tambem o Azureus SpeedUp Pro da uma ajudinha a velocidade.quanto ao site de onde tirei a configuraçao pra o por mais rapido ,sinceramente nao me lembro dele ,so sei que era brazileiro e que dizia que muitas pessoas instalam e pronto ,o problema e que nao o configuram ,bom sorte

  16. Avatar de mythic
    mythic

    o meu tambem andava lentinho ,acidentalmente entrei numa pagina brazileira e la tinha como torna-lo mais rapido ,em termos de iniciar,inteface ,download ,fiz o que la dizia e o meu aumentou a velocidade ,atingi 76kb/s e antes nunca tinha passado dos 17kb/s (gta4 a sair !),nao me lembro da pagina ,o autor dizia la que nos instalamos e ja esta ,ninguem se lembra de configurar as coisa dai muitas reclamaçoes ,tentem tambem usar o ” Azureus SpeedUp Pro “ajuda a melhorar a velocidade um pouco ,e chato que nao se minimiza ,arrasto-o pra um canto do ecra.boa sorte

  17. Avatar de Luís Santos
    Luís Santos

    Eu comecei a usar o Vuze recentemente por causa da Xbox 360.
    Como tenho a consola ligada à rede, ao arrancar o Vuze vi que nessa parte dos Devices aparecia a consola. Dá jeito porque podemos pegar nos filmes e isso na nossa “library” e “prepará-los” para a Xbox através duma opção chamada “transcode for device…”.
    Depois é só ir à Xbox e, na parte da rede, escolher o Vuze. Temos á o conteúdo disponível 🙂

  18. Avatar de Thiago
    Thiago

    adoro o Vuze. Perfeito pra quem acha que a tecnologia foi feita para facilitar e nào dificultar a vida das pessoas.

    Apenas estou com problema para o xbox rodar os filmes convertidos. eu arrasto o arquivo de video e ele faz a conversão de um filme todo em 1 segundo. mas mesmo o xbox achando o arquivo. quando mando reproduzir, o xbox avisa que precisa de uma atualização. porem a tal atualizaçào não aparece. alguem teve o mesmo problema? alguem sabe como repara-lo?

    obrigado