VLC Media Player 1.1.0 – Um Player Completo

25 Comentários

Face à crescente popularização dos smartphones e de outros dispositivos multimédia com capacidade de gravação de imagem e som, tornou-se fundamental possuir uma estrutura de reprodução de formatos multimédia, capaz de assegurar transversalmente a reprodução, com qualidade, desses conteúdos.

Os players nativos dos sistemas operativos, ainda não são uma alternativa “válida” para os muitos formatos que povoam a Internet e para os formatos que nós próprios utilizamos, nos diversos dispositivos lúdicos (xbox, ps, iphone, ipod, wii, smartphones, etc…) usamos. Necessitamos de um player “a sério”.

VLC Media Player

O VideoLan Client (VLC) Media Player é um reprodutor multimédia de código aberto. Possui suporte a vários formatos de vídeo, como MPEG1, MPEG-2, MPEG-4, DivX, DVD, VCDs, etc. e áudio como mp3 e wav. Saiu agora a versão final 1.1.0 que, como já havíamos falados, traz como principal novidade a introdução do acelerador gráfico.

Este VLC tem suporte a vários protocolos de streaming, podendo ser usado como servidor de vídeo numa rede de alta velocidade. Possui suporte a transmissão em unicast ou multicast. Além disso, opera em redes IPv4IPv6.

O VLC tem versões para vários sistemas operativos, tais como Windows, Mac OS, FreeBSD, GNU/Linux, BeOS, entre outros e possui suporte a vários protocolos como UDPHTTP, RTP, etc.

Esta nova versão, agora também compatível com o formato WebM (novo formatos vídeos em HD desenvolvida pela Google), traz melhorias no suporte para streaming e incluiu também suporte à muito falada nova versão do HTML, o HTML 5.

Descodificação HD

Hoje em dia a acalorada controvérsia e a exigente necessidade de protocolos de qualidade excelente para acolher vídeo HD, não intimidou o VLC e este apresenta as últimas novidades sobre H.264.

VLC 1.1 deverá também resolver problemas do tipo:

  • Descodificação mais rápida via CPU, especialmente no Windows,
  • Descodificação por GPU no Windows Vista/7 e em Linux,
  • Descodificação DSP com OpenMax IL embutido no Linux, do tipo Maemo.

Informação técnica adicional
Formatos de Vídeo

MPEG-½, DIVX (½/3), MPEG-4 ASP, DivX 4/5/6, XviD, 3ivX D4, H.261, H.263 / H.263i, H.264 / MPEG-4 AVC, Cinepak, Theora, Dirac / VC-2, MJPEG (A/B), WMV ½, WMV 3 / WMV-9 / VC-1, Sorenson 1/3 (Quicktime), DV (Digital Video), On2 VP3/VP5/VP6, Indeo Video v3 (IV32), Real Video ½, Real Video ¾

Formatos de Áudio

MPEG Layer ½, MP3 – MPEG Layer 3, AAC – MPEG-4 part3, Vorbis, AC3 – A/52 (Dolby Digital), E-AC-3 (Dolby Digital Plus), MLP / TrueHD, DTS, WMA ½, WMA 3, FLAC, ALAC, Speex, Musepack / MPC, ATRAC 3, Wavpack, Mod (.s3m, .it, .mod), TrueAudio (TTA), APE (Monkey Audio, )Real Audio, Alaw/µlaw, MIDI, LPCM, ADPCM, QCELP, DV Audio, QDM2/QDMC (QuickTime), MACE

Comandos
  • Ctrl + M – Menu do DVD
  • T – Mostrar o tempo
  • F – Ecrã Total
  • Ctrl+Q – Sair
  • Ctrl + seta para cima/ Ctrl + seta para baixo – Aumenta/ diminui volume
  • M – Sem som
  • + – Mais rápido
  • – Mais devagar.

Haverá mais para falar deste player, acima de tudo é útil referir que em qualquer sistema operativo (Linux, Windows ou Mac), apresenta performances excelentes, podendo substituir sem qualquer problema, os players nativos. Ficará a ganhar de certeza em agradável experiência de utilização.

Licença: GNU
Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac
Download: VLC 1.1.0 [18.59MB]
Download [linux]: VLC 1.0.0
Download [mac]: VLC 1.0.5 [40.41MB]
Homepage: VideoLan

Partilhar:
Tags:

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sun II
    Sun II

    Finalmente DXVA!

  2. Avatar de a Friend®

    Este player está a atingir uma maturidade incrivel, está bastante rápido e estável em qualquer plataforma, e o desempenho HD muito melhorado mesmo.

    E usar com o iPhone com o VLC Remote é a cereja no cimo do bolo 😀

    1. Avatar de Rammy
      Rammy

      Outro dia testei-o para Linux, a par do Miro… Uma coisa que não gostei nada foi que se eu clickar directamente no vídeo não pausa o vídeo… Tipo o YouTube ou o Media Player Classic. Acho que isso é uma função fundamental, e já basta bem que o VLC tenha uma interface terrível de usar e tenha lag que se farta, agora não dá para pausar facilmente… Tss…

      1. Avatar de a Friend®

        Normalmente uso sempre o SPACE para Play/Pause.

        Este VLC está bastante melhor que os antecessores. No Mac sempre teve uma interface mais apelativa que no Windows, mas agora tenho usado um tema que vem já pré-instalado e acho-o bem mais apelativo (no Windows).

        No Ubuntu costumava ter problemas, mas nada de mais, e penso que estava mais relaccionado com os drivers que propriamente com o VLC….esta ultima versão ainda não testei lá.

        1. Avatar de Ryan
          Ryan

          No ubuntu nao ha melhor leitor de ficheiros de video que o VLC. Ja usei montes de aplicacoes e acabo sempre por me voltar para o VLC. Ha coisas excelentes na concorrencia mas acho que o produto deste artigo e mesmo muito bom.

      2. Avatar de -_-'
        -_-‘

        Isso não é fundamental camarada. Fundamental é o Espaço.

      3. Avatar de Nuno José
        Nuno José

        Fazer pausa no ecrã é das piores funcionalidades que existem para mim…

  3. Avatar de paulo
    paulo

    Uso-o ligado à televisão, muito bom!

  4. Avatar de Ricardo Homsi

    Qual o melhor, em vossa opinião: VLC ou KMPlayer?

    1. Avatar de taralhoco
      taralhoco

      Nem um, nem outro: GOM player! Testem e comparem, verão que não se decepcionam. 😉

    2. Avatar de -_-'
      -_-‘

      A minha experiência diz KMPlayer. Até em filmes 1080p comporta-se sem soluços. Agora, ainda não experimentei recentemente o VLC, farei isso quando acabarem os exames.

    3. Avatar de mmick
      mmick

      Esta última versao ainda nao testei mas os meus players de eleiçao sao o KMPlayer e o GOM (quando algo nao funciona no KMP). Eu com o KMP ou GOM bem “arranjados” consigo ler com ZERO falhas MKV 720p (som DTS) num ATOM N280 (Intel 950) e 1080p (som DTS) num Celeron Core Duo a 2.4Ghz.

      Resta experimentar este VLC 1.1.0 a ver como se porta mas pessoalmente acho o VLC muito “despido” graficamente e a nível de opçoes de cortar barras pretas, aumentar imagem, alterar opçoes de som, etc muito limitado.

    4. Avatar de transik

      ja uso o kmplayer (no win) uns anos, problemas 0, abre tudo ent os HD abria mem tudo. O vlc e melhor para mac, se bem que se existisse kplayer para mac mudava sem pensar 2 vezes. mas atenção vlc tmb é um bom player mas no meu top ta em 2 lugar.

  5. Avatar de Megaknight
    Megaknight

    O Media Player Classic também é open-source, lê tudo e já suporta DXVA à imenso tempo. É uma excelente alternativa ao VLC.

    1. Avatar de jmtdstoc

      Em Windows só uso o Media Player Classic. Tem o aspecto do Windows 2000, que sempre adorei, sem skins, temas ou similares… enfim… gostos.
      Juntamente com o k-lite codec pack lê todo o tipo de ficheiro multimédia que “lhe mando para cima”.

      1. Avatar de -_-'
        -_-‘

        Mas há que evoluir camarada.

  6. Avatar de nervaise
    nervaise

    Boas!

    Tambem posso afirmar que o VLC permite a captação e descodificação do sinal da nova TDT (desde que associado a uma placa TV MPEG4, claro), e que tem uma funcionalidade brutal, para ver um ISO de um DVD basta arrastar o ISO para a janela do VLC e ele começa a bombar! como diria o nosso “amigo”, PORREIRO PÁ! lol

  7. Avatar de miguel71
    miguel71

    O único se não é que não se encontram funções importantes tais como rodar, fazer a ligação a outros videos para fazer um filme,
    eu tenho videos no tlm que precisam de rodar e depois juntar a outros videos.

  8. Avatar de Psyco

    VLC é muito completo. Permite por exemplo efectuar marcação dscp, definir ttl’s … muito versátil e altamente configurável.

    b1bpt@fiambre.dsi.uminho.pt

    1. Avatar de jmtdstoc

      A tua descrição fez-me perceber porque é que nunca gostei do VLC.
      Para quem só quer ver ou ouvir ficheiros multimédia, tem muitas opções…

      1. Avatar de Xavier Orkall
        Xavier Orkall

        @jmtdstoc. O visual do VLC é até muito simples. Tu olhas e só vês os botões de play, pausa e som. Tudo o resto está em menu de contexto. Mais simples do que isto? Non ecziste!

  9. Avatar de user
    user

    @ Vítor M:

    Esta versão também trás suporte para o google WebM, que trocado por miúdos a novidade é mesmo o suporte para VP8.

    http://www.webmproject.org/

  10. Avatar de JMCS
    JMCS

    Até agora não gostei quase nada dele pois a barra temporal não tinha resolução nenhuma: Quando tentava posicionar um pouco mais à frente num filme dava um salto enorme.

    Nesse aspecto o KMPlayer é muito mais eficaz indicando em que tempo do filme me estava a posicionar ao clickar naquela posição ao deslocar o cursor do rato na barra temporal.

    No meu TOP, o KMP está no topo, e o VLC está umas posições abaixo, inclusive do MPlasyer-Classic.

  11. Avatar de Balzakiano
    Balzakiano

    Não tem geito entra versão e sai versão e não conseguem colocar uma cara mais bonita e amigavel nessa droga de player será que é tão dificil assim colocar um skin padrão mais amigavel???
    Acho que não!!! oque falta é vontade e vergonha na cara!!!
    Já que todo mundo diz que é o melhor player do mundo porque tbm não ser o mais bonito e mais facil tbm????