Visual Studio 2015 CTP 5 está disponível para download

24 Comentários

Uma das melhores e mais completas plataformas de desenvolvimento pertence à Microsoft e chama-se Visual Studio. Hoje a Microsoft anunciou, na página do produto, a disponibilização da versão Community Technology Preview 5 (CTP 5) que inclui várias inovações e melhorias.

Quem quiser experimentar é só fazer download!

visual-studio


A framework .NET, criada há mais de 12 anos,  é uma das plataformas de desenvolvimento mais usadas em todo o mundo.

Hoje a Microsoft anunciou a versão Community Technology Preview 5, uma versão de testes, que se destaca por trazer uma nova Timeline, uma nova área de diagnóstico de desempenho de aplicações baseadoas em WPF (Windows Presentation Foundation), algumas actualizações das funcionalidades para ASP.NET e também mudanças no serviço associado à linguagem XAML.

Nova Timeline

Com esta nova Timeline, facilmente o programador por ter uma ideia da performance da aplicação desenvolvida. Através desta Timeline, facilmente percebemos quanto tempo a app necessita para preparar a interface gráfica, activar serviços de rede, necessidades de acesso ao disco e também de memória RAM, etc.

timeline

APS.NET

Como referido, esta versão traz também algumas novidades ao nível do ASP.NET 5, para melhorar a experiência do programador e aumentar a performance. Por exemplo, é possível escolher qual o browser a utilizar durante a versão de desenvolvimento.

asp

Sendo esta uma versão de testes do Visual Studio 2015, é aconselhável que não a instalem em máquinas em produção.

É programador? Que plataforma costuma usar para desenvolvimento?

Download: Visual Studio 2015 CTP 5: EXE | ISO

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Daniel
    Daniel

    Sempre vai sair a versão para mac? Cumprimentos.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Para Mac e para Linux…ouvi dizer 😀

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Isso era tão bom 😀 não há previsão para quando? 🙂

        1. Avatar de int3
          int3

          O código do dotnet foi aberto.
          A dotnet foundation agora está a fazer os possiveis para lançar um SDK multiplataforma.
          http://blogs.msdn.com/b/dotnet/archive/2014/11/12/net-core-is-open-source.aspx

      2. Avatar de Nuno Vieira
        Nuno Vieira

        Que eu saiba, apenas os runtimes vão sair para as diferentes plataformas. o IDE continuará a funcionar em apenas Windows.

  2. Avatar de Panhonhas
    Panhonhas

    O qt está a anos luz da Visual Studio…

    1. Avatar de nao sou hater
      nao sou hater

      O visual studio é só o melhor IDE do mundo de LONGE
      E infelizmente já não trabalho com ele

      1. Avatar de joao
        joao

        Prefiro XCode para mac. Já usei ambos e Xcode tem muito potencial.
        A timeline como aqui referida já vem incluído no Xcode ha mais de 4 ou 5 anos.

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          O que até calha bem, porque o Visual Studio só corre no Windows…

          😛

          Agora a sério, O Visual Studio nunca foi vocacionado para desenvolvimento de aplicações onde a performance em tempo-real é importante (ou seja: jogos) por isso algo como o timeline não fazia grande falta. Já o Xcode tem de servir para desenvolver jogos, visto ser a única forma de os desenvolver para o iOS.

          Dito isto, parece-me claro que a Microsoft está a olhar para os jogos com outros olhos, e não só por causa da Xbox. Eu se fosse os senhores da Sony ou da Valve estaria a ficar preocupado a esta hora…

    2. Avatar de Professor Marcelo
      Professor Marcelo

      Português por favor! Não percebi essa frase…

      1. Avatar de Joao
        Joao

        Ele refere-se ao editor QtCreator

        1. Avatar de int3
          int3

          IDE e compilador e SDK. não se esqueçam que é um framework o Qt.

    3. Avatar de Manell
      Manell

      o do mac e mto melhor que o do windows…mas de longe

      1. Avatar de Panhonhas
        Panhonhas

        Depende do menu que escolheres. Por acaso gosto bastante dos cheeseburgers!

      2. Avatar de Nuno Vieira
        Nuno Vieira

        Que queres dizer que trabalhar em Qt no Mac é melhor que no Windows? Ou que o Xcode é melhor que o Visual Studio?

  3. Avatar de Daniel
    Daniel

    Em relação à parte de ser permitido escolher o browser a utilizar durante a versão de desenvolvimento, isso já é permitido desde o VS 2012. Pois eu ainda uso o 2012 e isso já é permitido.

  4. Avatar de David Ferreira
    David Ferreira

    Bem VS já é 5* se juntarem o devexpress fica 10* lol

    Já uso os 2. Mas ainda estou na versão 2012 no work.

    Em termos de projectos será compatível com versões anteriores ou tenho de modificar o ficheiro de configuração do projecto?

  5. Avatar de Daniel
    Daniel

    VS 2013 neste momento, integração com Office, SharePoint, SQLServer… é algo de fantástico.

    Basicamente todo o ambiente Microsoft… ainda não experimentei a parte do windows phone infelizmente.

  6. Avatar de Tiago
    Tiago

    Melhor IDE à face da terra. É um prazer programar no universo Microsoft. Quem diz o contrário é fanático do linux.

  7. Avatar de Tiago
    Tiago

    Para desenvolvimento .NET em MAC uso Xamarin. E não tens que usar IIS para deploy das web apps. Podes usar nginx, apache, etc.

    E funciona muito bem.

  8. Avatar de PP
    PP

    Alguém conhece alguma funcionalidade similar a esta “timeline” no NetBeans?

    1. Avatar de PP
      PP

      Para usar com php…

  9. Avatar de int3
    int3

    Se for para usar ASP.NET e VB e C#, sim VS é incrivel.
    Se for para usar C/C++, pff, temos Qt 1000x melhor. Por não falar que Qt usa XML (QML) para fazer a parte grafica. é muito bom.