Vista – Controle os pontos de restauro

5 Comentários

Os pontos de restauro e a possibilidade de restaurar o sistema para uma determinada data, onde o nosso computador estava operacional, proporcionou um salto tremendo nas opções de segurança do Windows.

No Windows Vista, a ferramenta que conhecíamos do Windows XP foi “redesenhada”. Bom, não sei se foi para melhor, mas tem uma forma diferente de criar pontos de restauro.


Como a aplicação é gerida pelo sistema operativo, esta apenas cria pontos de restauro quando o sistema lhe ordena. Na minha opinião, nós utilizadores, deveríamos ter ali à mão uma ferramenta para gerir esse “timming”.

CSRF (Change System Restore Frequency)
é uma ferramenta que lhe permite alterar a frequência com que o Windows faz os pontos de restauro.

Manualmente poderíamos ter acesso a esse controlo utilizando o registo do Windows. Se navegar até:
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\SystemRestore.

… encontrará aqui dentro as várias chaves que controlam a cadência de criação desses pontos.

Mas estava a falar do CSRF, pois é muito mais simples agendar pontos de restauro sem ter de abrir o registo do Windows.

Não necessita de ser um expert para dominar esta pequena ferramenta, apenas defina o intervalo de tempo e aplique os valores que colocou no campo dos dias, horas, minutos e segundos, depois carregue no botão “Change System Restore Frequency” e pronto já está!

Esta opção, no Windows Vista pedirá permissões de administrador, caso não as tenha não conseguirá activar a aplicação. No Windows XP deverá ter instalado o .NET Framework 2.0.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista
Download: CSRF 1.0.0.0 [121.35KB]
Homepage: Vista4beginners

Partilhar:
Tags:

Comentários

5

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Bastos
  2. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    Foi sem dúvida a grande invenção da M$.

  3. Avatar de thesubsidal
    thesubsidal

    Sinceramente acho a opção restauro do sistema, para mim um bocado inútil. Desde que tenha um bom anti-vírus e anti-spyware e limpador de registo e cuidado com o sistema operacional evitando ao máximo erros comuns, não vejo a utilidade. Por isso mesmo tenho sempre este serviço desactivado pois só me consome recursos. E das poucas experiências que tive a tentar restaurar o sistema só me dei mal.

  4. Avatar de aver
    aver

    Ora aqui está uma forma de utilizar os pontos de restauro:

    – quando se muda a password de uma conta de utilizador e se esquece a nova password;
    – quando se apaga uma conta de utilizador

    acedendo aos pontos de restauro a partir do DVD de instalação do Vista (ou de um CD de reparação)

    http://www.howtogeek.com/howto/windows-vista/how-to-regain-access-to-your-administrator-account-in-windows-vista-using-system-restore/

  5. Avatar de Nuno

    Muito bom!

    Vou utilizar.

    Já agora… há possibilidade de limpar o espaço em disco criado pelos pontos de restauro?

    PS:
    Agradecia a resposta para o e-mail. 😉

    Obrigado