VirtualBox 4.0.0 Beta 2 disponível

21 Comentários

Uma das coisas da qual sou bastante adepto é da virtualização. Gosto de ter o meu sistema operativo de raiz mas também gosto de testar outros e aí a virtualização é uma tecnologia fantástica. Basicamente passamos a ter dentro da mesma máquina física, um conjunto de máquinas virtuais que podem correr os mais diferentes sistemas operativos.

O  VirtualBox é uma das aplicações gratuitas que permite aos utilizadores todo o potencial da virtualização onde podemos construir um sistema com todas as características técnicas mas de uma forma virtual não permanente. Vamos conhecer as novidades da versão 4.0.0 (Beta 2).

virtualbox_00


A Oracle disponibilizou recentemente a versão beta do VirtualBox 4.0.0 que conta com algumas novidades e melhorias. Segundo Frank Mehnert da Oracle, esta versão é considerado um “bleeding-edge” para avaliação e testes.

Como principais novidades, o VirtualBox 4.0.0 beta 2 apresenta:

  • Um novo visual, mais organizado,
  • Suporte para OVA (Open Virtualisation Format Archive),
  • Novas configurações / Disponibilização de ficheiro em disco para portabilidade VM;
  • Possibilidade de definir mais de que 2 GB de RAM em máquinas de 32 bits;
  • Suporte para o chipset Intel ICH9;
  • Suporte para USB 2.0, RDP Server e PXE bootloader com suporte a Gigabit, através do Oracle VM VirtualBox Extension Pack;

virtualbox_01

Tendo em consideração todas as novidades já apresentadas nesta versão, o VirtualBox 4.0.0 promete! Como tenho referido em alguns artigos, pela experiência que tenho adquirido no mundo da virtualização, parece-me que neste momento o VirtualBox (na versão gratuita) é superior ao VMWare Player em muitos aspectos.

Relembramos que não devem usar esta versão em máquinas em produção, uma vez que ainda não é uma versão estável.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/Linux/MacOS
Download: [Win] VirtualBox-4.0.0_BETA2-68743 [72,65 MB]
Download: [MacOS] VirtualBox-4.0.0_BETA2-68743-OSX [75 MB]
Download: [Linux] Linux (Várias Versões)
Homepage: VirtualBox

Partilhar:
Tags:

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PES 2011

    ehhehe…mais uma actualização… 🙂
    Para mim o melhor software dentro do género!

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas..
      concordo completamente…para mim de longe o melhor por vários motivos.

      cmps

  2. Avatar de Lucas
    Lucas

    Para ficar perfeito só falta o arrastar e soltar (do Virtual PC), e copiar e colar arquivos entre host e guest.

    Poderia ter compatibilidade com Mac OS como guest como o VMWare

  3. Avatar de Jorge
    Jorge

    Eu instalei o VirtualBox OSE 3.2.8_OSE r64453 a partir do Centro de Software Ubuntu. No entanto, já vi que já existe a versão estável 3.2.12.

    Alguém me sabe dizer uma maneira de ter este programa atualizado automaticamente?

    1. Avatar de Yuri
      Yuri

      Podes baixar daqui a última versão para o Ubuntu e outros sistemas:
      http://www.virtualbox.org/wiki/Linux_Downloads

      Só não sie lhe dizer se atualiza automaticamente. De qualquer modo, quando surgir uma nova versão, é só baixá-la e instalar por cima da mais antiga, presumo.

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        “é só baixá-la e instalar por cima da mais antiga”

        “presumo”

        Fantástico! Fiquei 100% esclarecido!

      2. Avatar de Jorge
        Jorge

        “Podes baixar daqui a última versão para o Ubuntu e outros sistemas:
        http://www.virtualbox.org/wiki/Linux_Downloads

        Isso é já sabia… O que eu queria saber é como se faz para que o Ubuntu actualize o programa automaticamente, porque sei que isto é possível para vários programas através da inserção de um URL no Gestor de Actualizações.

      3. Avatar de Jorge
        Jorge

        “Podes baixar daqui a última versão para o Ubuntu e outros sistemas:
        http://www.virtualbox.org/wiki/Linux_Downloads”

        Isso eu já sabia… O que eu queria saber é como se faz para que o Ubuntu actualize o programa automaticamente, porque sei que isto é possível para vários programas através da inserção de um URL no Gestor de Actualizações.

    2. Avatar de Ricardo Henriques
      Ricardo Henriques

      Boa tarde,
      Na página já indicada está a descrição de como adicionar ao repositório:
      http://www.virtualbox.org/wiki/Linux_Downloads
      Artigo que te vai ser útil:
      https://pplware.sitedev.pt/pessoal/vm/guest-additions-no-virtualbox/
      Cumprimentos.

  4. Avatar de JCD
    JCD

    A ver se desta vez fica melhor, praticamente desde que passou a ser da Oracle que o Virtualbox tem estado cada vez mais lento, e não é pouco, é uma diferença abismal. Antes com o InnoTek VirtualBox cheguei a corer 2 maquinas virtuais ao memso tempo, um windows xp e outro ubuntu(ou outra dist.) e ficava com velocidade aceitavel. Agora com as novas versões da Oracle ao correr apenas UM windows XP ou UM linux (qualquer dist.) fica ‘podre’ de lento, com um delay de 3 a 5 segundos e muitas vezes chega até 1 minuto até que bloquea e tenho de fazer ‘end task’.

    As ‘configs’ são as mesmas e NÂO activei a acelaração 2D nem 3D.
    Acho que é apenas a Oracle que pegou no trabalho da Innotek e tornou-o mais lento 🙁

  5. Avatar de The STK
    The STK

    O VBox caminha sempre foi o Virtual manager preferido.
    Esta versão está muito porreira, começa a polir bastantes arestas.
    Pelo que percebi, o Oracle VM VirtualBox Extension Pack só faz sentido em linux, ao instalar no windows já aparece USB 2.0… o resto não sei onde confirmar…
    Já li em qualquer sítio a possibilidade de arrastar ficheiros para dentro da VM, só falta o contrário e fica praticamente perfeito 🙂

    1. Avatar de lmx
      lmx

      isso a muito que já dava para fazer por exemplo com um servidor de ftp no guest e um cliente no host. 🙂

      cmps

      1. Avatar de carlos
        carlos

        Não é a mesma coisa, o que STK está a falar é, presumo, a habilidade que o Virtual PC tem de se copiar ficheiro de e para a VM simplesmente com drag&drop, sem ser preciso configurar pastas partilhadas, servidores FTP ou que quer que seja.

  6. Avatar de STP
    STP

    E como esta a nível gráfico?

    Já da para jogar alguns jogos aceitáveis la?

  7. Avatar de Tiago Sousa
    Tiago Sousa

    Tenho uma duvida, por exemplo se sacar o BTR2 em versao do VMware, posso correr no virtualbox ?

  8. Avatar de david
    david

    Muito bom isto! Preciso no trabalho muitas vezes vários SO ao mesmo tempo… e isto é do melhor. Recomendo a quem precise.

  9. Avatar de Mandrake

    Realmente VirtualBox Owna!!!

    Acho muito interessante subir ele por modo texto com RDP. =D

  10. Avatar de eu
    eu

    Já está disponivel o Beta3 e o beta4 está quase.
    http://download.virtualbox.org/virtualbox/4.0.0_BETA3/

  11. Avatar de berg
    berg

    Realmente a versao 4 ta beleza so tem um probleminha tentei clonar a maquina como na versao 3 e nao ta funcionando alguem sabe me dizer como clonar a maquina nessa nova versao ?

    Outra coisa que achei interesante, agora cada maquina virtual tem seu proprio diretorio no diretorio do usuario VirtualBox VMs.

    Uma observacao nao uso win uso o linux (fedora 13)

    Se alguem souber agradeco.