VirtualBox 3.1.8 – Virtualize sistemas Operativos

36 Comentários

VirtualBox é uma aplicação gratuitas que permite aos utilizadores todo o potencial da virtualização. Nesse ambiente virtualizado podemos construir um sistema com todas as características técnicas, mas de uma forma virtual – não permanente.

No últimos tempos tenho realizado alguns testes exaustivos com o VirtualBox e VMWare e a conclusão que tiro é que o VirtualBox é efectivamente melhor.

Sem cair em incongruências e salvaguardando as devidas diferenças deixo-vos a nova versão do VirtualBox, ferramenta de virtualização, leve, flexível e muito ágil que permite “carregar” um sistema operativo e sobre ele desempenhar os papéis que desejar.

Esta multi plataforma, permite que tenha um interactividade entre sistemas operativos, não necessitando de trocar de partição ou mesmo de máquina. Estas soluções de virtualização estão, a cada dia que passa, numa patamar de maior relevo e utilização por parte das várias aplicações sobre sistemas. Lembro aqui a recente inclusão de uma plataforma de virtualização no Windows 7 e lembro os vários serviços que estão já a utilizar esta tecnologia em toda a sua extensão.

virtualbox

Seja criativo, teste aplicações, simule cenários, use a realidade virtual que esta aplicação oferece.

Esta versão sofreu importantes alterações. Podem ver aqui as várias novidades.

Artigos relacionados

Licença: GNU
Sistemas Operativos: Windows/Mac/Linux
Download: VirtualBox 3.1.8 [70.04MB] [Win x86/x64]
Download: VirtualBox 3.1.8 [65.33MB] [Mac Intel]
Download: VirtualBox 3.1.8 [Linux]
Download: VBoxGuestAdditions_3.1.8 [28 MB]
Homepage: VirtualBox

Partilhar:
Tags:

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Lycanthrope
    Lycanthrope

    Eu já usei antes a VB e passei para a VMware por me parecer de facto melhor, principalmente na interação entre o SO de raiz e o Host… nomeadamente no copy paste, coisa que não conseguia com a VB. Também o ajustamento automático da janela da VMware, agrada-me e torna mais interactiva a experiência, não?

    Mas vocês dizem que a VB é melhor que o VMware… podiam-me dizer o porquê e em quê? De qualquer das maneiras já estou a fazer novamente o download da VB para testar, mas se pudessem ser mais específicos agradecia 🙂

    Cumps

    1. Avatar de djx
      djx

      Pois eu também estou com essa dúvida. Já reparei que o VB ocupa uns 90MB e o VMWare uns 1,5GB, já é um peso considerável.

    2. Avatar de BMJ
      BMJ

      Eu redimensiono as janelas facilmente! E o tipo de janela Seamless? fantastico….
      Copy/Paste? Do melhor.. É claro tem de se instalar os controlos de convidado.

      No Ubuntu já testei o VWare e não gostei, de longe o VirtualBox melhor…

    3. Avatar de R. Campachi

      Você precisa instalar o Guest Additions no VirtualBox para ter essas funcionalidades.

      http://download.virtualbox.org/virtualbox/3.1.8/VBoxGuestAdditions_3.1.8.iso

      Sem dúvidas, o VB fica muito melhor com o Guest Additions.

  2. Avatar de lmx
    lmx

    boas..
    desde ha muito que deixei de usar wmware, pois parece-me o virtualbox bem melhor, mas cada um é como cada qual, usa aquilo que mais gosta.
    so um reparo se instalares no vb o guest adictions vais notar algumas diferenças de performance e uma melhor integração com o ubuntu(no meu caso), tipo a maravilhosa ferramenta russa existente no mac parallels.
    Este virtualbox continua a surpreender-me pela positiva.

    cumprimentos

    1. Avatar de Lycanthrope
      Lycanthrope

      E o guest adictions o que faz? possibilita o drag and drop? Ou é só ao nivel de desempenho do SO virtual?

      Cumps

    2. Avatar de NCB
      NCB

      Sim, mas no Vmware (Fusion) ainda tens umas coisas que o VB ainda não te oferecem e que para mim ainda marcam a diferença. O Drag and Drop é uma delas. Abrires ficheiros do MAC directamente no Guest outro. Enfim são aquelas pequenas comodidades que ainda me fazem pagar pelo Fusion no Mac. Mas o VB tem vindo a melhorar! 🙂

  3. Avatar de Sun II
    Sun II

    Mil versões depois ainda nao tem suporte a drag and drop de ficheiros…

    1. Avatar de Alexandre Alves
      Alexandre Alves

      Só vejo ppl a queixar-se do drag and drop … e que tal usar as shared folders? Não é de facto a mesma coisa mas que a coisa funciona sim….

      Realmente preferem ter um VmWare para não ter o trabalho de abrir uma pasta e colocar lá o ficheiro e ocupar 1,5 GB de espaço mais a mem que aquilo consome mais o seu web server…

      Mas cada um tem gostos 🙂

      Uso em modo seamless mode e associado ao linux e 4 desktop é pura e simplemesmente do melhor que há. 😀

  4. Avatar de Olly

    Só uma questão:
    Porquê o GuestAdditions à parte?
    Ele costumava vir já incorporado no próprio programa.
    É mudança de política ou quê?

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas, nao ha mudança de politica ele sempre veio como um iso que tens que instalar na tua apliance.

      cmps

    2. Avatar de Luís Nabais
      Luís Nabais

      Continua integrado, não há necessidade de usar o iso dos guest additions externo.

      1. Avatar de Olly

        Thanks!
        Esclarecido.

  5. Avatar de Sergio Alves
    Sergio Alves

    Boas,

    Tenho uma duvida:

    Tenho um jogo, assim já po antigo, que só funciona no XP…
    Nem no vista nem no 7 o jogo dá, seja em admin ou com akilo da retrocompatibilidade….

    Eu fazendo isso e metendo o XP a rodar, será que consigo instalar o jogo e depois rodar a partir dai?

    Ou não dá?

    1. Avatar de jmtdstoc

      Dar vai dar, mas vai depender da velocidade da aceleração da máquina virtual… se o computador “host” for rápido não haver muita lentidão.

      Mas só tentando é que poderás confirmar se a velocidade vai ser satisfatória ou não.

  6. Avatar de Samc
    Samc

    Por acaso tenho a mesma dúvida com respeito aos jogos. Eu tenho um jogo que também queria jogar no Windows 7, o jogo exige algum hardware, acho que já utiliza o directX 8 mas na virtualização a placa gráfica que me apareceu como se estivesse “instalada no sistema” foi uma muito genérica (usei a plataforma de virtualização da Microsoft).

    Alguma das outras ferramentas de virtualização utiliza bem a aceleração de hardware 3D?

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas,
      define alguma das outras ferramentas de virtualização?

      cmps

      1. Avatar de Samc
        Samc

        Sorry, erro meu

        ferramentas = software do género VirtualBox, VMWare, etc.

        1. Avatar de Alexandre Alves
          Alexandre Alves

          O VB tem acelaração 3d mas penso que seja OpenGL e não Directx. Mas podes sempre tentar:)

          Já agora um dos bugs corrigidos na versão 3.1 era o seguinte:
          3D support: fixed crashes in FarCry, SecondLife, Call of Duty, Unreal Tournament, Eve Online

          tirando o FarCry, penso que sejam todos OpenGL based.

          E se vires a lista de bugs, essencialmente estão a adicionar settings de OpenGL.

          1. Avatar de lmx
            lmx

            boas..
            o vbox tem suporte para opengl e para directx 8/9

            cumprimentos

    2. Avatar de Samc
      Samc

      Obrigado por as respostas, vou experimentar o VirtualBox e ver se largo de vez o XP.

  7. Avatar de rss
    rss

    Relativamente a este post gostaria de colocar dois pontos:

    1) A Sun foi comprada à uns meses atrás pela Oracle (aquela das “bases de dados”), pelo que os produtos antes promovidos pela Sun, agora o são pela Oracle, pelo que deveriam actualizar as imagens do post que ainda correspondem à versão 3.0.0.
    (Não sei se na versão 3.1.8, já aparece a referência à Oracle.)

    2) Actualmente estou a usar a versão 3.2, que apesar de ser beta parece ser bastante estável, e permite a virtualização do Mac OS, ou pelo menos promete. Além já virtualizou o referido SO com sucesso no Virtualbox?

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas,
      dizes que essa versão ja suporta o macosx, eu penso que a versão aqui posta também ja a suporta existe é salvo erro um bug relacionado com qualquer coia, é uma questão de veres.

      cmps

      1. Avatar de Luís Nabais
        Luís Nabais

        Ele referia-se a guests, não a hosts. A versão 3.2 (em Beta 3), suporta Mac OS X guests, mas só para hosts Mac OS X também, pois a Apple só deixa virtualizar Mac OS X em hardware Apple.

        1. Avatar de lmx
          lmx

          boas…mas nesta verão actual ja existe suporte a EFI?!

          cmps

          1. Avatar de Luis
            Luis

            Suponho que estejas a falar do modo Seamless. Se for o caso, já suporta desde a versão 3.0, se não me engano. É uma espécie de Unity do VMWare. Não costumo utilizar, no entanto. A interacção com o host é mais limitada, mas para mim está bom.

    2. Avatar de Alexandre Alves
      Alexandre Alves

      Em resposta a 1 pergunta, apesar da Sun ter sido comprada o Virtual Box mesmo na versão 3.1.8 continua com a designação Sun. Podes instalar e verificar tu mesmo no about e vais ter a surpresa de estar referido Sun. 🙂

      Apesar de a Oracle ter adquirido a Sun não quer dizer que Sun desapareça no nome dos produtos, ou pelo menos inicialmente.

      1. Avatar de Luís Nabais
        Luís Nabais

        A versão 3.2 já diz Oracle.

    3. Avatar de Luís Nabais
      Luís Nabais

      1 – Só na versão 3.2 é que o VirtualBox começa a dizer Oracle.

      2 – Só a versão 3.2 é que suporta Guests Mac OS X, mas só em hardware Apple (Mac OS X hosts)

  8. Avatar de Rubinho
    Rubinho

    eu uso o vmware porque dá para virtualizar ao bootcamp. O virtual box na altura ainda não dava. será que agora já dá?

  9. Avatar de Hotmail Killer
    Hotmail Killer

    VMWare > VirtualBox, pois tem suporte a “snapshots” do sistema.

  10. Avatar de Fernando
    Fernando

    Não consigo criar um disco virtual no windows seven a 64 bits. Queria criar um OS virtual com o windows xp.

  11. Avatar de Lycanthrope
    Lycanthrope

    Bom dia.

    Desculpem lá ser tão casmurro na questão de qual o melhor virtualizador de SOs.

    Experimentei o VB com o Ubuntu 10.04 na VB e VMWare e, contrariamente a algumas opiniões, tenho de opinar a favor do VMWare. O VMWare permite a virtualização de processadores com dois núcleos, enquanto a VB não (pelo menos não consegui alterar esse parâmetro). Depois, por curiosidade, testei a fluidez do google chrome no teste de browsers da peacekeeper ( http://service.futuremark.com/peacekeeper/index.action ). Na VB o chrome deu-me 3008 de classificação, ao invés de na VMWare que obteve cerca de 4530 (mais coisa menos coisa).

    O teste pode não ser o mais indicado para testar os dois progs… mas por estes critérios o VMWare ganha a VB.

    Mas conclusão, cada qual escolhe o que preferir né? 🙂 Apenas queria transmitir os resultados.

    Cumps

    1. Avatar de Luís Nabais
      Luís Nabais

      Então o VB é melhor, permite virtualização até 4 núcleos, no meu caso. Mas já ouvi dizer que suporta até 32. Mas apenas o suporta através de virtualização total, em vez de para-virtualização, como pelos vistos o vmware faz. Sinceramente, nem tem nexo suportar múltiplos núcleos em para-virtualização, já que não os utiliza realmente.

      Para ter virtualização total é preciso ter hardware que suporte essa funcionalidade.

  12. Avatar de rrss
    rrss

    Acredito que com a passagem para as mão da Oracle, o nível de excelência irá aumentar ainda mais em relação ao virtualbox, à semelhança do que a Oracle nos habituou com os seus softwares.
    A maior jogada da Oracle foi a compra da Sun, neste momento estão no mercado com uma solução database machine (exadata V2) que é uma coisa de outro mundo!
    Take a look 😉
    http://www.oracle.com/us/corporate/press/033684