Virtual CloneDrive 5.4.3.2

14 Comentários

Esta aplicação foi uma das pérolas que descobri apenas quando me vi forçada a deixar o Daemon Tools, incompatível com a Beta do Windows 7. E realmente há males que vêm por bem.

O Virtual CloneDrive é um programa gratuito que cumpre aquilo que promete: montar de uma forma simples e eficaz um vasto leque de formatos de imagem de CD/DVD, bem ao nível do conhecidíssimo Daemon Tools.

Esta ferramenta trabalha e comporta-se como se fosse uma drive CD/DVD física, emulando-a de uma forma virtual.

O ecrã de configurações é simples, contendo apenas o essencial. Daqui, o mais importante a configurar é o número de drives virtuais. Uma é suficiente, mas por alguma razão em especial, poderá pretender aumentar o seu número, até um máximo de 15.

Podemos descarregar as imagens ISO e montar uma drive com o conteúdo como se fosse um disco. Este tipo de utilização permite uma maior rapidez no acesso a conteúdos que estariam num disco físico, de acesso mais lento e sujeito a factores físicos externos.

Para montar uma imagem, basta clicar simplesmente com o botão direito do rato sobre a imagem a montar e seleccionar Mount. Simples, não é?

clonedrive_01

Para desmontar a imagem deverá seguir o mesmo processo e escolher Unmount. Pode ainda montar e desmontar imagens a partir do ícone da drive virtual na janela O Meu Computador.

É claro que esta aplicação é menos artilhada que o Daemon Tools, mas será que esta não satisfaz as suas necessidades por completo? Na minha opinião, acho-a bastante mais simples, leve e directa que o Daemon Tools. Se precisa de uma aplicação que monte rapidamente uma imagem de CD/DVD com apenas um clique, esta aplicação é para si.

Para quem costuma fazer download de ficheiros sob a forma de ficheiros de imagem, fazer backups de CD/DVD, ou para aqueles que nem drive de CD/DVD têm, como é o caso dos netbooks, o Virtual CloneDrive é a resposta ao seu problema.

Pode consultar as alterações desta versão aqui.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: Virtual CloneDrive 5.4.3.2 [1.48MB]
Homepage: SlySoft

Partilhar:
Tags:

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de viperbruno
    viperbruno

    Olha a pirataria Ana… A não ser que só seja um exemplo que estejas a dar para o nome do ISO. (piada, não tenho nada contra)

    Em relação ao artigo:

    Uso e recomendo. Se querem algo básico e fiável aqui esta o programa ideal.

    1. Avatar de Vítor M.

      🙂 aquilo é meramente académico, pois ela já tem o Windows 7 RTM instalado e original 😛

    2. Avatar de Eduardo
      Eduardo

      ATENÇÃO! Não pratique pirataria! NÃO ROUBE BARCOS!!!!!

  2. Avatar de Ferdi66
    Ferdi66

    Ana, parabéns: finalmente um texto claro, bem articulado, sem omissões técnicas importantes e sem vírgulas estúpidas.

  3. Avatar de Gota
    Gota

    LOL… Grande programa… Substituí o Daemon tools por este quando o windows 7 era incompatível com o Daemon Tools. Usei-o, gostei e agora continuo a usá-lo.

    Off-topic: Google Wave – The Revolution Reloaded

    http://baixaki.ig.com.br/info/2405-google-wave-primeiras-impressoes.htm

  4. Avatar de Nuno S.
    Nuno S.

    Eu também desde que descobri o Virtual CloneDrive deixei ficar o Deamon Tool de lado!

  5. Avatar de Miguel Augusto

    O dtools não é incompativel com windows 7…

    Eu tenho no meu instalado e não tenho problemas nenhuns

    1. Avatar de JoniD
      JoniD

      Ainda usas a versão beta do Windows 7? Acho que não, até porque se não estou em erro o prazo de utilização dessa versão já expirou.

      1. Avatar de Miguel Augusto

        Sim ainda hoje de manha utilizei

        1. Avatar de Vítor M.

          Atenção, deves estar a falar da versão RC e não da beta. Seja como for, as últimas versões do Daemon já não são incompatíveis com a Beta do Windows 7, mas quando saiu o Windows 7 Beta, o Daeomon era totalmente incompatível. Logo, o exemplo reporta-se a essa altura.

  6. Avatar de Miguel Augusto

    o Beta acaba no dia 1 de Junho de 2010

    1. Avatar de Sepas
      Sepas

      Então não é a Beta, mas sim a RC grátis por um ano.

  7. Avatar de Hugo Cura
    Hugo Cura

    Boa aplicação Ana.
    No entanto, ainda não me vi forçado a deixar o daemon tools por causa do win7.
    Falas da incompatibilidade com o SPTD? Além de ser possível instalar o SPTD 1.58, já saiu a versão 1.59 que é 100% compatível.

    Tive apenas um problema pontual na instalação (devido ao meu win7 ser upgrade da beta) em que tive de apagar os registos correspondentes ao SPTD.

    btw, deixo a sugestão de outra alternativa freeware: Gizmo Drive v2.7.6

  8. Avatar de Hugo Novo
    Hugo Novo

    também confirmo que nao deixei de usar o daemon tools por causa do win7.. daemon tools 100% funcional!