Oracle disponibiliza Virtuabox 4.0 para download

16 Comentários

O  VirtualBox é uma das aplicações gratuitas que permite aos utilizadores todo o potencial da virtualização onde podemos construir um sistema com todas as características técnicas mas de uma forma virtual não permanente.

Como utilizador tradicional a virtualização permite-me testar sistemas operativos sem a necessidade de os ter instalados nativamente na minha máquina. Como administrador de sistemas, a virtualização dá-me a possibilidade de virtualizar servidores sendo assim uma tecnologia fantástica que permite poupar espaço no Datacenter, energia, gastos na manutenção, etc.

vbox_00

Ontem foi anunciado pela Oracle a versão final do Virtuabox 4.0. Vamos conhecer as novidades.

Segundo o Vice-Presidente de Engenharia Linux da Oracle Wim Coekaerts, “O Oracle VM VirtualBox 4.0, é a terceira maior versão deste produto, lançada em menos de um ano”. Wim Coekaerts refere ainda que a virtualização é uma tecnologia que traz imensas valias para os DataCenter e daí a aposta por parte da Oracle.

vbox_01

Relativamente às novidades, o VM VirtualBox 4.0 apresentada:

  • Um interface renovado mais funcional e organizado;
  • Suporte para OVA (Open Virtualisation Format Archive),
  • Novas configurações / Disponibilização de ficheiro em disco para portabilidade VM;
  • Possibilidade de ordenar as VMs
  • Possibilidade de definir mais de que 2 GB de RAM em máquinas de 32 bits;
  • Suporte para o chipset Intel ICH9 e Intel HD Áudio.
  • Suporte para USB 2.0, RDP Server e PXE bootloader com suporte a Gigabit, através do Oracle VM VirtualBox Extension Pack;
  • Suporte para o novo modelo assíncrono I/O para iSCSI

Pode conferir todas as novidades do VirtualBox aqui

De referir que a partir desta versão 4.0, o VirtualBox passa a estar sob a licença GPLv2.

Nota final: Já que estamos a falar em Oracle, aproveitamos para informar que foi recentemente disponibilizado o MySQL 5.5. Mais informações, podem consultar o site oficial do produto: mysql.com.

Licença: GPLv2
Sistemas Operativos: Windows/Linux/MacOS
Download: [Win] VirtualBox-4.0 Final [75,66MB]
Download: [MacOS] VirtualBox-4.0 [79,15MB]
Download: [Linux] Linux (Várias Versões)
Homepage: VirtualBox

Partilhar:
Tags:

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de m4x
    m4x

    Uso tanto o VMware como o VirtualBox, nalgumas coisas o VMware é mais rápido, mas não sei porque gosto mais do VirtualBox…

  2. Avatar de Nuno J.
    Nuno J.

    Já suporta o arrastar de objectos do host para o guest e vice-versa?

  3. Avatar de Luís Nabais
    Luís Nabais

    Talvez alguém me saiba esclarecer isto:

    – A única forma de ordenar as VMs é com CTRL+cursores, ou CTRL+PAGE UP/DOWN ou parecido, ou há outra com o rato?

  4. Avatar de Skipper
    Skipper

    Demais o software. Já estava mesmo à espera.

    1. Avatar de Blackberry Bold 9000

      Idem aspas!!!

      O melhor no meu ver! 🙂

  5. Avatar de Bruno Jacob
    Bruno Jacob

    Alguem me pode explicar melhor o extension pack?

    1. Avatar de DCA
      DCA

      Complementa funcionalidades como o controlador para USB 2.0, entre outras coisas.

  6. Avatar de Carlos Conceição
    Carlos Conceição

    A melhor actualização a este software que poderiam fazer seria permitir virtualizar o Mac OS.

    Vamos esperar para ver…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Mas isso penso que já é possível fazer. Ao que li em tempos, o teu processador apenas terá de ter suporte VT-x/AMD-v

    2. Avatar de Courela

      Já virtualizei o OSX 10.6 penso eu, através de uma das distribuições para PC, iDeneb ou iAtkos, acho que foi a última.

  7. Avatar de R.Folgado
    R.Folgado

    “oracle” é um erro que custuma dar nos sistemas no call center 😛
    Mas nao deixa de ser um bom programa, obrigado, ja vou testar.

  8. Avatar de cool-man

    dá me erro ao instalar o extension pack, error code 128.
    acontece a mais alguem?

  9. Avatar de visitante
    visitante

    Ao tentar instalar o Virtualbox o Windows dá um aviso que a continuação da instalação pode danificar o pc. Pelo que vi é para ignorar… mas porque razão esta mensagem aparece?!?!?!

  10. Avatar de Miguel.Mac
    Miguel.Mac

    Por acaso já não experimento esta ferramenta à algum tempo.

    A ultima versão que tinha experimentado não dava para colocar o SO da VM em fullscreen (no host). Alguém me sabe dizer se nesta versão já é possível?

    Cumps.

    1. Avatar de Nuno J
      Nuno J

      No Linux e Windows dá, como já dá à várias versões, pelo menos desde a 2, acho.
      é necessário instalar as guest aditions

  11. Avatar de Jonathan
    Jonathan

    Tentei migra do VMware WS para VBoX, sem sucesso. O áudio do VMware é perfeito. Integração com o SO é perfeita. O VMware WS é bem mais rápido quase nem se percebe que estás numa máquina vírtual.

    Consigo rodar jogos pesados no VMware WS já que o suporte a aceleração 3D é perfeita. No VBoX o recurso de aceleração D3 ainda é experimental; não funciona num ambiente Windows por enquanto.

    Só voltarei a testar o VBoX quando o recurso Drag-n’-drop de client para Host e vice-versa e aceleração 3D estiver a funcionar num ambiente Windows.