VHD Attach – Aceda aos seus discos virtuais de forma fácil

17 Comentários

Como sabem os ficheiros VHD são discos virtuais que podem ser usados para alojar dados ou para instalarem sistemas operativos que posteriormente o Virtual PC pode usar.

Ensinamos-vos recentemente como criar esses discos virtuais a partir de discos físicos com o Disk2vhd.  A ferramenta que vos trago serve para montar esses discos virtuais como se de drives de sistema se tratassem. Falo-vos do VHD Attach!


Naturalmente que era já possível montar esses discos e usá-los no Windows, mas não de forma simples. Passa a estar disponível no menu de contexto (aquele a que se acede com o botão direito do rato) dos ficheiros vhd duas novas opções que são Attach e Detach que servem respectivamente para montar ou desmontar os discos virtuais.

Desta forma passamos a poder aceder aos dados presentes nas maquinas virtuais ou nos backups que criamos nos discos virtuais. Para entenderem melhor a possível utilização destes discos vhd, troquei à semanas de sistema operativo e criei uma imagem do meu antigo Windows XP para não ter de à pressa copiar as coisas entre os diferentes SO’s. Agora basta-me montar o ficheiro vhd e acedo aos meus ficheiros antigos quando quero.

Depois de montarem o disco virtual ele aparece-vos no vosso sistema como se um disco de sistema se tratasse. Podem navegar nas diferentes directorias, copiar/alterar/remover ficheiros como se do vosso disco físico se tratasse (na verdade até é!).

É ainda possível através do VHD Attach terem acesso a informação sobre o disco que montaram, tal como mostrado na imagem acima.

Considero este software indispensável para quem usa com frequência ficheiros vhd e que quer aceder a eles de forma simples e directa. Com ele tornamos acessíveis com facilidade extrema os conteúdos dos nossos vhd’s.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 7
Download: VHD Attach 1.00 [427.73KB]
Homepage: VHD Attach

Partilhar:
Tags:

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Amadorjp

    De grande utilidade mesmo!

  2. Avatar de antxnix
    antxnix

    interessante a idéia. será que tem algo similar pro gnu/linux?

    1. Avatar de Adolph
      Adolph

      Não pq LINUX é um LIXO!!!

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Tens noção no que acabas de te meter? LOL…Vai chegar um autocarro de pinguins prontos a fuzilar-te!!
        MAC OS é ké bom 🙂

      2. Avatar de Pedro Simões

        É com com comentários destes que as guerras começam.

        Espero que tenhas armas e resistência para seres literalmente fuzilado.

        E sinceramente, todas as porradas que levares vão ser bem dadas.

        Estás entregues às feras. Foi bom conhecer-te ainda capaz de escreveres umas linhas com (pouca) coerência!

        Vão-se a ele!!

      3. Avatar de antxnix
        antxnix

        acho que deveria economizar seus dedos, ao escrever isso! sinto muito por você. 😉

    2. Avatar de R00KIE
      R00KIE

      http://forums.virtualbox.org/viewtopic.php?f=7&t=17574

      Pode ser que exista algum pacote com isto nos repositórios da distribuição que usas.

  3. Avatar de Carlos
    Carlos

    Offtopic

    Alguém sabe de algum utilitário que me permite tirar print screens quando estamos a jogar um jogo, sem que a imagem que é gravada do print fique preta?
    Obrigado

    1. Avatar de Enlil
      Enlil

      Eu uso o WinSnap 1.1 (a última versão gratuita). Já o usei para tirar screens de vários jogos e nunca tive qualquer problema.

    2. Avatar de Ricardo
  4. Avatar de Bravellir

    Bom, e útil.

    Como devem saber, o novo utilitário de backup a ser distribuído com o SBS 2008, e que substitui o velhinho ntbackup, faz backups criando imagens dos volumes em ficheiros VHD.
    Algum iluminado na MS achou por bem, que ao gravar o backup num disco externo, deveria também marcar o disco como inacessível a qualquer outra aplicação.
    Já consegui aceder aos dados num disco externo utilizando uma máquina com xp sp2 e o virtual PC, mas era muito mais directo se fosse possível fazer o mesmo com vista/seven/server 2008.
    Alguma dica?

    1. Avatar de Pedro Simões

      Experimenta então esta ferramenta.

      1. Avatar de Bravellir

        Não é bem isso. O que se passa é que o próprio SO não vê o conteúdo do drive.
        Teria de ser qualquer coisa ( registry key talvez?) que agisse a nível do SO.
        Por isso é que com XP ( não posso jurar mas acho que sp2 ) se consegue ver e manipular o disco.

  5. Avatar de Geração HD

    É uma boa dica … mas a utilidade deste programa fica em causa apartir do momento que o utilizador “descobre” que afinal … o “Computer Management” do Windows 7 faz o attach .

    1. Avatar de Pedro Simões

      Mas para usares isso tens de dar vários cliques e escolher 2 ou 3 opções.

      Com este software basta um clique com o botão direito do rato e escolher Attach ou Detach.

      Escolher tu o que achares mais fácil.

  6. Avatar de Jose Manuel
    Jose Manuel

    Eu tenho um disco WD, e no meu windows não aparece, entretanto corri o programa EVEREST, e identificou o disco WD como físico. Gostaria de saber e como proceder para poder usar o disco normalmente para gravar dados (disco de Backup). Obrigado e desculpem a minha ignorância, mas estamos cá para isto.

  7. Avatar de Pedro Campaniço
    Pedro Campaniço

    O meu computador tem o disco cheio e a pasta que ocupa mais espaço é o back up que contem um ficheiro VHD e não sei se fara mal apagalo?