Vamos programar um browser?

27 Comentários

Certamente que muitos dos nosso leitores já tiveram a curiosidade em saber como programar uma determinada aplicação, e assim ingressar no mundo da programação (…e que mundo).

Temos também conhecimento que temos muitos leitores gurus nas mais diversas linguagens de programação (ex. .Net (C#, VB.NET,..), Java, C, PHP, C++, etc), podendo assim dar uma ajuda aos iniciantes.

Hoje vamos conhecer o REALbasic, um ferramenta de desenvolvimento,  que permite criar aplicações/programas de forma extremamente simples e rápida, e com poucos conhecimentos.

browser_1

O Real Studio (formalmente designado por REALbasic) é uma ferramenta de desenvolvimento de software para criação de aplicações de alta qualidade. Está disponível para MAC, Windows e Linux, sendo desta forma criar aplicações os ambientes dos três sistemas operativos referidos.

O Real Studio permite que cada utilizador crie as suas próprias aplicações/jogos, é fácil de aprender, usar e é orientado a Objectos. Esta é certamente a ferramenta ideal, para as pessoas que pretendam fazer da programação um hobby.

Exemplo de um simples browser

browser_2

Características Principais:

  • Desenvolvimento de aplicações de alta qualidade
  • Linguagem orientada aos objectos
  • Suporte para Windows, Mac e Linux
  • Simples de aprender e usar
  • Inclui suporte para base de dados através do REALDQLDatabase
  • Possibilidade de integração de plugins externos à aplicação
  • Suporte para aplicação de rede: TCP, UDP, Web (HTTP), Email (POP3 e SMTP) e SOA
  • Funções de debugger
  • Suporte para XML
  • Expressões regulares
  • Suporte para eventos Apple: Keychain, Spotlight, Dock e Address Book
  • Possui tutoriais
  • Suporte para QuickTime
  • Disponivel nos seguintes idiomas: English, Spanish, German, French, Italian, Japanese, Simplified e Traditional Chinese.

Vamos então programar um browser?

O Real Studio é uma excelente aplicação quem quem pretender iniciar-se no mundo da programação. A linguagem de programação é intuitiva e simples de aprender.

Como ponto fraco (neste fase) deste aplicação, é a falta de uma versão totalmente gratuita (que até poderia ser mais limitada que outras versões). Dessa forma, possibilitaria que qualquer pessoa desenvolvesse as suas aplicações iniciais, ao seu ritmo e sem o limite dos 30 dias (que está presente nesta versão). Para Linux, é gratuito!

Licença: Trial (30 dias)
Sistemas Operativos: Mac/Windows/Linux
Download: [MAC] 2010 Release 1 [161 MB]
Download: [Windows] 2010 Release 1 [131 MB]
Download: [Linux] 2010 Release 1 .deb| Red Hat (RPM)| (TGZ)
Homepage: RealSoftware

Partilhar:
Tags:

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de carlos
    carlos

    e depois da para usar o browser como o firefox, internet explorer e por aí adiante?

  2. Avatar de Filipe YaBa Polido
    Filipe YaBa Polido

    E que tal Python para começar?! ao menos sempre podem evoluir e “do some real work” …

  3. Avatar de Francisco Melo

    Já experimentei e deu certo!
    Gostava de saber como se coloca uma progress bar..

    cumps

  4. Avatar de Kekes
    Kekes

    Uns tuturiais de Bash e que eram 😛 Uma sugestão pois de facto gostaria de saber mais do que sei dele 😛

      1. Avatar de Kekes
        Kekes

        Pois mas isso é o basico 😀 eu tava a percisar de umas dicas de como usar o:

        awk
        grep
        find
        wc

        É que tipo queria fazer um script que verificasse se habia actualizações num site por analise do HTML e percisava de perceber bem estas 4 coisas coisa que na internet acho mas muito para quem ja percebe da coisa.

        Já agora como ler a ultima linha de um ficheiro de texto e guardar-la numa variavel? Já agora quem diz a ultima se desse para explicar a primeira tambem dava jeito XD

        1. Avatar de Ricardo Elias
          Ricardo Elias

          Se queres aprender a mexer em awk, grep, find, wc, aconselho-te a usares o man e veres as opcoes e afins. Muitos dos comandos incluem pequenos exemplos de como usa’-los. Tambem podes encontrar facilmente varios tutoriais sobre cada um dos comandos, a maioria esta’ em ingles.

          # como ler a ultima linha de um ficheiro de texto e guardar-la numa variavel?
          ficheiro=’/etc/passwd’

          ultimalinha=$(tail -n 1 “$ficheiro”)

          echo $ultimalinha

          # para mostrar apenas a primeira linha
          man head

          Fiquem Bem!

        2. Avatar de BM
          BM

          o “find wc” é muito simples, procuras uma divisão da tua casa que contenha sanita e lavatório 😛

          offtopic parvo 😐

        3. Avatar de Ricardo Goulart

          Se quizeres saber +info sobre qualquer comando basta:

          $ mc man -k

          1. Avatar de lmx
            lmx

            boas..
            mara que o -k?estou numa maquina windows agora mesmo 🙁

            cumprimentos

  5. Avatar de lol
    lol

    chamam a isto “programar um browser”? OMG como se o browser não tivesse já criado…

    isto é só criar e programar a interface do browser…

  6. Avatar de viperbruno
    viperbruno

    Bom, bom era ter o codigo fonte do Opera. Assim ainda podia haver uma infima hipotesse de lhe juntar as extenções do FF.

    1. Avatar de Rammy
      Rammy

      Temos o código fonte do Firefox e do Chrome, para quê mais?

      Se bem que eu não faço ideia de como é que o source do Chrome funciona e assim, mas trabalhar com o source do Firefox é muito fácil, e se não estivermos para compilar as coisas como quisermos, há muitas compilações com features que ainda não fizeram o land nos nightlies. É só ler a wiki 🙂

  7. Avatar de JoseM
    JoseM

    Sou programador de Realbasic e recomendo, pena não ter uma versão free.
    Para quem se quer iniciar nestas andanças, podem também dar uma vista de olhos em: http://www.kbasic.com/ e http://www.jabaco.org/
    (isto se falarmos de programação em Basic).
    Só por curiosidade os ambientes de desenvolvimento que mais uso são estes: http://www.netcobol.com/ e http://www.windev.com/
    Depois há as a outras…

  8. Avatar de Miguel
    Miguel

    .Net e uma linguagem de programação? #ups xD

    1. Avatar de Pedro Pinto

      @Miguel
      Entenda-se que .NET é a suite de linguagens de programação (VB.NET, C#,..).
      Certamente que percebeste, não?

  9. Avatar de Mário
    Mário

    Este não me parece mau… mas acho que o artigo tem um erro, visto que não encontrei uma versão gratuita para Linux (se calhar não procurei bem!!!).

    Já usei o M$ Visual Studio mas agora ando a experimentar MonoDevelop (http://monodevelop.com/)… até agora não acho que seja muito mau e é à borla!

    Mas de qualquer forma gostaria de “ouvir” algumas opiniões relativo ao programa!

    Alguém tem algo a dizer sobre este?

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      O Visual Studio Express é gratuito. Se quiseres a versão pro é que já pagas…

    2. Avatar de Pedro Pinto

      @Mario
      Parece-me que não leste o artigo até ao fim.
      “…ao seu ritmo e sem o limite dos 30 dias (que está presente nesta versão). Para Linux, é gratuito!”

      1. Avatar de Mário
        Mário

        Li o artigo todo, sim :)… e mesmo por no fim dizer que “Para Linux, é gratuito!” é que estou a estranhar, porque tentei ver no site e existe versões pagas tal como para os outros sistemas :S. Ou será que a versão de Linux não tem o limite dos 30 dias?!?! será que é isso? 🙂

  10. Avatar de avlis rotiv
    avlis rotiv

    “Para Linux, é gratuito!” Não se poderia esperar outra coisa, mas, “porra”! 😀
    Alguém conhece o Eniw (o contrário de Wine), é uma aplicação que corre programas de Linux para Windows… 😆
    Não? Porque AINDA não existe… 😀

    1. Avatar de Mário
      Mário

      por acaso acho que já li algo sobre uma ferramenta tipo Wine só que para windows… não me lembro se era o Cygwin, mas julgo que não!

      seja como for, lembro-me que, em relação ao Wine, deixava muito a desejar…

    2. Avatar de lmx
      lmx

      boas..
      cygwin

      cumprimentos

  11. Avatar de Oscar Martins
    Oscar Martins

    Acabei de instalar no meu Pc como o OS Ubuntu nao e totalme gratuito, mas sim trial de 30 dias.
    Agora a minha duvida e se e por ser a versao profissional. Alguem sabe dizer se e por isso?
    Quem ja experimentou e assim tao bom para que seja pago???
    Se exste o eclipse e o netbeans para que gastar euros.

  12. Avatar de Miguel

    Cheguei a experimentar o realbasic… mas não me convenceu a largar o visual basic.
    Ainda por cima o VB.net 2010 está simplesmente espectacular!

  13. Avatar de lmx
    lmx

    boas..
    qual é a linguagem de programação do Real basic?
    podemos trabalhar em varias, ou é proprietaria?

    cumprimentos