Ulterius: Um excelente software para gestão remota de máquinas

21 Comentários

A gestão remota de computadores pode ser uma tarefa penosa, muito por culpa da falta de soluções realmente completas ou que sejam acessíveis a qualquer bolso.

Das muitas propostas que vão surgindo, o Ulterius destaca-se por ser gratuito e ao mesmo tempo recheado de funcionalidades que tornam simples a tarefa de gerir máquinas sem a presença física.



Para qualquer pessoa que necessita de gerir uma(s) máquina(s), um programa de gestão remoto é uma ferramenta essencial. Entre os demais existentes no mercado, o Ulterius é um software open source, desenvolvido para sistemas operativos Windows, que disponibiliza acesso a variadas funcionalidades do computador, destacando-se pela sua potencialidade e por ser incrivelmente fácil de utilizar.

Para obterem acesso só precisam de instalar o Ulterius na máquina à qual pretendem aceder e, posteriormente, com recurso a um simples browser, inserir o endereço IP ou o nome do computador, conjuntamente com o porto.

Assim que se conectarem com o servidor, apenas resta efetuar o login utilizando as respetivas credenciais do Windows ao qual estão a aceder.

Os portos utilizados são:

  • 22006 – Web Server
  • 22007 – API (Application Programming Interface)
  • 22008 – Terminal
  • 22009 – Screenshare
  • 22010 – Webcam streaming

Posto isto, terão acesso a:

  • Gestor de Tarefas
  • Estado do CPU e da RAM
  • Informação e monitorização de hardware
    • Sistema Operativo o Motherboard
    • CPU
    • Placa Gráfica
    • Placa de Rede o Disco
    • Ecrã
  • Webcam
  • Ficheiros do sistema (com a possibilidade de transferência)
  • Controlo remoto da área de trabalho
  • Linha de comandos
  • Cron jobs (utilitário que agenda um comando ou script no seu servidor para executar automaticamente a uma hora e data especificadas)









anterior próxima

No entanto, levantam-se algumas questões de segurança por parte de alguns utilizadores. Apesar do servidor utilizar criptografia AES e SSL (Secure Socket Layer), que permite a troca de informação de forma segura entre aplicações cliente/servidor, protegendo a integridade e a veracidade do conteúdo que trafega na rede, o cliente não utiliza, é servido por HTTP.

Em resposta, Andrew Sampson, desenvolvedor do Ulterius, respondeu que esta ferramenta foi construída a partir do zero com segurança e privacidade em mente. Aqui, pode ler-se uma publicação feita por Joshua Garner, gestor do blog ulterius.io, que relata a visão geral da segurança.

Entre as conquistas do Ulterius destacam-se técnicas revolucionárias que permitem que a utilização de apenas 8% da largura de banda em comparação com soluções concorrentes, ao mesmo tempo que oferece maior qualidade de imagem e framerate.

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo Gaio
    Ricardo Gaio

    Serve para gestão à distancia, por exemplo eu em Lisboa e querer aceder a uma máquina que está no Porto?

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Gestão remota é mesmo isso! À distância!

      1. Avatar de Amilcar Alho
        Amilcar Alho

        Deves ser erudito com esse tipo de respostas!

  2. Avatar de infogsm.pt
    infogsm.pt

    A experimentar
    Não conhecia

  3. Avatar de Maneca
    Maneca

    Se tiver ip público e as portas corretas abertas, deve dar.

    1. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      Deveria de ser portas! 😀
      No entanto, não me parece ter sido gralha! ahaha

    2. Avatar de Pedro B.
      Pedro B.

      Exato. Ports==portos.

    3. Avatar de Pedro Simões

      Porto, porta, o que quiseres. Qualquer um dos termos está correcto e pode ser usado. Não vale a pena pegarem numa conversa que é recorrente e que acaba sempre na mesma conclusão… tanto pode ser usado um como o outro!

  4. Avatar de Az8teiro
    Az8teiro

    BOa, gestão á distÂncia retirando a parte da segurança! Boa!

    E melhor ainda quando faz exatamente o mesmo que qualquer software vnc com ligações cifradas que este não utiliza.

  5. Avatar de CarloS
    CarloS

    Já instalei e não abriu!

  6. Avatar de RichardCooper
    RichardCooper

    Alguém que já tenha usado o team viewer já experimentou este programa? É melhor?

  7. Avatar de Kn0xx
    Kn0xx

    Podem tb testar este serviço gratuito… estou em fase de testes.
    https://www.dwservice.net

  8. Avatar de Miguel Carvalho
    Miguel Carvalho

    Qual a diferença entre este programa e o TeamViewer? Além disso o Windows 10 não vem com o Assistência Remota?

  9. Avatar de Jeff Andrew
    Jeff Andrew

    Não sei não, ta mais com cara de trojan disfarçado de amiguinho. Jamais utilizaria um software com esse visual e com tantas falhas de segurança. ¬¬

  10. Avatar de Carlos Calado
    Carlos Calado

    Boa noite,

    Uso https://meshcentral.com/ para assistência a pc’s (muitoooo) remotos.

  11. Avatar de Henrique
    Henrique

    o que me preocupa mesmo é a segurança…como é quanto a esse aspecto?

  12. Avatar de khgkkjh
    khgkkjh

    pra quê aceder a webcam?…

  13. Avatar de Jorge Pinto
    Jorge Pinto

    Muito bom. O único problema, é a necessidade de abertura de portas.

  14. Avatar de Luis
    Luis

    Não consigo testar, o link da pagina reencaminha-nos para aqui: https://rainway.io/
    Há algum problema com a pagina deles…