Trillian 5 Beta – O Melhor IM da actualidade?

54 Comentários

Ao contrário do Windows Live Messenger, o Trillian está mais “magro”, mais refinado em termos de imagem e com esta nova versão, aposta todas as moedas na possível liderança deste mercado.

Com um look melhorado, mais “Windows 7 like”, os programadores aproveitaram e optimizaram a API para Windows, este pormenor faz com que o consumo de recursos seja significativamente mais baixo e o desempenho seja totalmente enriquecido pela integração no Windows 7.

Será este IM uma boa aposta?

Trillian é uma popular aplicação para mensagens instantâneas que usa uma estrutura de multi-protocolos de comunicações, desenvolvido pela Cerulean Studios. Esta aplicação tem um sistema tentacular de ligação, podendo-se ligar a múltiplas redes, servindo-se unicamente de um único cliente. Um utilizador pode concentrar numa só aplicação os seus contactos e mails de serviços como AIM, ICQ, Windows Live Messenger, Google Talk, Yahoo! Messenger, IRC, Novell GroupWise Messenger, Rendezvous e Jabber (os três últimos só com a versão Pro que permite o uso de plug-ins).

Além destes serviços de comunicações, esta versão permite ainda adicionar a cmponente mais social da Internet moderna, onde o utilizador pode juntar os seus contactos do Facebook, Twitter, linkedin, etc., tornando o Trillian num centro nevralgico de comunicação.

São vários os sistemas operativos servidos. Desde o Windows, Mac e Linux até ao mundo dos smartphones, não deixando de lado, claro está, o iPhone e… mas, onde está a versão para Android?

Bom, aponto aqui, na minha opinião, a primeira lacuna.  No entanto esta ferramenta tem uma web app, que, será num futuro próximo, a versão transversal a qualquer sistema operativo.

E esta nova versão para o Windows?

Bom, depois dos 2 segundos de download da aplicação, a instalação demorou pouco mais. Antes, com o Windows Live Messenger instalado e em funcionamento normal (sem a “tralha” do social), tinha um consumo de 47MB!!!

Agora, esta aplicação está a consumir 15MB do sistema e com uma apresentação moderna, suave e muito agradável, recorrendo às transparência disponibilizadas pelo novo SO da Microsoft.

Esta versão, conforme já referi, vem trazer uma nova imagem, integrando-se muito bem no Windows 7, está mais compacta com uma estrutura personalizavel, traz novas tecnologia de geo-referenciação, suporte para sincronização de histórico das conversas, mais redes sociais, mais flexibilidade, mais robustez no seu motor e menos peso para o sistema operativo.

Está de facto um serviço muito completo, no entanto sugiro que tenham atenção a alguns aspectos, começando logo no início, na instalação, com o patrocínio, podem retirar a instalação do ASK que é um “pain in the SSS”. Depois desliguem os pop ups e os alertas, são irritantes, intrusivos e intensivos. Adaptem a uma utilização silenciosa e prática.

Deixem a vossa opinião sobre esta evolução, embora em fase beta, pode surpreender.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: Trillian 5.0.0.22 [2.91MB]
Homepage: Trilian

Partilhar:
Tags:

Comentários

54

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de arkan
    arkan

    meu wlm 2009 consome 234mbs 😐 mas acho q é o lixo do plus! sem adware.

  2. Avatar de Redin
    Redin

    Bom, se isto for melhor que o AMSN então vou tentar mudar. A única questão para que eu possa mudar, é se o Proxy passa pela segurança de algumas firewall como o amsn e que ao contrario do windows Live Messenger não consegue sequer ser instalado, quanto mais funcionar.

    Alguma ideia?
    Obrigado.

    1. Avatar de EacHTimE
      EacHTimE

      Tenho exactamente o mesmo problema que tu!!

  3. Avatar de Sight
    Sight

    o grande problema do msn e que os Live Groups so podem ser acedidos usando a merda do wlm, senao ja a seculos que teria o teria abandonado.

    1. Avatar de -_-'
      -_-‘

      Aí está o cerne da questão ao mudar para outros IM, na minha opinião. Não mudo de vez para o Digsby, por causa disso.

  4. Avatar de bmp7
    bmp7

    Gostava de experimentar uma versão portable. No entanto utilizo o pidgin e estou bastante contente… Em questões de consumo de memoria também anda por volta dos 12MB

  5. Avatar de João Nascimento

    Instalei e gostei, existe alguma maneira de ter mais de duas contas de MSN nesse programa, não consigo encontrar…

    1. Avatar de wolfytuga

      Olá!

      Já experimentaste em Preferences > Basic > Accounts e clicar em Add New Account > Windows Live Messenger?

      Cumps

  6. Avatar de Setnom
    Setnom

    “O Melhor IM da actualidade?”

    Passei o dia de hoje a experimentar. Sim, é. Sem dúvida.

  7. Avatar de jpnr
    jpnr

    Existe também outra aplicação idêntica que é bastante interessante e que tenho usado já há algum tempo. Para quem quiser dar uma vista de olhos.

    http://www.digsby.com/

    1. Avatar de rsl
      rsl

      Tb uso e recomendo! Muito bom!

    2. Avatar de Drakul
      Drakul

      Muito bom. Já uso à meses, inclusive tentei o trillian e voltei ao Digsby

    3. Avatar de ZM
      ZM

      Este até parece bonitinho… mas já vi que tem problemas na configuração de proxy. Viva o Digsby!

  8. Avatar de phixie
    phixie

    Versão para Linux!?

    1. Avatar de lcf
      lcf

      Nao tem de momento.

      Podes sempre usar o interface “Web”.

  9. Avatar de Bruno Lopes

    E suporta video conferencia?

    1. Avatar de lcf
      lcf

      Sim. ate permite fazer “rewind” na versao Pro

  10. Avatar de jpng81

    Prefiro o pidgin principalmente para msn, gtalk, facebook e jabber.

  11. Avatar de Raicuparta
    Raicuparta

    A instalar.
    Uma dúvida.
    Diz lá isto:
    “Marital Status:”, onde posso escolher as seguintes opções:
    Casado
    Solteiro
    Em um Relacionamento
    Divorciado
    Dançarino(a)

    WTF????
    Isto em PT(BR), porque não consigo escolher PT(PT)

    1. Avatar de José
      José

      Dançarino é o típico gajo que anda a “dançar” de relação em relação. Pensamento para o futuro 😀

  12. Avatar de André Prado
    André Prado

    Então, não escolhes.. eu estou a usar, e de facto, já reparei nessas falhas. Eles têm uma equipa a fazer as traduções, mas há que ter em conta, que ainda é uma fase BETA este programa… por isso é natural essas falhas. Single=solteiro 😉

    1. Avatar de Raicuparta
      Raicuparta

      Eu sei inglês básico, mas o que raio é que queriam dizer com “dançarino”???

      1. Avatar de Satoshi
        Satoshi

        O equivalente em inglês que é referido no programa é “swinger”. 😀

      2. Avatar de Ricardo Afonso

        LOOL fartei-me de rir agora 😀

  13. Avatar de B
    B

    epah o meu gasta 115 :S tambem ando a experiemntar a versao beta do novo WLM 😀

  14. Avatar de anonimo
    anonimo

    Já o experimentei várias vezes! Não consigo gostar dele, a integração com o skype não é a melhor e ‘crasha’ regularmente!

  15. Avatar de phixie
    phixie

    Sempre ouvi falar muito bem deste programa mas nunca experimentei porque sempre pensei que fosse pago, não fazia idéia que houvesse uma versão gratuita. Para linux o melhor que experimentei até hoje foi o pidgin apesar de neste momento estar a usar o que vem com o ubuntu… Versão via web, à partida, não me convence mas ainda vou experimentar… presumo que esteja cheia de publicidade…

  16. Avatar de Miguel C.
    Miguel C.

    não sei se ajuda, mas caso não conheçam, já que estamos a falar de Mensageiros, fica aqui um clone do MSN muito porreiro:

    http://www.emesene.org/

    espero ter contribuído ^_^

    1. Avatar de irvin

      Sem dúvida alguma um dos melhores.
      E no que toca a simplicidade, para quem necessita apenas de uma alternativa ao MSN, penso que será o melhor.
      Ah e juntando a isso, tem montes de Plugins que fazem pequenas maravilhas.

    2. Avatar de Ricardo Pereira

      Sim, sem dúvida.
      Eu uso o EMESENE no Ubuntu 10.04 e é simplesmente brutal!!

      Aconselho 😉

  17. Avatar de Jose
    Jose

    O vosso Windows Live Messenger é um pouco estranho que o meu nem 5Mb consome, e tenho o Plus 😀

    Se quiserem até posto um print screen para verem.

    1. Avatar de Sarev0k

      se calhar tem o resto distribuído por outros processos.

      1. Avatar de Jose
        Jose

        Por acaso não.

  18. Avatar de fernando martini
    fernando martini

    ralmente baca aachei util por integrar msn, google talk, facebook, twiter que sao os que mais uso num unico aplicativo, recomendo

  19. Avatar de The Duke
    The Duke

    Não gostei. Prefiro o Pidgin, mais simples.

  20. Avatar de Luís Sá
    Luís Sá

    Skype não dá??

  21. Avatar de Satoshi
    Satoshi

    Alguém sabe dizer-me se o Trillian suporta as mensagens pessoais, frenquentemente referidas incorrectamente como “sub-nicks”, do MSN?

    1. Avatar de Satoshi
      Satoshi

      frequentemente* (não reparei na gralha… :P)

      1. Avatar de wolfytuga

        Olá!

        Suporta! Basta clicar em “Share a message…”

        Cumps

  22. Avatar de Tiago
    Tiago

    Instalei, por uns momentos coisa e tal… já larguei lol

    Não me coloca os grupos como tenho no live messenger por isso xD

    1. Avatar de Bruno Mão de Ferro

      coloca sim tens é de definir para por por grupos

  23. Avatar de maurycio
    maurycio

    Experimentei uma vez e não gostei muito. Em windows prefiro sempre o Miranda IM que já foi falado aqui 😉 Leve, rápido e feio (mas bastante personalizável e fácil de meter bonito). Suporta outros protocolos, e tem a possibilidade de múltiplas contas do MSN 😉
    Quando comecei a usar, o MSN na altura (penso que o 6) consumia-me 20Mb, e o Miranda apenas 700Kb o que me deixou logo rendido.

    1. Avatar de Paulecas
      Paulecas

      Ya, eu também uso o Miranda IM em Windows e acho mesmo espectacular!

      Se querem algo rápido, simples, mas super personalizável, e muito leve, então escolham o Miranda IM.

  24. Avatar de xoranex
    xoranex

    prefiro o pidgin alem de ser rapido so consome 8 mb de ram

  25. Avatar de joao
    joao

    Hoje em dia os computadores têm gb de memória qual é o impacto de programas que ocupam 50mb?

    Acham mesmo que há diferença entre um programa que ocupa 10mb e um que ocupa 50 ou 100?

  26. Avatar de avlis rotiv
    avlis rotiv

    Muito bom!
    Experimentei, salvo erro, ontem e gostei desta nova versão!
    Agora o WLM, pronto, é aquela coisinha a qual já me abituei… 🙂

  27. Avatar de brunobola
    brunobola

    por acaso acho o digsby o melhor em termos de recursos e de simplicidades e integrações….

  28. Avatar de Sputnik
    Sputnik

    Testei e não me convenceu, já agora como é que posso eliminar a conta que foi criada no Trilian? Alguém sabe?

    O pidgin e o emesene são as alternativas que uso.

  29. Avatar de Pedro
    Pedro

    Miranda Client Mto Bom de usar e simples 🙂
    Pidigin, Digsby
    Este Trillian 5 provavelmente so na versao Pro

    Cumps

  30. Avatar de Zane
    Zane

    Neste momento o meu WLM2009 está a consumir 15MB aberto, 2MB/5MB minimizado. Com plus! e algumas das opções do A-Patch aplicadas.
    (Windows 7 Pro 64bits)

    Quem tem muito MB neste programa deve ter o pc sub-carregado de porcarias, tentem desfragmentar, fazer uma limpeza com programas como ccleaner ou até mesmo formatar, para aproveitar o melhor desempenho da vossa máquina.

  31. Avatar de Bruno azevedo
    Bruno azevedo

    Baixei, experimentei e adorei. Para ja encontrei um pequeno problema, não consigo fazer tranferência de ficheiros? acontece o mesmo a alguém?

  32. Avatar de Vitor
    Vitor

    Podiam era criar um comparativo entre vários programas de IM. Não encontro nenhum de jeito (comparativo).