TouchFreeze – Hiberne o touchpad

25 Comentários

Os computadores portáteis, cada vez mais baratos e mais acessíveis vieram revolucionar o mundo da informática pois deixámos de estar presos às secretárias para podermos trabalhar ou para nos divertirmos em qualquer lado. A portabilidade veio abrir novas fronteiras.

No entanto a portabilidade veio trazer-nos situações em que tivemos de nos adaptar à força, pois nos computadores de secretaria as coisas eram diferentes. Exemplo disso é o tamanho do teclado e a localização do touchpad. Os teclados encolheram e passamos a ter o rato entre as mão. Isso por vezes leva a situações em que estamos a escrever e a mexer no rato ao mesmos tempo. Resultado? Dá asneira!

Mas para colmatar esse problema surgiu um software que resolve esse problema. Até porque ou teclamos ou mexemos o rato. E teclar leva vantagem em termos de importância!


Esta situação é ainda mais sentida por quem, tal como eu, tem um portátil netbook e um portátil de dimensões ditas normais. As mãos passam a vida a passar sobre o touchpad e a levar o rato e a fazer clique sem que o devam fazer.

Mas o que é o TouchFreeze?

Simples, é uma aplicação de reduzidas dimensões e sem interface gráfica e que fica quietinho na sua barra de tarefas.

E o que faz?

Ainda mais simples. Sempre que começamos a teclar ele pura e simplesmente inibe o touchpad. Ao pararmos de teclar ele volta a activar o acesso ao touchpad e podemos mexer novamente o nosso rato sem problemas.

Excelente alternativa para quem, como eu, anda o tempo todo a fazer o rato deslizar de lado a lado do ecrã. Testem e vão ver que apreciam a sua utilidade. Mesmo que não sejam dos que mais têm esse problema passam a estar precavidos!

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: TouchFreeze 1.0.2 [251KB]
Homepage: TouchFreeze

Partilhar:
Tags:

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui Dias
    Rui Dias

    Muito obrigado!!! Acontece-me muitas vezes.

  2. Avatar de Kaixas
    Kaixas

    Gostei.

    Também tenho esse problema constantemente, e é uma chatice.

    OS HP’s já trazem um botãozito para desligar o touchpad, mas isso é mais para quem está a usar um rato externo (não é muito prático estar sempre a desligar e a ligar).

    1. Avatar de Pedro

      o meu Fujitsu com mais de três anos já tem esse botãozinho e só posso dizer que dá um jeitaço!

  3. Avatar de pedro

    Gostei do topico pplware muito a frente

  4. Avatar de pedro

    gostei muito..da jeito o programa para quem usa o windows 7

  5. Avatar de Starkiller
    Starkiller

    Precisava mesmo dum programa destes mas não funciona no meu computador :S

  6. Avatar de José Pires
    José Pires

    Esta dica é bastante util mas, quem tiver um TouchPad da Synaptics, os ultimos drivers, pelo menos, têm uma opção que permite desactivá-lo sempre que esteja ligado um dispositivo apontador externo.

  7. Avatar de Cabritone
    Cabritone

    Vou testar, mas o que me dava jeito era uma ferramenta que desligasse o touchpad quando o rato fosse ligado, mas ainda não consegui encontrar nada para o meu touchpad da Synaptic. se alguem conhecer algum ….

    1. Avatar de José Pires
      José Pires

      Se abrires as propriedades do rato, na Tab definições de dispositivo (Synaptics) tens uma opção para desabilitar o touchpad quando ligar dispositivo externo.

      neste link tens uma imagem da opção
      http://tinypic.com/m/6hriqd/1

      1. Avatar de José Pires
        José Pires

        Desculpa… o link correxto é este http://i48.tinypic.com/2mxhitf.jpg

        1. Avatar de Cabritone
          Cabritone

          Boas, ya eu ja fui ai, o meu problema é que tenho tudo, menos esse botão, tenho os ultimos drivers mas não me aparece essa checkbox =(
          o que me aparece é isto:
          http://i45.tinypic.com/33afdkl.png

          não faço ideia como posso resolver isto.

          1. Avatar de José Pires
            José Pires

            Realmente é estranho mas, vou experimentar essa versão dos drivers (últimos) depois digo qualquer coisa…

  8. Avatar de Skilo
    Skilo

    Muito bonito sim senhor e dá jeito (muito mesmo). Só tenho uma pergunta (E porque tão cedo não vou poder testar este software) -> Ele só desactiva o touchpad ou o desactiva o rato (Aquela coisa que agarramos com a mão) também? É que um tipo a jogar usa os dois ao mesmo tempo 🙂

    1. Avatar de Pedro Simões

      Desactiva-te apenas e só o touchpad, tal como referido do artigo.

  9. Avatar de popy
  10. Avatar de Nuno A.
    Nuno A.

    Brutal! Já andava à procura de algo do género! Faz mesmo muito jeito!!!

  11. Avatar de Sergio Mira
    Sergio Mira

    O melhor mesmo é o driver para desabilitar o touchpad quando se conecta um mouse externo. Mas esta aplicação já quebra um galho.

    Meu touchpad é ALPS, sabem se existem algum software que o desabilite ao se conectar um externo???

    Obrigado!

  12. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Olá, eu sou invisual e não necessito do rato para nada. Será que existe algum programa para bloquear permanentemente o touchpad?

    1. Avatar de Pedro Simões

      Eduardo,

      Pelo que foi descrito acima se tiveres um touchpad da synaptics podes desactiva-lo completamente.

    2. Avatar de José Pires
      José Pires

      Pelo que sei, deve haver um botão ou combinação de teclas para desactivar completamente o TouchPad.

      1. Avatar de NewGen
        NewGen

        No toshiba é fn + F9

  13. Avatar de António Coutinho
    António Coutinho

    Há uns dias estava eu a estudar com o portátil a minha frente mas como me distrai dei uso ao MonitorES que aqui foi aconselhado e desliguei o monitor. Só que cada vez que tocava no rato, ligava-se e acabei por pensar se não haveria por aí um programa que bloqueasse o rato. Lá encontrei um que desactiva os botões mas não o movimento. Alguma ajuda?

    Obrigado pela ajuda e pelo TouchFreeze.

  14. Avatar de NewGen
    NewGen

    excelente, agora ter que carregar fn + F9 para desactivar o raio do touchpad acabou!

    normalmente acontecia-me isto:

    “ola estou neste momtar o rato do portatilento a te”

    ele começava a escrever onde estava o rato, e ficava tudo numa bagunça!

    obrigado!

  15. Avatar de amadorjp

    Andava mesmo à procura disto! O Pplware sempre à frente!

  16. Avatar de Viperz0r
    Viperz0r

    não funciona por estes lados :\