Tor Messenger – Esqueça o Facebook Messenger

32 Comentários

… se quer privacidade!

Características com a integridade e confidencialidade da informação são hoje requisitos fundamentais no segmento dos serviços online. Em 2014 informamos aqui que os responsáveis pelo projecto TOR estavam a desenvolver um cliente de mensagens instantâneas, que iria permitir a comunicação em tempo real, preservando sempre o anonimato dos utilizadores (recorrendo para isso à rede TOR).

Recentemente a equipa disponibilizou a primeira versão beta.

tor_browser_logo_by_j_bob-d5gjqrq


O projecto TOR é um dos mais populares quando se tem como requisito a privacidade e anonimato na Web (especialmente Deep Web) mantendo o anonimato do endereço IP e da informação que viaja por essa rede.

Os responsáveis pelo projecto TOR têm trabalhado no Tor Messenger (um estilo de trillian), desde Julho de 2013, altura em começaram a vir a público vários escândalos de espionagem levados a cabo pela agência de segurança Norte Americana (NSA) e recentemente foi lançada a primeira versão beta do serviço.

tor_00

Na prática o Tor Messenger força com que todas as mensagens (dos mais diversos s erviços de chat actuais como é o caso do Facebook Chat, Google Talk, etc) passem pela rede TOR, ficando assim garantida a privacidade da informação. O Tor Messenger  é baseado no InstantBird (um cliente de chat multi plataforma).

tor_01

O Tor Messenger é sem dúvida um concorrente de peso aos cliente de outros serviços de comunicação (ex. Facebook Messenger, Google Talk, etc) especialmente para quem a privacidade é um requisito fundamental nas comunicações.

tor_03

Não esquecer que para que a privacidade seja garantida a 100%, as conversações devem ser mantidas entre utilizadores com o Tor Messenger instalado.

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marco
    Marco

    “Não esquecer que para que a privacidade seja garantida a 100%, as conversações devem ser mantidas entre utilizadores com o Tor Messenger instalado.”
    Esta é a parte mais difícil.

    1. Avatar de EL GUAPO
      EL GUAPO

      uso o Imessage e o facetime, sem duvida os melhores do mercado..pena que so estejam disponiveis para IOS mas hj em dia toda a gente tem iphone. Iphone é como o 3310 ha uns anos

      1. Avatar de windows user
        windows user

        Pois e… Por isso e que só tem 14% da quota mundial. Mas prontos, toda a gente tem..

      2. Avatar de Zaark
        Zaark

        “Toda a gente tem iPhone”… Muita gente, convenhamos, porque nem 50% do mercado ocupa.

    2. Avatar de Mota
      Mota

      Exatmente!

      As pessoas estão-se a borrifar para a própria segurança até ao dia em que lhes toca a elas. Por isso é que se usa tanto whatsapp em vez destes serviços. No marketing de apps deste genéro não é a segurança que “vende” .

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    lol ainda a pouco tempo se descobriu que maior parte da rede tor pertence a NSA, por isso lá se vai a privacidade 😀

    1. Avatar de Johnny
      Johnny

      tretas não pertence a nada disso, o que acontece é que é possivel saber quem esta na rede tor, mas não o seu IP e o trafégo na saidas não é cifrado..

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Johnny não são tretas, a NSA investiu em muitos dos servidores que fazem parte da TOR.
        Basta ter 2 layers de servidores que estas a usar que fazem log completo e sabem o teu IP.

        Ainda acreditas no Pai Natal?

        1. Avatar de EL GUAPO
          EL GUAPO

          lol a internet foi criada para espiar..os super computadores brincam com encriptacao a 256bits e esta gente pensa que engana quem? O TOR existe para apanhar os maiores criminosos que pensam estar seguros.

          1. Avatar de EL GUAPO
            EL GUAPO

            de acrescentar que a deep Web so existe porque a NSA quer para apanhar os terroristas e criminosos mais dificeis. “Deem lhes a ilusao de liberdade para os controlar melhor, se lhes tiram a ilusao perderao o controlo”

    2. Avatar de mae aparecida
      mae aparecida

      Aparecida

  3. Avatar de yaclicka
    yaclicka

    As pessoas adoram mitos “telenovelas” e o diz que disse….. pensem pelas vossas cabeças…. descobriu-se? ya 1/2 kg disso.

  4. Avatar de Ton
    Ton

    não funciona no windows 10 32 e 64bits

    1. Avatar de Fernando
      Fernando

      Talvez porque é a primeira versão beta.

    2. Avatar de Augusto
      Augusto

      Talvez pq tor e windows 10 não combina ne? É como tampar o buraco com a peneira, privacidade de um lado e espionagem de outro, se esta tao preocupado assim, a primeira providencia é instalar uma distro gnu/linux, menos ubuntu que não ajuda mta coisa.

    3. Avatar de joalmago46
      joalmago46

      Instalei hoje, funciona a 100%,no Windows 10 64 bits

  5. Avatar de José
    José

    da para instalar no iPhone ?

    1. Avatar de EL GUAPO
      EL GUAPO

      claro, o TOR é um servico exclusivo de IOS, androids nao vendem logo n interessa.

  6. Avatar de Diogo Alexandre
    Diogo Alexandre

    a rede Tor foi feita inicialmente pelo Ministério da Defesa Americano. Só isso dá pouca confiança. Ja houve vários casos de ataque bem sucedido, como por exemplo o Silkroad. Na minha opinião já conseguiram dar a volta à encriptação.

    1. Avatar de Augusto
      Augusto

      Mesmo se ela foi invadida ainda sim é melhor que nada ne? Alem do mais não garantia absoluta ou unanimidade sobre isso. Os criptógrafos e pessoas como Edward Snowden dizem que o importante não é impedira a espionagem, e sim torná-la cara.

      1. Avatar de Mota
        Mota

        +1

        Mai nada! É isto mesmo!

        É melhor usar isto que não usar nada.

  7. Avatar de Manuel Martins
    Manuel Martins

    onde encontro o username?

  8. Avatar de Redin

    Só é triste, é que este tipo de ferramentas de protecção (tal como uma arma) possa vir a ser usada tanto para o bem como para o mal e os seus criadores, não tenham feito o esforço necessário para o poder segmentar apenas para a boa utilização. Mas por outro lado é muito difícil conseguir esses objetivos não havendo aqui lugar a algum equilíbrio que apenas dê o seu acesso para o bem, porque só por si isto é que não é nenhum equilíbrio.
    Este é o dilema a resolver.
    Este tipo de discussão daria “pano para mangas” para desenvolver.
    Falando por mim, eu não veria necessidade de usar esse tipo de ferramentas quando não tenho nada a esconder no que respeita a privacidade de ordem pessoal, mas se eu quiser proteger algum trabalho dos meus concorrentes, então venha ela. Até porque o fator dissuasor que nos obrigaria a viver sob comportamentos sociais respeitáveis, é saber que o que eu faço não está as escondidas e por isso nunca iria precisar de usar estas ferramentas. Sempre ouvi dizer dos nossos mais antigos, “quem não deve, não teme”.
    Pelo contrário se eu souber que as minhas intenções ilegais poderão ser escondidas, com essas ferramentas eu já terei a tendência para me comportar menos bem.

    É difícil discutir este tipo de discussões.

    1. Avatar de Joao
      Joao

      A questão é: o que é que os outros têm haver com as suas conversas?
      Não tem nada a esconder? Mas porque é que os outros tem de meter o bedelho onde não são chamados?
      Quanto aos maus usarem essas ferramentas… usam essas e todas as outras, na verdade a maioria das pessoas é má, por isso não sei bem que distinção é essa, é só por dizer que uns são piores que outros… incluindo quem faz a monitorização que na esmagadora maioria das vezes não é melhor, quando não é mil vezes pior que aqueles que tenta controlar.

  9. Avatar de EL GUAPO
    EL GUAPO

    Hj em dia quem n tem iphone nao sabe o que é ter um smartphone a serio. android nem videos em background faz

  10. Avatar de ZarkBit
    ZarkBit

    Querem privacidade? RetroShare ou qualquer outro software que obrigue a utilização de chaves PGP.

    O Tor não é lá muito privado, tendo em conta o seu modo de funcionamento.

  11. Avatar de A.
    A.

    Já há outros IM um pouco mais privados há tempos estava aqui no pplware um relatório que dizia os mais seguros e obviamente não era o facebook whatsup…
    è mais uma opção e sobretudo é verdade enquanto não houver computadores quânticos, que acho que não há a cifragem vais ser uma solução sobretudo se houver massificação destes software, e tornarem cada vez mais caro e difícil, desencriptar…
    Não se lembram nos “primeiros tempos” da web que os browser não podiam ter mais do que a codificação por 56 bit por uma Lei Norte Americana…
    Para quando certificados digitais com 512 bits…? alguém sabe..? uma Dica não vai apareçer enquanto firmas norte americanas dominarem o jogo…

  12. Avatar de tiago
    tiago

    Isto já vem do tempo do mIRC, lembram-se? e é facil… querem privacidade? tenham cuidado do que falam e não enviem videos e fotos comprometedoras… simples! é basicamente aquilo que o primeiro user aqui comentou…