TOP 6 – Quais os browsers mais populares em 2017

43 Comentários

Em outubro de 2017 o Pplware criou uma sondagem para saber qual o browser mais usado pelos nossos utilizadores. Apesar de neste segmento existirem vários projetos, hoje apresentamos os 6 que foram considerados mais populares.

Saibam quais os browsers mais usados pelos nossos leitores.



Google Chrome

O Google Chrome é, sem dúvida, o browser mais popular à escala mundial. Apesar de não ser perfeito a Google tem conseguido dotá-lo das melhores funcionalidades e até tem garantido um bom desempenho.

Recentemente foi lançado o Google Chrome 63 que traz bastantes otimizações e também melhorias ao nível da segurança.

Mozilla Firefox

A Mozilla tem, ao longo dos últimos meses, trabalhado na otimização e melhoria do seu browser. A concorrência é feroz e tem sabido manter-se à sua frente. No entanto, a Mozilla lançou recentemente o Firefox versão 57 e os utilizadores têm ficado fãs. Se abandonou o Mozilla Firefox, experimentem o Firefox Quantum que está simplesmente fantástico.

Opera

É verdade que o Google Chrome é, inquestionavelmente, o browser mais popular do mundo… no entanto isso não significa que seja o melhor pois depende dos critérios de cada um. Um dos browsers para o qual damos sempre muito destaque é o fantástico Opera. Este é um browser inovador, bastante leve, com várias funcionalidades interessantes e até inclui um serviço nativo de VPN. O Opera 50 RC é o primeiro browser anti mineração de Bitcoins.

Microsoft Edge

É verdade que a Microsoft tem dotado o seu browser de várias e interessantes funcionalidades. A Microsoft diz que o Edge é melhor que o Chrome e o Firefox em várias vertentes como, por exemplo, ao nível do consumo de energia e segurança. Para a versão mobile, em especial para o Android, destaque para o facto do Edge já ter ultrapassado um milhão de transferências.

Safari

O Safari é o browser da gigante de Cupertino Apple. Apesar de ter mais falhas que os browsers concorrentes juntos, segundo uma avaliação recente do Project Zero da Google, este é um dos browser favoritos dos nossos utilizadores (certamente muito que usam macOS e iOS).

De referir também que o Safari tem conseguido um crescimento maior que o Edge.

Vivaldi

Com o nome de Vivaldi, este browser foi criado pelo ex-CEO e cofundador da Opera Software Jon von Tetzchner (que saiu da Opera em 2011) e tem várias características muito interessantes aliadas à tecnologia de ponta. Hoje foi publicado o Vivaldi 1.13, apesar de não ter muitas novidades face ao Vivaldi 1.11.

E são estes os 6 browsers mais populares entre os nossos leitores. É verdade que existem outros projetos neste segmento, mas estes são, são dúvida, dos mais completos.

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Billionaire
    Billionaire

    Só há dois browsers em condições e que respeitam o utilizador:

    SAFARI e FIREFOX QUANTUM

    Queimem o resto.

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      FIREFOX QUANTUM, quele que instala addons sem autorizacao?
      sim sim, muito respeito

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Por acaso, os únicos q me surpreenderam mais foi o firefox e o opera. O opera depois de ter passado para chromium, melhorou umas coisas mas outras desapontou-me um pouco, e o ff também, com o desempenho… Mas desde que lançaram o Quantum, sinceramente n quis outra coisa e ate agora nunca me instalou add-ons n autorizados… E ja verifiquei…

      2. Avatar de XYZ
        XYZ

        O add-on até pode ser da mozilla e pode adicionar features interessantes ao firefox….

        Eu sinceramente nao percebo: a mozilla instala um add-on, que podes remover mais tarde e tornar o PC mais rapido ou assim, e toda a gente reclama…
        Mas se a porcaria da feature viesse via update e nao em addon, já era okay….

        Fazem uma porra de um drama por causa de uma extensao ca para mim se houve-se uma noticia d um gajo que violou 100 mulheres, o facto de que a mozilla instalou uma extensao automaticamente continuaria a ter mais antencao que o violaor, sinceramente, uma extensaozeca é o menor dos meus problemas, assim como deveria de ser o mesmo para vós.

        1. Avatar de Toder
          Toder

          parece que tu nao percebes o problema! o problema nao é a mozilla ter instalado esta extensao que ate foi boa, o problema é a mozilla poder instalar extensoes sem a autorizaçao do utilizador!

          1. Avatar de Flávio Ferreira
            Flávio Ferreira

            se estás tão preocupado com as extensões que eles mesmo podem instalar, porque usas o browser deles, eles podem fazer o quiser não é preciso ser a extensão. quem não deve não teme, estar no mundo online é um perigo, não é a extensão x ou y instalada pela própria Mozilla que vai piorar as coisas, pior era se fosse instalada por um site ou empresa com um URL suspeito

          2. Avatar de XYZ
            XYZ

            Toder
            como eu disse, se viesse sob a forma de um update e não uma extensao, já era okay….

            no entanto, todos podem fazê-lo, principalmente nos browsers closed source como o chrome ou Opera… apenas decidem que não o irão fazer a menos que realmente necessitem e quando o fazem informam para não gerar polémica… mas todos o podem fazer, se fores ler as declarações, seja da google, da Opera, da Mozilla ou maxthon ou outra treta qualquer, todos referem, por outras palavras “este software é meu e tenho todos os direitos sobre ele e eu faço-lhe o que me der na real gana”.

            e se fores lá ler a documentação, eles têm direito a modificar o Firefox sem avisar ou dar satisfações a ti, o consumidor. como disse um gajo no forum do vivaldi, “No license agreement diz (aquilo que acabei de dizer acima).se não gostas, o software é opensource, pega no codigo e edita-o tu mesmo”.

            sinceramente nem sei como é que voces têm uma extensão nova, quer dizer, tou a rodar a ultima versão do Firefox e não tenho nem extensões, nem plugins novos…
            têm certeza que não é mas é um virus para o firefox com o nome da mozilla ou assim? é que ainda a bocado tava la num site qualquer e vi um ad que dizia que há uma versão do Ccleaner totalemente funcional que tem um virus que minera bitcoins em background…
            é que eu acho muito estranho o pessoal andar-se a queixar da extensão quando eu nem uma treta de um plugin novo tenho…

        2. Avatar de Manuel
          Manuel

          Discordo, o meu está no modo noturno e não consigo alterar para o modo normal. Fica escuro, não enxergo nada e fez estrepolias no meu Desktop. Entra no PC e alterou muitas coisas, sem autorização.

      3. Avatar de Napoléon Bonaparte
        Napoléon Bonaparte

        quantum mais add-ons instala – sem autorização – melhor!

      4. Avatar de Bruh
        Bruh

        Mas é o firefox que instala, ou são os programinhas que vais instalando no pc que vão adicionando addons sem tu te aperceberes. É que hoje em dia se instalas programas sempre a clicar em “seguinte” sem leres a opções que vão aparecendo, acabas por ter muito lixo no computador que não sabes de onde veio. E depois a culpa é do firefox…b

    2. Avatar de Cada um..
      Cada um..

      Safari?
      Respeita tanto a tua opinião que manda dados pessoais para a Apple, falhas de segurança uns atrás dos outros…. de facto estás muito bem protegido e a tua opinião e mesmo respeitada….
      Tem o símbolo da maçã já não tem mal sacar dados não e? Cobram bem pelos produtos e ainda querem os teus dados…. achas que e para tua segurança? Podem dizer que sim mas todos sabemos que não… ainda por cima de uma empresa que cobra todo cêntimo que puder…

      1. Avatar de Vítor M.

        Sim é mais caro, é verdade, mas é mais seguro. Mas o Windows é o Windows…. quem precisar do Windows tem o Windows.

        1. Avatar de neok
          neok

          Em 2017 o osx teve 278 vulnerabilidades (cve), o windows 10 teve 265. Portanto… Deixo-vos com as vossas conclusões.

          1. Avatar de XYZ
            XYZ

            Neok
            Wow 13 vulnerabilidades de diferença… Nunca usei osx, mas com a quota de mercado do osx comparada com windows 10, penso que mesmo assim o osx sera mais seguro… Porque vejamos: se fazes um virus tipo um ransomware, queres que ele atinja o maximo de pessoas, e por isso vais para o windows…

            E aó porque o osx tem mais vulnerabilidades, nao quer dizer que seja o pior… O windows pode ter vulnerabilidades que sejam muito mais graves que muitas do osx, ou vice versa…

            Estas-te a basear em numeros, mas numeros, neste caso, nao é facto.

  2. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    Como se diz gostos não se discutem. Estes sao os melhores é verdade agora cada um tem a sua opinião para o bem e para o mal de cada um deles. É natal nao vamos guerrear 😀

    1. Avatar de José Vidal
      José Vidal

      Tens toda razão Hugo, por questão de gosto, fico com o Firefox…

  3. Avatar de Carluz Suarez
    Carluz Suarez

    Firefox Quantum e o meu primeiro browser e o segundo que uso muito também e vale apena dar uma olhada é o Vivaldi!

  4. Avatar de Zé

    Cá por mim não há que chegue ao Netscape…ou ao Magnacarta…

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Browsers desactualizados, praticamente nem recebem actualizações de segurança, um exploit nisso e estas lixado, browsers desactualizados ou antigos com suporte para plugins e/ou versões antigas de certas extensões / plugins é meio caminho andado para explorarem uma vulnerabilidade!

      Praticamente nem existem esses browsers, e sim sei que podes descarregar. Mas é uma tontice lool. Usa usa. Eu cá não uso nada disso e já te disse porque.

      Pesquisa por exploits windows xp, java windows xp exploit.. etc no youtube e logo vês se te assustas ou não. E quem diz isto com Sistemas operativos, procura também pelo Internet Explorer versões antigas 7,8 😉

      1. Avatar de XYZ
        XYZ

        Spoky
        A cena é que por vezes estás mais seguro numa coisa desatualizada que uma atualizada…

        No entanto, queres-te proteger da internet? Sandboxie é remedio santo! É tipo um emulador ou o caraças, mesmo que fiques infetado, seja o virus que for, o virus nao chega ao windows…
        Basta meteres o browser lá e usar-lo apartir de lá, nao perdes velocidade nem nada…

        Eu fiz o teste, fiz um virus chamado “janelinhas”, basicamente abria 100000 janelas ms-dos por segundo a dizer ” foste hackeado”… Abri no sandboxie, e enquanto que o windows todo iria ficar congelado com isto, no sandboxie apenas chegou a um momento que parou de abrir janelas… Pois o meu tinha dois gb de ram dedicados e velocidade de disco limitada a 1MB/ segundo, nao tendo o disco mais capacidade para gerar janelinhas nem ram, nao abre mais ou seja, apenas dentro do sandboxie ficou mau, o windows continuava bem… Desliguei o sandboxie, adeus virus…

        De dizer que rodei esse virus -que nao é virus lol- mesmo no windows outrora, e congelou-me o PC, e para além disso, carreguei no botao power para forçar desligar e fiquei com um disco rigido cheio de erros que teve de ser substituido.

        Que ninguem pesquise por ele, nem reproduza o feito… É um virus muito simples de fazer mas mais tarde arrependi-me imenso pois tive de dar 80€ por um novo disco de 250GB e uma instalacao do windows 7 na altura…

  5. Avatar de Daniel Braga
    Daniel Braga

    Tenho sempre 4 instalados: Opera, Firefox, Chrome e IE. Obviamente cada um tem vantagens e desvantagens. Mas o Opera é sem duvida o mais rapido e pratico de navegar. Nunca percebi estar em 5 ou 6 lugar na lista de preferências

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sem duvida! O opera é um browser top 😉

    2. Avatar de Toder
      Toder

      para mim o opera abre muito lento, mas ao navegar é rapido sim,mas para abrir jesus….

  6. Avatar de Guilherme
    Guilherme

    Queria que voltasse o Safari com atualizações para windows, como o ITunes e o QuickTime

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Parece que já não volta. E, sinceramente, o Safari no Windows não era grande coisa.

  7. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Bom dia,

    Deste lado, uso o Firefox Quantum e o Vivaldi.

    Boas Festas para todos 🙂

  8. Avatar de Vitor
    Vitor

    Para mim chegam dois…Edge e Firefox!!

  9. Avatar de Elypse
    Elypse

    Eu uso Chrome e Firefox mas de vez em quando navego no Edge e sou fã dos 3…

  10. Avatar de Carlos Costa
    Carlos Costa

    Apenas Firefox desde a versão 57. Aproveitei ser tão ou mais rápido que o chrome para remover mais uma coisa da google no meu computador. Opera usa blink e contribui para a monoculura web, para não falar que agora é dos chineses.

    Fifrefox é a unica escolha para quem defende uma internet aberta e independente

  11. Avatar de donkeykid
    donkeykid


    SeaMonkey

  12. Avatar de slblxs
    slblxs

    Vivaldi e Waterfox.

    Boas festas.

  13. Avatar de d4rc
    d4rc

    Bem, ja utilizei bastantes: IE, Edge, Chrome, Firefox, Opera, Vivaldi, Yandex,…

    A uns anos utilizava o firefox, mas com a chegada do chrome fiquei completamente convertido.
    Quando vi um artigo sobre o opera, suscitou curiosidade (ate nem tinha boa ideia do opera), instalei e acabou por ficar. Neste momento utilizo o Opera, pois parece-me identico ao Chrome, no entanto a barra lateral parece-me uma mais valia, bem como algumas aplicações bem como a especie de addblock que ja tem imbutido.
    Não tou a utilizar a beta, pois pretendo esperar ate que fique direitinha.

    A uns tempos, esperimentei o firefox (quantum) e sinceramente nao marcou pontos…

    Defeitos do opera ate ao momento:
    – Não tem a “conta google”, tem a tal da opera mas não me parece grande pistola;
    – Faltam mais extensoes para a barra lateral,
    – a parte de search não é tão intuitiva, no chrome para fazer uma pesquisa no youtube, bastava iniciar a palavra “you + tab” e aquilo entrava no search do youtube, aqui no opera, é necessario expecificar concretamente a palavra configurada e não ha “tab”

    Quanto a guerra dos browsers, cada um tem a sua filosofia, uns vao a frente outros vao atras, o importante é que esta guerra continue, pois o que não tem tanto mercado, necessita de não só ir ao encontro dos “maiores” como tambem muitas vezes acabam por , não so melhorar, mas tambem optimizar o processo.
    Cada utilizador tem um gosto especial e não é possivel agradar a todos.

  14. Avatar de diogo
    diogo

    Sr.º Vítor M. não venha dizer que o sistema da apple é mais seguro, não é verdade. Hoje em dia é um sistema muito testado, é um sistema que tem muitas falhas e vulnerabilidades. A codigo da apple não é de confiança. Sabe-se que essa empresa colabora com os serviços secretos. Se querem privacidade, segurança e confiança temos que ir para software open source. Sistema operativo: tails, encriptação open pgp, open vpn + tor ou i2p + proxies

    1. Avatar de Vítor M.

      Essa de colaborar com os serviços secretos está boa. Mas, como sabes e bem, provavelmente a Apple será a empresa que menos coopera com os serviços de segurança americanos 😉 como vimos no passado.

      Agora, sim não tenho dúvida que Linux ainda é um bastião em termos de segurança, mas o macOS partilha dessa segurança, como sabes.

  15. Avatar de Tamudo36
    Tamudo36

    Só existe dois browsers o maxthon e os outros.

  16. Avatar de Tamudo36
    Tamudo36

    Só existe dois browsers o maxthon e os outros.

  17. Avatar de Caetano
    Caetano

    e quando precisam de aceder aos sites do governo, Finanças, Segurança Social, etc e é preciso um browser que corra javascript? ah
    Por mim, recorri ao FF 51 portable, algures num baú cheio de pó.

  18. Avatar de Rui Castro
    Rui Castro

    O Firefox tem muita coisa que gosto mas já tinhas problemas de lentidão mas com o FIREFOX QUANTUM ficou pior. Ou seja, no uso normal é rápido mas por vezes faz algo que fica totalmente encravado. Normalmente uso o Chrome e Firefox ao mesmo tempo e no trabalho ate uso o Opera que gosto muito. Quando inicio ambos o Chrome é sempre mais rápido. Quando desligo o Chrome é sempre mais rapido. No no gestor de Tarefas o Firefox fica aflito para desligar todas as tarefas e normalmente a última é a maior. Estive à procura de soluções e a propria Mozilla disse para desligar uma cena que tinha haver com acessibilidade mas não resultou.

    Só acho estranho depois segundo eles de refazer o código todo isto não esteja melhor e para mim até piorou. Imagino que para muito melhorou, acho eu.

    Alguém tem sentido isto ou até tem uma solução? Ou sou o unico?

  19. Avatar de Ana
    Ana

    Não, não és o único, também acho FIREFOX QUANTUM lento e encrava muito, especialmente em pc mais “fracos”.
    Ainda vou ficar pelas versões anteriores do palemoon.

    https://www.palemoon.org

    Para quem quer apenas um browser, mas com os motores do IE, FIREFOX e CHROME, tem o Avant browser – http://www.avantbrowser.com, que é um muito bom browser, na minha opinião.

    Para quando o Microsoft Edge no Windows 7? Ou não é possível? Só no Windows 10?

  20. Avatar de Roberto
    Roberto

    Brave browser esse sim é o melhor e mais rápido!!!

  21. Avatar de Wanderley
    Wanderley

    Safari????? ta de brincadeira né

  22. Avatar de Esperançado
    Esperançado

    Porque nunca falam do Epic, queria saber a vossa opinião.