Thunderbird 6 – O cliente de e-mail mais popular

52 Comentários

Apesar de nos últimos tempos terem aparecido outros meios de comunicação entre utilizadores (ex. redes sociais, IMs), o e-mail continua a ser um serviço de excelência e de grande utilidade. Neste segmento, a Google têm apostado forte e são muitas as funcionalidades que disponibiliza num único interface online. No entanto, para quem tem de lidar com muito correio electrónico as aplicações para desktop continuam a ter a sua importância.

Ontem a equipa do Mozilla Messaging lançou o Thunderbird 6. Vamos conhecer as novidades.

thunder_01

 

O Thunderbird é caracterizado por ser um cliente de e-mail bastante leve, ao contrário de outros clientes do tipo. Possui uma interface bastante organizada e limpa e ainda tem suporte para addons.

thunder_02

Novidades do Thunderbird 6
  • “Mais fácil começar”, o Thunderbird é cada vez mais simples de configurar
  • Baseado no motor gecko 6
  • Melhorias a nível de importação de contas do Outlook
  • Suporte para Jumplists no Windows 7
  • Os separadores podem agora ser reordenados e arrastados para diferentes janelas
  • Os tamanhos dos anexos são apresentados juntamente ao anexo
  • Os plugins podem ser carregados em fontes RSS
  • Existem várias correcções sobre o tema para o Windows Vista e Windows 7
  • Muitas correcções na plataforma que melhoram a velocidade, o desempenho e a estabilidade

Veja aqui todas as notas de lançamento

Quem pretender configurar a conta de gmail no Thunderbird, pode segui o nosso tutorial disponibilizado aqui

Ainda é um utilizador que usa um cliente de e-mail ou apenas consulta o e-mail online?

Licença: GPL
Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac
Download: Thunderbird 6  (Todas as versões)
Homepage: Thunderbird

Partilhar:
Tags:

Comentários

52

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Serva
    Serva

    Bom dia ,

    Mais uma vez , a noticia saiu mais rápido que a minha actualização via repositório , esta já e a versão final ? é que eu já tenho a 6 mas em beta ainda .

    Muito obrigado pela vossa dedicação .

    Aceita os meus sinceros cumprimentos

    Serva

  2. Avatar de João José
    João José

    Com esta interface horrível não uso…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Hum…acho que é “horrível” é um adjectivo descontextualizado para classificar a interface deste cliente de e-mail.

      1. Avatar de João José
        João José

        Já era altura da Mozilla criar uma interface agradável à vista.

        1. Avatar de MáRiO
          MáRiO

          Pode não ser de facto “agradável”, mas este é de facto o melhor cliente de emai que alguma vez usei.

          E acerca da interface, podemos sempre modificar atravez das skins existentes. Até existe uma muito “office”

  3. Avatar de The STK
    The STK

    O Thunderbird está cada vez melhor, no entanto esta nova política de actualizações é uma dor de cabeça aqui na empresa, andar sempre a actualizar e a perder compatibilidade com as extensõe… esta nova visão da Mozilla não é nada empresarial

    1. Avatar de euqrop
      euqrop

      Também não precisas logo de fazer, normalmente aguento uns dias para nao dar raia assim se houver algum erro grave alguém se queixa e dá tempo para as extensões que uso fazem update.

    2. Avatar de Tiago
      Tiago

      E somos dois com o mesmo problema, ainda hoje tive de enviar mensagem interna a pedir para não actualizarem o TB exactamente por causa das extensões. Fico feliz por ver que resolveram os bugs introduzidos na versão 5 que não existiam na 4. Mal saiu a versão apresentei no forum deles os bugs e rapidamente anotaram o sucedido, fico feliz por ter sido ouvido lol

  4. Avatar de Ecchin
    Ecchin

    O que é que gostam mais, de usar thunderbird ou gmail directamente na web?

    1. Avatar de Hi World!
      Hi World!

      O Thunderbird (ou outro gestor local de email) inspira sempre mais confiança do que usar uma interface no browser..

      Apesar que tenho problemas de sincronização com o meu mail do Hotmail.. 🙁 No da faculdade, sem problemas! 🙂

      1. Avatar de Ecchin
        Ecchin

        Oh, confiança. Isso vai bater ao mesmo. Se o teu computador estiver comprometido, não há segurança que te valha.

      2. Avatar de zhor
        zhor

        A mim não inspira confiança nenhuma.
        Quando com o outlook tive uma carga de trabalho para remover um vírus… e depois começava a acusar em ficheiros de restauro de sistema, desisti. Enquanto os antivírus não reconhecem os vírus mais recentes é chato, um timing de horas até a detecção e actualização pode ser tardio.

        1. Avatar de Ecchin
          Ecchin

          Ou seja, clientes de e-mail no browser FTW?

      3. Avatar de zhor
        zhor

        Fica uma espécie de backdoor para entrar tudo o que quiserem mandar para o PC.

    2. Avatar de zhor
      zhor

      directamente no browser. 🙂

  5. Avatar de Prodígio
    Prodígio

    Mais popular? só podem estar a gozar…

    Se há coisa que a Microsoft desenvolve, e bem, são os seus pacotes de software Office. Outlook é mt completo…

    1. Avatar de Alex
      Alex

      Sem sombra de duvidas. No entanto existe um pequeno problema e que faz uma grande diferença. Tens que o pagar…

      1. Avatar de Navyseal
        Navyseal

        No dia em que as aplicações do office forem apenas em cloud, as pessoas passam a dar valor ao opensource.

        1. Avatar de Redin
          Redin

          O quê?… Mas isso por acaso poderá querer dizer que as opções actuais vão acabar?

          Acho que não.
          Sendo assim continua a ser possível haver sempre a possibilidade de se poder “arranjar” uma copiazita do dito cujo.

    2. Avatar de Pedro Pinto

      @Prodígio

      Pões em causa a popularidade mas depois finalizar com “Outlook é mt completo…”. Em popularidade eu não coloco em causa que o Thunderbird seja o número 1 assim como não coloco em causa que o Outlook é o melhor (mas é pago).

      1. Avatar de ricardo
        ricardo

        mais popular em quê? utilização? dados a comprovar?

  6. Avatar de racpxt
    racpxt

    Com Thunderbird + Extensão Lightining fazes praticamente o mesmo sem o peso de camião sobrecarregado. Excepção para o uso com o ms exchange, pela facilidade de configuração, mas quem quiser ter algum trabalho a configurar o Thunderbird… Não sei não…

  7. Avatar de Pedro Rebelo

    Boas.
    Por mais que me custe admitir, não me entendo com o Thunderbird. A sério. E o meu maior problema com ele é o “Search”. O ano passado resolvi migrar do Outlook 2007 para o Thunderbird. Instalação e configuração simples q.b., a coisa parecia correr bem… A funcionar em IMAP, porreiro e, como recebo toneladas de e-mail e tenho o mau habito de guardar tudo, de quando em quando, armazenar no disco aos milhares de cada vez…
    Depois vem o “Search”. Cada vez que pesquisava algo, ou não encontrava nada ou o que encontrava não era relevante ou pior ainda, mostrava-me que tinha encontrado algo mas, por mais que eu tentasse não conseguia abrir e nem tão pouco identificar a localização do email…
    Convenhamos, eu não sou propriamente um nabo nestas coisas mas confesso que acho que tudo isto já devia ser muito mais “straigth forward” se querem competir com soluções como o Outlook ou o próprio gmail.

    Actualmente, com uma maquina nova e ainda a aprimorar as instalações, fiz a mudança do mail do meu hosting para as Google apps. Ainda não configurei um cliente de e-mail pois tenho estado a tentar habituar-me ao interface do GMail mas sinceramente, a configurar um cliente, talvez volte ao Outlook…

    1. Avatar de jpng81
      jpng81

      Aliás o “search” do thunderbird é a melhor coisa que existe, mesmo eu que tenho servidor de email com imap é das coisas mais rápidas que existe, porque o “search” funciona sempre porque faz uma pesquisa directa nos mails todos, ao contrário de certos softwares proprietários e super caros (office) ainda tem de ficar á espera que o dito cujo email que acabou de chegar ainda não foi reeindexado para pesquisa… enfim ridiculo. +1 for thunderbird.

  8. Avatar de Wilson
    Wilson

    continuo a gosstar mais do gmail,única funcionalidade que lhe falta mesmo é o aviso de recepção… de resto. faz tudo bem e até melhor que muitas aplicações desktop. Não necesssita de actualizações, podemos aceder em qualquer lado, sem stress.
    Syncronização dos contactos com Android, e outros mails, etc…. Não é preciso mais nada, apenas melhorar alguns aspectos e funcionalidades! 🙂

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      com o Google Chrome o GMail tem aviso de recepção, bem como o GTalk – pelo menos em windows 7

  9. Avatar de ElectroescadaS

    Eu habituei-me de tal forma a usar o Webmail do Yahoo (onde tenho os meus emails) e não quer outra coisa…

  10. Avatar de Paulo Correia
    Paulo Correia

    Utilizo apenas o Gmail apesar de achar o Thunderbird muito interessante. Para além de me permitir o acesso em qualquer lugar e em qualquer dispositivo (apesar não ter smartphone ou equivalente), fiz a mudança devido a um problema que se repetia todos os anos:

    Ou um disco avariado, ou um portátil avariado, ou um ficheiro corrompido, ou mais frequentemente um SO que entrega a alma ao criador, ou qualquer outra razão que implicava sempre a perda de emails.

    Desta maneira (e com o trabalho continuamente sincronizado para cloud) se o pc parar, mudo-me para o pc do lado e continuo a trabalhar.

  11. Avatar de pedro
    pedro

    Penso que o Gmail é sem duvida a melhor aposta, mesmo considerando clientes desktop tipo Outlook (meu email de uso diário para empresa).

    Se tivesse de escolher entre thunderbird e outlook ficava com o 1º pois é muito leve e serve os mesmos propósitos.

    http://www.tinybiturl.com

  12. Avatar de RCS
    RCS

    Utilizo apenas o Gmail. Tem servido para o que eu preciso de fazer.
    Mas há algo que sinto falta que estes clientes de e-mail oferecem: formatação de texto, inserção de imagens, etc.

    1. Avatar de qwerty
      qwerty

      Eu uso o Windows Live Mail e até hoje não tenho nada a apontar.

  13. Avatar de João S.
    João S.

    Alguém já sabe se já dá para colocar código de cores em mails com labels do GMail? É só por causa disso que não o uso…

  14. Avatar de Filipe Sousa
    Filipe Sousa

    Eu utilizo o Hotmail juntamente com o Windows Live Mail.

    Vejo dizerem aqui que o Gmail é o melhor. Podiam me dizer em quê em relação ao Hotmail + Windows Live Mail?

    Só estou mesmo a tentar perceber o que falta ao email da microsoft, o que é que os outros tem que o da microsoft não tem?
    Já o uso á muitos anos e nunca senti a necessidade/curiosidade de experimentar outro.

    1. Avatar de carlos
      carlos

      tal como eu, por acaso tenho gmail mas uso o browser para ver os mails lá, já o meu hotmail utilizo o windows live mail

    2. Avatar de RCS
      RCS

      Ora bem, as coisas que mais gosto no gmail, são:

      – os labels ( diferente de pastas porque podes associar vários labels ao mesmo mail )
      – divisão por mails prioritários e normais
      – mails agrupados em conversação
      – gosto do facto de poder aceder ao mail em qq lado (seja pc ou tlm).
      – O filtro anti-spam é muito bom
      – posso começar a escrever um mail no tlm, e acabar de escreve-lo no pc, graças é conjugação dos drafts + cloud.

      Há-de haver mais razões, mas assim de repente é do que me lembro.

      Um ponto negativo é o sistema de formatação de texto ser fraquinho..

    3. Avatar de Pensamento Positivo
      Pensamento Positivo

      O Hotmail e o GMail são 2 serviços muito semelhantes e ambos de excelente qualidade. Depende muito do look and feel de cada um… A única diferença, digamos, de fundo é mesmo a velocidade com que os anexos são geridos, principalmente em máquinas já velhinhas e muita gente as tem porque nem todos têm dinheiro para ter o último grito em tecnologia! E aí, onde o GMail voa em HTML5, o Hotmail arrasta-se por ainda menter a gestão de anexos no Silverlight!… Por isso prefiro o GMail. Boa noite!

  15. Avatar de Shaxine
    Shaxine

    Esta versão ainda não é 100% compatível com hotmail certo?

    Só não uso Thunderbird porque com o gmail da 5* mas com hotmail não cria as pastas.

  16. Avatar de D@nilo M@thias

    Thunderbird é simplesmente fantastico, utilizo com email da empresa, hotmail e gmail…. porem esta versão ainda não suporta o Profile Password.
    Não tem melhor!!!!!! e realmente PPlware, sempre na frente!

    1. Avatar de okapi
      okapi

      Já uso o Thunderbird desde o 1ºdia e não mudo apesar de ter contas webmail, mas quanto a essa falha sei que existe um software proprietário e que veio compensar essa falha do Profile Password além disso é free, não sei é se dá nesta versão.

  17. Avatar de Marcelo Barros
    Marcelo Barros

    Thunderbird já tem suporte para exchange mail?

    Cumprimentos.

  18. Avatar de KarLOox
    KarLOox

    Eu tenho uma duvida no Thunderbird… não sei se é erro meu, que não soube configurar direito ou se é mesmo assim dele…

    quando recebo e-mails, aparecem na conta no hotmail e no Thunderbird…não devia aparecer só num sitio??
    Cumps

  19. Avatar de BrunoG.
    BrunoG.

    Recebo todos os dias um email (gocomics.com) com imagens que não são atachments, mas que são como links, isto é, quando abro diz “show remote content” e vai então buscá-las.

    Sabem de alguma forma de automatizar a gravação das imagens para uma pasta (para enfiar no Android e ver ao longo do dia)?

    obrigado

  20. Avatar de kendimen

    A actualizar! Bem lembrado!!

  21. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Gmail para tudo. A maneira como ele encontra quase instantaneamente o que procuro no meio de vários gigas de mail ainda me parece magia 😀

    O Outlook com 1 ou 2 gigas para encontrar qualquer coisa é o desespero…

    1. Avatar de Leandro Pereira
      Leandro Pereira

      ???? Algum problema no pc de certeza, tenho um ficheiro de outlook de 6 ou 7 gigas com milhares de mails e a procura é instantânea e depois como muitos anexos tem uns bons megas de tamanho estão ali disponíveis na hora sem ter de esperar que descarreguem.

  22. Avatar de kcir
    kcir

    Realmente o Thunderbird é bom mas para mim o Evolution é muito melhor mas a funcionar na plantaforma win é bastante pesado e aí o Thunder supera.

  23. Avatar de Pedro Coelho
    Pedro Coelho

    Boas

    Eu sou Português, uso produtos portugueses: Portugalmail, a interface Web está muito boa. Faz o que o Gmail faz, mas com pastas e é muito semelhante ao Yahoo. E é gratuíto.
    Quem quiser algo mais a sério, também há contas Professionais para uso do seu próprio domínio. Eu tenho uma conta professional, também tenho no Gmail, mas é devido ao Google Docs e ao Calendário.

    Cumprimentos,
    Pedro Coelho

    1. Avatar de Alucard

      Não sabia que ainda existia o PortugalMail. Há muito tempo que já não ouvia falar disso! Mas eu também uso o que é nacional, e que é muito bom, a minha conta principal é um e-mail da Sapo. Tenho conta também no Hotmail (que é asqueroso, quase nunca uso) e Yahoo( tem um interface Webmail bem útil). E tenho isto tudo no meu querido Thunderbird, melhor cliente de e-mail tanto em Windows como em Linux. O Outlook até pode ser muito bom, mas é um autentico elefante no que toca aos recursos de sistema. Já cheguei a ter BSOD’s no Windows ao usar esse programa.

  24. Avatar de jpng81
    jpng81

    É assim metem sempre a questão do gmail versus thunderbird… eu a nível empresarial é sempre bom conseguir-se ultrapassar o limite de 7Gb de mail, neste caso o gmail não consegue e o thunderbird ultrapassa e volta a ultrapassar várias vezes.
    E isto também se aplica a nível pessoal maior parte das pessoas gosta de guardar montes de tralha de emails… ou então nem se dão ao trabalho de os apagar.

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Ultrapassas os 7 gigas na versão paga (25 gigas e ainda podes pedir mais espaço em arquivo). No PC é evidente que tens o espaço que quiseres. Mas tens redundância? Geradores de emergência, técnicos 24/7 para qualquer problema? A Google tem tudo isso. E o facto de teres um limite, força os utilizadores a limpar a tralha. Pensas que as empresas também não tem quitas para os seus funcionários? Algumas bem abaixo dos 7 gigas do Google.

  25. Avatar de Serva
    Serva

    Boa noite ,

    O outloock não é uma solução infalível e por vezes dá muitas dores de cabeça quando o teu PST atinge os 20 Gigas , na maior parte dos casos ficas com a informação corrompida e sem possibilidades de a recuperares .

    Cumprimentos

    Serva