The Gimp 2.6.6

19 Comentários

The GIMP (GNU Image Manipulation Program) é uma distribuição gratuita desta aplicação capaz de realizar variadas tarefas, como retoques em fotos, composição e criação de imagem, entre muitas outras capacidades.

The Gimp pode ser usado apenas como um programa de criação de imagem assim como pode ser usado por profissionais para manipular com elevada qualidade fotos e outros trabalhos gráficos.

The Gimp foi criado como uma alternativa livre ao Photoshop, foi um projecto universitário que amadureceu bastante e hoje já é muito usado profissionalmente. Projectado em 1995 por Spencer Kimball e Peter Mattis é hoje mantido por um grupo de voluntários.

A aplicação tem crescido e conquista paulatinamente uma falha de mercado com alguma relevância, tendo em conta o parco investimento publicitário.

Exemplo prático:

Licença: Open Source
Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac
Download [win]: The Gimp 2.6.6 [15.32MB]
Download [win]: The Gimp 2.6.3 Portable [16.29MB]
Download [linux]: The Gimp 2.6.5
Download [mac]: The Gimp 2.6.5
Homepage: Gimp

Partilhar:
Tags:

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Morbus

    O que eu nunca entendo muito bem com vários projectos OS, incluido este, é porque é que não se focam mais na interface? É o grande problema do Gimp, e parece ser uma coisa tão simples de fazer e desenhar :\

    —–
    http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam

  2. Avatar de Zulu
    Zulu

    sim o Morbus tem razão. alguém que explique isso. é que o programa é bom, é mesmo muito bom, digo eu, apenas a interface…

  3. Avatar de Zulu
    Zulu

    já agora… porque é que a versão portátil ainda está na versão 2.6.3? eu uso a versão 2.6.5 da portableapps há já algum tempo…

  4. Avatar de David Leal
    David Leal

    Uso e recomendo!

    http://redefoca.blogspot.com/ – Plataforma de Multimédia

  5. Avatar de pplandtek

    @Morbus

    Na minha opinião acho que o Gimp é muito mais intuito do que o PhotoShop, por exemplo (já usei e abusei os dois softwares)…mas é só a minha opinião…

  6. Avatar de carlos rajas
    carlos rajas

    bom ja tentei, mas não, honestamente, não tenho muito saco nem para aprender photoshop nem gimp, sendo que este último tambme me parece complicado. Mas claro que isso é relativo pois quando você não quer tudo se torna complicado.
    Independente disso, bom post Pedro Simões, keep it up ! bom fim de semana a todos. 🙂

    ________________________________
    saturday night fever….embora pra balada !
    http://www.delaorden9.com

  7. Avatar de Mikhail Miguel

    1) Eu já disse isso noutro comentário aqui no pplware, e volto a repetir:
    GTK “come” muito da interface! Fica muito espaço vazio entre os ícones, que geralmente são grandes demais. Entendo que esses poderiam ser menores e isso não é um limite da tecnologia GTK, mas é sim do “Estilo GTK”. No fim, da no mesmo.

    2) Já tentei usar várias vezes o Gimp, desde 199…e pouquinho. Sempre desisti porque sempre clicava no vazio. Esquecia que não tinha a tela de fundo, e dava a saudade do Photoshop e do Paint Shop Pro (alguém se lembra desse? Agora ele é da Corel)

    3) Bem que podiam imitar a interface do Photoshop. Melhor ainda se refizessem em QT4/KDE 😉

  8. Avatar de aospapéis

    Eu odeio o GIMP !!! Desgraçadamente, devido às “manias” do “open source”, na minha empresa substituiu-se o Windows pelo Linux e lá foi à vida o bom velho Photoshop. O mais desesperante é que existe uma aplicação para “converter” o GIMP em Photoshop (adaptação de visual e menus) e o meu chefe não me deixa usá-la! (porque desvirtuaria a ideia do “open source”)

    http://aospapeis.blogspot.com/search?q=gimp

  9. Avatar de Sílvio Horta

    @Mikhail Miguel
    Existe o Gimpshop que é o Gimp com aparência do Photoshop.

  10. Avatar de Paulo39
    Paulo39

    @aospapéis

    Já pensaste que secalhar, se a tua empresa não tivesse substituído o software para software free, talvez tivesses sido despedido ou tivesses tido uma diminuição no salário? Pensa nisso. Já fizeste as contas para ver quanto se poupa com essas mudanças? Só no photoshop vai uma fortuna…

  11. Avatar de UKN
    UKN

    Eu por acaso acho o Gimp fácil de usar. Só que demasiados anos com Photoshop e similares e as mesmas funções familiares que chegam ao Gimp e … não estão no mesmo sítio ou funcionam de modo diferente, são capazes de desmotivar alguns. É daquelas coisas que tem que começar aos poucos …

  12. Avatar de aospapéis

    @Paulo39

    Eu sei do que falo. E, não vejo em que é que usar uma aplicação que simula o Photoshop (ainda que usando o Gimp) pode constituir um problema.

    http://aospapeis.blogspot.com

  13. Avatar de Miguel Ferreira

    abrir em 3 janelas torna-se muitas vezes cansativo mas é a unica alternativa real e open source ao photoshop

    http://www.jogosecharadas.com

  14. Avatar de zl
    zl

    @Paulo39

    Concordo

    @aospapéis

    Qual problema ?

    E isso de mudar o windows por linux / mac, não é uma mania …

    Faz a contas ou compra tu o software e vais ver …

  15. Avatar de aospapéis

    @zl, o software estava comprado. Trata-se de questões de estratégia de apresentação ao mercado. No fundo, as parcerias…

    http://aospapeis.blogspot.com

  16. Avatar de BigLord

    aospapéis, o software estava comprado, e daí? O dinheiro que se gastou naquilo… ai jesus…

    E devias experimentar era o Gimpshop, então 😉

  17. Avatar de Mikhail Miguel

    @Sílvio Horta: MUITO obrigado pela dica!

    @PPLWARE: apesar de antigo, Gimpshop é digno de notícia. 😉

    abraços a todos, (menos aos spammers de comentários, que crescem cada vez mais, com seus comentários de monossilábicos seguidos dos links para seus respectivos sites. É muita cara de pau!).

  18. Avatar de aospapéis

    @BigLord e outros… vejam se percebem. Eu sou obrigado a usar o Gimp e não posso variar em nada, percebem? Não posso, tenho de usar o Gimp tal e qual como ele foi instalado! Não há cá Gimpshop, nem plugins, nem o que seja.

    http://aospapeis.blogspot.com

  19. Avatar de sásá
    sásá

    ola…desculpem eu não percebo muito disto
    podiam explicar-me qual é a diferença entre o The Gimp 2.6.6 e o The Gimp 2.6.3 Portable. E ja agora este programa funciona em Windows mais antigos?