Taskbar RSS – Os seus RSS’s na sua barra de tarefas

9 Comentários

Já aqui fizemos referência várias vezes à brilhante barra de tarefas que o Windows 7 trás. E cada dia somos presenteados com novas ferramentas que fazem uso dela.

A capacidade de pré-visualizar janelas pode e deve ser usada de forma a criar ferramentas que não obriguem a ter uma interface. Tudo se pode condensar (dentro de certos limites) nessa pré-visualização. Tudo o que seja apresentação de informação útil pode e deve passar para aí!

E mais um bom exemplo desses é o Taskbar RSS. Transpor um leitor de RSS para a barra de tarefas é uma boa ideia.

taskbarRSS_1


Esta ferramenta traz para o nosso ambiente de trabalho, mais concretamente para a barra de tarefas, os feeds que temos de ler no cliente de email ou no browser (ou numa outra qualquer ferramenta que teremos de ter para o efeito).

E faz uso da pré-visualização para nos mostrar os feeds que queremos ler.

taskbarRSS_2

A interface é extremamente simples com apenas 6 botões. First, Previous, Refresh, View more, Next e Last. A maioria dos botões são auto-explicativos mas o View more leva-nos para o link do Feed e o Refresh descarrega novos feeds se eles existirem.

taskbarRSS_3

Este software é ainda um pouco fresco e precisa de mais desenvolvimento. No entanto parece-me que está no bom caminho ao fazer uso das novas capacidades da barra de tarefas do Windows 7.

Um exemplo do que precisa de ser alterado e melhorado é a interpretação de HTML. Ela é mostrada como se de texto do feed se tratasse.

Outro ponto a ser melhorado é a interface de configuração. Neste momento pura e simplesmente não existe. O processo de adicionar novos feeds é ainda muito arcaico. Temos de editar um ficheiro e ai dentro adicionar o(s) feed(s) que pretendemos.

Outro ponto a ser melhorado é a interpretação de HTML. Ela é mostrada como se de texto do feed se tratasse.

taskbarRSS_4_small

Para isso editem o ficheiro feed.txt que se encontra dentro da pasta para onde descomprimiram o Taskbar RSS e ai adicionem os endereços de onde pretendem ler os feeds. No caso do Pplware seria:

  • Site: https://pplware.sitedev.pt/rss/
  • Comentários Site: https://pplware.sitedev.pt/comments/feed/
  • Fórum: http://forum.pplware.com/syndication.php

O que deveriam adicionar ao ficheiros seria:

https://pplware.sitedev.pt/rss/

https://pplware.sitedev.pt/comments/feed/

http://forum.pplware.com/syndication.php

Vamos então dar mais algum tempo a esta ferramenta para que se torne em algo como outras se tornaram. Uma ferramenta útil e de fácil utilização. O caminho percorrido até agora parece-me o certo.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 7
Download: Taskbar RSS Beta
Homepage: Taskbar RSS

Partilhar:
Tags:

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de José

    Boa dica, vai ser para experimentar já 🙂

  2. Avatar de hugo
    hugo

    Desculpem lá mas não podia deixar de partilhar este excelente vídeo promocional do Google Chrome…

    http://www.youtube.com/watch?v=SC-2VGBHFQI

  3. Avatar de João

    Fantastico! Pena não haver nada do género para xp !

  4. Avatar de Jony S
    Jony S

    Tenho mesmo de instalar o windows sete 😛

    off-topic: alguém conhece um programa que pergunta, antes de se desligar o pc, se o utilizador quer guardar as alterações feitas ou se quer que as discarte? É que o tinha mas depois de formatar este portátil não o encontro e dava bastante jeito para o meu pai não mexer nalguma coisa acidentalmente e dar cabo disto 😛 tinha a ideia que era qualquer coisa do tipo “windows care hd” mas não encontro nada desse género.

    Se alguém souber qual é o programa ou outro que faça a mesma coisa… 😛

    btw, Pplware está de parabéns, um dos poucos sites que visito quase todos os dias 😉

    1. Avatar de Ghost
      Ghost

      Boas, tens um programa gratuito da Microsoft =) (já que todos falam mal dela) que depois de bem configurado te repõe o PC todo como estava para cada um dos utilizadores, Windows SteadyState, é o que usamos na AE e acabaram as formatações periodicas dos PCs, resolveu muitos problemas. Se depois precisares de alguma dica avisa 😉

      Abraço

      1. Avatar de Jony S
        Jony S

        Exactamente, era mesmo esse o programa que andava à procura, muito obrigado 🙂

        desculpem o off-topic :S

        1. Avatar de Ghost
          Ghost

          Ainda bem que pude ajudar… abraço

  5. Avatar de mario
    mario

    Desde que aderi ao twitter já nem sei o que sao rss. Sigo os sites que quero pelo twitter. Praticamente todos têm conta… E ainda tenho a vantagem de uma maior interacção com as pessoas. E por uma questao de arrumação, deixei os feeds…

    Eu pá…eu!!! que dizia mal do passarinho…

  6. Avatar de HikariKyubi
    HikariKyubi

    “Outro ponto a ser melhorado é a interpretação de HTML. Ela é mostrada como se de texto do feed se tratasse.”

    Temos um extra lá no texto, aproveitem e corrijam. Parece ser algo de útil quando estiver mais limadinho 😀