SyncToy – Sincronize qualquer pasta com o Dropbox

30 Comentários

Todos os utilizadores já conhecem certamente o excelente serviço do Dropbox. Basicamente, através do dropbox podemos ter directórios/ficheiros sincronizados entre computadores e outros equipamentos (ex. smartphones)recorrendo à “cloud”. O serviço disponibiliza 2GB gratuitos, que podemos usar livremente.

No entanto, para que a informação (directórios/ficheiros) esteja partilhada é necessário que a mesma esteja dentro da pasta reservada para o serviço dropbox. Para ultrapassar esta questão, vamos recorrer a uma pequena aplicação que já foi aqui apresentada no pplware, e que permite criar facilmente links simbólicos, o SyncToy.

syncToy_000

O SyncToy é uma aplicação desenvolvida pela Microsoft e que permite sincronizar conteúdos entre 2 pastas, mantendo os ficheiros em ambos os lados, actualizados. Para instalação do SyncToy pode seguir o seguinte tutorial:

Como sincronizar qualquer directório com o Dropbox?

Depois de instalar o SyncToy, manda-mos executar a aplicação e em seguida carregamos em Create New Folder Pair

syncToy_00

De seguida, na parte do Left Folder (vermelho) indicamos qual a pasta local do nosso sistema e no Right Folder (roxo) indicamos qual a pasta pertencente ao dropbox, para efeitos de sincronização.

syncToy_01

No passo seguinte, definimos Synchronize

syncToy_02

Para finalizar, apenas atribuir um nome ao Link simbólico criado.

syncToy_03

Depois do processo de sincronização, a aplicação disponibiliza um pequeno quadro com a seguinte informação:

  • Pastas apagadas
  • Novos ficheiros/pastas
  • Overwrite de informação
  • Alteração do nome de uma pasta/ficheiro

syncToy_04

Este é o exemplo de como pequenas ferramentas podem fazer maravilhas. Com o SyncToy deixamos de ter a necessidade de colocar todas a informação que queremos no Dropbox na mesma pasta para o efeito. Tudo o que é ficheiro/directorio, esteja onde estiver, pode assim fazer parte do Dropbox.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/win7
Download[32Bits]: Microsoft SyncToy 2.1 [2.87MB]
Download [64Bits]: Microsoft SyncToy 2.1 [3.5MB]
Homepage: Microsoft

Partilhar:
Tags:

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de rip_heart
    rip_heart

    muito útil. obrigado

  2. Avatar de Vitor Hugo
    Vitor Hugo

    Não querendo ser botabaixista, até porque este artigo é útil e tem toda a pertinência, chamo a atenção para o facto de o SyncToy não ser, na minha opinião, a solução mais segura para sincronização (googlem se quiserem saber detalhes). Além disso, há várias soluções freeware que permitem, p.ex., sincronização em tempo real.

    Um abraço e continuem o bom trabalho!

    1. Avatar de Regis
      Regis

      “…sincronização em tempo real”, como por exemplo?
      Abraços e obrigado

      1. Avatar de Vitor Hugo
        Vitor Hugo

        Eu uso o FreeFileSync:
        http://sourceforge.net/projects/freefilesync/

        Até ver, é impecável. Demoras 10 minutos a configurar o bicho, mas vale a pena. E faz, se quiseres, sincronização em tempo real.

        Abraço.

    2. Avatar de Manuel Ferreira

      Interessante,

      Podes referir algumas alternativas free que possam ser usadas em empresas?

      Já fiz alguma pesquisa mas ainda não encontrei algo que me agradasse totalmente.

      Obrigado

  3. Avatar de Zack
    Zack

    “ln -s /caminho/para/pasta/dropbox pasta”

    Há sistemas operativos mesmo complicados, irra! 😉

    1. Avatar de Pedro Pinto

      eh eh eh … Linux Rulez !!!

      1. Avatar de PedroWare
        PedroWare

        Pedro Pinto olha o comentário abaixo deste.

      2. Avatar de Zack
        Zack

        Não só linux… O mesmo comando funciona em Mac e faz exactamente o mesmo… 😉

    2. Avatar de Ricardo Elias
      Ricardo Elias

      Cria “symbolick link” para directorias (Windows Vista e 7):

      mklink /d

      “Extensao para ajudar a criar hard/symbolic links no Explorer”
      http://schinagl.priv.at/nt/hardlinkshellext/hardlinkshellext.html

      “Symbolic Links”
      http://en.wikipedia.org/wiki/Symbolic_link

      Fiquem Bem!

  4. Avatar de PedroWare
    PedroWare

    OFF TOPIC:
    Tenho uma ideia a dar à equipa do PPLWARE: Que tal que criarem uma distro linux só para o PPLWARE até pode ser uma “remasterização” do ubuntu. Uma distro com os softwares que vocês apresentam aqui. Já pensei no nome: PeopleOS, fixe né?

    1. Avatar de PedroWare
      PedroWare

      Há já me esquecia os outros podem dizer se concordam ou não, não é só a equipa do people.

      1. Avatar de glink
        glink

        Força nisso, eu usava

        1. Avatar de Pedroware
          Pedroware

          Eu até fazia sozinho, mas é mais interessante dar trabalho á equipa do PPLWARE. 😛

          1. Avatar de Vítor M.

            Trabalho à equipa do PPLWARE? Mais? 😀

            A ideia é excelente. Nós aceitamos isso e dámos apoio ao projecto. Acolhemos o projecto e aplicamos apoio financeiro para propagar a distro.

            Logo… ao melhor projecto avançamos.

            Quem quer apostar nisso?

    2. Avatar de PedroWare
      PedroWare

      Está aqui a faltar o Vítor para dizer se sim ou se não.

    3. Avatar de Clone do Victor
      Clone do Victor

      Altamente! Vamos a isso… depois das férias, claro!
      É o que dá quando temos acesso ao código aberto do corpo humano. Eh, Eh!
      Agora a sério, adoro essa ideia e até acho que merece um prémio. Com tantos programadores no Ppware, concordo que está na altura de expandir.

  5. Avatar de Tiago Freitas
    Tiago Freitas

    Saiu por estes dias a versão beta do Dropbox para o Blackberry. Infelizmente apenas foram disponibilizados 1000 convites. Se alguém conseguiu um, podia partilhar a sua experiência.
    Já agora, uma pequena sugestão: o pplware tem dado grande destaque ao ios e ao Android e a às suas aplicações. Seria bom apostar um pouco mais no Blackberry, até porque, segundo notícias recentes, o iphone e o blackberry foram os dispositivos com maiores vendas no último trimestre.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Se alguém me oferecer um blackberry eu ofereço um convite 🙂

      1. Avatar de Tiago Freitas
        Tiago Freitas

        O blackberry não se oferece. É preciso lutar por ele. 🙂

        1. Avatar de Pedro Pinto

          eh eh eh…Tou a ver que és blackberry FanBoy !!!! É assim mesmo.

          Abraço

        2. Avatar de Vítor M.

          Tiago, queres ter um espaço aqui para BlackBerry?

          Podes escrever e terás muito público alvo, principalmente empresarial.

          Queres avançar?

  6. Avatar de Pedroware
    Pedroware

    Eu até fazia sozinho, mas é mais interessante dar trabalho á equipa do PPLWARE 😛

    1. Avatar de Pedroware
      Pedroware

      Por favor apaguem este comentário

  7. Avatar de Brito
    Brito

    O SyncToy sincroniza pastas. Mas se eu quiser sincronizar apenas alguns ficheiros da minha pasta de trabalho? Por exemplo, uso dois ou três ficheiros frequentemente que preciso usar em vários PCs e sempre actualizados. Tenho que sincronizar a pasta toda?

    PS – Nao quero criar só uma pasta para esses ficheiros.

    1. Avatar de Alternativa
      Alternativa

      Se o objectivo for usar esses ficheiros em vários PC’s remotos então creio que a aplicação “SpiderOak” seja a mais indicada. Permite seleccionar individualmente quais os ficheiros a sincronizar sem ter de os mover para qualquer pasta não precisando de 2 ferramentas (DropBox+SyncToy). Também é multiplataforma como o DropBox.

      Inicialmente, na conta gratuita dispomos de 2GB de espaço livre e pode chegar aos 5GB através de “referrals”.

      Cada “referral” recebe e dá a receber 1GB gratuito. Se o Pplware permitir, divulgo o link que permite registar com 3GB (2GB+1GB) e também me dará 1GB a mim:
      https://spideroak.com/download/referral/ce902e3630b85fecbc8e9ed6bf41a704

      Quanto à solução aqui referida (DropBox+SyncToy), falaram em “links simbólicos” mas a ideia com que fiquei é que o sistema usado pelo SyncToy acaba por copiar o conteúdo ficando essa informação em duplicado. Entendi mal?

      Obrigado.

      1. Avatar de delaorden

        Amigo Alternativa, abrí a conta lá. Agora como faço para para receber esse giga extra. Pensei que esse link que você mostra ja me habilitaria, mas não. Alguma dica ?

        1. Avatar de Alternativa
          Alternativa

          Viva delaorden,

          Antes de mais quero agradecer-lhe a utilização do link. E também aos outros leitores que usaram.

          O espaço extra de 1GB é dado automaticamente. Na página do “referral” (https://spideroak.com/referral/) informa que:
          “…if you refer a friend to SpiderOak then you and your friend will receive a free gigabyte (GB). If you have two friends who join, receive 2 free GBs. 3 friends – 3 free GBs. And so on…”

          Se não apareceu logo esse espaço adicional então é esperar um pouco porque há-de aparecer.

          Se fosse possível gostaria que depois me informasse se sempre recebeu esse 1GB extra ou não.

          Obrigado.

  8. Avatar de Whoknows
    Whoknows

    Correcção ao artigo: mandamos em vez de “manda-mos”

  9. Avatar de shadow_of_god
    shadow_of_god

    Boas e uma forma automática de de x em x tempo o sinc toy ligar, verificar se existe alterações e enviar para o drop box?

    Inte