Sync Blocker – Proteja os seus conteúdos do iTunes

17 Comentários

Os nossos dispositivos móveis são hoje em dia uma parte central da nossa vida. Aí temos guardados os nossos contactos e calendários, os nossos ficheiros ou as nossas fotos e vídeos. É por isso importante que tenhamos cópias de segurança desses dados todos. Infelizmente existem situações em que os softwares de backup apagam os dados que temos sem qualquer controlo sobre isso.

O iTunes é um desses softwares. Existem situações em que, inadvertidamente, conseguimos remover toda a nossa biblioteca sem que tenhamos consciência disso. Para terminar de uma vez com esta situação e possibilidade, apresentamos o Sync Blocker.


Esta aplicação era paga e agora a empresa que a desenvolveu, a ZelekSoftware, tornou-a gratuita para que todos a possamos usar. Poupamos assim $22 e ficamos com a garantia de que o nosso iTunes não tem um comportamento destrutivo e lesivo para o seu utilizador.

A situação em que o iTunes remove os nossos dados não é assim tão rara como possam pensar. Deve-se ao facto de este querer sincroniza os dados com o iPhone, iPad ou iPod Touch e se estes forem diferentes do que os que estão no vosso equipamento ele elimina-os e coloca os que tem. Esta é uma configuração que podem alterar no próprio iTunes, mas perdem com isso algumas vantagens de sincronização. Com esta solução deixam de se preocupar com este problema.

A primeira utilização do Sync Blocker requer que indiquem o vosso email para que vos seja enviada uma chave para o desbloquear. A mensagem com o código chega ao fim de alguns segundos e ficam prontos de imediato a usa-lo.

Lembrem-se que devem ter os vossos dispositivos removidos do computador e é desejável que o iTunes não esteja também a ser executado. A forma de aplicar a receita mágica que  Sync Blocker disponibiliza é carregar no sinal de Stop que é apresentado na interface. Tudo é tratado de forma automática e caso seja necessária alguma intervenção, o Sync Blocker irá pedir ao utilizador.

No final do processo o sinal será alterado para um visto de OK e podem então começar a usar o iTunes sem qualquer receio.

O vídeo que apresentamos abaixo mostra a forma de o Sync Blocker ser usado, bem como uma apresentação detalhada.

Esta aplicação está disponível para as duas plataformas onde o iTunes é suportado, Windows e Mac. Com ela vão conseguir dar uma maior garantia e segurança às bibliotecas que têm nos vossos dispositivos. Basta usarem e estão a impedir que o iTunes as apague.

A passagem a software gratuito foi uma excelente opção que a ZelekSoftware tomou em relação ao  Sync Blocker. Aproveitem-na se são proprietários de um equipamento da Apple.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows / Mac
Download: Sync Blocker 10.2 Mac [12.6MB]
Download: Sync Blocker 10.2 Windows [3.7MB]
Homepage: Sync Blocker

Partilhar:
Tags:

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno
    Nuno

    Formatei o meu PC e não guardei os dados do iTunes, o que vai acontecer na primeira tentativa de sincronização é ele apagar todos os dados do meu dispositivo.

    Este software evita isso, e faz a sincronização?

    1. Avatar de gf
      gf

      qdo se liga um ipod pela primeira vez é sempre feita a pergunta se se ker sincronizar ou nao. Leiam a pergunta e respondam, pois nada acontece imediatamente.

  2. Avatar de Observador
    Observador

    A reposição do backup pelo iTunes de um iPhone não é como indicam.

    Pode-se escolher QUAL o backup (existe listagem por DATAS) que se pretende restaurar.

    Não é “O iTunes é um desses softwares.”

    1. Avatar de Pedro Simões

      O problema é que ninguém falou em reposição de backups…
      O que é falado é na hipótese de o iTunes sincronizar as galerias que tem com o equipamento e com isso apagar o que está no dispositivo.

      1. Avatar de Observador
        Observador

        O iTunes quando lhe é ligado o iPhone FAZ AUTOMATICAMENTE backup antes de tudo.
        Ao mandar sincronizar ele primeiro fez o respectivo backup.
        Se perder algo ao fazer o sincronismo pode (tal como referi no comentário) ir “buscar” o que tinha anteriormente (a esse mesmo sincronismo). Basta repor o backup (podendo inclusive escolher qual backup quer restaurar)

  3. Avatar de Observador
    Observador

    Mais. É uma das formas de se poder “despistar” alguma app (marada) que ande a provocar problemas.

    Ao se deparar com uma situação dessas é experimentar repor um backup “mais antigo” para determinar se efectivamente é essa aplicação que estará com problemas.

  4. Avatar de Bruno Marques
    Bruno Marques

    E quanto ao restauro?

    1. Avatar de Observador
      Observador

      Também pode (após um restauro) restaurar de um backup anterior.

  5. Avatar de RCS
    RCS

    Uma opinião:

    O itunes a fazer das suas.

    Não sei como há tanta gente a gostar do programa.

    É confuso, problemático, e cheio de manhas.

    Isto sem contar com os recursos que ocupa em windows. Em PCs mais antigos é um massacre.

    1. Avatar de Observador
      Observador

      E a culpa não será do Windows?

      1. Avatar de RCS
        RCS

        Não quando se nota especialmente com o itunes.

        A parte que referia sobre ser confuso, deverá ser igual em osx.

    2. Avatar de Manel
      Manel

      Já me ri quando me perguntaram se havia tutoriais de itunes, mas pelos vistos deve mesmo haver quem precise.
      Na minha opinião o programa é bastante simples e intuitivo. E nunca me deu problemas!

    3. Avatar de Ganha dinheiro na net

      Confuso???
      Para aquilo que oferece, acho quase impossível ser mais simples!
      A organização dos conteúdos, é do mais intuitivo que há.

      Problemático?
      Uso o iTunes diariamente desde 2005 em PC, desde 2008 em Mac, e nunca tive um único problema!

      O problema não será outro?

    1. Avatar de Pedro Simões

      Será que vai mesmo??

      “Google has now officially denied that Circles will launch here, but not that it exists.”

      1. Avatar de neon
        neon

        Vamos ver, vamos ver…:)

  6. Avatar de Rui C.
    Rui C.

    Há uma opção no iTunes que permite a sincronização manual…
    Eu utilizo isto tendo em conta que tenho 4 bibliotecas e nem sempre algumas estão completamente actualizadas…
    Assim evito quaisquer alterações ao iPod que eu não deseje.
    Não deixa de ser uma óptima aplicação para os menos atentos.