Swish – O Linux no explorador de ficheiros do Windows

19 Comentários

Quem faz gestão de máquinas Linux recorrendo a um Windows conhece bem as dificuldades que encontra quando tem de transferir ficheiros entre estas máquinas. Para além de termos de recorrer a softwares externos, não existe uma integração plena destes com o Windows e com o seu explorador de ficheiros. Para resolver estes problemas, e para tornar a navegação nos sistemas de ficheiros do Linux simples, apresentamos o Swish.


Este software permite que integremos de forma perfeita a navegação no Linux com o explorador de ficheiros do Windows. E para garantir segurança recorre ao protocolo SSH, em concreto ao SFTP. A autenticação é feita com recurso a password, como em qualquer outra ligação SSH.

Ao estar integrado com o explorador de ficheiros do Windows consegue-se a mesma utilização que em qualquer sistema Windows. Podemos apagar ficheiros, arrastar para copiar de ou para o Linux ou renomear. Existe ainda cache dos ficheiros das ligações que visitarmos.

A sua forma de utilização é muito simples. Depois de instalado passam a ter na janela Computador mais uma drive, de nome Swish. Ao clicarem nela acedem ao interface de gestão das ligações. Ai podem criar, remover ou aceder a ligações que tenham já criado.

Caso pretendam criar uma nova ligação devem apenas fornecer os dados de acesso e a pasta a que pretendem aceder sempre que efectuarem essa ligação. Os dados necessários são os seguintes:

  • Label: Nome que será apresentado na ligação
  • Host: Nome ou IP da máquina a ligar
  • Port: Porto de ligação. Tipicamente 22
  • User: Utilizador a ser usado na ligação
  • Path: Caminho onde a ligação vai iniciar

Depois de terem a ligação criada, devem apenas efectuar um duplo clique em cima do ícone da ligação e será apresentada a chave de ligação, na primeira vez que acederem a uma máquina, e o pedido de palavra-chave.

Se colocaram os dados correcto o acesso à máquina será fornecido e ficaram na pasta que definiram no momento da criação da ligação. Naveguem então para o local pretendido e comecem a transferir ficheiros.

Esta é uma excelente alternativa a softwares como o Winscp ou outros do género. A sua integração plena com o explorador de ficheiros do Windows garante-lhe uma vantagem pois os utilizadores nem se vão aperceber que estão a aceder a uma máquina não Windows.

Testem e vão de certeza ficar convencidos. Eu vou adoptá-la no meu dia-a-dia!

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 98/ XP/ Vista/ 7
Download: Swish 0.41 [9.45MB]
Homepage: Swish

Partilhar:
Tags:

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    Mais uma vez excelente trabalho

    Aplicaçao mto util sem duvida

  2. Avatar de Nasp
    1. Avatar de Baltazar
      Baltazar

      Já existe a versão 0.4.2.

  3. Avatar de Fernando
    Fernando

    Demais sempre procurei algo parecido … obrigado

  4. Avatar de Moebius
    Moebius

    E em relação ao suporte de file systems? Suporta ext2,3,4, reiserFS, ZFS?

    Qual a vantagem deste swish sobre software como o Ext2 IFS (que não suporta reiserFS por exemplo)?

    1. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      nao tem nada uma coisa haver com a outra. este é para aceder remotamente ao disco, o que tu estas a falar é de montagem de partiçoes.

      cumps

  5. Avatar de Luís Nabais
    Luís Nabais

    “A autenticação é feita com recurso a password, como em qualquer outra ligação SSH.”

    Esta informação é incorrecta. A nível caseiro e pouco mais, a autenticação SSH é feita dessa forma, a nível corporate é feita através de keys (public/private).

    1. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      Estas enganado…

      Ambos utilizam keys public/private, pois ambos utilizam RSA. o RSA encripta a ligação com essas keys, como também a password que é utilizada pelo user. ou seja, quer a nível de corporate quer a nível ‘caseiro’, se utiliza pw + RSA (keys private e public que pertencem ao protocolo de encriptação RSA)

      cumps!

      1. Avatar de João Cardoso
        João Cardoso

        acho que tu é que andas enganado. e essa frase está mesmo errada. a autentição por keys nao necessita da password do user que fizer login. aliás o sshd pode ser configurado para nem aceitar passwords e só aceitar autentição por keys.
        á parte disso, queria lamentar como é que a microsoft continua a não integrar no seu s.o. estas soluções de networking.

        1. Avatar de Guilherme de Sousa
          Guilherme de Sousa

          a por keys é responsavel pela encriptaçao da ligaçao.. so isso q eu saiba.

          é como as paginas encriptadas por ssl q tmb usam RSA..

          agora o Luis Nabais afirmou é q as empresas apenas utilizam por keys, o que nao é verdade. se for um website encriptado pode apenas ter por keys ok. mas isso nada impede q tenha as duas. isto porque para establecer ligaçao com autenticaçao de utilizador acho q é mesmo preciso as duas.
          uma verifica que é o user correcto, a outra encripta a ligaçao.
          mas posso estar enganado..

          cumps

          1. Avatar de Luis
            Luis

            Eu afirmei (e re-afirmo) a nível corporate, não a nível empresa-cliente, para permitir acessos do cliente, como websites ou coisas desse tipo.
            Estou a falar de grandes empresas e dos seus servidores internos.

      2. Avatar de Ricardo Elias
        Ricardo Elias

        Acho que ele esta’ a referir-se ao que e’ explicado no seguinte artigo:

        https://pplware.sitedev.pt/software/logins-remotos-pela-rede-sem-password-usando-o-putty/

        Fiquem Bem!

  6. Avatar de joao Neto

    Caro,

    Existem muitas ferramentas desse tipo! O que você não mensionou é que o Linux necessita estar ligado e ter o servidor ssh rodando ( Ja que a ligação é via SSH ).

    Achei que essa seria a solução definitiva para ver Partições Linux no Windows, mas ainda não!

    1. Avatar de DoContra
      DoContra

      Para explorar partições Linux no Windows há, por exemplo, o Ext2 Explorer. Experimentei na coisa mais básica que tinha à mão (um Magalhães com partições Windows XP e Caixa Mágica) e “passeei” calmamente pelo Caixa Mágica a partir do XP.

      Mais em http://www.softsea.com/review/ext2explore.html

  7. Avatar de jpng81

    Haaaaaaaaa colho…. que andava á procura de uma cena destas, até já andava para fazer este tipo de software para windows.
    Mas fixe, vou experimentar.

  8. Avatar de jpng81
    jpng81

    O pessoal que fez o software podia ter sido mais original no nome do software, pois “swish” é o nome de um editor de animações de flash já com uma carrada de anos, mas pronto, desde que funcemine.

  9. Avatar de jpng81
    jpng81

    E windows 7 64bits é para esquecer, não dá para instalar, ainda não é suportado. Quer dizer maior parte dos windows agora já começam a ser 64bits :S

  10. Avatar de Carlos Viegas
    Carlos Viegas

    Não dá pra usar em SO 64 bits…