SuperPreview para IE

18 Comentários

Quem faz desenvolvimento de páginas web tem uma dor de cabeça garantida! O cross-browsing.

Entre todas a que eu considero mais chata e complicada de lidar é o comportamento dos diferentes browsers a renderizar o conteúdo da página. E se já é complicado ter de lidar com todos os diferentes browsers, que têm de estar instalados pior fica ter de lidar com as versões mais antigas e ainda utilizas.

Para tentar resolver o problema dos Internet Explorer a Microsoft disponibiliza o SuperPreview para IE.

sp_IE_1

Integrada no pacote Expression esta ferramenta permite comparar de forma rápida o layout dos sites que desenvolvemos nas diferentes versões (6, 7 e 8 ) do IE.

Não existe forma de ter no nosso PC as diversas versões deste browser, o que nos obriga a ter ou mais uma (ou 2) máquina de reserva para testes ou ter várias máquinas virtuais apenas para correr as diferentes versões do IE.

Desta forma deixamos de ter confusões e complicações na hora de testar o que produzimos.

sp_IE_3_small

A interface é simples, bastando escolher quais os motores de IE que queremos comparar e indicar qual o endereço a ser verificado.

Salientar que devem ter o IE 8 instalado para poderem usar ao máximo as potencialidades desta ferramenta.

Na verdade ela o que traz é o motor do IE6 pois o resto está dentro do IE8. O modo de compatibilidade IE7 faz o resto.

sp_IE_3_small

O modo de comparação de layout pode ser alterado para várias posições e pode ser consultado o código html, CSS e as propriedades dos elementos que compõem a página.

É uma ferramenta a ter em conta e a ser usada (e abusada) por quem desenvolve páginas web na hora de validar nos diferentes browser’s o que fez.

A versão gratuita apenas permite comparar IE, mas a versão paga (que vem incluída no Expression Web 3) é mais alargada e consegue comprar diversos browser’s (IE e Firefox).

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: SuperPreview para Internet Explorer [18.3MB]
Homepage: SuperPreview

Partilhar:
Tags:

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Excelente!! Isto é bom 😉

  2. Avatar de Rafael
    Rafael

    Então mas, por exemplo, o Dreamweaver ja faz isso…e nao é so para um browser..mas sim para todos os que estiverem instalados no computador…

    1. Avatar de Pedro Simões

      Rafael,

      Concordo contigo, no entanto o Dreamweaver é software comercial e não gratuito, e o IE6 + IE7(8) não é fácil de ter na mesma máquina.

      1. Avatar de Rafael
        Rafael

        hmm..sim tudo bem…tb nao me tinha ocorrido isso xD
        Sim, bom post 😉

  3. Avatar de Computed Life

    Muito interessante mesmo.

    Cumps

  4. Avatar de CarlosMC
    CarlosMC

    Não seria mais recomendável pôr um botão para actualizar o browser? É que já o ie7… mas então o ie6, enfim…
    Mais interessante seria comparar diversos browsers, não diversas versões do mesmo.

    1. Avatar de CarlosMC
      CarlosMC

      Devia ter lido a notícia com mais atenção :/

  5. Avatar de Ruben
    Ruben

    Além do Dreamweaver não ser software gratuito… instalar só para efectuar testes de crossbrowser é descabido.

    Sou webdesigner/webdeveloper e não uso DW, nem muitos profissionais que conheço.

    Existe também o http://browsershots.org/ que apesar do serviço ser não tão rápido, é bom e é tudo processado online.

    Cumprimentos.

    1. Avatar de CapitaoLuso
      CapitaoLuso

      Assino por baixo!
      Também sou webdesigner/webdeveloper e só uso um bom editor de texto… a maior parte do lixo deixado pelos programas é a causa de muitas incompatibilidades entre browsers. Se o programador tiver cuidado e saber o que faz com o código gerado, certamente não irá ter nenhum tipo de problemas….

      1. Avatar de Zé Miguel

        O dreamweaver é um bom editor de código, eu uso dreamweaver e é um verdadeiro time-saver.

    2. Avatar de JGomes

      sim, nao é por usar o DW que o vosso codigo fica melhor ou nao e que o site funciona correctamente em tudo. Alias o preview do DW sempre me deixou um pouco a desejar…

      De preferencia, sigam os standarts da w3. Infelizmente o IE ainda está longe de os suportar totalmente mas já é um bom caminho a tomar para funcionar correctamente na maioria dos browsers.
      Existem “hacks” (truques) para colocar as coisas a funcionar no IE, fassam antes isso e abusem dos standarts ;). Caso no IE apareca algo mal onde os outros nao surjam, revejam os standarts, se estiver tudo bem, ja sabem onde por a culpa 😛 (claro que o utilizador vai meter em voces, webdesigners! ^^).

  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    Muito bom post.

    PS- Não devia ser na última linha onde esta Comprar devia ser Comparar? ( (…)e consegue comprar diversos browser’s(…) )

  7. Avatar de Alexandre Pinto
    Alexandre Pinto

    Para quem quiser ter os vários IE’s instalados existe um programa que permite fazer essa instalação.
    Já usei no XP e apesar de alguns bugs menores, cumpriu lindamente a função.
    Deixo o Link: http://tredosoft.com/Multiple_IE

  8. Avatar de dc
    dc

    Uma coisa que me surpreende é o Google Sites, tenho alguns sites neste Serviço da Google e no Firefox e Chrome funcionam ás mil maravilhas, já no IE6, 7 ou 8 ficam com o Layout perdido pela janela nalgumas situações.

    Tentei de tudo, até nos Forums do Google… a Solução é por passar a “sugerir” aos utilizadores que mudem para o Browser da concorrência para visualizar o Website em condições.

    É chato, mas por vezes é a única arma que temos.

    Já uma vez, tinha programado um Website manualmente com ferramentas como o Notepad++, no Internet Explorer não ficava tal como o tinha planeado, já no Firefox era ás mil maravilhas. Ora… perdi dezenas de horas a rever imenso código e a arranjar soluções e quando mexia nalguma coisa, outra entrava em conflito.
    Solução neste caso foi mesmo desistir e os utilizadores que mudem para o Firefox porque eu já não estava mais para me chatear.

  9. Avatar de Bónus

    Estive a experimentar, e os links das páginas não funcionam. Dá apenas a imagem da página, mas nada funciona como no IE. Assim como também não funciona o javascript.
    Ou me está qualquer coisa a passar ou lado, ou então este programa pouca utilidade tem…