Sumatra PDF 1.0 – O Peso Pluma dos PDF’s

22 Comentários

Sumatra PDF é um visualizador de ficheiros PDF que aposta no minimalismo gráfico em favorecimento da sua ligeireza de funcionamento. Existem vários visualizadores de PDF no mercado, uns pagos e muitos gratuitos, mas qual deles o melhor?

Bom, hoje em dia o melhor é aquele que nos permite sem qualquer dificuldade abrir, ler e eventualmente exportar um ficheiros PDF. O aspecto gráfico está num plano secundário, dada a rotina com que se utilizam os ficheiros no formato PDF.

Depois exige-se algumas funções básicas como imprimir, rodar e exportar, funções estas presentes no Sumatra. Esta versão portátil, permite que o utilizador possa abrir um PDF em qualquer computador utilizando a sua pendrive USB.

Leve, portátil, simples e em português. Precisa de mais alguma função?

Alterações na versão:

  • Corrigidos problemas de memória
  • Correcções de bugs que levavam ao fecho inesperado da aplicação
  • Alteração de comportamento na acção com o Vista/Windows
  • Mais idiomas colocados como opção

Licença: GPL
Sistemas Operativos: Windows 9x/NT/2k/XP/Vista/Win7
Download: Sumatra PDF Portable 1.0 [1.39MB]
Homepage: Sumatra PDF

Partilhar:
Tags:

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Uso este pequenino a bastante tempo.. e não quero outra coisa! Pra que é que vamos estar a ocupar megas e megas por uma coisa lenta e cheia de falhas de segurança? Refiro-me ao Adobe Reader…

    Este sumatra pdf reader é simplesmente perfeito =)

    1. Avatar de Vítor M.

      Ora aí está uma visão acertada: ajustar conforme as necessidades gerindo e optimizando recursos. Bem visto. 🙂

      1. Avatar de fran
        fran

        simplesmente nao abre ficheiros pdf grandes.
        basta para nao ter sucesso.

    2. Avatar de pedro
      pedro

      este é bom mas não chega…ainda tem muitos problemas de rendering. o único que consegue realmente substituir o adobe é o foxit, muito leve também.

      1. Avatar de STK
        STK

        Concordo, este é porreiro se for só para o desenrasque…nem dá para selecionar texto sequer. No entanto o foxit também não está muito perfeito neste campo, normalmente seleciona o texto todo junto, sem espaços…mas mesmo assim é o melhor para mim, faz rendering muito rápido, é pequeno e tem tudo o que é preciso!

      2. Avatar de Emannxx
        Emannxx

        Eu em relação ao Foxit Reader acho-o um pouco instável …

        Em relação às ferramentas, eu não me interessa o seleccionar texto nem nada por ai alem… o que me interessa realmente é que abra os meus pdf’s e chega =)

        No dia em que o Sumatra me deixar pendurado nalguma situação, vou à procura de outro. Até lá, este pequeno permanece =)

    3. Avatar de Telmo
      Telmo

      Já usei em tempos… Mas não gostei – sempre que tentava imprimir um arquivo numa impressora instalada em rede bloqueava…
      Agora uso Foxit Reader

  2. Avatar de dajosova
    dajosova

    Eu cá uso o Foxit Phantom.
    Leve, rápido mas com capacidade de edição.

  3. Avatar de A Friend®
    A Friend®

    Na minha opinião, tal como fizeram o Windows Media Player ler nativamente DivX e os mais variados formatos de audio e video, deviam já ter integrado no Windows a leitura de PDF nativa… isso sim era de valor 😉

    1. Avatar de Miguel Oliveira
      Miguel Oliveira

      Mas depois há queixas de abuso de posição dominante e são obrigados a fazer versões do Windows sem o Windows Media Player.

      Não sei se vale a pena fazerem isso. No caso do PDF, se calhar as queixas ainda seriam mais (impulsionadas pela Adobe, se fosse uma solução da Microsoft).

      1. Avatar de A Friend®
        A Friend®

        No Windows 7, o WMP tem suporte nativo de DivX e outros formatos e não houve problema algum…

        Tamos a falar ainda por cima da leitura de formatos. PDF não se paga para ver…

        O Office Sp2 adicionou um suporte para gravar um ficheiro .Doc ou DocX em PDF.. antigamente era preciso um plugin para isso, agora já o faz nativamente…

        MacOsX e Linux lêem nativamente PDF’s..

        São formatos Standard… e até antes de existir DivX já existia PDF’s..

      2. Avatar de okapi ( UK )
        okapi ( UK )

        Se me recordo a Adobe em tempos entrou em guerra com MS por causa do PDF. a razão já não me lembro.

        1. Avatar de a Friend®
          a Friend®

          Provavelmente foi por terem integrado a forma de poder salvar um ficheiro em PDF no Office… o que é uma forte ameaça a qualquer editor de PDF…e é claro ai a Adobe já deve ter tremido.

          Agora no que toca a leitura, a MS pode muito bem implementar já que o PDF é um Standard Aberto, no que toca apenas na leitura. Por isso é que o MacOsX e Linux têm nativamente. 😉

    2. Avatar de STK
      STK

      Concordo! Nisso o linux ganha pontos, este tipo de tarefas dá para fazer out of the box 😉 No mac não sei, mas também deve dar.

  4. Avatar de delaorden

    foxit ja chega, mas nunca é demais outras opções. Menos o elefante adobe…

  5. Avatar de jjoqa
    jjoqa

    O melhor é o PDF XViewer.
    Lê tudo e ainda dá para fazer anotações e etc.

    1. Avatar de jjoqa
      jjoqa

      E é gratuito, pequeno e em Português.

    2. Avatar de okapi ( UK )
      okapi ( UK )

      Eu pelo menos não quero outro.

    3. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      realmente uso esse e gosto muito. dá-me menos problemas e erros ao abrir que o foxit e é bastante rápido também.

      O que eu gostava no Sumatra era suporte ao Windows 98, que ainda ontem tentei instalar e nao consegui! 🙁

  6. Avatar de Vitor Hugo
    Vitor Hugo

    O Sumatra é muito bom, mas o peso-pluma dos visualizadores de pdf é o GhostPDF (http://ghostpdf.com/). É apenas um visualizador, mas é rapidíssimo.

    Experimentem e digam qualquer coisa.

  7. Avatar de Tiago Doroana
    Tiago Doroana

    Foxit Reader, sem dúvida! Pequeno, light, leve, ligueiro… e o aspecto gráfico bastante bom! 🙂

  8. Avatar de BrunoG
    BrunoG

    Eu queria era um programa gratuito para dividir um pdf grande em varios mais pequenos, tenho um pdf com 3000 paginas e queria parti-lo em vários para demorar menos tempo a abrir na PSP (não, não é a biblia nem o corão)

    Alguem conhece algum por favor?