Stellarium 0.8.2

16 Comentários

Stellarium é um software livre de astronomia para visualização do céu, tal como o veria a olho nu, com binóculos ou com um telescópio, nos moldes de um planetário. Com excelente qualidade técnica e gráfica, este programa simula o céu diurno, nocturno e os crepúsculos muito bem, aproximando-se grandemente da realidade.


A aplicação mostra mais de 120000 estrelas, constelações, planetas, nebulosas, sol e lua, com informação detalhada, tendo por base o catálogo do projecto Hipparcos. Permite renderizar imagens do céu com
qualidade fotográfica em três dimensões, assim como paisagens de solo e efeitos atmosféricos. Utilizando as coordenadas geográficas de uma localidade (latitude e longitude), o programa mostra o céu numa
determinada data e hora (dia ou noite), em qualquer ângulo de visão e com diferentes graus de aproximação (zoom). Com este simulador pode ainda observar eclipses do sol e da lua, fornecendo a data e hora do fenómeno, juntamente com as coordenadas geográficas de uma localidade onde o eclipse poderá ser observado. A possibilidade de projecção fish-eye de 180º para cúpulas faz com que este software seja utilizado em diversos planetários.

Interface Multilinguagem ( Português incluído).

O Stellarium está disponível em diversas línguas, incluindo o português e é multi-plataforma: está disponível Windows, Linux e Mac OS X.

Licença: Open-source
Download (Win): Stellarium 0.8.2 [16.56MB]
Download (Mac): Stellarium 0.8.2 [20.41MB]
Download (Linux): Stellarium 0.8.2 [15.80MB]
Homepage: Stellarium

Partilhar:
Tags:

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos
    Carlos

    Pareçe muito bom bem ao estilo do Google Earth

    Bem Haja
    Carlos

  2. Avatar de Osiriums Ventaka

    Boa, parece-me bastante bem!

  3. Avatar de Marco Santos
    Marco Santos

    Sim senhor que grande aposta. Como Astrónomo Amador que sou, já utilizei dezenas de aplicações do género e algumas delas carissimas, esta para além de ser gratuita, não pesa muito no sitema, tem uma excelente interface gráfica, e chega muito bem ao nivel de qualquer outro pago a peso de ouro. Abraços

  4. Avatar de gil

    Boas.
    Vítor, desculpa lá, eu sei que isto é offtopic mas gostava que o pessoal daqui do pplware, que é sempre muito solícito e que ajuda muito aqui a malta noob (como eu, eheheh) me ajudasse.

    Procuro distro LINUX user-friendly para laptop.
    o laptop é uma coisinha velhinha:

    Toshiba Satellite
    processador celeron 450mhz
    ram: 64mb + 128 (expansão)
    gráfica de 32 megas (acho eu)
    disco 20 gigas

    quero “recuperar” o bicho para andar on the road, essencialmente para passar música, fazer apresentações, tratamento de texto e acesso à internet generalizado.

    Vamos lá ppl do Linux (e não só), dêem uma mãozinha aqui ao Gil 🙂
    se poderem ajudar e não quiserem estar a encher esta caixa de comentarios com assuntos offtopic respondam no meu site, por favor: ww.reticencias.com

  5. Avatar de Tuxxis
    Tuxxis

    gil,

    Experimenta o Opensuse, http://pt.opensuse.org/Bem-vindo_ao_openSUSE.org normalmente “pega” em tudo, novo e menos novo, além de ser bastante completo e não costuma dar problemas de estabilidade.

    Tem como ponto a favor tambem ser bastante acessivel ao utilizador menos habituado a Linux.

    Tambem podes experimentar Ubuntu http://www.ubuntu-pt.org/Web/ ou Mandriva http://www.mandriva.com/pt_br

    Tenta, não desistas ao primeiro problema e cuidado, o “bichinho” pega-se….

    Abraços

  6. Avatar de tyurias

    Gil,

    eu n sou nenhum expert na materia, mas a tua makina parece ser bem antiga, e por isso a minha sujestão é o xubuntu (http://www.xubuntu.org/). tem um interface grafiko identiko ao ubunto mas pede menos da makina (1.5Gb de espaço livre, e 64MB de Ram sendo aconselhavel ter 128, dados do site oficial)

    mas volto a referir k n sou nenhum expert na materia.
    d kalker forma podes sempre saka-lo e tentar usa-lo komo live CD (mas fika mais lento do que se estivesse instalado).

    Fika bem
    hasta

  7. Avatar de Allan
    Allan

    eh legal, MAS APENAS SIMULAÇÃO….

  8. Avatar de Marco Santos
    Marco Santos

    Ainda a propósito desta bela aplicação. Como é que é possivel que alguem ainda tente fazer negócio com software opensource como este. Vejam o link: http://cgi.ebay.com.au/View-Stars-Celestial-Sky-from-PC-in-Real-Time-Render-CD_W0QQitemZ170088575420QQihZ007QQcategoryZ96945QQrdZ1QQcmdZViewItem No Ebay….Abraços

  9. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    Parece interessante, vou experimentar olhar para as estrelas, assim como assim a minha mulher já diz que ando na lua 😀 vou-lhe dar razão.

  10. Avatar de gil

    @ Tuxxis & Tyurias
    Muchas gracias pela resposta pronta, vou avaliar essas opções todas, já experimentei o ubuntu no meu desktop e gostei, nao conhecia esse xubuntu 🙂
    de qq maneira vou ver qual será melhor para mim 🙂

  11. Avatar de nrocha

    “Licença opensource” ???
    Opensource não é nenhuma licença, não me levem a mal mas eu estou sempre aqui a dizer o mesmo e parece que não aprendem ou não querem aprender… a licença desse projecto tal como esta no faq é a GPL… existe uma licença que por acaso se chama open software, mas parece que não esta a ser usada em nenhum software relevante.

    Vou explicar, o termo opensource pressupõe que o codigo fonte (source code) do programa/script seja distribuido, não faz com que o software seja gratis e nem da liberdade a quem quiser de o alterar e distribuir, dai a necessidade de se criarem licenças como a GPL, bsd,etc. Estas licenças permitem alterar o codigo e distribui-lo de forma gratuita (sem pagar nada aos originais do projecto).

    Pontos a reter:
    1) Opensource significa apenas codigo aberto, um programa opensource pode ser cobrado. Por si o seu codigo não pode ser alterado nem distribuido.
    2) Software livre impõe que o codigo seja aberto já que tem que ser possivel altera-lo e distribui-lo por terceiros, com custos acrescidos ou não.
    3) Pode ser software livre e continua a necessitar de ser pago, nem que seja o seu pacote ou suporte.
    4) Opensource não é software livre
    5) Software livre não é software gratis
    6) Software gratis não significa que seja opensource nem que tenha licença livre.

    Free software usado em inglês é um termo ambiguo que pode significar “livre” ou “gratis”, mas o verdadeiro significado do free aqui é de liberdade.. liberdade de se modificar o codigo e distribui-lo se assim o entendermos.

    Vamos ver se é desta…

    CoolMaster

  12. Avatar de Jorge Salvador
    Jorge Salvador

    Também vou experimentar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Jorge Salvador.

  13. Avatar de gil

    Bem ppl do Linux, o primeiro teste, Xubuntu falhou 🙁

    http://www.reticencias.com

  14. Avatar de Carlos
    Carlos

    Posso saber o que é que estes ultimos comentários tirando a explicação do que é o Open Source tem a ver com o Post em questão . Haja respeito .

    Bem Haja
    Carlos

  15. Avatar de Brazovsky
  16. Avatar de gil

    @carlos
    don’t have a cow man!!!!

    lê os comentarios desde o início, se o Vítor não se preocupou com o off topic por que raio te preocupas tanto????

    foi um pequeno a parte, de resposta a uma questão que o ppl respondeu de imediato e eu achei, por bem, dizer ao pessoal como correu a experiencia às sugestões que me fizeram.

    já agora, lembrei-me de um que me deve ajudar muito, o CAIXA MAGICA:

    Requisitos mínimos de hardware

    – Processador Pentium II a 350 Mhz
    – 64 Mb de memória RAM (128 recomendado)
    – Disco rígido com pelo menos 4Gb
    – Leitor de DVD

    o meu problem mesmo é o satellite 1670 nao ter leitor de dvd LOL 🙂