StartMenu8 1.1 – Tenha de volta o menu iniciar no Windows 8

37 Comentários

A maior crítica ao novo Windows 8, feita pelos muitos utilizadores que este novo SO, é a remoção do velho menu iniciar. Esta decisão da Microsoft nunca foi totalmente explicada aos utilizadores mas passa muito provavelmente pela potenciação da interface Metro e pelo criar hábitos de utilização desta.

Mas como seria de esperar, depressa começaram a surgir alternativas e sugestões para contornar este problema. Existem diversos softwares para trazer de volta o Menu Iniciar.

Hoje trazemos para vosso conhecimento o StartMenu8, que vos traz de volta o menu Iniciar.



Com o StartMenu8 passam a ter de volta, no canto inferior esquerdo a famosa Orb com o símbolo do Windows. Não vos traz apenas essa parte estética mas traz também todas as funcionalidades que estavam habituados a ter no Menu Iniciar das versões anteriores do Windows.

Todas, ou pelo menos a maioria, das funções que estavam no Windows 7 e anteriores estão aí presentes. Podem aceder mais comodamente a todas as zonas do Windows que estão afectas ao vosso utilizador e também aos programas que têm instalados no Windows.

Uma das dúvidas que surge sempre que se instalam aplicações que disponibilizam esta funcionalidade é de que forma podem limitar o acesso à interface Metro. O StartMenu8 mantém esse acesso, bastando que deixem o rato nessa zona do ecrã para que surja a imagem para esse acesso.

Tal como dito o StartMenu8 disponibiliza todas as funcionalidades que tinham presentes no Windows 7, permitindo que pesquisem por aplicações ou ficheiros ou que coloquem aplicações no acesso rápido deste menu.

Esta funcionalidade facilita a adaptação dos utilizadores que vêm do Windows 7 para esta nova versão. A presença deste elemento conhecido ajudará com certeza.

O StartMenu8 não permite qualquer personalização para já e as únicas opções disponíveis são o seu lançamento no arranque do Windows e o aceder directamente ao Ambiente de Trabalho tradicional, o que já é uma grande ajuda para não deixar o hábito anterior.

O acesso a estas opções é feito através do menu de contexto da aplicação. Para isso devem clicar com o botão direito do rato na Orb.

As novidades da versão 1.1 fizeram o StartMenu8 evoluir um pouco mais e torná-lo ainda mais completo e capaz para dar uma alternativa a todos os que necessitam de ter de volta o Menu Iniciar.

Em detalhe as novidades desta versão são as seguintes:

  • Adicionado o manual do utilizador
  • Adicionada a opção para a tecla Win dar acesso à interface ModerUI
  • Adicionadas as opções MetroApps e Definições à barra direita do Menu Iniciar
  • Adicionada a opção para mostrar o número de aplicações usadas recentemente
  • Adicionados ícones do Menu Iniciar
  • Optimizado o estilo dos botões do Menu Iniciar
  • Optimizada a resposta do botão Start
  • Resolvidos alguns bugs

Usem o StartMenu8 para terem de volta um dos elementos mais identificadores do Windows e que tanto é notado como ausente. Apesar de nunca darmos esse valor, o menu Iniciar é uma das funções que mais usamos no Windows.

O StartMenu8 está ainda em desenvolvimento mas para já consegue suprir todas as necessidades dos utilizadores que desesperam pela interface tradicional. É certo que a Microsoft não trará de volta este menu e deve ser este o caminho a seguir por todos os que não podem usar o Windows sem a sua presença!

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 8
Download: StartMenu8 1.1 [4.8MB]
Homepage: StartMenu8

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    E o StartIsBack?

  2. Avatar de Guilherme Lawless
    Guilherme Lawless

    Já uso e tem-me chateado a dizer que havia update mas no website diz versão 1.0.0
    Assim confirmei que existe de facto um update. E está bastante melhor.
    Uso esta por ser free relativamente à Start8 da Stardock, empresa que detesto.

  3. Avatar de Pedro Couto
    Pedro Couto

    Lá vêm os haters todos dizer: “Outra notícia sobre o Start do Windows 8?” em 3..2..1..

  4. Avatar de Ru1Sous4
    Ru1Sous4

    Já instalei mas dp acabei por me habituar ao Windows 8 com o tempo, e acabei por desinstalar ^^

  5. Avatar de António Pinto

    Pessoalmente gosto imenso do novo MetroUI como replacement do start menu.

    Creio que com habito optimiza bastante a utilização.

    Mas posso ser só eu 😛

    1. Avatar de Paulo Ramalho
      Paulo Ramalho

      +1
      Uso e abuso do MetroUI. Sendo bem organizado para quê o Menu Iniciar? Vai do hábito. Mas é uma opinião pessoal. Abraço a todos.

  6. Avatar de Bruno Gonçalves
    Bruno Gonçalves

    De volta? Acho que já não consigo voltar x). O metro ui é muito mais fácil e prático de usar.

    1. Avatar de José Silva
      José Silva

      Mais um, depois de nos habituarmos a nova interface é de longe muito mais prática. É rápida o suficiente para não notarmos que mudamos de interface e está lá tudo e mais alguma coisa! Só pergunto. Se há quem tenha tanta dificuldade em trabalhar com esta interface, como é que conseguem usar equipamentos Android, IOS ou outro sistema operativo, sem esquecer as diversas distros Linux? E usar um “smartTV? Como é que fazem? Tiram um cursos? Faz-me imensa confusão tanta polémica por algum comum hoje em dia, o facto de lidarmos com imensas e diferentes interfaces no nosso dia a dia.

      1. Avatar de JJ
        JJ

        Exacto!

        Ainda hoje estou para perceber qual é a dificuldade de utilizar o Win8… Ninguém me consegue explicar…!?

  7. Avatar de Marzkor
    Marzkor

    O unico problemo do UI do windows 8 é o acesso ficheiros.

    A meu ver é o unico, e baixa imenso a produtividade.

    1. Avatar de Bruno Gonçalves
      Bruno Gonçalves

      Acesso a ficheiros como? Acesso a ficheiros do menu iniciar? O ui do windows 8 é um menu iniciar com apps.

      Tens lá o menu iniciar mas disponibilizado de outra forma, que a meu ver é de muito melhor visualização e acesso.

      Aliás o acesso a ficheiros acaba por ser muito bom com a pesquisa.

      1. Avatar de Paulo Ramalho
        Paulo Ramalho

        Ficheiros em ambiente metroUI? Basta clicar com o botão direito no ficheiro em questão e seleccionar “adicionar ao menu iniciar”. O ficheiro aparece no MetroUI. Depois basta criar uma coluna independente só para ficheiros e dar-lhe um nome. Simples.

        1. Avatar de José Moreira
          José Moreira

          É difícil estar mais de acordo. De qualquer modo, o menu Iniciar acaba por ser bem mais limitado do que o UI. Quantos atalhos cabem no menu Iniciar? E quantos cabem no UI?

    2. Avatar de T. Castro
      T. Castro

      Olá Marzkor.

      Eu também tive esse problema inicialmente, mas depois descobri uns truques giros. A primeira coisa que fiz foi meter um icon do meu computador no desktop (tenho um tablet com Win8 Pro, e deu-me IMENSO jeito), outro na taskbar e mais um no Start, colocando logo nas primeiras posições (se meteres logo na primeira, ao carregares na tecla Win e deres logo de seguida um enter, ele executa o que estiver no canto superior esquerdo). No meu desktop esse problema nem se levanta, uso sempre o “Win + E”, já no 7 usava. Outra dica que te dou relativamente ao search é, experimenta carregar na tecla Win, e começares logo a escrever o nome do programa que queres, vais reparar que e exactamente o mesmo que fazias no 7, ele vai procurar a aplicação que escreves, apesar de nao aparecer logo uma caixa de texto quando carregas no win ela está lá, mas escondida, a malandreca.

      1. Avatar de Gonçalves
        Gonçalves

        Tenta fazer isto no 7 e depois no 8:
        faz uma pesquisa por “desinstalar um programa”.

        A pesquisa não é tão boa como tu apregoas, e este é apenas um exemplo.

        Cada um usa o que quer e para mim o 8 não serve! Simples assim.

        1. Avatar de T. Castro
          T. Castro

          Pois Gonçalves, quando não se sabe o que se faz, o resultado é nulo. Por outras palavras, vamos supor que eu faço bolos, mas só porque estou a mexer em farinha não posso pensar que sei fazer pão. O que tu dizes é dos maiores trunfos do 8, mas só quando aprenderes a trabalhar com ele. Sim, é bom, sim, funciona bem, mas sim tens que aprender a trabalhar com ele (já uso o Win8 desde o beta) e, logicamente, que trabalho com o 7 também desde que saiu o beta (RTM), logo sei fazer com os dois e tenho um base suficientemente credivel para fazer comparações. Faz “Win + E” e põe “desinstalar”, e vais ver a magia acontecer.

          1. Avatar de T. Castro
            T. Castro

            Sorry, “Win + W”, “Win + E” é para o explorer.

  8. Avatar de quimkaos
    quimkaos

    >>> LOL <<<

  9. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    Podiam também fazer como no xubuntu, a tecla do lado direito do rato abrir o menu iniciar no ambiente de trabalho…

  10. Avatar de MSantos
    MSantos

    Windows 8? Hmm.. acabei de desinstalá-lo. A meu ver, a existência deste SO é um grande erro, diria quase ao nível do Win Me… Enfim.
    Até ao momento, e tendo em conta que ha variadíssimas distros linux, mesmo para leigos, acho cada vez menos interessante SO’s da Microsoft.
    No entanto parece-me que o Windows 7, ainda continua a ser a melhor opção.

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Comparar o Win8 ao WinMil… é o mesmo de comparar um BMW de 2012 a um FIAT de 2000…

    2. Avatar de JJ
      JJ

      Correcção: Comparar o Win8 ao WinMe… é o mesmo de comparar um BMW de 2012 a um FIAT de 2000…

      1. Avatar de Gonçalves
        Gonçalves

        Não digas isso!
        Lembra-te que os ferraris também são da fiat.

        Ao menos compara marcas iguais!

        1. Avatar de T. Castro
          T. Castro

          Comentário aleatorio? Tou sentir aqui um pouco de rancor com o Win8, se calhar levou a melhor de ti, hehe.

          1. Avatar de Gonçalves
            Gonçalves

            A analogia era só para demonstrar um ponto de vista. Queria dizer que não devia estar a comparar marcas diferentes. Tão simples como isso.

            Rancor ao windows 8? Talvez um pouco desapontado com o iniciar. Mas não sou único.

            Posso justificar porquê, respondendo ao mesmo tempo à tua resposta da “farinha” mais acima. Sei perfeitamente que a pesquisa nas definições funciona… nas definições. O ponto a que eu queria chegar, é que a pesquisa está fragmentada e regra geral foram acrescentados passos para fazer certas tarefas. No caso, o que antes fazias com Win – – Enter, ganhou mais um ou dois cliques (ou teclas).

            Fico contente que gostes do windows 8, mas espero que respeites quem não gosta.
            Quando dás a entender que alguém só mexe na “farinha” e não chega a fazer pão, certifica-te primeiro que o outro não é padeiro, se é que me entendes.

          2. Avatar de Gonçalves
            Gonçalves

            Correcção: Win – (pesquisa) – Enter

    3. Avatar de Paulo Ramalho
      Paulo Ramalho

      Caro amigo MSantos… Esta sua comparação não tem fundamento. Dois sistemas operativos que não podem ser comparados. Nada têm a ver um com o outro. Só se deve comparar o que é comparável.

      1. Avatar de MSantos
        MSantos

        Depende do critério aplicado. Se o critério for a estabilidade e o impacto gerado, cada um no seu momento, penso que fará algum sentido a minha observação. É uma mera opinião, nada mais.

        1. Avatar de Paulo Ramalho
          Paulo Ramalho

          Numa coisa tem razão. O Windows ME foi muito mauzinho e era muito instável. Mas nada que se compare ao Windows 8. Muito sinceramente, utilizo o windows 8 com muitos programas instalados (alguns pesados) e não sinto instabilidade alguma. E o meu pc não é novo… Como é lógico existem coisas a reparar porque nada é perfeito. Abraço!

  11. Avatar de AM
    AM

    WINDOWS FEITO NUM 8…

  12. Avatar de StormRider
    StormRider

    Existe tambem o CLASSIC SHELL que funciona muito bem e permite muita customizacao…

  13. Avatar de Bruno
    Bruno

    Eu uso o start8 (stardock) e é excelente. Para quem nao gosta da interface metro, como eu, é muito bom.

  14. Avatar de okapi
    okapi

    Já tive esta aplicação instalada, a Star8 e outras mas desisntalei acabei por me habituar á instalação original. Com o tempo saturei-me do raio do W8 e acabei por lhe dar a utilidade que ele merece e que me interessa. Hoje uso mais o openSuse e só mesmo quando necessário e por motivos obvios lá vou á partição do W8. O Windows 8 é um bom SO mas tem algo que no seu aspecto que o torna cansativo ao ponto de saturar.

  15. Avatar de Phil Walker
    Phil Walker

    Eu comprei um laptop da lenovo que já vem com quicklaunch, mas raramente uso, já me habituei ao metroUI.

  16. Avatar de Alex
    Alex

    Para mim a melhor oferta Freeware é o StartW8.
    Tanto a nível de funções/opções, como de aspecto.
    Pois não parece algo que caio ali de outro lado, tem formas, cores a la Win8.

    http://www.areaguard.com/startw8

  17. Avatar de Marpiinto
    Marpiinto

    É lindo, não há igual