Splashtop Remote Desktop para iPad – Acessos Super Remotos

18 Comentários

O iPad veio abrir novas oportunidades de gerir o nosso trabalho. Posso, sem grande esforço, estar em qualquer lado (desde que tenha Internet e/ou sinal 3G) e estar a gerir um parque de máquinas em modo remoto.

Posso ter acesso a qualquer sistema operativo com o iPad e, a partir do ambiente de trabalho, tenho o controlo dos periféricos daquele computador. Usava, e uso ainda para muitas tarefas, o TeamViewer HD, uma ferramenta que vale cada cêntimo pago por ela. Mas o mundo não pára e nem os developers adormecem com facilidade.

Para o segmento da mobilidade e acessibilidade remota, nasceu o Splashtop Remote Desktop. Uma ferramenta que vai ligeiramente mais longe que o Teamviewer em termos de manipulação dos locais remotos.

Um dos grandes trunfos desta ferramenta, é ajustar-se na totalidade ao ecrã do iPad e remover qualquer barra de ferramentas, isso permite colocar do outro lado um vídeo, por exemplo, em fullscreen e este poderá, com fluidez, estar a ser visto no ecrã do iPad.

Este é um dos pormenores mas que envolve logo à partida a tecnologia que está implícita na transmissão do sinal remoto.

Tudo o que está a ser feito no computador está disponível no iPad. Não se importe se é flash, java ou silverlight, é completamente indiferente o plugin que o browser está a usar para lhe mostar conteúdos multimédia, esta aplicação serve ao iPad sem qualquer entrave o seu desktop.

Existem aqui alguns requisitos: antes de mais terá de instalar nas máquinas o cliente que fará a ponte com a aplicação existente no iPad. Mas isso é o normal neste tipo de acções. Verá mais em baixo os links para os respectivos downloads, já que está disponível o cliente para Windows e para Mac. Sim existe aqui uma limitação, não há ainda suporte para Linux.

Depois de instalado em cada sistema operativo, poderá abrir a aplicação e procurar o computador que pretende ter acesso remotamente. Poderá criar um endereço para a sua máquina, recorrendo a vários métodos (nat, dhcp ou ip estático), se estiver externamente à sua rede, ou deixar que a aplicação encontre dentro da sua rede o computador ao qual irá ligar a sessão remota.

Download: Splashtop Remote Installer o.1.2.0b (Mac – BETA)

Depois de feita a ligação entre as máquinas, aparecerá no iPad a outra ponta da ligação o que dará início ao acesso remoto. Pode ter várias máquinas gravadas, posteriormente se os acessos se mantiverem inalterados a ligação é mais rápida.

Ao entrar para a sessão, após uma ligação com êxito, são mostrados alguns movimentos para gerir as ações do rato no outro lado, usufruindo das capacidades do multi-toque do iPad.

Poderá depois desligar estas dicas para não aborrecer.

Feito isto o controlo é seu e poderá fazer o que entender.

No Windows, visto que anteriormente estivemos a falar num ambiente Mac OS, é precisamente a mesma coisa… sem tirar nem por. Fica a seguir o link para descarregar o cliente para o sistema operativo da Microsoft.

Download: Splashtop Remote Installer 1.2.5.3 (Windows)

Em cada acesso é-lhe pedida uma senha. Esta palavra-passe é inserida na primeira vez que activa uma ligação remota. Serve essencialmente para proteger as ligações de tentativas abusivas de acesso a máquinas sem autorização para tal.

Depois de instalado, poderá ter algumas acções a partir do ícone que se colocará na área de notificação de cada sistema operativo. Terá então em mãos uma excelente ferramenta de acesso remoto que, além do auxilio e além do trabalho que poderá ser feito, permite uma sem número de acções de puro ócio!

Licença: Shareware (preço=1.59 euros)
Sistemas Operativos: iOS 3.2 +
Download: Splashtop Remote Desktop for iPad 1.2.5.1 [5.6MB]
Homepage: Splashtop

Partilhar:
Tags:

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de pedro lopes
    pedro lopes

    bom tutorial

  2. Avatar de Kayn
    Kayn

    Pergunta:

    Isto funciona também com aplicações 3D a correr no host? Por exemplo um jogo? Ou seja, esse jogo é bem reproduzido no pad?

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim funciona. Podes jogar, podes ver vídeo, tudo usando o full screen da máquina e do iPad.

  3. Avatar de Tiago F,
    Tiago F,

    Eu uso o Splashtop Remote no meu iPad.

    Não quero outra coisa.

    5 Estrelas!

  4. Avatar de aver
    aver

    Vale a pena experimentar também o iTeleport, universal para iPhone e iPad (versão free por 30 dias)
    http://itunes.apple.com/pt/app/iteleport/id406836781?mt=8

    Nas versões pagas de facto a app do post é bastante mais barata.

    1. Avatar de Vítor M.

      Interessante mas aquela barra parece-me que terá o mesmo efeito que o Teamviewer não?

      Vou testar.

  5. Avatar de Paulo
    Paulo

    Não consigo aceder do ipad. Não identifica os computadores.

    1. Avatar de Vítor M.

      No Windows tenta desligar a Firewall. Não sei qual usas mas pode ser isso.

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Não sei se estou a dizer asneiras. Será que tenho de «abrir» as portas do router?

        1. Avatar de Paulo
          Paulo

          Bem o problema não deve ser do router, porque fiz a experiência com um mac e consegui aceder dentro da mesma rede. Não percebi ainda porque não encontra o pc dentro da mesma red

  6. Avatar de Ivo Fernandes
    Ivo Fernandes

    Off topic:

    Eu uso o Teamviewer, mas, no fundo não funciona muito bem: a seta do rato, segue os movimentos dos meus dedos, mas com arrasto, ou seja não acompanha em tempo real o que não permite utilizar a aplicação.

    Por exemplo no video deste post, vemos que quando se clica sobre o botão iniciar do Windows ou sobre qualquer outra janela, a acção é logo accionada. No Teamviwer, tenho de arrastar a seta do arrato até ao sitio onde pretendo clicar e, depois sim, clicar…

    Haverá alguma coisa que se possa fazer, ou é mesmo assim?

  7. Avatar de Pedro
    Pedro

    Usando qualquer coisa como no-ip.com permite-me aceder por acesso remoto ao meu Windows ou Mac em qualquer lado do mundo, sem estar preocupado com o IP de rede de cada máquina, certo?

  8. Avatar de Francisco C. G.
    Francisco C. G.

    Boas instalei a versão free e quando vou por exemplo ver TV na net ele da-me a imagem em directo mas não tenho som no ipad, e quando ligo o media player não me da imagem nem som??????? será que é porque é a versão free e se for sempre assim não vale a pena comprar…….

    1. Avatar de Tiago F.
      Tiago F.

      Deve ser por ser versão free.

      Porque o meu da som de tudo.

  9. Avatar de Jean Combs

    Boas instalei a versão free e quando vou por exemplo ver TV na net ele da-me a imagem em directo mas não tenho som no ipad, e quando ligo o media player não me da imagem nem som??????? será que é porque é a versão free e se for sempre assim não vale a pena comprar…….

  10. Avatar de abcraveiro
    abcraveiro

    Estou com algumas dificuldades. Na minha rede Wi-Fi de casa acedo perfeitamente, até porque o programa no iPad localiza automaticamente o computador.
    Quando tento aceder externamente através de 3G, passado um pouco devolve-me a mensagem de que não consegue ligar ao computador remoto.
    Não sei o que está a falhar!
    Alguém me pode ajudar?
    Obrigado.

  11. Avatar de José Ricardo
    José Ricardo

    Posso acessar o meu ipad via o meu iPhone?

  12. Avatar de adnilson
    adnilson

    Alguém sabe como retirar a mensagem no pc que avisa que ele está sendo acessado por um disositivo móvel?